5 erros que você deve evitar na geração de leads

5 erros que você deve evitar na geração de leads

A geração de leads é um processo mais do que fundamental para empresas que almejam o aumento no número de vendas ou que desejam alcançar um maior volume de tráfego. No entanto, é muito comum cometer alguns erros na tentativa de gerar leads. 

Para isso, o primeiro passo necessário é conhecer quais são esses erros e como você pode contorná-los. Evitar esses erros é crucial para garantir que os ideais do seu negócio estejam devidamente alinhados com os dos leads e conquistá-los de maneira assertiva ao direcionar seus esforços e da equipe de vendas para os locais certos.

Não definir o público-alvo

Um dos erros mais críticos no que se refere a geração de leads, é deixar de definir um público-alvo para determinado produto, serviço, site ou blog. Sem um público definido, seus esforços na área do marketing serão desperdiçados.

Não definir o público-alvo
Fonte/Reprodução: original.

Nesse contexto, comece a realizar pesquisas de mercado, crie uma buyer persona e desenvolva estratégias eficientes para alcançar seu público. Essa definição permite que você escolha as plataformas e estratégias adequadas para obter sucesso nas técnicas de marketing utilizadas. 

Não aproveitar as mídias sociais

Um erro que muitas empresas cometem é não aproveitar o poder das mídias sociais. No cenário competitivo atual do mercado, as redes sociais se tornaram ferramentas indispensáveis para a divulgação de negócios, independente da área de atuação, e são nelas em que são aplicadas as diferentes estratégias de marketing para o seu negócio.

Com isso, as mídias sociais de fato podem causar um impacto positivo na geração de leads, além de proporcionar oportunidades valiosas de interação com clientes potenciais e melhorar o faturamento da empresa. Nesse sentido, é essencial identificar as mídias sociais mais relevantes para seu público-alvo e algumas das principais incluem:

Facebook

O Facebook ainda é uma das redes sociais mais utilizadas e pode ser a ferramenta ideal para alcançar seu público-alvo, por contar com a possibilidade de impulsionar uma postagem, ou seja, pagar para que mais pessoas acessem sua página ou realizem uma ação pré-definida pelo usuário.

Atualmente, empresas de diferentes portes e setores investem no Facebook para divulgar seus produtos e serviços, ao permitir a segmentação usuários da plataforma, possibilitando um alcance mais certeiro.

Instagram

Hoje, o Instagram é uma das mídias sociais mais utilizadas no Brasil e pode-se dizer que é uma das mais poderosas. Assim, podemos afirmar que ela é crucial para o crescimento de empresas de qualquer área.

A melhor parte é que se a sua conta do Facebook é vinculada a do Instagram, as postagens que impulsionar também aparecerão no Instagram. Além disso, você pode utilizar estratégias para obter tráfego orgânico ao utilizar outros recursos da rede social como hashtags, stories, postagens e outros.

LinkedIn

O LinkedIn é uma plataforma que conecta empresas e profissionais. No entanto, ela pode ser utilizada para divulgar seu negócio dentro do cenário B2B. Para isso, basta criar uma página para a sua empresa e investir no marketing de conteúdo dentro dela, para que assim se tenha visibilidade perante os outros negócios presentes na plataforma. 

TikTok

O TikTok ganhou popularidade recentemente como uma plataforma de vídeo instantânea, e não se pode negar que é indispensável para qualquer gestor de empresa ou empresário que deseja alcançar sucesso nos negócios. 

Contudo, é imprescindível entender como a plataforma funciona. Com isso, uma das estratégias mais recomendadas é gravar os vídeos diretamente no TikTok, para que sua publicação fique sempre em destaque e os usuários a encontrem facilmente.

X (ou Twitter)

O X, antigamente conhecido como Twitter, ainda é uma mídia social altamente poderosa para ajudar empresas a alcançar seu público. Ao seguir as técnicas de marketing certas voltadas para o X, o sucesso almejado estará cada vez mais próximo. 

No entanto, assim como as outras mídias sociais, é importante estudá-la e não desista caso os primeiros tweets não alcancem um bom número de pessoas. Vale ressaltar que o público de cada rede social pode ser diferente. 

Enquanto os usuários do Facebook podem ser mais velhos, os jovens podem ser encontrados no TikTok ou X. Nesse contexto, é importante que estude qual a mídia social mais relevante para seu negócio.

Tratar todos os leads por igual

Um erro amplamente cometido após a geração de leads é tratar todos os leads como se fossem todos iguais. No geral, os leads são separados em categorias distintas que incluem as seguintes:

  • SQL, ou Lead Qualificado por Vendas: lead que está pronto para negociar um produto ou serviço;
  • MQL, ou Lead Qualificado por Marketing: aquele lead que normalmente engaja em ações de marketing da empresa e que possivelmente solicitou o contato da empresa por meio de um formulário online;
  • PQL, ou Product Qualified Lead: lead que já experimentou seu produto ou serviço. Nesse caso, o próximo passo é fidelizá-lo. 

Algumas estratégias de conteúdo, como mensagens ou atendimento, devem ser direcionados, de forma personalizada, para cada tipo de lead. Por exemplo, caso o e-mail marketing seja escolhido como estratégia de captação e um novo cliente tenha acabado de realizar uma compra induzida por um dos e-mails da empresa, é importante enviar um e-mail com novas sugestões ou parabenizá-lo pela compra, e não uma mensagem pronta como se fosse o primeiro contato.

Ignorar a etapa de funil em que o lead se encontra

Ignorar a etapa de funil no qual o lead se encontra também é um erro bastante comum na geração de leads. A evolução de cada um deles é diferente e funciona em diferentes estágios do funil de vendas que incluem:

  • Conscientização: o cliente em potencial identifica um problema. Por exemplo, se ele descobriu que precisa realizar determinado curso para exercer uma profissão, ele pode procurar online pelo curso em questão;
  • Interesse: demonstração de interesse por um produto ou serviço que pode resolver o problema identificado;
  • Ação: a tomada de decisão em adquirir o produto ou serviço. A partir desse ponto, é essencial continuar a comunicação com o cliente para fidelizá-lo.

Ao reconhecer as etapas de funil de vendas e em qual cada um dos clientes em potencial está situado, gerar leads se torna ainda mais fácil, pois dessa forma as empresas podem melhorar suas estratégias de marketing significativamente.

Não treinar o setor de vendas

A equipe de vendas é um dos setores responsáveis pelo faturamento de uma empresa. Nesse sentido, a falta de treinamento nesse setor pode ser altamente prejudicial para os negócios. 

Investir em um bom treinamento para a equipe de vendas pode resultar em melhorias significativas, ao garantir que o vendedor terá o conhecimento sobre o produto ou serviço oferecido, conseguirá interagir com os leads e orientá-los adequadamente.

Não treinar o setor de vendas
Fonte/Reprodução: original.

Vale lembrar que o treinamento deve ser contínuo para que o setor de vendas possa se adaptar em conjunto com a evolução dos leads e para que os clientes em potencial possam ter confiança na abordagem e entendam como seu produto realmente pode ajudá-los.

No geral, os principais fatores que se deve considerar na geração de leads incluem o conhecimento do serviço ou produto, métodos de comunicação e como utilizar as ferramentas de vendas. Cada uma dessas etapas são essenciais para obter sucesso nas metas da empresa.

Uma maneira eficiente de melhorar a eficácia na geração de leads e evitar erros é por meio da contratação de empresas para prospecção terceirizada. A Data Stone é uma das empresas B2B mais recomendadas para isso, ao contar com especialistas que podem ajudá-lo a encontrar clientes para a sua empresa. Dessa maneira, seu negócio pode alcançar o próximo nível de forma eficiente.