Guia completo de CRM: Como gerenciar relacionamentos com clientes de forma eficiente

Ter em mãos um guia completo de CRM é fundamental para utilizar a plataforma corretamente, visto que muitos possuem dúvidas a respeito dela. O CRM é uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente, que permite trabalhar critérios como vendas e atendimentos feitos pelos profissionais da empresa. Assim, é possível se comunicar eficientemente com os leads e com os seus clientes.
Nos tempos atuais, tem sido cada vez mais importante atuar com ferramentas robustas que auxiliem na análise de dados e permitam o desenvolvimento de uma relação duradoura. É essencial se destacar para conquistar mais clientes que tem interesse no serviço oferecido pela marca e se organizar internamente com certeza é o primeiro passo.
Como funciona um CRM?
O CRM auxilia na coleta, armazenamento e gerenciamento de informações a respeito de clientes fidelizados e leads potenciais. Através da ferramenta, é possível aprimorar as estratégias de marketing a fim de gerar oportunidades exclusivas ao negócio e facilitar o conhecimento sobre o público captado. Entenda agora como ele funciona:
- Rastreamento e gerenciamento de dados;
- Conexão de toda a equipe no CRM;
- Apresenta e-mails dos clientes;
- Simplifica tarefas semelhantes para ocorrer um acompanhamento adequado dos leads;
- Apresenta insights rápidos;
- Extensível e personalizável.
Diversos CRMs são personalizáveis para atender as necessidades da empresa e proporcionar um trabalho eficiente e ágil. Os colaboradores conseguem consultar os dados com mais praticidade, encontrar o que precisam em segundos, dar continuidade aos atendimentos e agendar reuniões com os potenciais leads.

Além disso, ao invés de uma empresa ter que inserir as informações manualmente, ela consegue utilizar o CRM que puxa todos os dados e os insere na ferramenta. Inclusive, uma plataforma robusta e de alta qualidade permite salvá-los diretamente em nuvem a fim de facilitar o acesso e compartilhamento entre os funcionários quando necessário.
Quais as características principais de um CRM?
O CRM se integra a diferentes ferramentas de gestão, como o ERP, e consegue realizar a abertura de documentos externos, como os dados obtidos através da Stone Station com a prospecção feita na plataforma.
Nesse guia completo de CRM, você também entende que a ferramenta auxilia no gerenciamento e análise do funil de vendas. Determinadas informações de clientes mais antigos, por exemplo, podem ser separadas na personalização por uma categoria que evidencie a necessidade de realizar contatos constantes para mantê-los ativos na base.
Uma das principais e mais importantes características que trazemos no guia completo de CRM é o histórico de vendas. É justamente com esse aspecto que as empresas conseguem verificar as conversas tidas com os potenciais clientes, quais as necessidades deles e retomar o atendimento repleto de dados importantes que poderão auxiliar na conversão.
Como gerenciar os relacionamentos com clientes de forma eficiente com o CRM?
Para gerenciar os relacionamentos, é preciso acompanhar todo o histórico de atendimentos feitos pela equipe comercial a fim de compreender o que foi abordado nas conversas. Dessa forma, é possível entender o tipo de diálogo utilizado, quais eram as necessidades dos leads e, assim, conseguir ajudá-los da melhor maneira por meio de um atendimento exclusivo.
Caso o lead tenha sido prospectado e é novo na base, nesse guia completo de CRM, explicamos sobre a importância de realizar comunicações regulares. A intenção é manter esse potencial cliente ativo na base e através da ferramenta você e sua equipe têm maiores chances de convertê-lo por usarem essas informações a favor da empresa.
Qual a importância de um bom CRM?
Um dos principais pontos que tornam o CRM importante é sua funcionalidade ágil e por apresentar os dados de clientes organizadamente. Com o uso de uma ferramenta organizacional, anotar as informações em blocos de notas ou post-its é coisa do passado, visto que o sistema dispõe desses dados para consulta a qualquer momento.

Com o guia completo de CRM, você entende que através da ferramenta é possível manter um número maior de clientes ativos na base, ter chances melhores de vender e fortalecer o relacionamento com esse público. Nela, é possível consultar conversas anteriores e entender o que foi abordado para proporcionar um atendimento acolhedor.
É essencial também saber com o nosso guia completo de CRM que essa ferramenta possui variações e funcionalidades diferentes. O adequado é analisar a ideal para a empresa conseguir realizar um trabalho eficiente e seguro.
CRM Local
CRM On-Premise é uma ferramenta inserida no servidor físico da companhia que demanda de manutenção constante para funcionar corretamente. Ou seja, é necessário dispor de uma equipe de TI completa para não ter problemas e conseguir se comunicar com os leads.
CRM em Nuvem
O CRM Cloud não precisa ser instalado nas máquinas por ser uma opção online, prática de trabalhar e que não exige um time de TI para fazer manutenções pontuais. Nesse caso específico, os profissionais da empresa gerenciam as informações remotamente por um smartphone, notebook ou desktop.
Benefícios de um bom CRM
Um dos mais notórios benefícios da ferramenta é o fato de melhorar o relacionamento com os clientes e proporcionar maior praticidade para conversar com os leads. Através do histórico, os profissionais têm um ponto de partida para seguir e sabem exatamente o que devem abordar nas conversas para conseguir convertê-los.
Melhor controle das vendas
No guia completo de CRM, saiba que a ferramenta permite analisar o histórico de contatos feitos com os clientes. Assim, é possível entender melhor quais as necessidades do público, o tipo de comportamento e, dessa forma, avaliar ticket médio e gatilhos que podem levá-los a comprar.
Acompanhamento de propostas
Através da gestão de relacionamento, os colaboradores conseguem fazer o acompanhamento integral de todas as propostas realizadas aos leads. Nesse caso, os profissionais conseguem acompanhar o status das negociações e quais as próximas etapas devem ser realizadas.
Otimização de follow-up
Realizar o follow-up é importante para as companhias que querem manter as vendas em crescimento, por ser através dessa etapa que se pode continuar com os contatos e realizar novas reuniões para poder converter os potenciais leads em clientes.
Informações centralizadas
Ter informações centralizadas é essencial para abordar com mais confiança e segurança os leads, tirar dúvidas e também se preparar para possíveis respostas negativas. E com o guia completo de CRM, você tem a possibilidade de analisar os dados obtidos para definir estratégias e poder realizar a conversão dos leads.
Melhor controle do tempo
É essencial otimizar o tempo para realizar diferentes atividades fundamentais à empresa, e com o CRM os funcionários conseguem ter acesso às informações necessárias em instantes para entrar em contato com os potenciais clientes ao invés de organizar tudo manualmente.
Principais serviços da Data Stone!
Além deste guia completo do CRM para as empresas utilizarem diariamente e terem maior praticidade no gerenciamento de dados, a Data Stone também realiza serviços exclusivos, que podem auxiliar o seu negócio crescer ainda mais, os quais são:
- Enriquecimento de dados: ideal para atualizar dados de cadastros;
- Mailing: contatos de outras empresas;
- Stone Station: perfeita para obter informações de empresas, prospectar novos clientes e enriquecer dados;
- Stone Lab: projetos customizados;
- Prospecção Terceirizada: feita por especialistas para prospectar leads ativamente;
- Módulo B2B: você contrata o serviço e pode adquirir informações exclusivas de leads.
Através do guia completo de CRM, você tem a oportunidade de trabalhar com uma ferramenta robusta e que organizará os dados dos seus leads e clientes com maior praticidade e agilidade. Dessa forma, é possível aprimorar o processo de vendas e centralizar informações a fim de analisá-las com maior eficiência.
É indispensável incluir o CRM nos processos internos da sua empresa e assim desenvolver uma relação duradoura com os potenciais leads e clientes já fidelizados. Lembre-se que com os serviços da Data Stone é possível auxiliar o seu negócio a crescer no mercado com ferramentas exclusivas! Acesse o site e descubra a solução perfeita!