Estratégias de Vendas B2B: Dicas e técnicas para o Sucesso

Estratégias de Vendas B2B Dicas e técnicas para o Sucesso

Uma empresa especializada em vender uma solução precisa definir estratégias de vendas B2B qualificadas e que auxiliem na conquista de bons resultados. Sem considerar esse processo, é muito mais desafiador se manter em um mercado amplo, concorrido e com outras companhias que sabem como prospectar e converter os leads em clientes fiéis.

Saber inovar e aplicar as tendências atuais na empresa pode fazer diferença, principalmente ao se escolher a Data Stone! Nossa empresa é especialista em solução de dados, e você pode encontrar tudo o que precisa a respeito dos seus potenciais leads conosco para desenvolver estratégias adequadas e que se complementam com boas técnicas.

Definição de cliente ideal

Entre as principais estratégias de vendas B2B, está a definição de buyer persona, que precisa ser feita pelas empresas para saber o tipo de público-alvo que precisa ser prospectado. Se uma marca não realiza esse processo, como ela pode conseguir vender e fechar bons negócios? O adequado é definir o ICP com base em análise de dados da companhia e do público de interesse.

Definição de cliente ideal
Fonte/Reprodução: original

Para definir o ICP, é preciso ter em mãos informações como porte da empresa, estrutura do negócio, ticket médio, ciclo de vendas e organização da equipe. Esses são dados fundamentais para ter sucesso no processo de vendas e conseguir encontrar os melhores leads do mercado através da Data Stone com o módulo B2B, que dispõe de informações valiosas como essas, conforme a LGPD.

Plano de ação

Não se deve iniciar os primeiros contatos com os leads sem excelentes estratégias de vendas B2B definidas. É indispensável ter um bom plano de ação para entender como o processo de vendas acontecerá e o que pode ser mudado, se necessário, para ter mais precisão no processo.

É possível, por exemplo, montar um plano de ação completo dias ou semanas antes de abordar os leads. Dessa forma, os profissionais se sentirão confiantes de conversar com os potenciais clientes, de apresentar informações relevantes, tirar dúvidas e explicar os porquês de comprar com a empresa.

Seguimento de etapas

Para poder ter sucesso com as estratégias de vendas B2B, a empresa precisa seguir cada um dos planos desenvolvidos para conseguir converter os leads. Não é indicado atropelar esses processos, pois é através deles que se pode chegar ao resultado esperado.

Sabemos que os ciclos de negociação B2B são prolongados e mais trabalhosos. Justamente por isso é que as empresas devem seguir os planos avaliativos. Dessa forma, os stakeholders demonstrarão maior interesse no que as marcas oferecem e alguns deles poderão ser adequados para converter.

Software de gestão financeira

Atuar com um software de gestão financeira tem sido cada vez mais importante, por ser através dele que as empresas conseguem analisar informações, verificar o andamento dos potenciais clientes pelo funil e ter uma tomada de decisões melhor. 

Companhias que têm uma ferramenta própria de gestão possuem um grande diferencial entre as concorrentes, ao conseguirem se comunicar melhor com as equipes de marketing e vendas. Organizações que não dialogam com os colaboradores encontram o dobro de problemas e erros, fatores que farão a diferença para empresas como a sua poderem crescer no mercado.

Ser especialista na solução

Uma empresa que entende exatamente sobre o tipo de solução que está vendendo faz muita diferença no momento de abordar os leads. É dessa forma que se pode trabalhar com argumentações eficientes e que façam os potenciais clientes cogitarem contratar o serviço ou comprar o produto com menos objeções.

Além de você ser especialista em sua solução, os colaboradores também precisam saber os pontos altos e baixos do que deve ser vendido e como pode ajudar os leads. Portanto, deve-se desenvolver estratégias de vendas B2B eficientes relacionadas às características do produto ou serviço para ter maiores chances de sucesso.

Investir em estratégias de marketing

O marketing é repleto de estratégias de vendas B2B que podem ajudar as companhias a ter uma maior efetividade de vendas. Para realmente ter sucesso e chegar aos resultados esperados, é necessário entender quais das seguintes modalidades são as mais adequadas de adotar no momento:

  • Marketing digital: acompanhamento de ações feitas em sites e blogs, possibilidade de melhorias;
  • Marketing de conteúdo: desenvolvimento de artigos e materiais relevantes para o público-alvo;
  • Inbound marketing: atração de clientes para a empresa por meio de soluções compatíveis com as necessidades do lead;
  • Outbound marketing: empresas atuam ativamente em busca de novos clientes;
  • Marketing de produto: criação de identificação do produto com os clientes;
  • Marketing de relacionamento: captação e fidelização dos potenciais clientes e continuidade de contato com eles;
  • Marketing de influência: estratégia feita com pessoas influentes em um nicho. É feita a divulgação de serviços ou produtos;
  • E-mail marketing: ideal para enviar mensagens com catálogos de produtos e newsletter.

Dentre os tipos de marketing existentes está o e-mail, em que as empresas podem desenvolver estratégias de vendas B2B eficazes para se comunicar com o público-alvo. O recomendado é que o procedimento seja responsivo, com conteúdos de qualidade e interessantes, podendo ser enviados e-books, whitepapers, infográficos, convites para eventos, webinars ou newsletters semanais. 

Alinhar o time de marketing e vendas

Para as estratégias de vendas B2B poderem ser um sucesso, é indispensável alinhar a equipe de marketing e comercial. Ambos os times precisam conhecer muito bem os leads e clientes para desenvolverem um relacionamento duradouro e que os mantenha ativos na base.

Companhias que não realizam esse tipo de alinhamento, têm mais dificuldades de resolver problemas e até mesmo vender. Por consequência, as marcas começam a decair cada vez mais, pois as estratégias de vendas B2B já não funcionam e o público captado começa a migrar para as concorrentes.

Realize follow-ups

Follow-ups são acompanhamentos essenciais com os clientes para retomar atendimentos, tirar possíveis dúvidas, entender ainda mais as dores dos leads e apresentar boas soluções. Esse é o momento de iniciar o desenvolvimento de uma relação que deve ser de longo prazo para garantir negócios recorrentes com esses nomes.

As empresas que realmente querem crescer e conquistar mais espaço no mercado precisam fazer o acompanhamento frequente. Caso contrário, pode ser mais desafiador voltar a se relacionar com os leads que ficaram inativos na base, e o time comercial perde a oportunidade de fazer boas vendas.

Acompanhe as tendências do mercado

O mercado está em constante mudança e as empresas precisam acompanhar as tendências para se manter no topo, impactar os leads e conseguir vender. Mostrar que a marca é exclusiva e possui uma solução na qual é especialista, enquanto nenhum outro concorrente é, chama atenção e pode fazer o público ter vontade de contratar o que é oferecido.

Por isso, é importante contar com a Data Stone, especialista em solução de dados e que possui serviços exclusivos que podem ajudar o seu negócio crescer no mercado. Inove conosco e chegue aos seus potenciais clientes de maneira prática para desenvolver um relacionamento duradouro. 

Como melhorar as Estratégias de Vendas B2B com a Data Stone?

Para melhorar as estratégias de vendas B2B, contrate o nosso serviço de prospecção presente na plataforma Stone Station. Com facilidade, você usa os filtros disponíveis e consegue encontrar tudo o que precisa sobre o seu público-alvo, como CNAE, faturamento anual e quadro de funcionários.

Como melhorar as Estratégias de Vendas B2B com a Data Stone
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Atuamos também com o módulo de prospecção B2B na Stone Station, uma ferramenta robusta, tecnológica e que passa por atualizações constantes em informações. Use os 40 filtros que temos disponíveis e encontre alguns dados que envolvem setor CNAE, porte, natureza jurídica, optante pelo MEI ou Simples Nacional, período de fundação, cargo e decisores.

Para ter acesso aos melhores leads do mercado e já obter reuniões agendadas,você também pode optar pela prospecção terceirizada e solicitar uma reunião com profissionais capacitados e experientes oferecidos pela Data Stone. Os nossos especialistas prospectam ativamente os potenciais clientes, nutrem os potenciais leads e os repassam prontos para serem captados pelos seus profissionais. Com a Data Stone, você tem a possibilidade de fazer a sua empresa crescer ainda mais. Portanto, preencha o formulário para entrarmos em contato o mais rápido!