Aumentando a eficiência de vendas com Geração de leads qualificados
Com a redução de custos e a maior retenção de clientes proporcionada pela geração de leads qualificados é possível aumentar consideravelmente a eficiência das vendas. Por conta desses benefícios, não são poucos os empreendimentos que buscam entender como aplicar a estratégia para potencializar os resultados obtidos.
Entretanto, é perceptível como alguns negócios sentem dificuldades de gerar leads adequadamente ou não utilizam o potencial máximo da estratégia. Em ambos os casos, o empreendimento deixa de construir cenários que poderiam ser a solução ideal para o crescimento e obtenção de melhores resultados.
Quais são os benefícios da geração de leads qualificados?
A potencialização dos resultados das vendas é o principal benefício que a geração de leads qualificados proporciona ao negócio que aplica a estratégia de maneira inteligente. Consequentemente, esse ganho proporciona outros benefícios essenciais para o aumento da eficiência e velocidade de todo o setor de vendas!
Processo de vendas mais prático
O aumento da praticidade do processo de vendas se dá porque ao gerar leads adequados permite que os profissionais da empresa entrem em contato com contatos mais promissores. Como estes apresentam maiores chances de fechar negócio, todas as etapas das vendas se tornam muito mais práticas e com maior probabilidade de retornar bons lucros.
Um ponto proporcionado pelo processo de vendas mais prático é a redução de custos, já que as chances de demandar energia e gastos com as equipes em contatos que não forneçam resultados são menores. Isso auxilia muito para uma rotina mais produtiva e adequada dos profissionais.
Melhorar a retenção de clientes
Melhorias na retenção de clientes são bastante observadas com a geração de leads qualificados justamente pelo fato dessa estratégia focar na nutrição e engajamento desses contatos. Assim, mesmo que não ocorram compras por alguns períodos, esses leads tendem a apresentar bastante interesse na sua empresa e só necessitam de alguns incentivos para a negociação ocorrer.
Esse fator é muito importante principalmente ao considerar o grau de competitividade atual das empresas B2B. Devido às grandes dificuldades observadas em reter clientes, investir nos leads qualificados pode fornecer certa segurança nos setores de venda da companhia ao fornecer contatos que tenham maiores probabilidades de fechar negociações.
Aumento do ROI
Aumentar o ROI é outro benefício muito relevante do processo de qualificação de leads devido ao grande potencial que a estratégia tem de fornecer contatos com interesse ao negócio. Através disso, o empreendimento pode determinar vários padrões que devem ser seguidos para satisfazer as características desses leads e, dessa forma, potencializar as chances de conversão.
Isso, por sua vez, é muito interessante para aumentar a eficácia de campanhas de marketing. Com o conhecimento das propriedades daqueles leads, é possível formar conteúdos que satisfaçam suas demandas e, com isso, fortalecer o engajamento deles com a sua marca.
Potencializar os lucros
A potencialização dos lucros é o benefício mais simples de se notar da geração de leads qualificados, já que sua empresa estará com contatos interessados e entenderá como lidar com eles. Por causa disso, as estratégias de marketing tendem a ter maior eficiência e se converterem em uma quantidade maior de vendas.
É perceptível como a presença de leads qualificados é essencial para o andamento de um empreendimento, independente do nicho em que ele atue. Por conta disso, ter recursos capazes de buscá-los e organizá-los adequadamente para posterior contato é algo bastante desejado pelas empresas.
Isso só pode ser possível através da atuação da Data Stone! Com a ajuda da Data Stone você pode aplicar diversas estratégias através de uma prospecção que pode gerar leads qualificados para fazer negócio. Dessa forma, você consegue definir um público-alvo que será prospectado pela empresa ou até mesmo pelo seu time dentro do Módulo B2B.
Como a geração de leads qualificados pode aumentar a eficiência de vendas?
A geração de leads qualificados consegue potencializar todo o trabalho do setor de vendas da empresa justamente por possibilitar melhorias na organização desses profissionais e maior produtividade. Basta observar que sua equipe estará constantemente em contato com leads interessados no negócio, o que por si só já facilita o andamento de todas as etapas das vendas e até possibilita o alcance de resultados mais proveitosos.
Imagine um negócio que não tenha leads qualificados e, por isso, deposite energia em contatos que não tenham interesse. Além de maior frustração para toda a equipe de vendas, investir nesses contatos não trará os resultados que sua empresa necessita para maior crescimento.
Quais são as melhores estratégias para gerar leads qualificados?
As melhores estratégias para geração de leads qualificados se baseiam em chamar atenção dos possíveis interessados e garantir que eles continuem a conhecer o seu negócio. Baseado nisso, separam-se as seguintes abordagens que conseguem fornecer esses dois pontos para sua equipe.
Atração inteligente
Atrair outras empresas é o primeiro segredo da geração de leads qualificados, necessidade de sua empresa precisar aparecer para os contatos de interesse. Para realizar essa tarefa, é recomendado que seu negócio invista em práticas capazes de fornecer essa visibilidade como o SEO, redes sociais e anúncios, por exemplo.
Outro ponto importante é garantir que o lead que sua equipe está se comunicando seja um tomador de decisões. Assim, além de você conseguir potencializar a praticidade das negociações, garante a possibilidade também do resultado final ser positivo, justamente pelo contato poder ser mais produtivo.
Por fim, tenha bastante atenção em garantir que todas as etapas para gerar os leads sejam feitas com a maior atenção possível. Assim, aumentam-se as chances deles se converterem em clientes bastante fiéis ao seu negócio e, consequentemente, garantam negociações mais constantes.
Conteúdo de qualidade
Conteúdos de qualidades são ótimas estratégias na geração de leads qualificados porque reforçam a autoridade de seu negócio. Junto a isso, esses materiais também colaboram para a formação de bagagem dos leads que tem interesse, fator este responsável por ajudar bastante no engajamento e aumentar as chances de conversão daquele contato.
A distribuição desse conteúdo costuma acontecer por meio de canais de comunicação muito utilizados como o e-mail e redes sociais. Além de aumentar as chances do seu conteúdo ser consultado, a adaptação ao formato mais interessante para a plataforma potencializa as chances do material ser bem recebido pelo lead.
Uso de boas ferramentas
O uso de boas ferramentas tecnológicas também são boas opções tanto por auxiliar a equipe na otimização das tarefas como na avaliação dos critérios para verificar a qualidade dos leads gerados. Junto a isso, o bom manuseio desses programas ajuda bastante a monitorar a qualidade das práticas e, dessa forma, permitir a identificação de pontos que precisam ser alterados.
Entretanto, caso a sua empresa não possa realizar todos esses processos, você pode contar com o serviço de terceirização de prospecção da Data Stone. Por meio de um corpo profissional extremamente capacitado e uma tecnologia de muita qualidade, você estará diante dos leads mais adequados ao seu negócio e, dessa forma, guiar o restante das negociações da melhor maneira possível!
Como qualificar leads de forma eficaz?
A qualificação de leads começa com a checagem de que seu negócio consegue auxiliar aquele cliente nas demandas dele. Também cheque se aquele lead satisfaz demandas que seu empreendimento necessita cumprir ao observar em qual tipo ele se enquadra. Seguem abaixo os tipos principais:
- Marketing Qualified Lead (Necessitam de nutrição);
- Sales Qualified Lead (Estão qualificados para venda);
- Leads descartados (Não vão acrescentar nada para seu negócio).
Através dessa verificação, você consegue entender quais são as soluções mais atrativas oferecidas pelo seu empreendimento e utilizar essa conclusão como base para as abordagens. Junto a isso, sua equipe consegue se certificar em qual estágio da negociação aquele lead se encontra e sabe se portar adequadamente.
Um destaque deve ser feito para a identificação do último tipo de lead. Esteja atento para notar se aquele contato realmente tem interesse naquela negociação e não revela sinais que mostram que o lead está dificultando o avanço das interações sem motivos, por exemplo. Caso isso seja detectado, oriente seus profissionais a largarem a negociação a fim de evitar que seu time perca tempo e energia com um contato que não deseja colaborar.
Como medir o sucesso da geração de leads qualificados?
Observar os resultados obtidos é a principal forma de medir o sucesso da geração de leads qualificados. A avaliação de métricas também são passos essenciais, principalmente ao auxiliar no monitoramento das práticas utilizadas para a estratégia – em especial, a taxa de retenção de clientes e conversão de leads.
Para a melhoria do grau de retenção também é preciso avaliar outras métricas como grau de engajamento, principalmente dos mais antigos. Caso esse valor esteja baixo, é um indicativo de que algumas práticas precisam ser alteradas para que se aumentem as chances de novas negociações com os que já negociam há bastante tempo com sua empresa.
O indicador que costuma chamar mais atenção é a taxa de conversão. Ela se define como a divisão entre o total de leads presentes pela quantidade que foi convertida. Você pode multiplicar o valor por 100 para ter dados em porcentagem e ter noção do grau de eficácia das conversões a fim de identificar pontos de melhoria nas abordagens futuras.
Aumentar a eficiência das vendas com a geração de leads qualificados é uma busca constante pelas companhias e exige bastante cuidado para obtenção dos resultados desejados. Dado a importância que as tecnologias possuem nesse objetivo, contar com os serviços da Data Stone será a sua melhor escolha, já que nossa experiência no mercado permite que nossas soluções tenham a qualidade que seu empreendimento necessita!