Como segmentar a prospecção B2B

Como segmentar a prospecção B2B

Para segmentar a prospecção B2B, é preciso escolher os critérios que serão utilizados para separar os possíveis clientes de sua empresa. Essa escolha de fatores, consequentemente, vai definir o tipo de sua segmentação, ou seja, se ela é geográfica, demográfica e psicográfica, por exemplo.

No entanto, existem muitas empresas que possuem muitos problemas para segmentar a prospecção B2B de uma forma adequada e proveitosa ao negócio. Por consequência, essas companhias correm o risco de não conseguirem organizar o processo da maneira que traga resultados interessantes, fator este que deixa o negócio vulnerável a gastar energia em um processo de vendas ruim e que não proporcione o cenário desejado.

Quais são os benefícios da segmentação da prospecção B2B?

Segmentar a prospecção B2B proporciona um aproveitamento maior das oportunidades para sua empresa vender devido ao conhecimento mais profundo das características dos possíveis clientes. Esse cenário é responsável por gerar benefícios muito decisivos na atuação de seus profissionais e, consequentemente, na obtenção de resultados promissores de seu negócio.

Campanhas mais eficientes

As campanhas mais eficientes são um benefício bastante interessante ao segmentar a prospecção B2B. Isso acontece porque com o conhecimento que a companhia possui dos padrões de preferência, há uma probabilidade maior das campanhas envolverem mais o público B2B interessado na empresa.

Imagine se seu negócio investisse em campanhas de redes sociais sem saber quais são as empresas que deseja atrair. Além de deixar as práticas muito menos precisas, há um grande risco dos recursos investidos serem desperdiçados, o que proporcionará maior frustração aos profissionais e prejuízos ao empreendimento.

Maior produtividade da equipe

Melhorar a produtividade da equipe de vendas é outro fator muito importante justamente pela maior assertividade de que as estratégias escolhidas serão eficientes. Como a estratégia faz com que todo o time mantenha o foco em segmentos proveitosos para a companhia, isso aumenta consideravelmente as chances de sua empresa ficar bem mais produtiva.

Basta pensar como deve ser difícil fazer com que seu time de vendas seja eficiente quando os profissionais não sabem qual o público B2B que sua empresa deseja atingir. Ao segmentar a prospecção B2B, no entanto, é possível solucionar esse problema de maneira eficaz e que considere as características de seu negócio.

Melhor visão a respeito do mercado

Aprimorar a visão sobre o mercado é muito importante porque ao segmentar a prospecção B2B, é possível proporcionar maior organização nas etapas desse processo da empresa. Com toda a separação em grupos de características em comum, é possível entender o que costuma se repetir e, dessa forma, entender melhor sobre o mercado em que seu negócio se encontra.

Contribuir com a visão no mercado também exige da empresa acesso a dados relevantes. Com esses recursos, pode-se investir na composição de estratégias cada vez mais eficazes e que apresentem maior probabilidade de trazer resultados interessantes em ótimos períodos.

Proporcionar os ganhos com informações relevantes é possível com o serviço de enriquecimento de dados da Data Stone. Com ele, sua empresa consegue acrescentar dados novos e atualizar os mais antigos para que as estratégias sejam mais assertivas e apresentem maior chance de eficácia.

Diferencial em relação à concorrência

Por fim, se destacar em relação à concorrência com a segmentação de prospecção B2B é possível devido à possibilidade de personalizar as interações com os possíveis clientes. Isso, considerando que muitas companhias ainda cometem o erro de se comunicar da mesma forma com todos os contatos, é essencial para promover maior profissionalismo e, desse jeito, aumentar as chances de maiores negociações serem fechadas com clientes.

Observe que boa parte das dificuldades no mercado B2B é a de estabelecer relações duradouras com os clientes. Como o início desse processo se dá através de uma comunicação adequada, investir na segmentação da prospecção B2B pode fornecer esse cenário e, consequentemente, ajudar no negócio.

Como identificar e segmentar seu público-alvo B2B?

Estudar e analisar o mercado junto com o nicho de atuação do seu negócio são os primeiros passos para começar a identificação e posterior segmentação do público-alvo B2B. Com essa atitude, sua empresa consegue definir os padrões de compra de clientes B2B interessantes para aquela companhia. Também considere as seguintes variáveis para realizar a segmentação:

  • Tamanho da empresa;
  • Localização geográfica;
  • Quantidade de funcionários;
  • Faturamento;
  • Nicho de atuação.

É interessante que você considere todos esses pontos quando for realizar a segmentação para garantir uma maior organização ao separar os grupos. Tome cuidado com a combinação de variáveis a fim de proporcionar um estudo bem cuidadoso e que consigam criar segmentações que façam sentido ao seu empreendimento.

Como identificar e segmentar seu público-alvo B2B
Fonte/Reprodução: original

No entanto, dependendo do tipo de segmentação que seu negócio deseja fazer, é necessário depositar maior atenção em determinados critérios. Através disso, é possível tornar as análises bem mais objetivas para satisfazer as necessidades da companhia, o que potencializa as chances da segmentação facilitar bastante a sua prospecção B2B.

Quais são as melhores práticas para criar personas de comprador B2B?

A primeira prática é a de realizar estudos aprofundados dos clientes que sua empresa possui. Dessa forma, você consegue entender as preferências dos negociantes do mercado B2B e poderá considerá-las no momento em que for realizar a estruturação das estratégias. Nesta etapa, é interessante realizar perguntas interessantes que revelem as informações que seu empreendimento necessita.

Segmentar os perfis mapeados, por sua vez, é o segundo passo justamente pela necessidade de separá-los de acordo com os padrões detectados. Assim, fica bem mais fácil personalizar as comunicações conforme as informações de cada segmento, o que ajuda bastante na criação de várias personas para diferentes contatos.

Por fim, basta realizar a criação de um personagem que contenha todas as características que seu empreendimento mapeou. Caso deseje, pode adicionar nomes ou imagens, por exemplo, a fim de deixar o personagem mais simples de ser compreendido. Essa figura será a representação dos clientes B2B de sua empresa e, portanto, será a base que sua equipe terá para montar as estratégias.

Como usar a segmentação para personalizar sua divulgação B2B e como a Data Stone pode ajudar?

O uso da segmentação possibilita que os profissionais de sua empresa consigam entender os padrões de diferentes grupos de contatos B2B, fator este que auxilia na comunicação mais adequada. Com o entendimento das preferências, sua empresa consegue interagir da melhor maneira de acordo com aquele cliente, o que possibilita que ele tenha maior satisfação e assim o divulgue para contatos que possam ser interessantes.

Como usar a segmentação para personalizar sua divulgação B2B e como a Data Stone pode ajudar
Fonte/Reprodução: original

Adquirir o contato desses profissionais, portanto, exige um serviço bastante qualificado que ponha sua equipe diante dos funcionários que tomem decisões. Com a potencialização da aceleração do processo de vendas, seu empreendimento pode obter resultados mais interessantes em um período menor. 

Para isso, você pode contar com o Módulo B2B da Data Stone, que oferece ao cliente dados como receitas, nicho e até nome dos sócios que estão presentes na companhia pesquisada. Vale comentar que todas essas informações estão de acordo com as regulações propostas pela LGPD.

Como segmentar a prospecção B2B com os serviços da Data Stone?

Para segmentar a prospecção B2B com os serviços da Data Stone, é preciso entrar em contato para que se tenha acesso à nossa plataforma. Através da compra de créditos para uso, você poderá encontrar os leads que deseja prospectar e, dessa forma, executar todos os passos necessários da segmentação.

Logo, é possível observar como segmentar a prospecção B2B é uma etapa importante para os negócios. Através da organização por critérios desse processo, é possível potencializar as chances das estratégias utilizadas para prospectar apresentarem uma eficiência adequada para as demandas de seu empreendimento.

Com os serviços da Data Stone, é possível aumentar as chances da sua prospecção ocorrer adequadamente. Devido à tecnologia presente em nossas soluções e a qualidade dos dados, seu empreendimento pode ter uma base bem sólida de informações essenciais para conseguir atuar de maneira mais confiável e eficaz!