5 etapas da prospecção B2B
Certas etapas da prospecção B2B devem ser respeitadas para garantir o excelente aproveitamento deste serviço. A prospecção tem como principal objetivo oferecer à sua empresa, os nomes e contatos dos melhores leads possíveis para serem abordados e, no entanto, há muitos outros benefícios e vantagens que podem ser extraídos do serviço de prospecção, caso seja bem realizado.
Para conseguir extrair o máximo de uma prospecção, vale a pena ficar de olho em algumas etapas que serão necessárias para otimizar a busca por leads. Sua empresa pode ter muito mais conhecimento e inteligência de mercado caso invista em uma boa prospecção B2B. E se prestar atenção nas etapas da prospecção, nas regras de ouro que consagram esse serviço, haverá ainda mais oportunidade para otimização e aumento de desempenho.
O que é prospecção B2B e para que serve?
Prospecção B2B é o ato de buscar no mercado os melhores leads para sua empresa. Prospectar significa literalmente procurar, e é por meio de uma pesquisa sistemática que utiliza estratégias, ferramentas, conhecimentos e especialidades que os potenciais clientes mais interessantes para sua empresa são encontrados.
Esse é um serviço considerado essencial para empresas, independente de sua área de atuação, tamanho, tipo de produção e até mesmo momento. Empresas que iniciam no mercado obtém uma excelente ajuda da prospecção que entrega excelentes leads com os quais é possível fazer negócio.
Já empresas mais antigas e consagradas, que precisam de um up nas vendas, também se aproveitam imensamente dos novos contatos e leads trazidos por esta atividade. Isso mostra como a prospecção B2B pode ser universal e fundamental para as vendas de uma empresa.
Principais características de um cliente B2B
Existem certas características que devem estar presentes em uma prospecção de qualidade, como a presença de profissionais qualificados, o uso de plataformas específicas e um estudo de mercado profundo. Sem esses e outros elementos essenciais, é difícil colocar uma prospecção de qualidade em prática – outras características incluem:
- Prospecção conta sempre com profissionais qualificados: sem a presença de agentes LDR – Lead Development Representative – é impossível realizar uma prospecção de qualidade;
- Tecnologia: para prospectar é essencial contar com a tecnologia, ferramentas, softwares e hardwares capazes de analisar grandes quantidades de dados para garantir uma busca mais assertiva;
- Estar de acordo com a LGPD: toda prospecção B2B deve estar de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, as leis brasileiras que regem o compartilhamento e uso de informações de pessoas físicas e jurídicas;
- Estudo do mercado: ao prospectar é necessário levar em conta o que a empresa produz, como o faz e ainda qual o atual cenário do mercado B2B. Somente com essas informações é possível pautar e criar uma prospecção de qualidade.
Ao realizar a prospecção, tenha certeza que todos esses elementos estarão presentes em todo o processo. Somente desta forma sua empresa poderá ter a certeza de que investe em um serviço de qualidade que pode fornecer os melhores resultados para seu time comercial e outros setores da companhia.
Quais as etapas da prospecção B2B?
Existem várias etapas que devem ser consideradas na prospecção B2B, a começar pelo entendimento e compreensão do mercado, até chegar no fechamento e uso prático dos resultados da prospecção. Em todas essas etapas é necessário que a empresa esteja consciente de como agir, veja as etapas abaixo para se preparar.
Entenda o seu público
O primeiro passo é compreender quem é o público-alvo da empresa, pois ele será o alvo da prospecção. É comum que muitas empresas chegam nesta etapa do processo sem ter certeza de qual é o nicho de mercado que atende e até mesmo o público-alvo real de seus produtos e serviços.
Neste caso a prospecção é de grande ajuda, pois ela pode esclarecer, ou ao menos auxiliar a empresa a compreender qual é a parcela do mercado que ela deve buscar. Aqui vários elementos são de grande ajuda para entender melhor quem são esse potenciais clientes B2B, como:
- ICP – Ideal Costume Profile;
- Público-alvo;
- Buyer persona;
- Quem são os decisores das empresas.
Esses conhecimentos são excelentes e mostram um caminho mais seguro para que a empresa entenda quem é o seu público de fato. Além disso, a prospecção também pode já se utilizar desse banco de dados da empresa para ter ainda mais assertividade na entrega dos leads B2B.
Contrate a prospecção
Uma vez que todos os detalhes a respeito do público da empresa foram esclarecidos, ou a companhia tenha de fato compreendido que ainda não conhece esse público, chega a hora de contratar o serviço de prospecção. Aqui contar com uma empresa terceirizada parceira é o ideal, mais prático e até mesmo econômico.
Com a Data Stone, uma empresa de confiança e que atua no mercado há anos, é possível obter a prospecção de negócios completa. Entregamos para sua empresa, reuniões com Leads B2B qualificados para seu time comercial fechar o negócio.
Caso queira, também poderá contar com a plataforma Módulo B2B, a mais nova e completa do mercado. Lá, você encontra mais de 23 milhões de empresas para prospectar, 4 milhões de decisores para conhecer e ainda pode aplicar mais de 40 filtros. É a plataforma perfeita para auxiliar seu time comercial.
Separe os principais leads B2B do mercado
Recebido os leads da prospecção B2B e todos seus contatos, é necessário separá-los conforme as necessidades e critérios internos da empresa. Uma prática comum é começar pelos mais qualificados e focar nesses potenciais clientes para agilizar o pipeline de vendas, o que permite um funil muito mais rápido.
Mas há ainda outras abordagens e possibilidades de distinção, a empresa pode começar pelos leads B2B que estão mais próximos, por exemplo. Outra possibilidade é começar por aqueles que oferecem maior ticket médio em vendas, segmentar para estratégias de cross-selling e up-selling, e diversas outras formas de organizar sua rotina de vendas.
Realize a abordagem
Separada a lista conforme suas necessidades, é chegada a hora de abordagem. Lembre-se de utilizar os dados da prospecção para personalizar a abordagem e criar um roteiro de vendas que seja mais eficiente, focado naquilo que o lead em questão deseja e precisa.
A personalização é uma excelente maneira de aumentar o ROI e evitar abordagens mais difíceis ou até mesmo estéreis, que não resultam em vendas. Portanto, integre os dados da prospecção para planejar abordagens personalizadas e reduzir o churn.
Feche as vendas e otimize outros setores da empresa
Após seguir todas as etapas da prospecção B2B basta finalizar as vendas e utilizar os resultados do serviço em outros setores. Não se esqueça que vários times e profissionais podem ser positivamente afetados pela prospecção, um exemplo tradicional é o time de marketing que pode criar campanhas personalizadas e focadas em atender o público-alvo identificado pelo serviço.
Como contratar a Data Stone para obter auxílio na prospecção B2B?
E se você também deseja enriquecer sua empresa e equipe de vendas com Leads B2B qualificados e uma prospecção de qualidade, basta acessar a página da Data Stone e selecionar o serviço. Após isso, complete o formulário e preencha com todas as informações de sua empresa.
Caso ainda tenha dúvidas ou necessite contratar outros serviços e soluções oferecidas pela Data Stone, como a sua plataforma exclusiva Módulo B2B, não deixe de entrar em contato com um dos especialistas. É possível iniciar uma conversa por WhatsApp, de maneira simples, fácil e bastante prática.
Contrate o serviço de prospecção B2B que sua empresa merece com a Data Stone! Receba não só uma prospecção de qualidade, mas um time competente com os maiores especialistas do mercado prontos para atender seu negócio. Sempre com foco em oferecer uma via rápida, confiável e mais segura para abordagens, vendas e otimização para os resultados.