Inbound Marketing: conquistar Leads B2B e atrair!
Se deseja fazer com que sua empresa cresça de maneira orgânica, conquiste leads B2B com estratégias de Inbound Marketing. Esta é uma estratégia para atrair o público-alvo por meio de podcasts, e-books e blogs.
O cenário digital atual transformou a maneira como as organizações investem para contribuir, entreter e satisfazer os clientes. Esse é um fator indispensável, especialmente em vendas B2B, que é uma área mais complexa em relação ao estabelecimento de relacionamento com os clientes, o que é imprescindível.
Estudos apontam que 47% dos clientes B2B são inspirados a consumir em média por 3 a 5 conteúdos, que se trata do elemento-chave do Inbound marketing, antes do primeiro contato com o cliente. Entenda como utilizar o Inbound Marketing ao seu favor e conquiste leads B2B!
Como o Inbound Marketing pode te ajudar a conquistar Leads B2B?
A implementação do Inbound Marketing é uma maneira de fazer com que a sua empresa conquiste leads B2B altamente qualificados. Uma vez que você constrói um blog e compartilha conteúdo de qualidade, as empresas passam a conhecer o seu negócio de maneira totalmente orgânica.
Ao pesquisar nos mecanismos de busca à procura de uma solução para determinado problema, gestores de empresas e empresários podem facilmente encontrar o blog e entender que sua organização possui a solução para as adversidades enfrentadas. A abordagem aumenta a probabilidade de taxa de conversão, além de promover a fidelização de clientes a longo prazo.
Qual a importância do Inbound Marketing?
O Inbound Marketing desempenha um papel crucial no cenário atual, especialmente no e-commerce. A estratégia do Inbound Marketing é diferente das demais e é trabalhada para que os clientes encontrem seu empreendimento por conta própria.
Essa é uma abordagem crucial para conquistar leads B2B, pois os clientes em potencial estão sempre sendo bombardeados de anúncios pelos quais eles não se interessam, e a criação de conteúdo qualificado é um método eficaz de alcançar o público-alvo, além de ser mais barato.
Principais processos do Inbound Marketing
Os principais processos do Inbound Marketing envolvem atrair, converter, vender e manter. Cada uma dessas etapas são imprescindíveis para que a estratégia incorporada seja bem-sucedida.
O primeiro passo é criar conteúdo relevante e otimizado para os mecanismos de busca, como Bing e Google, por exemplo. Eles serão responsáveis por direcionar os clientes e conscientizá-los sobre a sua marca.
Atrair
A atração de clientes envolve a criação de conteúdo por meio de podcast, vídeo, blog ou e-book. Um exemplo prático disso são as clínicas de estética, que podem criar um e-book sobre um serviço que oferecem, como a limpeza de pele, a importância das argilas e outros.
Ao ter acesso ao e-book gratuito, o cliente em potencial pode se interessar e escolher o negócio ao identificar que precisa do serviço e recorrer ao mesmo para resolver um possível problema. No mercado B2B o processo de atração do cliente não é diferente, é possível criar uma variedade de conteúdos qualificados para atraí-los
Converter
A conversão, nesse caso, trata-se de quando um leitor resolve conceder seus dados em troca de um conteúdo gratuito. Em uma postagem de blog intitulada “Melhor ferramenta para vender mais online” é possível convencer o cliente de que a sua ferramenta é a solução para que ele possa vender mais no e-commerce e, assim, ser convertido em lead.
Vender
Depois que os leads são nutridos, o foco é mudado para a venda. Esse fator envolve conhecer o cliente e entender quando e como utilizar determinada estratégia para oferecer um produto ou serviço.
No mercado B2B, o processo de venda funciona de maneira diferente e por isso requer uma abordagem mais intuitiva, onde a confiança e o estabelecimento de credibilidade são essenciais e conquistadas aos poucos.
Manter
Acredita-se que o processo de manter clientes fidelizados é muito mais barato e fácil do que conquistar novos. Esse é um fator imprescindível principalmente no cenário B2B, que leva tempo para atrair novos clientes.
Isso envolve o contato contínuo com os leads para transformá-los em clientes fieis. Ao fornecer conteúdo personalizado e valioso, que se adapta às necessidades dos clientes, é possível manter os leads fidelizados.
Benefícios do Inbound Marketing no B2B
Por meio do Inbound Marketing, um dos principais benefícios é facilitar que uma empresa conquiste leads B2B. Com isso, é possível facilmente conquistar credibilidade, aumentar a visibilidade, comunicação assertiva, segmentação de ações e diversos outros.
À medida que você investe em conteúdo personalizado e qualificado, o processo para que conquiste leads B2B será mais facilitado e o seu negócio poderá desfrutar de benefícios que incluem:
Construção de credibilidade
Empresas que compartilham conteúdo qualificado sobre sua área se tornam referência no tema, ou seja, os usuários agregam credibilidade para elas, independentemente de onde esse conteúdo é compartilhado.
Quanto mais rico, melhor o conteúdo, e à medida que ele é divulgado e otimizado para os mecanismos de pesquisa, mais clientes em potencial serão alcançados e mais rápido eles entenderão que o seu negócio oferece a solução para os seus problemas.
Aumenta a visibilidade
Ao passo que desenvolve conteúdo qualificado, a sua empresa passa a se destacar das demais de forma sólida, uma vez que a credibilidade já foi conquistada. Nesse contexto, investir em um blog é uma estratégia barata e orgânica de aumentar a visibilidade de sua empresa online.
Por outro lado, também é crucial estar presente nas redes sociais, pois de maneira semelhante aos mecanismos de busca, as mídias sociais entendem que uma postagem de qualidade é de interesse do público, e, assim, o conteúdo pode conquistar um bom alcance.
Comunicação assertiva
O Inbound Marketing possibilita a comunicação assertiva, pois assim o alcance aos alvos certos é muito mais assertivo, visto que os clientes são os responsáveis por encontrar seu conteúdo online, e não o contrário.
Quanto mais interessado em determinado serviço ou produto, maiores são as chances de um lead ser de fato convertido em cliente. Além de possibilitar que conquiste leads B2B, as chances de fidelizá-los são ainda maiores,
Mensuração de resultados
À medida que cria conteúdo relevante para seu público-alvo e de qualidade, a mensuração de resultados é algo possível por meio de ferramentas, como o Google Analytics, por exemplo.
O Analytics é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google, um grande aliado de organizações que possuem blog. Por meio da mensuração de resultados é possível verificar a taxa de conversão e interesse do público para poder oferecer o conteúdo mais adequado.
Redução de CAC
A redução de custos por aquisição de clientes diminui significantemente ao investir no Inbound Marketing, pois a criação de conteúdo é muito mais barata que outras estratégias de marketing.
O cliente atraído por meio de conteúdo reduz o ciclo de venda. Isso ocorre porque o cliente em potencial já possui o interesse em pagar por determinado serviço e produto, o que é um fator ainda mais valioso para empresas B2B.
Como a Stone Station pode te ajudar com Leads B2B?
A Stone Station pode auxiliar de diversas maneiras para que você conquiste leads B2B de maneira facilitada. Uma dessas maneiras é com o seu Módulo B2B, que oferece dados qualificados para contribuir com o aumento das vendas. Basta consultar a plataforma e desenvolver estratégias de abordagem eficientes para, de fato, conquistá-los.
Ao acessar a Stone Station, você terá acesso às suas principais funcionalidades, que incluem a detecção de inadimplentes, bem como os demais serviços oferecidos pela plataforma.
O Inbound Marketing é uma estratégia amplamente utilizada por empresas de diferentes portes e setores para conquistar clientes a longo prazo. Acesse o site da Data Stone e solicite uma demonstração para obter um mailing list de qualidade e conquiste leads B2B!