Prospecção de clientes potenciais: como funciona e principais vantagens!
A prospecção de clientes potenciais é um serviço indispensável para possibilitar o crescimento da sua empresa. Encontrar bons leads B2B no mercado é uma forma segura de vender, pois garante negociações com alta possibilidade de conversão e, também, pode fornecer dados – conforme a legislação vigente da LGPD – importantes para expandir sua empresa.
Há muitos benefícios em se investir na prospecção de clientes potenciais, que além de oferecer contatos para abordar, também permite que a empresa consiga otimizar seus resultados e que seus colaboradores possam compreender mais sobre todo o mercado. Confira suas principais vantagens e saiba como funciona!
Como funciona a prospecção de clientes?
A prospecção de clientes potenciais funciona por meio da busca de novos contatos para abordar, negociar e vender, através da plataforma disponibilizada pela Data Stone – que conta com filtros personalizados. Para prospectar é necessário ter boas ferramentas, uma plataforma de consulta e outros serviços para separar, manusear, organizar e ler os dados B2B coletados do mercado.
Com o Módulo B2B da Data Stone, é muito mais fácil conquistar esses dados e prospectar clientes B2B em potencial. Assim, você pode contar com vantagens exclusivas da empresa, que incluem:
- Uma base de dados com mais de 23 milhões de empresas;
- Mais de 40 filtros para aplicar e prospectar;
- Informações sobre os principais decisores de compras no mercado;
- Dados qualificados e confiáveis;
- Plataforma rápida, ágil e focada em otimização;
- Diversos dados como telefone, redes sociais e demais contatos.
O Módulo B2B da Data Stone oferece todas essas facilidades para que sua prospecção de clientes potenciais seja muito mais ágil, fácil e até mesmo otimizada. Sem dúvidas fazer uso desta plataforma será crucial para a otimização e desempenho do seu time comercial, então conte com a Data Stone para prospectar com mais qualidade e praticidade.
Principais vantagens da prospecção de clientes potenciais
Prospectar leads B2B traz diversas vantagens para sua empresa, permite mais vendas, otimiza o funil e contribui para inúmeros setores. Essas vantagens mostram como a prospecção de clientes potenciais é versátil e importante. Se ainda não sabe por que investir no serviço, veja algumas das vantagens oferecidas pelo processo.
Melhor forma de expandir os negócios
Uma das melhores formas de expandir a sua empresa é o investimento em prospecção. Ao analisar quais são os potenciais clientes B2B, onde estão, o que precisam e o que podem oferecer à sua empresa, é mais fácil vender, negociar e consequentemente expandir seus negócios.
Para que a empresa cresça é necessário ter clientes e para isso o serviço de prospecção é fundamental. Além disso, prospectar permite conhecer o mercado, criar novas soluções, produtos e serviços.
Agiliza o pipeline de vendas
Pipeline de vendas são as etapas que todo lead deve passar, negociar com a empresa até o fechamento de uma compra. Quando leads são devidamente prospectados e qualificados, oferecem um pipeline mais ágil, onde cada negociação é prática e os decisores apresentam pouca resistência.
A prospecção de clientes potenciais permite estratégias de vendas mais rentáveis como upselling e cross selling. Essas vendas oferecem serviços e produtos com qualidade premium ou vendidos em pacotes mais completos com diversas soluções.
Potencializa os resultados da empresa
Se uma empresa tem dificuldade em ter desempenho deve experimentar investir em prospecção, pois este serviço é uma das melhores formas de garantir maior performance em conversão. Com um bom serviço de prospecção em dia, a empresa e o time comercial têm uma otimização em seus esforços, com maior volume de negociações e potencialmente maior lucro.
Informa dados relevantes sobre o mercado B2B
O mercado B2B é extenso e para obter resultado é fundamental conhecer mais sobre seus detalhes. Toda informação e dados são fundamentais para montar estratégias e definir quais serão as atividades da empresa para vender. Dados como:
- Contato;
- Canais de comunicação mais usados;
- Orçamento;
- Tendências.
Alguns dados deste tipo são fundamentais para criar estratégias de vendas e enriquecer como os vendedores lidam com o funil. Quanto mais dados o time comercial tiver em mãos, melhor poderão vender, abordar e negociar.
Aumenta o conhecimento da buyer persona
Compreender a buyer persona de seus leads B2B é uma ótima vantagem para o time comercial. Este conhecimento permite que vendedores possam antever como será a negociação, criar soluções, argumentos e personalizar a abordagem para garantir que cada venda tenha mais possibilidade para converter o lead.
Aumenta o ROI
O ROI é um índice que mede o retorno de determinado investimento realizado pela empresa. Quanto maior o ROI, significa que a empresa lucrou mais do que investiu, e este é um benefício potencializado com uma prospecção de clientes potenciais bem feita.
Prospectar bem permite aumento do ROI não só em investimentos em si, mas também em esforço, tempo, trabalho e demais ferramentas. Este é um índice que deve ser aumentado na empresa para otimizar todos seus resultados.
Contribui para satisfação do cliente
Leads que desejam fazer negócio com a empresa e se enquadram no que costuma ser seu público-alvo se sentem muito mais satisfeitos ao serem abordados por seu negócio. Prospectar significa encontrar esses nomes no mercado, contatos de leads que se sentirão muito mais satisfeitos ao serem abordados e fechar uma compra com sua empresa.
Coloca a empresa à frente da concorrência
Se sua empresa deseja se destacar no mercado, a prospecção é uma excelente alternativa. Buscar e conseguir novos leads é uma forma de expandir seu networking, atingir mais do mercado e até mesmo aumentar a autoridade. O desempenho oferecido pela prospecção B2B também é excelente para o time comercial.
Impacta diversos setores
Muitos imaginam que a prospecção só serve para o time de vendedores, mas, na verdade, este serviço é útil para vários setores. O marketing, por exemplo, utiliza de todos os dados B2B que aprendeu com a prospecção para otimizar suas campanhas e criar novas formas de gerar leads.
Permite personalização
Os dados gerados pela prospecção de leads B2B também impactam a personalização da empresa, na abordagem, criação de produtos, serviços e até propostas durante a negociação. Esta personalização é fundamental para aumentar as conversões e performance da equipe comercial.
Qual a importância da prospecção de clientes potenciais na sua empresa?
Prospectar leads B2B é uma atividade de suma importância, pois oferece mais oportunidades de venda, lucro e expansão para a empresa. Mais do que isso, a prospecção quando bem realizada traz leads com alto potencial de conversão, que custam menos à empresa e rapidamente geram boas negociações.
A prospecção deve ser realizada constantemente, a empresa deve fazer desta atividade periódica e manter uma rotina de busca por novos clientes. Seus benefícios fazem total diferença para o trabalho dos vendedores e outros times dentro da companhia.
Como a Data Stone pode te ajudar com a prospecção de clientes?
Se sua empresa necessita realizar a prospecção de clientes potenciais, então a Data Stone tem uma ótima solução: o Módulo B2B. A plataforma conta com mais de 40 filtros e 23 milhões de empresas para serem prospectadas, é intuitiva, rápida, fácil de usar e traz dados qualificados e importantes para sua empresa orientar as vendas.
Ao integrar em suas estratégias os dados oferecidos pela Data Stone, é possível alcançar mais conversão de leads e otimizar o funil de vendas. Esses dados também podem servir como base para a criação de produtos, serviços e soluções específicas. Se sua empresa deseja realizar uma prospecção de qualidade, o Módulo B2B é uma excelente alternativa.
Não deixe de procurar por todas as soluções que a Data Stone oferece para reforçar a atuação do seu time de vendas. Sempre com dados de ótima qualidade, informações relevantes sobre o mercado B2B e plataformas muito úteis para que sua empresa possa realizar uma prospecção eficaz.