O que é White Label e como isso pode ajudar o seu negócio?

O White Label é um modelo que cresce cada vez mais no mercado, afinal, esse formato ajuda cada vez mais as empresas a melhorarem seu desempenho. Com ele, é possível encontrar soluções de modo mais rápido e eficiente, assim como expandir os seus negócios e conquistar cada vez mais o nicho de mercado na qual a sua empresa está inserida.
No entanto, para aplicar com eficácia o White Label, é essencial contar com uma excelente inteligência de dados – confiável e enriquecida, na medida certa. Para isso, conte com a Data Stone e suas ferramentas para encontrar leads qualificados com facilidade, para que sua equipe esteja apta a direcionar suas estratégias, de acordo com a LGPD.
O que é White Label?
O White Label é uma forma de negócio que consiste na venda de um produto para que ele seja utilizado e revendido por outra marca, como se tivesse sido efetivamente produzido por ela, ou seja, como uma revenda.
Fábricas de roupas são um ótimo exemplo desse modelo de negócio. Muitas marcas compram roupas com etiquetas brancas (“white labels”) de fábricas, e apenas imprimem suas marcas sobre essas etiquetas antes de vendê-las, como se tivessem sido as marcas a produzir a roupa.

Essa prática ilustra muito bem o funcionamento do White Label, e demonstra o que ele e como funciona. Transfere-se a responsabilidade da criação das roupas para outra empresa, enquanto a marca em si tem apenas a responsabilidade de personalizar o produto e vendê-lo, tornando todo o processo muito mais dinâmico.
O White Label como conhecemos hoje é justamente isso: um modelo de negócios que consiste na terceirização da criação dos produtos e soluções, focado na agilidade e na praticidade, onde você pode evoluir e expandir os seus empreendimentos a partir de soluções que podem ser personalizadas para as necessidades da sua empresa.
Como funciona o modelo de negócios white label
O White Label funciona do seguinte modo: uma empresa cria um produto ou serviço, vende para uma segunda empresa, esta coloca a sua marca neste mesmo serviço e item que então é vendido sob a marca deste revendedor, sem fazer referência ao fabricante original. Esse modelo é ideal para varejistas que desejam popularizar a sua marca e nome.
Vantagens do white label para empresas
Existem várias vantagens em entender o que é White Label, como ter flexibilidade, menos riscos na produção e ampliar a variedade de ofertas de produtos e serviços. Conhecer essas vantagens é interessante e de modo geral permite que qualquer negócio possa se desenvolver com muito mais variedade em seu catálogo – saiba quais são:
- Rapidez no Lançamento: empresas podem encomendar com antecedência produtos antes de lançá-los, se resguardando de problemas com a produção;
- Foco na Marca: negócios que desejam emplacar sua marca, mas não conta com recursos de produção podem focar em seu nome no mercado;
- Acesso a Produtos de Qualidade: serviços e produtos White Label fornecem itens de qualidade para empresas e seus clientes;
- Flexibilidade: marcas tem muito mais flexibilidade para trabalhar com produtos e serviços diferentes, mesmo aqueles que não tem familiaridade com a produção;
- Escalabilidade: White Label permite que sua empresa aumente seu tamanho e a variedade de serviços sem comprometer seu desempenho em lucro;
- Menor Risco: em um processo de produção natural uma empresa se vê diretamente responsável por problemas e acidentes na produção, diferente no White Label;
- Variedade de Ofertas: o White Label permite muito mais variedade nos produtos que uma empresa tem a oferecer;
- Apoio do Fornecedor: boa parte dos produtos White Label conta com uma série de benefícios, como suporte do fornecedor, bonificações e personalização;
- Oportunidade de Parcerias: comprar com fornecedores White Label pode ampliar seu quadro de parcerias interessantes.
Todos esses elementos juntos formam uma série de razões interessantes para que uma empresa conheça o que é White Label e opte por esse modelo de negócios. Essa lista de vantagens e benefícios pode ser ainda maior a depender do modo como sua empresa faz negócios e demais particularidades.
Como o White Label pode te ajudar com seu negócio?
Uma das principais vantagens do White Label é a velocidade. Ao adquirir uma solução desse tipo, você economiza tempo por ter em mãos um produto praticamente pronto, que precisa apenas ser adaptado e personalizado para a sua marca.
Outro ponto importantíssimo a ser mencionado são os custos. Adquirir esse tipo de produto ou serviço implica em custos muito menores, se comparado com a criação de um produto ou solução do zero. Imagine contratar todo um time, fazer o brainstorming, todo esse processo leva tempo e tem gastos elevados para sua empresa. Alguns outros benefícios são:
Escalabilidade
Esse é um grande benefício, praticamente uma soma dos dois mencionados anteriormente. Economizando tempo e dinheiro, é possível escalar a venda do produto muito mais rapidamente e por custos muito menores, o que é uma vantagem indispensável em qualquer negócio.
Adaptabilidade
Apesar de o White Label ser especialmente comum atualmente no meio digital, existem inúmeras outras formas de negócio que funcionam desse modo. Portanto, independentemente do seu ramo, há uma grande possibilidade de que haja uma adaptação desse modelo para o seu tipo de negócio.
Nesse sentido, podemos citar até mesmo os supermercados, que compram produtos de marcas diferentes, mas o vendem sob sua marca. Mesmo que as marcas dos produtos em si ainda existam e estejam presentes, o foco está na marca do supermercado. Com isso, o White Label se torna uma estratégia bem interessante de se investir e fazer com que gere bons resultados, de acordo com o seu nicho.
Diferentes soluções
Embora o uso mais comum dessa prática seja adquirir um produto para revenda, ela não se limita de modo algum a isso, e existe em diferentes contextos. Por exemplo, pode-se adquirir um modelo pronto de loja digital, adaptar para o estilo da sua marca, e utilizar como a plataforma pela qual você venderá os seus produtos.
Qual a diferença de Private Label e White Label?
No modelo de negócio White Label, você possui um determinado produto que pode ser vendido a diferentes empresas e personalizado conforme as necessidades de cada uma delas. No Private Label, a criação de um produto ou solução também é terceirizada – no entanto, algo específico é feito para cada cliente, e somente o cliente em questão pode comercializar o produto.
Em um modelo Private Label, os valores costumam ser razoavelmente mais elevados e leva-se um tempo maior para produzir. No entanto, além do fator exclusividade, há a possibilidade de acompanhar de perto a produção e garantir que a qualidade da solução seja alta e esteja totalmente adequada ao seu desejo.
Quando falamos do White, suas características são agilidade e baixo custo. No entanto, é preciso ter em mente que isso pode vir a custo da qualidade, uma vez que a agilidade e a escalabilidade da produção podem gerar instabilidades no quesito de qualidade, além da impossibilidade de averiguar de perto o processo de desenvolvimento do produto.
Embora o Private Labeling possa fornecer um produto de maior qualidade com uma personalização maior, seu alto custo pode torná-lo desfavorável. Do mesmo modo, a dificuldade em acompanhar o processo de produção de um produto White pode tornar a escolha por ele complicada, apesar da agilidade e dos bons preços presentes nessa estratégia.
Como funciona o processo de White Label?
Normalmente uma empresa oferece a um cliente um determinado produto, uma solução para uma questão que ele precise resolver no momento, com a possibilidade de personalizar esse produto em questão como uma espécie de diferencial.
Uma vez que os produtos desse tipo são vendidos para clientes diversos, a personalização de modo geral é de grande importância para a adaptação do produto para a empresa que o adquiriu, para que ele se torne “da empresa” de fato. Após isso, é uma questão apenas de ajustar detalhes e se certificar de que a empresa que fornece o produto cumpra as demandas no tempo e da qualidade esperadas.

É interessante notar que, diferentemente de outros modelos, normalmente o White é livre de fatores como direitos autorais, o que permite que mesmo após adquirido, o produto possa sofrer alterações e ser usado de modos diversos, garantindo bastante liberdade para quem adquire produtos nessa modalidade.
Devemos lembrar também que esse modelo não é o mesmo que o franqueamento. Ao adquirir uma franquia, você não tem liberdade de modificar e adaptar a marca de algum modo, e precisa seguir o molde da marca. Já no White, você está adquirindo uma solução – ou seja, um produto -, que pode perfeitamente ser adaptado para as suas necessidades.
Setores que utilizam o white label
Embora praticamente qualquer setor possa utilizar White Label, há alguns que se consagram pelo seu uso comum, como é o caso da tecnologia, setor alimentício e até mesmo serviços financeiros. Nesses setores, o White Label se desenvolve e atinge um grande nível de excelência, além de garantir várias possibilidades.
Tecnologia e software
O setor de tecnologia e software é um dos mais populares e onde o White Label tem grande importância. Aqui softwares, plataformas digitais, aplicativos e uma série de outros programas são criados e fornecidos para uma empresa que passa a colocar sua marca nesses mesmos serviços de tecnologia.
Alimentação e bebidas
Um dos mercados onde mais é importante entender o que é White Label é o alimentício e de comercialização de bebidas. Fornecedores de bebidas, alimentos industrializados e até mesmo produtos do setor perecível vendem seus produtos sem marca para que varejistas e redes de mercado possam colocar a sua marca.
Moda e cosméticos
Existem vários itens de moda e cosméticos que também são fornecidos de maneira White Label, para que lojas que comercializam esses produtos possam colocar a sua marca. É muito importante para setores que trabalham com serviços e produtos deste gênero, de forma que possam ampliar a variedade de itens e focar na escalabilidade do negócio.
Serviços financeiros
Por incrível que pareça um dos setores que mais sabe o que é White Label é o financeiro, onde empresas fornecem uma série de serviços que possibilitam o crescimento de outros negócios, especialmente em investimento. Há um crescimento cada vez maior em serviços de tokenização e vendas desses ativos digitais, onde as plataformas White Label são realmente importantes.
Como escolher um fornecedor de produtos white label
Compreender o que é White Label não é o suficiente para que uma empresa possa ingressar neste mercado, ou participar deste modelo de negócios, de modo eficiente. É preciso saber como escolher um bom fornecedor, o que deve ser analisado e a melhor maneira de tirar o máximo proveito de negócios que produzem bens e serviços White Label.
Critérios a considerar na seleção
O primeiro passo é conhecer critérios importantes de seleção do melhor fornecedor, como um bom preço, reputação no mercado e qualidade nos bens e serviços produzidos. Alguns desses critérios são essenciais ou impactam diretamente o serviço ou bem em que a empresa colocará sua marca. Veja alguns critérios:
- Verifique a sua reputação no mercado;
- Certifique-se da qualidade dos produtos;
- Busque um bom custo benefício;
- Veja a autoridade do fornecedor;
- Procure recomendações de seus antigos clientes.
Aplique esses critérios na hora de escolher o melhor fornecedor White Label. Este cuidado permite que bens e serviços possam auxiliar sua empresa e não prejudicá-la com produtos que não sejam de boa qualidade.
Importância da qualidade e reputação do fornecedor
Ter uma boa qualidade nos produtos e serviços comercializados, mesmo que por White Label, é muito importante, pois no final eles serão utilizados por sua marca. Para todos os efeitos, é sua empresa que será impactada negativamente por um produto de má qualidade, por isso é fundamental prestar atenção na reputação do fornecedor desses serviços.
Desafios e considerações ao trabalhar com white label
Embora o White Label ofereça várias vantagens e benefícios, é necessário haver uma consideração séria a respeito dos desafios e do que significa de fato adotar esse tipo de negócio. Quanto maior sua compreensão, seja das vantagens e desvantagens, melhor será seu aproveitamento e possibilidade de lucrar com esse modelo de mercado.
Dependência do fornecedor
Toda empresa que atua com o que é White Label depende do fornecedor para ter aquele tipo de produto. Desta forma não há tanta liberdade para personalizar, acertar detalhes de produção e até mesmo garantir a qualidade do produto de maneira que maximamente favorece sua empresa ou clientes.
Necessidade de diferenciação de marca
Uma empresa que trabalha com negócios White Label deve ter plena consciência de que os produtos e serviços dos outros compradores terá a mesma aparência que o seu. Esta falta de diferenciação pode ser vista como pouca originalidade por seus clientes e o mercado em geral, considere essa desvantagem ao comprar e comercializar esses itens.
Gestão de qualidade e feedback do cliente
Para garantir que os produtos White Label comercializados por sua empresa sejam de fato de qualidade, sempre procure manter um feedback constante com seus clientes, com foco na gestão de qualidade. É importante que esse serviço seja sempre realizado, para que assim a empresa entenda as necessidades e recepção dos produtos White Label.
Agora que entendemos melhor o que é White Label, procure a Data Stone para encontrar esses fornecedores. A Stone Station, plataforma exclusiva da Data Stone, pode fornecer os contatos desses fornecedores e garantir que sua empresa encontre exatamente os bens e serviços que necessita no mercado. Conte com nossos dados atualizados e qualificados para ter o que necessita em sua empresa.
Como a Stone Station pode te ajudar com White Label?
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É de extrema importância escolher bem a empresa que irá te fornecer seus produtos, afinal, eles serão o meio pelo qual sua empresa vai trabalhar, e os serviços da Data Stone é capaz de te fornecer os dados atualizados para que você faça essa escolha da melhor forma possível.
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Com o White Label, você pode ter a possibilidade de escalar e desenvolver os seus negócios de modo ágil e com baixos custos, terceirizando a parte mais complexa, e mantendo a identidade da sua empresa. Conte com a Data Stone para conseguir excelentes contatos e trabalhá-los para fazer ótimos negócios!