Como personalizar cadências de E-mails para engajamento?
Investir em montar uma boa campanha com e-mails para engajamento é importante para qualquer empresa. Com um e-mail marketing eficaz e bem definido, é possível alcançar um maior número de leads, fidelizar seus clientes, fechar novos negócios e expandir o seu mercado.
No entanto, mais do que apenas enviar e-mails para engajamento, é preciso ter uma série de cuidados não apenas com o conteúdo dos e-mails em si ou com a sua frequência de envio, como também com o destinatário deles. Para isso, investir na geração de leads qualificados com a Stone Station é a melhor forma de personalizar suas cadências e possibilitar maior engajamento da sua campanha.
Como conseguir personalizar cadências de E-mails para engajamento?
Antes de personalizar a cadeia dos e-mails de engajamento em si, é preciso entender para quem o envio dos seus e-mails será feito, pois nem todo público é igual. É necessário saber se sua campanha será voltada aos leads qualificados ou, então, aos clientes que devem ser fidelizados.
O tipo de campanha e o objetivo dela também são de máxima importância, pois em certas campanhas pode-se enviar e-mails com mais frequência, em outras não. Com isso tudo em consideração, é possível decidir uma cadência de e-mails adequada para o seu público de forma personalizada e eficaz.
Qual a importância dos e-mails para engajamento?
Com os e-mails para engajamento você pode não só fidelizar seu público como, mais do que isso, fazê-lo de um modo que soa muito mais próximo, íntimo e sério. E-mails costumam ser uma forma de comunicação de um para um, e normalmente para assuntos mais relevantes.
Ao contactar alguém que já é cliente, ou que é um cliente em potencial, via e-mail, você já “começa na vantagem” ao ter essa percepção a seu favor. Isso faz com que atingir o seu objetivo, o engajamento, seja um processo um pouco mais simples.
O engajamento, em suas diversas formas, é o resultado de toda empresa que entra em contato com um cliente. Seja esse engajamento um simples contato, uma conferida na página da empresa, ou uma compra – sem o engajamento do público, nenhuma empresa pode ter sucesso.
Portanto, os e-mails para engajamento têm um papel fundamental no funcionamento de todas as empresas, seja para transformar clientes em potencial em clientes de fato, anunciar novos produtos, entre inúmeras outras coisas.
Por que escolher uma tática de e-mail para engajar?
Há um ditado que diz “Se você falha em planejar, você planeja falhar” e ele resume perfeitamente a resposta para essa questão. Independentemente do que você faça na vida, ter um bom planejamento é essencial.
Ao enviar e-mails, sem planejamento, você se expõe a incontáveis riscos, e é muito provável que você não atinja o objetivo que você espera, o que pode causar sérios problemas para você e para a sua empresa.
Excesso ou falta de e-mails, conteúdo inadequado ou insuficiente, entre diversas outras coisas, têm grandes riscos de ocorrerem quando você não planeja sua campanha de e-mails para engajamento adequadamente. Muito além de escolher uma estratégia, é necessário ter uma lista de leads atualizada e devidamente filtrada para aplicar o solicitado, possível com a plataforma da Stone Station.
Problemas para evitar no disparo de e-mail
Talvez o erro mais comum atualmente quando se trata de confeccionar um bom e-mail para engajamento seja apresentar conteúdo insuficiente. Vivemos em um momento onde tudo é muito rápido, dinâmico, o que faz com que muitas vezes a ideia de apresentar um conteúdo maior, um pouco mais complexo, soe pouco atrativa.
No entanto, é importante que o seu cliente possa compreender bem a sua proposta, o seu produto, ou o que quer que você apresente a ele. Além desse, há muitos outros erros comuns que também devem ser combatidos.
Falta de elementos visuais
Imagens, GIFs e vídeos são elementos poderosos em todo e-mail, e podem auxiliar bastante no engajamento da pessoa que ler o e-mail enviado. No entanto, é preciso tomar cuidado para não exagerar na quantidade de elementos visuais, e também é importante escolher os elementos visuais corretos.
Por exemplo, é bastante estranho que uma empresa de jardinagem inclua nos e-mails para os seus clientes belas paisagens desérticas, ou que uma empresa dedicada a alimentação saudável use imagens de fast foods para anunciar seus produtos. É preciso ter coerência.
Falta de design responsivo
É preciso que os e-mails que você envie pareçam bons, e funcionem bem, não apenas nos computadores, mas também nos celulares – afinal, hoje em dia, uma fatia generosa das pessoas usa seus e-mails pelo celular.
Links para acessar vídeos, imagens ou outros conteúdos, botões ou locais para clicar no e-mail também devem estar sempre dentro do funcionamento adequado. É muito problemático ter um e-mail cujo objetivo é fazer seu cliente clicar em um link, e no fim das contas, o link do e-mail está quebrado.
Má escrita
Ao enviar um e-mail, é essencial que ele esteja bem escrito. Vírgulas, pontos e acentuação precisam estar adequados. Além disso, a escrita precisa ser coerente e as ideias precisam ser apresentadas de modo claro e coerente.
Uma boa escrita é vital para a transparência e para um bom contato entre empresa e cliente. Ela evita grandes confusões, e evita que o cliente tenha a sensação de que adquiriu “gato por lebre” por não compreender ao certo a sua ideia.
Além disso, é importante que a linguagem do e-mail esteja condizente com a marca e com o público que irá receber o e-mail. O assunto disposto no e-mail precisa ser atrativo, e preferencialmente, não muito longo.
Falhas no design
Do mesmo modo que é importante possuir um design responsivo, é preciso ter um design bonito, bem feito, e que faça sentido com a proposta da empresa. Um bom layout, de boa construção e boa aparência, é essencial nos seus e-mails para engajamento.
Não apenas em um sentido estético, embora ele seja muito importante, mas no sentido da própria construção da marca. Um design de e-mail em sintonia com o próprio design da marca sem sombra de dúvida faz toda a diferença.
Segmentação inadequada
É preciso definir bem para quem cada tipo de e-mails para engajamento precisam ser enviados. Não há sentido, por exemplo, que a pessoa que não conhece a marca e está tendo contato com ela pela primeira vez receba os mesmos tipos de e-mails que a pessoa que é cliente da empresa há dez anos.
Uma boa segmentação garante que as pessoas certas recebam os e-mails certos, e aumenta exponencialmente a chance de que o cliente em potencial (ou o cliente já antigo) faça exatamente o que você deseja: engaje.
Falta de limpeza na base de dados
Uma base de dados atualizada com frequência é vital. Desse modo, evita-se que envios de e-mail sejam feitos para pessoas que já sinalizaram que não irão fazer negócio com a marca ou, então, que não desejam mais receber os e-mails, do mesmo modo que se garante que não se está fazendo envios para e-mails que são inválidos.
Ausência de critérios para envio
Muitas pessoas são bombardeadas com frequência por e-mails, e passam por eles sem realmente olhar o seu conteúdo. Por essa razão, é muito importante saber quando enviar, em que horário enviar, e para quem enviar. A ausência dos critérios adequados pode ser uma grande vilã que tem grandes chances de fazer seus e-mails não cumprirem o objetivo adequado.
Cadência inadequada
Além disso, uma cadência de e-mails inadequada também pode ser bastante problemática e deve ser evitada. Conforme o seu público e o seu próprio objetivo, você deve optar por uma cadência que não seja nem frequente demais, e nem infrequente demais.
Como a Stone Station pode te ajudar?
Com o auxílio da plataforma da Stone Station, você pode encontrar os leads qualificados para que você faça o envio dos e-mails, e assim montar a mailing list perfeita para atingir o seu objetivo. Você terá acesso a perfis de empresas com filtros diversos como atividade, geolocalização e muito mais para te ajudar a escolher a cadência perfeita para a sua campanha.
E, não apenas isso, na plataforma da Stone Station pode te auxiliar no enriquecimento dos dados da sua empresa com relação aos seus leads. Afinal, dados confiáveis são vitais para toda empresa, e a Data Stone é a especialista nisso!
Um e-mail bem construído enviado com a cadência correta é a chave para que qualquer campanha de e-mails para engajamento funcione corretamente. Com a ajuda da Stone Station e seus serviços, você tem a garantia de que construiu sua campanha com base em dados confiáveis e que o sucesso dos seus projetos não é mais uma questão de sorte – é questão de tempo.