Como fidelizar clientes rentáveis para as instituições financeiras? Confira!
Ter em mente as principais estratégias de como fidelizar clientes rentáveis é indispensável para as instituições financeiras. Em um cenário altamente competitivo, onde uma variedade de instituições surgem no mercado, desenvolver estratégias adequadas se torna imprescindível.
Buscar pela fidelização de clientes rentáveis, especialmente aqueles que contribuem para o valor do ticket médio da empresa, é uma maneira de garantir lucratividade e obter reconhecimento de marca a longo prazo.
Com auxílio da tecnologia, é possível desenvolver relacionamentos duradouros com empresas de diferentes partes do Brasil e do mundo, independentemente do segmento do seu negócio. Para isso, entender como fidelizar clientes é o primeiro passo para conquistar uma quantidade significativa de leads.
Como fidelizar clientes rentáveis para o financeiro?
Compreender as principais etapas de como fidelizar clientes rentáveis é uma etapa crucial do processo. No entanto, ela é bastante desafiadora e pode exigir uma variedade de fatores cruciais para que os clientes se mantenham engajados. Alguns dos principais passos para conquistar clientes incluem que você:
- Faça uma análise de dados: a análise de dados envolve conferir as principais métricas para entendê-los;
- Entenda quem seu cliente é: para entender quem é o seu cliente, é necessário que a equipe de atendimento seja constituída por bons ouvintes, e que entregue um bom suporte aos clientes;
- Forneça o melhor atendimento: o atendimento é um grande decisor para o cliente, se ele obterá vantagens se continuar ou não. Por tanto, é necessário oferecer um suporte rápido e de qualidade;
- Disponibilize programas de fidelidade: os programas de fidelidade contribuem para os clientes permanecerem e sempre escolherem a sua instituição;
- Entenda seu cliente: entender o cliente é um aspecto fundamental que deve ser feito por toda e qualquer empresa para oferecer os produtos e serviços certos;
- Ofereça produtos de qualidade: não basta oferecer cartões e possibilidades de empréstimos, por exemplo. Esses produtos devem ser de qualidade.
Outro ponto importante é surpreender: esta é uma etapa importante para a fidelização e retenção de clientes. Promover uma boa experiência é importante para a empresa, em todos os aspectos.
Esse fator pode ser feito no pós-venda, ou seja, quando o cliente decide fazer negócio com a instituição, incluindo a oferta de brindes, descontos e outras questões que tornam a experiência do cliente ainda mais especial e personalizada, para que a primeira compra logo se transforme em um vínculo duradouro.
Ao se concentrar em como fidelizar clientes rentáveis, as instituições podem não apenas cultivar uma base sólida de clientes que divulguem sua marca para outros, como também aumentar os lucros da empresa. Além de ser a solução ideal para o reconhecimento de marca e um fluxo de renda estável e orgânico.
Como funciona o processo de fidelização de clientes?
O processo de como fidelizar clientes rentáveis vai muito além de simples transações ou fechamento de negócios. Ela consiste em manter fidelizados aqueles que já são clientes da empresa. Para construir um bom relacionamento com clientes é necessário compreender as suas principais necessidades, os comportamentos e preferências de cada usuário.
Além disso, é importante entender em qual nível de fidelização ele está. Hoje, sabe-se que existem quatro níveis de fidelização, diferenciados conforme o grau de intensidade. Os níveis de fidelização são:
- Convictos: sempre preferem os seus servidos aos da concorrência, independentemente de taxas e outros fatores;
- Divididos: podem ser adeptos a outras instituições ou empresas;
- Inconstantes: trocam de instituições com frequência;
- Infiéis: normalmente não possuem preferências por instituições.
Entender esses conceitos é um passo importante para poder compreender as preferências de cada categoria de clientes, como forma de investir nos convictos e, posteriormente, realizar campanhas para conquistar os demais.
Por que é importante fidelizar o cliente de instituição financeira?
Além da compreensão de como fidelizar clientes, é indispensável entender a importância deles para uma instituição financeira. Alguns dos principais pontos que destacam a sua importância incluem:
- O processo de fidelização é mais barato: acredita-se que fidelizar clientes é mais importante do que conquistar novos, visto que a solução é mais lucrativa;
- Clientes satisfeitos trazem novos: pessoas e empresas que saem satisfeitas por um serviço ou produto se tornam grandes defensores da instituição;
- Clientes satisfeitos compram mais: os clientes satisfeitos e fidelizados fazem mais do que apenas comprar ou preferir a instituição com frequência. Eles compram mais;
- Contribuem para a previsibilidade de caixa: ao fidelizar usuários, as instituições podem ter uma previsibilidade de fluxo de renda.
Conseguir prever o fluxo de renda é muito importante para as empresas, pois assim é possível contar para direcionar novas estratégias e novos investimentos, que podem ser voltados para o marketing ou até mesmo para a fidelização de clientes divididos ou inconstantes.
Dicas para fidelizar clientes do financeiro
Existem algumas dicas de como fidelizar clientes do financeiro que podem ser implementadas. Essas estratégias são cruciais para o crescimento e reconhecimento de marca, ainda que se trate de um processo um pouco mais complicado que os demais, visto que envolve a conquista de clientes B2B. As principais dicas de fidelização incluem:
Conheça as tendências de mercado
O conhecimento de hábitos de consumo atuais é indispensável para conquistar clientes e fidelizá-los. Atualmente, indivíduos e empresas prezam por facilidade, agilidade e outros fatores que permitem com que possam realizar transações através do seu smartphone e outros dispositivos.
Gere valor para os clientes
É essencial gerar valor aos clientes para satisfazê-los e, como consequência, torná-los fiéis. Portanto, além de oferecer produtos e serviços para pessoas e empresas certas, é necessário que estas agreguem valor. Não apenas isso, a proposta de agregar valor também inclui oferecer um bom atendimento, além de prover inovação e qualidade em todos os aspectos.
Peça feedbacks
Pedir feedbacks é uma maneira de entender se os clientes estão satisfeitos, além de servir como base para que outras pessoas e empresas sintam-se seguras para prosseguir e fechar negócio com a sua instituição e preferi-la em detrimento das demais.
Motive-os a continuar utilizando a conta
É possível motivar os usuários a continuar utilizando a conta ou dar preferência à sua instituição por meio de mensagens, por meio do e-mail marketing, ou através do próprio aplicativo. Não é incomum que as pessoas criem contas online e deixem-nas de lado ou as esqueçam. Elas precisam de um bom motivo para continuar utilizando-as com frequência.
Utilize as ferramentas certas
Para atrair e fidelizar clientes é indispensável contar com as ferramentas certas. As empresas precisam gerar leads para conquistar clientes, e isso pode ser realizado por meio do oferecimento de conteúdo gratuito em troca de dados.
No entanto, esse processo pode ser realizado com a Data Stone de maneira facilitada. A empresa oferece um mailing list de qualidade, para que o setor de vendas possa desenvolver estratégias de marketing eficientes.
Como a Data Stone pode te ajudar com os clientes?
Conte com os serviços da Data Stone para crescer dentro do seu nicho! Com nossos serviços de prospecção terceirizada, mailing list, nosso módulo B2B e a Stone Station, é possível otimizar seus resultados!
Com uma lista de prospecção, por exemplo, é possível aumentar o número de vendas e expandir seus negócios de maneira facilitada, além de ter acesso a uma plataforma online e intuitiva quando quiser.
O processo de como fidelizar clientes inclui uma variedade de etapas importantes, como o conhecimento das tendências de mercado, feedbacks, gerar valor aos clientes e utilizar as ferramentas corretas. Para alcançar os clientes em potencial, acesse a plataforma da Data Stone e confira nossos serviços!