O que é White Label e como isso pode ajudar o seu negócio?

O que é White Label e como isso pode ajudar o seu negócio

O White Label é um modelo que cresce cada vez mais no mercado, afinal, esse formato ajuda cada vez mais as empresas a melhorarem seu desempenho. Com ele, é possível encontrar soluções de modo mais rápido e eficiente, assim como expandir os seus negócios e conquistar cada vez mais o nicho de mercado na qual a sua empresa está inserida.

No entanto, para aplicar com eficácia o White Label, é essencial contar com uma excelente inteligência de dados – confiável e enriquecida, na medida certa. Para isso, conte com a Data Stone e suas ferramentas para encontrar leads qualificados com facilidade, para que sua equipe esteja apta a direcionar suas estratégias, de acordo com a LGPD. 

O que é White Label?

O White Label é uma forma de negócio que consiste na venda de um produto para que ele seja utilizado e revendido por outra marca, como se tivesse sido efetivamente produzido por ela, ou seja, como uma revenda.

Fábricas de roupas são um ótimo exemplo desse modelo de negócio. Muitas marcas compram roupas com etiquetas brancas (“white labels”) de fábricas, e apenas imprimem suas marcas sobre essas etiquetas antes de vendê-las, como se tivessem sido as marcas a produzir a roupa.

O que é White Label
Fonte/Reprodução: original

Essa prática ilustra muito bem o funcionamento do White Label, e demonstra o que ele e como funciona. Transfere-se a responsabilidade da criação das roupas para outra empresa, enquanto a marca em si tem apenas a responsabilidade de personalizar o produto e vendê-lo, tornando todo o processo muito mais dinâmico. 

O White Label como conhecemos hoje é justamente isso: um modelo de negócios que consiste na terceirização da criação dos produtos e soluções, focado na agilidade e na praticidade, onde você pode evoluir e expandir os seus empreendimentos a partir de soluções que podem ser personalizadas para as necessidades da sua empresa. 

Como o White Label pode te ajudar com seu negócio?

Uma das principais vantagens do White Label é a velocidade. Ao adquirir uma solução desse tipo, você economiza tempo por ter em mãos um produto praticamente pronto, que precisa apenas ser adaptado e personalizado para a sua marca. 

Outro ponto importantíssimo a ser mencionado são os custos. Adquirir esse tipo de produto ou serviço implica em custos muito menores, se comparado com a criação de um produto ou solução do zero. Imagine contratar todo um time, fazer o brainstorming, todo esse processo leva tempo e tem gastos elevados para sua empresa. Alguns outros benefícios são:

Escalabilidade

Esse é um grande benefício, praticamente uma soma dos dois mencionados anteriormente. Economizando tempo e dinheiro, é possível escalar a venda do produto muito mais rapidamente e por custos muito menores, o que é uma vantagem indispensável em qualquer negócio.

Adaptabilidade

Apesar de o White Label ser especialmente comum atualmente no meio digital, existem inúmeras outras formas de negócio que funcionam desse modo. Portanto, independentemente do seu ramo, há uma grande possibilidade de que haja uma adaptação desse modelo para o seu tipo de negócio. 

Nesse sentido, podemos citar até mesmo os supermercados, que compram produtos de marcas diferentes, mas o vendem sob sua marca. Mesmo que as marcas dos produtos em si ainda existam e estejam presentes, o foco está na marca do supermercado. Com isso, o White Label se torna uma estratégia bem interessante de se investir e fazer com que gere bons resultados, de acordo com o seu nicho.

Diferentes soluções

Embora o uso mais comum dessa prática seja adquirir um produto para revenda, ela não se limita de modo algum a isso, e existe em diferentes contextos. Por exemplo, pode-se adquirir um modelo pronto de loja digital, adaptar para o estilo da sua marca, e utilizar como a plataforma pela qual você venderá os seus produtos. 

Qual a diferença de Private Label e White Label?

No modelo de negócio White Label, você possui um determinado produto que pode ser vendido a diferentes empresas e personalizado conforme as necessidades de cada uma delas. No Private Label, a criação de um produto ou solução também é terceirizada – no entanto, algo específico é feito para cada cliente, e somente o cliente em questão pode comercializar o produto.

Em um modelo Private Label, os valores costumam ser razoavelmente mais elevados e leva-se um tempo maior para produzir. No entanto, além do fator exclusividade, há a possibilidade de acompanhar de perto a produção e garantir que a qualidade da solução seja alta e esteja totalmente adequada ao seu desejo. 

Quando falamos do White, suas características são agilidade e baixo custo. No entanto, é preciso ter em mente que isso pode vir a custo da qualidade, uma vez que a agilidade e a escalabilidade da produção podem gerar instabilidades no quesito de qualidade, além da impossibilidade de averiguar de perto o processo de desenvolvimento do produto.

Embora o Private Labeling possa fornecer um produto de maior qualidade com uma personalização maior, seu alto custo pode torná-lo desfavorável. Do mesmo modo, a dificuldade em acompanhar o processo de produção de um produto White pode tornar a escolha por ele complicada, apesar da agilidade e dos bons preços presentes nessa estratégia.

Como funciona o processo de White Label?

Normalmente uma empresa oferece a um cliente um determinado produto, uma solução para uma questão que ele precise resolver no momento, com a possibilidade de personalizar esse produto em questão como uma espécie de diferencial. 

Uma vez que os produtos desse tipo são vendidos para clientes diversos, a personalização de modo geral é de grande importância para a adaptação do produto para a empresa que o adquiriu, para que ele se torne “da empresa” de fato. Após isso, é uma questão apenas de ajustar detalhes e se certificar de que a empresa que fornece o produto cumpra as demandas no tempo e da qualidade esperadas. 

Como funciona o processo de White Label
Fonte/Reprodução: original

É interessante notar que, diferentemente de outros modelos, normalmente o White é livre de fatores como direitos autorais, o que permite que mesmo após adquirido, o produto possa sofrer alterações e ser usado de modos diversos, garantindo bastante liberdade para quem adquire produtos nessa modalidade. 

Devemos lembrar também que esse modelo não é o mesmo que o franqueamento. Ao adquirir uma franquia, você não tem liberdade de modificar e adaptar a marca de algum modo, e precisa seguir o molde da marca. Já no White, você está adquirindo uma solução – ou seja, um produto -, que pode perfeitamente ser adaptado para as suas necessidades.

Como a Stone Station pode te ajudar com White Label?

Com a ajuda da Stone Station, você poderá encontrar dados de diversas empresas que fornecem esse tipo de serviço em nossa lista de leads e fornecedores para, assim, encontrar a empresa perfeita para te auxiliar a expandir o seu empreendimento com esse modelo de negócio. 

É de extrema importância escolher bem a empresa que irá te fornecer seus produtos, afinal, eles serão o meio pelo qual sua empresa vai trabalhar, e os serviços da Data Stone é capaz de te fornecer os dados atualizados para que você faça essa escolha da melhor forma possível.

Em nosso site, é possível observar diversos outros serviços que te fornecem dados atualizados de leads para que, com isso, sua equipe aborde os contatos certos e realizar sua conversão. 

Com o White Label, você pode ter a possibilidade de escalar e desenvolver os seus negócios de modo ágil e com baixos custos, terceirizando a parte mais complexa, e mantendo a identidade da sua empresa. Conte com a Data Stone para conseguir excelentes contatos e trabalhá-los para fazer ótimos negócios!