5 Exemplos de Elevator Pitch
É comum que o exemplo de Elevator Pitch mais conhecido seja o de vendas, pois, através dele, o dono do discurso poderá abordar ideias e envolver o ouvinte de maneira eficaz em um tempo bem curto, fator este que torna o recurso bastante prático caso seja aplicado da maneira correta.
Apesar de ser um termo bastante popular no mundo dos negócios, não são todos que compreendem a forma correta de formar um Elevator Pitch ou todos os seus exemplos. Consequentemente, esses desperdiçam uma oportunidade muito interessante de ampliar o alcance da empresa mesmo em situações que pareçam comuns e sem proveitos.
O que é o Elevator Pitch?
O Elevator Pitch significa “Discurso do Elevador”, definido como a apresentação de ideias do mundo empresarial em até 2 minutos. Logo, o conceito é utilizado para introduzir empresas a outros potenciais clientes de forma rápida, envolvente e organizada.
O objetivo principal dessa prática é despertar bastante interesse por parte do ouvinte para que este deseje conhecer mais sobre o que você explicou. Na atmosfera dos negócios, esse recurso é utilizado para atrair mais interessados no que a empresa realiza, por exemplo.
Basicamente, o Elevator Pitch parte da seguinte ideia: caso você estivesse em um elevador e encontrasse com um potencial cliente muito promissor, como apresentaria seu negócio se somente tivesse o tempo da viagem? Ao considerar esse cenário, é notável como seria necessário organizar uma boa quantidade de ideias relevantes e apresentá-las de maneira rápida e eficaz.
Quais os principais tipos de Elevator Pitch?
Os principais tipos de Elevator Pitch são os de vendas e o de leads, para conhecer possíveis clientes. Por conta da frequência com a qual essas situações ocorrem no mundo dos negócios, esses dois modelos costumam ser mais utilizados e necessitam de bastante cuidado por parte de quem irá pronunciar o discurso.
Todos esses tipos são formados por elementos muito importantes, responsáveis por fornecer as características necessárias para o envolvimento do discurso. Conhecê-los, portanto, é a garantia que você terá para fazer bom proveito do Elevator Pitch.
Apresentação de um problema
Apresentar um problema é um dos pontos mais importantes justamente por ser um elemento capaz de chamar atenção devido à identificação causada no ouvinte. Por conta disso, é importante você tentar priorizar situações que mais tenham probabilidade de chamar atenção de quem receberá seu discurso.
Solução para a questão
Neste ponto, você oferece as possíveis resoluções para a questão apresentada. Assim, é possível construir a sua autoridade a respeito do assunto e puxar um gancho para a proposta que sua empresa fornece. Evite, portanto, falar muitos termos técnicos, principalmente neste tópico para o ouvinte poder compreender suas ideias.
Benefícios e diferenças da proposta apresentada
Saber apresentar os benefícios e os diferenciais que sua proposta tem é bastante relevante justamente por ser o momento de atração maior. Com base no problema apresentado, cite para seu ouvinte de maneira clara todos os pontos mais chamativos que sua proposta apresentará a fim de convencê-lo sobre a qualidade de sua companhia.
Caso você esteja falando sobre soluções para captação de clientes, por exemplo, é possível citar benefícios que sua empresa oferecer nessa área que outras companhias não fornecem. Além disso, mapeie as dificuldades mais encaradas pelas empresas para que os benefícios sugeridos sejam efetivos no discurso.
Chamada para ação (CTA)
Por fim, a CTA será feita após todo o contexto de envolvimento construído como forma de instruir o ouvinte qual o próximo passo para ter o problema resolvido da melhor maneira. Portanto, garanta o efeito desejado da sua proposta convidando para uma reunião ou fechamentos de parcerias, por exemplo.
Vale comentar que é recomendado que você tente adequar o seu Elevator Pitch para diferentes locais como lugares públicos, por exemplo. Dessa forma, é possível ampliar o alcance do recurso, aprender mais e tirar proveitos maiores com a prática.
5 exemplos de Elevator Pitch
Com o conhecimento sobre os tipos de Elevator Pitch, é notável como eles se adaptam conforme a situação na qual o dono do discurso se encontra. Para que você tenha uma maior noção de como isso é montado, seguem 5 exemplos muito interessantes que contém toda a aplicação da definição do conceito em diferentes contextos.
Para conhecer possíveis clientes novos
Quando se vai conhecer os possíveis clientes, é interessante usar uma abordagem interativa e que os façam sentir confortáveis. Por isso, tente não sobrecarregar de informações tanto para não afastar como também evitar o desconforto. Sempre preze pela comunicação clara e assertiva.
Com base nisso, recomendamos a seguinte forma: ‘’Oi! Sou fulano da empresa X e fiquei admirado com a qualidade de soluções para (Especificar qual área o empreendimento do ouvinte atua) que seu negócio oferece. Como a nossa empresa trabalha com (Dizer o que seu negócio faz), não gostaria de agendar uma reunião para discutirmos uma forma de trabalharmos juntos?”
Conhecer possíveis clientes sempre é uma busca realizada pelas empresas e, portanto, ter acesso a formas de chegar em contatos promissores é indispensável para ter mais chances de sucesso no mercado. Caso deseje ter a garantia de leads qualificados em sua empresa, conte com o serviço de terceirização de prospecção que com nossa qualidade tecnológica e time capacitado, as probabilidades de boas negociações em sua companhia tendem a subir!
Conversas com prováveis parceiros de negócios
O Elevator Pitch para prováveis parceiros de negócios exige que você já apresente os motivos de interesse na parceria. Como neste modelo o emissor do discurso já conhece a outra empresa e está tendo um contato novamente, considere as informações já conhecidas e, por isso, foque nos motivos pelo qual a negociação tende a dar certo.
Com bastante foco na objetividade, utilize este modelo: “Olá, novamente (dizer o nome do ouvinte). Devo dizer que estou muito esperançoso em colaborar com sua empresa, já que oferecemos (Dizer o que sua empresa faz) e a sua (falar o que a empresa do ouvinte realiza), possibilitando assim um crescimento muito interessante de ambos. Gostaria de ter uma conversa em outro momento mais calmo para discutir possibilidades?”
Vendas de produto
Para o Elevator Pitch de vendas de produto, também é preciso ser bastante objetivo, mas tomar muito cuidado para não sufocar o ouvinte, afinal, eles já são bombardeados constantemente de ofertas que até poderiam ser interessantes se não fossem tão mal utilizadas. O cuidado neste ponto é expressar a importância de seu produto de maneira natural e, simultaneamente, mostrar como o seu negócio está disposto a negociar.
Através disso, observe este modelo: “Olá, sou representante da empresa Y e notei como você encontrou problemas para lidar com (Dizer o desafio que o ouvinte encara). Nosso negócio possui o produto X que certamente seria uma ótima ajuda. Gostaria de agendar uma conversa para discutirmos possíveis ofertas para resolvermos seu problema?”
Procura de investidores
Na procura de investidores, é interessante que seu Elevator Pitch aborde para o ouvinte como a sua empresa é uma escolha segura e rentável para investir. Portanto, evite utilizar abordagens já saturadas como “Aplique aqui para ganhar X lucro” e tente mostrar a promessa de crescimento da companhia, já que isso não passa a ideia de que seu negócio é confiável.
Baseie-se neste modelo para satisfazer a proposta: “Olá, sou fundador da empresa Z e desenvolvemos (especificar a solução que sua empresa oferece) com base nas necessidades que o mercado apresenta. Como já temos uma base interessante de usuários, optamos por buscar investidores interessados em crescer neste meio conosco. Poderíamos marcar uma reunião para discutir possibilidades de aplicações?”
Encontro com possíveis negociantes em eventos
Seja um evento de negócios ou qualquer outro tipo, o Elevator Pitch para este contexto precisa ter o poder de atrair o ouvinte em meio a diversas outras distrações como stands ou palestras, por exemplo. Neste tipo, você precisa tomar o maior cuidado possível para o seu tom de voz não se exceder e, dessa forma, afastar o interessado.
Ao avistar um possível contato, aproxime-se e utilize o seguinte modelo: “(Faça um comentário a respeito do evento). Aproveitando, sou fundador da empresa W que oferece (Dizer o que sua companhia faz) e achei bastante interessante a forma com a qual sua empresa atua (Caso o ouvinte tenha algum tipo de stand, você pode fazer algum comentário a respeito dele). Não gostaria de compartilhar insights em outro momento?”
Logo, é notável como o Elevator Pitch pode ser utilizado nos momentos em que se inicia uma conversa ou negociação e deseja ganhar atenção de seu contato logo de cara. Com toda a qualidade oferecida das abordagens, é possível potencializar bastante as negociações e obter mais oportunidades ao empreendimento.
Para lidar com as operações posteriormente, o ideal é contar com soluções adequadas que permitam o tratamento adequado dos contatos. Tudo isso é possível com os serviços especializados da Data Stone, já que com nossa experiência com dados e equipe qualificada, conseguimos proporcionar diversas soluções interessantes para os mais diversos tipos de negócios.