6 Benefícios de usar uma base de dados de clientes segmentada

6 Benefícios de usar uma base de dados clientes segmentada

Há diversos benefícios em oferecer para sua empresa uma base de dados segmentados e enriquecidos, com informações de qualidade sobre o público que você deseja alcançar. Informação é sinônimo de conhecimento e pode criar a base para estratégias, tornar as atividades da empresa mais conscientes e mostrar qual o melhor caminho para vender mais. 

Praticamente, qualquer atividade de uma empresa pode ser potencialmente melhorada por meio de uma base de dados adequada. Com informações contidas e colhidas desses dados, é possível compreender melhor seus clientes B2B potenciais, entender como funciona o pipeline de vendas e investir em melhorias na venda dos seus colaboradores. 

Uma perspectiva mais seletiva

O primeiro benefício de ter uma base de dados segmentada é poder olhar de modo mais seletivo para seus clientes B2B. Quando não há segmentação, é difícil ter um olhar preciso do mercado, por haver diferentes nomes que não foram separados de acordo com qualidades e características parecidas. 

Uma perspectiva mais seletiva
Fonte/Reprodução: original

Segmentar significa separar, dividir seu público B2B de acordo com determinadas características que possam identificá-los melhor. Desta forma é possível adotar estratégias de vendas e abordagem que são, ao mesmo tempo, gerais, mas muito mais precisas e focadas em atingir determinado grupo. Entre os principais filtros de segmentação B2B, estão: 

  • Tamanho da empresa; 
  • Área de atuação;
  • CNAE;
  • Região;
  • Políticas internas; 
  • Número de filiais;
  • Necessidades;
  • Business Persona.

Cada tipo de empresa pode ter ainda seus próprios segmentos e áreas para dividir seus clientes B2B. Por isso que o processo de enriquecimento de base de dados deve ser focado em sua empresa, este é o caso do serviço da Data Stone capaz de fornecer ainda mais informações B2B para seu negócio trabalhar junto aos seus colaboradores. 

Amplia o entendimento sobre o mercado

Conhecer o mercado é uma parte essencial para as atividades de uma empresa, especialmente para vender, realizar marketing e até mesmo produzir novos produtos e serviços. Uma base de dados enriquecida pode revelar informações para a empresa poder compreender e entender melhor as dinâmicas do mercado.  

Essas informações são fundamentais para compreender seu próprio público e até mesmo criar sua buyer persona, que é a reunião das características que fazem de uma empresa um excelente comprador. 

Desta forma é possível criar estratégias focadas em públicos específicos, aqueles que compram com menos resistência, oferecem uma negociação rápida e favorecem até mesmo estratégias como Cross Selling  ou o Up Selling

Favorece as negociações

Ter em mãos determinadas informações a respeito dos seus leads e prospect é fundamental para conseguir negociar melhor. Vendedores e colaboradores devem conhecer seus leads B2B para atingir determinados gatilhos, convencer e por fim fechar um bom negócio, tudo isso com agilidade e mais praticidade. 

Outro uso importante da base de dados e suas informações é a fidelização dos clientes B2B. Quando uma empresa compreende melhor todos os dados a respeito dos seus prospect é possível criar relacionamentos mais duradouros, o que é já natural para o mercado B2B que tem compras mais recorrentes. 

Ajuda o marketing

A equipe de marketing também pode utilizar a base de dados para otimizar suas campanhas. Existem diversos estilos de marketing diferentes e todos eles são favorecidos pelos gatilhos mentais, algo que pode ser identificado por meio dos dados e informações para que assim sua equipe possa saber quais gatilhos usar. 

Com os dados e informações certas, é possível criar um marketing de mais qualidade e identificar certas tendências presentes no mercado e especialmente no seu público-alvo, como: 

  • Que tipo de marketing oferece mais sucesso;
  • Quais os meios de comunicação usados pelo público; 
  • Quais os serviços e produtos de maior apelo; 
  • Qual a região e localização do seu público B2B. 

Para empresas que desejam ter um marketing fortalecido vale muito a pena ter dados do seu público-alvo. Quando segmentados, esses dados são ainda mais importantes e farão a diferença para seu marketing. 

Pode personalizar as atividades da empresa

Um excelente benefício do uso dos dados é personalizar profundamente as atividades da empresa. Toda empresa pode utilizar informações para adaptar suas ações de mercado de maneira mais séria, com foco em oferecer serviços personalizados, adaptados e focados em atender as necessidades de seu público-alvo. 

Em certos casos é possível até mesmo criar e personalizar abordagens, criar um roteiro de vendas que considere as características do seu público alvo e até mesmo planos de longo prazo. Quanto mais preparados para lidar com seus leads B2B, melhores podem ser os resultados das vendas. 

Diminui o churn

O churn é um problema sério em empresas, essa taxa mede o número de abordagens e estratégias que não deram certo. Quanto maior o churn, maior tende a ser desperdício da empresa tanto de seus recursos, material humano, esforço e até mesmo de tempo, é fundamental diminuir sempre esse número. 

Porém, com uma base de dados é possível reverter esse cenário e oferecer cada vez mais estratégias focadas e bem sucedidas para seu time comercial. Uma boa base de dados também pode ser com o tempo enriquecida, para que seus colaboradores aprendam com o erro. 

As informações já segmentadas são fundamentais para garantir ainda mais precisão para estratégias e abordagens diferentes, o que auxilia ainda mais a diminuir o churn. Quanto mais informações específicas uma empresa tiver, melhor será para elevar o sucesso de suas estratégias. 

Como ter uma base de dados de clientes segmentada?

Para ter uma boa base de dados de clientes segmentada, é essencial ter um sistema que possa compreender e oferecer esses dados para seus colaboradores. O uso de planilhas é recomendado, assim como softwares e equipamentos eletrônicos que podem ser compartilhados em tempo real. 

Como ter uma base de dados de clientes segmentada
Fonte/Reprodução: original

Um sistema em nuvens também é excelente para favorecer a agilidade e praticidade com que essas informações são encontradas e compartilhadas. E claro, ter parceiros como a Data Stone, capazes de otimizar e oferecer mais dados para sua empresa, se torna fundamental para a segmentação dessas informações. 

Qual a importância de uma boa base de dados de clientes segmentada?

Há uma importância enorme em ter uma base de dados já segmentada, como oferecer mais possibilidades para que sua empresa possa trabalhar e otimizar estratégias que já são praticadas por seus colaboradores. Especialmente o time comercial se favorece bem de informações segmentadas. 

Essa influência de uma base de dados segmentada vai além e pode ser observada em diferentes áreas, como no marketing. Os decisores da empresa que compram no mercado também podem utilizar a base de dados para aumentar a economia e diminuir os gastos na hora de comprar.  

Como a Data Stone pode te ajudar com a segmentação de clientes?

E, para obter dados B2B qualificados, confiáveis e segmentados, conte com o serviço da Data Stone de enriquecimento de dados. Somos especialistas no mercado B2B e oferecemos um serviço completo na área, capaz de atualizar sua base de dados com muito mais precisão. 

Com a Data Stone é possível que sua empresa esteja mais preparada para lidar com o seu público-alvo. Os serviços e profissionais que atuam na Data Stone são especialistas em identificar os melhores dados e fornecê-los para sua empresa, sempre conforme a LGPD. 

Dados são uma ferramenta poderosa no mundo corporativo, capazes de oferecer uma perspectiva mais completa sobre o mercado, seu público-alvo e outros elementos. Quanto mais os dados forem integrados em diferentes processos da empresa, mais precisos e eficientes esses processos podem se tornar.