Como ganhar eficiência com dados qualificados
Usar dados qualificados é muito importante para a eficiência das estratégias comerciais. É essencial que informações confiáveis e já qualificadas estejam à disposição do time de vendas, além de estarem presentes em outros setores. Quando bem aplicados, esses dados podem mudar para melhor a rotina de uma empresa.
Diferentes de qualquer outro tipo, esses dados são considerados qualificados porque já são confiáveis e procedentes. O processo de qualificação é um filtro que visa identificar os dados mais interessantes para a empresa, aqueles que podem ser utilizados para enriquecer, criar e até estruturar novas estratégias. Seu uso é fundamental para demais processos presentes no time comercial.
Saiba a importância dos dados qualificados
Os dados qualificados são fundamentais para pautar estratégias comerciais, desde abordagem até um serviço de pós-venda, por exemplo. Em praticamente todo pipeline de vendas esses dados são importantes, e podem fazer total diferença entre o sucesso e a queda de desempenho do seu time comercial.
No mundo corporativo a informação pode ser a peça chave para inúmeras ações de uma empresa, especialmente para aqueles setores que entram em contato direto com os leads B2B. O time de vendas e de marketing utilizam com muito proveito dados que são qualificados e que podem ser confiáveis.
Aqui convém deixar claro a diferença entre os dados qualificados e aqueles que podemos considerar gerais ou genéricos. Qualificar significa confirmar a acuracidade e até mesmo a qualidade do dado. O que significa que esses dados oferecem de maneira clara um benefício para a empresa caso seja combinado com suas estratégias.
Invista em ERP
Um processo excelente para conseguir estruturar, colher e usar os dados qualificados dentro de sua empresa é o uso de ERP. Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos Empresariais, é um método de gerenciar os recursos disponíveis em sua empresa de maneira digital.
Por meio do ERP, diversos processos e etapas da gestão de empresa são realizados por meio de softwares, e esses por sua vez estão vinculados a um mesmo sistema. Desta maneira diferentes processos podem ser visualizados como que em conjunto, favorecendo a criação de estratégias que utilizam esforços combinados na empresa.
Há diversas outras vantagens no uso da ERP, como a facilitação para o gerenciamento de todos os recursos da empresa, além de uma perspectiva única de como transcorre a produtividade. Desta maneira os dados qualificados podem ser utilizados de maneira ainda mais proveitosa, como também podem ser enriquecidos com as informações desses processos.
Segmente os dados mais importantes
Antes de utilizar os dados qualificados é interessante segmentá-los conforme a sua categoria. Por exemplo, é possível distinguir quais são os dados a respeito da produtividade da empresa, há ainda aqueles que dizem respeito às vendas, e até mesmo alguns que se relacionam até com o RH da empresa.
Também devem ser considerados os dados qualificados a respeito do segmento de seu mercado, algo muito relevante para o sistema de compra e venda B2B. O mercado pode ser segmentado para ser analisado e até mesmo abordado de maneira mais científica, onde seus vendedores podem personalizar suas propostas e ofertas. Entre os principais tipos de segmentos, estão:
- Faturamento;
- Filiais;
- Capital financeiro;
- Setor em que atua;
- Porte da empresa;
- Tamanho da companhia.
Esses são alguns segmentos, e cada um deles tem seus dados qualificados específicos que devem ser estudados para que um time de vendas tenha mais desempenho e desempenho em suas ações. Além de outros setores da empresa, como marketing e até mesmo os gestores e líderes de toda companhia.
Faça com que os dados qualificados estejam na sua gestão interna
Para obter todos os dados qualificados que já citamos, especialmente aqueles que dizem respeito ao mercado B2B, seus segmentos e o público-alvo da sua empresa, conte com as ferramentas e serviços da Data Stone. Com o Módulo B2B da Data Stone, sua empresa tem toda a base que precisa para poder atingir o mercado.
O Módulo B2B traz muita informação útil para sua empresa, com um banco de dados de quase 24 milhões de empresas. Além disso, há informações específicas que podem auxiliar a sua empresa, e por isso o Módulo B2B conta com mais de 40 filtros para seu time comercial utilizar quando e como quiser.
Os dados oferecidos pelo Módulo B2B são todos qualificados, isso significa que os contatos comerciais oferecidos são todos já confirmados e certamente garantirão abordagens mais certeiras. Reduza seu churn com a Data Stone e ofereça ao seu time comercial o melhor para vender com maior agilidade e segurança com dados qualificados.
O que é possível fazer com dados qualificados?
O primeiro benefício e serventia que sua empresa pode tirar do uso de dados qualificados é conhecimento. Este conhecimento forma o que podemos chamar de “inteligência de mercado B2B”, uma capacidade de análise e de formulação estratégica que está presente apenas em negócios que obtêm bons dados. Além disso, há outras vantagens como:
- Personalização: com bons dados é possível personalizar a sua abordagem e conseguir mais assertividade nas ofertas;
- Contatos qualificados: esses contatos são consequência direta de se obter dados que já foram qualificados, essenciais para uma estratégia de vendas;
- Enriquecimento de suas ofertas: estratégias como cross-selling e up-selling são possíveis por meio dos dados;
- Conhecimento sobre o mercado: dados qualificados permitem um conhecimento completo não apenas sobre seus leads B2B como também de concorrentes, tendências e do mercado em geral.
Ou seja, há poucos elementos tão versáteis e importantes para se trabalhar quanto os dados que já foram qualificados. Por meio deles diversas estratégias eficientes e com foco no desempenho nas vendas de sua empresa podem ser tranquilamente desenvolvidas. Obtenha e veja como essas informações podem mudar a sua rotina comercial para melhor.
Estabeleça as principais métricas para acompanhar
No uso de dados qualificados, existem aqueles que mais se destacam e que estão associados a métricas fundamentais que avaliam processos internos e desempenho financeiro. Essas métricas podem ser chamadas de KPIs, Key Performance Indicator, ou Indicadores Chave de Performance.
KPIs são fundamentais para analisar o desempenho da sua empresa e podem revelar uma série de dados qualificados importantes, ou até mesmo espaços e oportunidades para que esses dados sejam utilizados. Veja abaixo algumas KPIs, métricas protagonistas que devem ser usadas em sua empresa.
KPI para gestão financeira
A gestão financeira é responsável por boa parte da saúde e estrutura da empresa. Caso uma companhia não cuide de suas finanças, a sua falência é quase questão de tempo. Por isso essas KPIs devem ser consideradas com muita atenção e cuidado, e no geral elas são:
- Receita da empresa;
- Seu lucro;
- Liquidez;
- Despesas.
A análise dessas KPIs podem gerar dados qualificados, estes mais internos, onde a empresa verifica seu uso dentro de sua gestão. Mas ainda assim, certas KPIs como rentabilidade podem sugerir um problema externo, na relação da empresa com seus leads B2B.
KPIs de clientes B2B
Essas KPIs são essenciais para uma empresa analisar seu crescimento e como lida com o seu mercado B2B. As KPIs de clientes analisam a relação da companhia com a base de leads e consideram diversos aspectos da empresa para oferecer uma perspectiva ampla para as vendas – com isso, as principais são:
- Quantidade de clientes B2B;
- Retenção de clientes B2B;
- Participação no mercado;
- Taxa de churn.
Se sua empresa deseja melhorar todas essas métricas e ter um desempenho muito mais satisfatória no mercado, então considere utilizar as ferramentas da Data Stone! Os serviços oferecidos pela Data Stone podem auxiliar sua empresa a aumentar seus clientes B2B, retê-los e ampliar sua participação no mercado.
Com a Data Stone, os dados qualificados estão muito mais próximos de sua empresa e com poucos cliques podem ser utilizados pelo seu time comercial ou de marketing. Obtenha o Módulo B2B para tornar os dados qualificados acessíveis para sua empresa e parte de sua estratégia de mercado.