Como as agências líderes de mercado prospectam novos negócios?
Prospectar e alcançar novos negócios para enriquecer suas vendas B2B é um processo essencial para o sucesso e, não é por acaso que as agências líderes em todo o mercado utilizam deste método. Quanto mais prospectar com qualidade, maior será a quantidade de leads coletados para serem futuramente abordados.
Este é um processo intenso, que demanda diversas etapas, passos e até mesmo tecnologias. No entanto, todo esse esforço e investimento vale a pena, uma vez que o retorno é uma base de leads B2B compatível com sua empresa. Uma prospecção bem feita pode trazer os melhores nomes possíveis para seu time comercial abordar, negociar e vender.
Estratégias para prospectar novos negócios
Existem certas estratégias tradicionais para prospectar novos negócios que devem ser consideradas por sua empresa. Com essas estratégias toda sua companhia é favorecida, seu time comercial se fortalece e até mesmo seu marketing pode ser enriquecido. As principais estratégias incluem:
Compreensão a respeito do seu público-alvo
O primeiro passo para prospectar é conhecer o seu público-alvo e quais são as empresas que fazem negócio com sua companhia. Esse conhecimento pode revelar muito sobre o mercado, como o nome de leads, o que querem, como buscam e o que precisam e esperam dos seus produtos e serviços.
Aqui certos elementos se integram e criam uma compreensão muito maior sobre quem são os leads, permitindo estratégias mais eficientes por parte do time comercial de sua empresa. Entre alguns conhecimentos importantes, se destacam:
- ICP – Ideal Customer Profile;
- Segmentação de mercado;
- Nicho de mercado.
Ao entender melhor cada um desses tópicos, a empresa pode utilizá-los para planejar seus novos passos e até mesmo criar estratégias de venda e campanhas de marketing distintas. É interessante que aqui a prospecção tem papel duplo, pois não só pode estruturar esses conceitos como pode usá-los para ser realizada e prospectar novos negócios.
Estude os melhores métodos de abordagem
Prospectar é compreender mais sobre cada lead B2B, então durante o processo é inevitável que sua empresa entre em contato com esses novos negócios. Mas antes de abordar, cabem alguns cuidados, como um estudo sistemático e mais sério sobre a melhor maneira de iniciar uma negociação.
No contexto das negociações B2B é necessário estudar e compreender qual a maneira ideal de se aproximar dos seus leads. Há nomes no mercado que preferem uma conversa por telefone, outros pelo WhatsApp e há ainda aqueles que fazem questão de negociar por e-mail.
Também é interessante buscar os melhores horários para esta abordagem. Pesquisas indicam que o melhor horário é das 16 horas até as 18 horas e, claro, apenas em dias úteis. Ter atenção a esses detalhes é fundamental para o sucesso de sua prospecção.
Crie estratégias interessantes
Toda oferta antes de ser realizada ao lead B2B deve ser planejada e estrategicamente formulada. Mas há estratégias que podem ser consideradas universais, como o up-selling e cross-selling. Up-selling são ofertas que oferecem vendas premium, com a melhor solução da empresa.
O cross-selling, por outro lado, são ofertas com mais de uma solução oferecidas em conjunto. Essas estratégias costumam ser bem eficientes, especialmente quando são personalizadas com outros dados. Desta forma é possível conseguir novos negócios para ampliar sua base de potenciais clientes B2B e até compradores fiéis.
Conheça os decisores
Conhecer os decisores é algo muito útil para conseguir novos negócios para realizar suas vendas. Decisores são os profissionais que atuam nas empresas e escolhem quais serão as compras a serem realizadas. Entender quem são esses profissionais e sua mentalidade é importantíssimo.
E com o Módulo B2B da Data Stone é possível conhecer os melhores decisores do mercado para sua empresa. São mais de 23 milhões de empresas, novos negócios disponíveis para serem prospectados, mais ainda, existem pelo menos 4 milhões de decisores para serem descobertos pela sua empresa.
Conte com o Módulo B2B para conhecer novas empresas e aumentar a sua base de leads B2B. Este é um conhecimento valioso que as grandes agências do mercado utilizam para vender mais e se tornarem grandes potências comerciais. Uma ferramenta simples de usar, com mais de 40 filtros, que garante uma excelente prospecção para sua empresa!
Importância de renovar as estratégias periodicamente
Empresas que querem atingir o sucesso financeiro e atingir novos negócios necessitam periodicamente atualizar suas estratégias, isso permite que sua base de leads B2B esteja sempre com excelentes nomes no mercado. Ter vendas estagnadas nunca é um bom sinal e pode ameaçar a vida da empresa na totalidade.
Por sorte, técnicas e estratégias de prospecção, que já deram certos em grandes agências, podem ser reproduzidas por sua empresa! Desde que tenha em mãos uma ferramenta de prospecção potente, como as oferecidas pela Data Stone, seu negócio poderá se renovar com estratégias e leads B2B com muito mais facilidade.
Como as empresas líderes prospectam novos negócios?
Prospectar é um processo que exige preparo, e como comentamos há uma série de regras de ouro e cuidados que devem ser seguidos. Especialmente na hora de analisar qual será a parcela do mercado a ser estudada e como os leads serão entregues ao seu time de vendas. Veja algumas dicas e passos necessários abaixo.
Identificação das oportunidades
O primeiro passo para prospectar é criar um recorte do mercado que pode gerar à sua empresa maiores oportunidades. Esse recorte pode ser realizado em paralelo com o processo de prospecção, mas preferencialmente é interessante que a empresa já conheça os segmentos que deseja atingir.
Coleta de dados
Outro passo importante é coletar os dados B2B, que deve ser feito com bastante seriedade e cuidado. Esses dados devem ser acima de tudo qualificados e confiáveis, desta forma sua equipe de vendas não perde tempo abordando contatos que estão desqualificados, inativos ou simplesmente não direcionam ao lead.
Criação da oferta
Colhidos os dados, é necessário começar a montar estratégias que ofertam o produto ou serviço. Aqui vale tudo, desde a personalização de uma oferta específica para o cliente, estratégias de up-selling e cross-selling que já citamos, e até mesmo o estudo de como e por quais meios serão ofertados esses produtos.
Abordagem
Por fim, no topo e no final da prospecção está a abordagem da empresa, a qual é o momento crucial da venda. Aqui é onde o lead pode ser ou não cativado pelo time comercial, e é fundamental que seu negócio esteja preparado para iniciar e manter uma conversa interessante como cada um dos seus prospects.
Pós-venda
E como um extra que pode entrar em sua estratégia de prospecção, não podemos nos esquecer de estratégias de pós-venda, interessantes para fidelizar os leads B2B. O pós-venda é muito útil, mantém o interesse dos leads pela sua empresa e permite incentivá-los a voltar e se tornar um comprador recorrente.
Conte com a Data Stone para prospecção B2B!
E em todas essas etapas da prospecção, a Data Stone pode te auxiliar fornecendo os dados e as ferramentas necessárias para buscar esses novos negócios B2B para seu time comercial abordar. O Módulo B2B da Data Stone é um método eficiente, fácil e prático de conseguir ampliar as possibilidades do seu negócio.
Com esta ferramenta é possível realizar vendas mais volumosas, com maior ticket médio e que se conectam com seus potenciais clientes B2B de maneira especial. A Data Stone traz soluções exclusivas para empresas que estão com as vendas estagnadas ou que buscam uma base sólida de leads para iniciar suas atividades.
Independente de como estão as vendas de sua companhia, busque novos negócios com a Data Stone. Conheça o método incrível utilizado pelas grandes agências do mercado, e veja como é vender com mais estratégia, eficiência e foco no desempenho do time.