Guia completo de como funciona a prospecção B2B
A prospecção B2B é ideal para atrair, satisfazer e, com o tempo, fidelizar clientes ao seu negócio. No entanto, uma vez que sua captação é direcionada para outras empresas, o processo fica ainda mais desafiador. Após a prospecção, é necessário estudar todos os decisores para que a equipe de vendas esteja apta a realizar a futura abordagem.
Abordagem essa que, para ter sucesso, necessita de negociações mais complexas que envolvem dois ou mais decisores. Portanto, a prospecção deve ser bem feita para que a equipe de vendas B2B da empresa foque no desenvolvimento de métodos para o fechamento do negócio – e um guia completo para compreender como funciona a prospecção B2B pode ser a chave disso!
Quais são os objetivos da prospecção B2B?
O principal objetivo da prospecção B2B envolve a aquisição de leads empresariais para que, com eles, a equipe de vendas inicie o primeiro contato para apresentar seus serviços ou produtos. Com a prospecção, sua empresa contará com uma lista enriquecida de contatos para ser possível realizar sua abordagem e encaminhar com as vendas B2B.
Com a prospecção B2B, é possível conhecer a empresa que você irá abordar e investir em estratégias para gerar conexão e garantir novas oportunidades de negócios entre a sua marca e os decisores que você deseja alcançar. Basta alinhar uma boa estratégia com os dados que tem em mãos para chegar ao sucesso!
Qual a diferença entre prospecção B2B e leads B2B?
A prospecção B2B consiste na captação de dados ou, mais especificamente, contatos de empresas interessadas em um determinado serviço. Ou seja, contatos segmentados conforme seus interesses e nichos para a sua empresa realizar uma abordagem eficaz.
Já os leads B2B, por sua vez, são os clientes em potencial, ou seja, são aqueles interessados no produto ou serviço oferecido. Nesse cenário, a geração de leads consiste em algumas etapas importantes que podem ser realizadas por empresas dos mais variados nichos – tais como:
- Marketing baseado em contas (ABM): essa etapa envolve o alcance de diferentes personas em uma única conta de destino com um conteúdo personalizado que aborda alguns pontos sobre os problemas individuais;
- Marketing de conteúdo: consiste na criação de conteúdos como artigos para blogs ou e-books, por exemplo, para alcançar o público-alvo e gerar leads. Nesse contexto, você fornecerá conteúdo útil em troca de endereços de e-mail.
Em linhas gerais, as duas estratégias possuem finalidades similares, mas funcionam de modo diferente e são fundamentais para empresas cujo objetivo é encontrar clientes em potencial e fidelizá-los.
Técnicas de prospecção B2B
O processo de vendas B2B é conhecido por sua complexidade, além de ser altamente competitivo e levar um bom tempo para ser finalizado. Portanto, uma prospecção B2B se torna o diferencial para garantir sucesso! Nesse contexto, é fundamental tentar ao máximo direcionar mensagens aos potenciais clientes assertivamente e considerar técnicas de prospecção B2B, que incluem as seguintes:
Prospecção Inbound
Nesse método a empresa utiliza o marketing de conteúdo para abordar possíveis clientes. Um exemplo prático disso, é quando um empreendedor busca por métodos para melhorar a geração de leads e encontra e-books, postagens de blog e vídeos que podem auxiliar.
Outra prática amplamente conhecida é dispor de um formulário em uma landing page, que permite que o prospect forneça alguns dados em troca de mais informações relacionadas aos serviços oferecidos.
Prospecção Outbound
Por outro lado, a prospecção outbound é a ação que consiste na busca da empresa por potenciais clientes. Ele pode ser realizado por meio de anúncios em diferentes mídias, como programas de TV, materiais impressos, jornais e outros. A técnica em questão pretende o alcance de clientes através da comunicação direta.
Como funciona a prospecção B2B com a Data Stone?
Trabalhar com a Data Stone é a solução perfeita e que pode encontrar potenciais clientes para sua empresa. Ela oferece uma lista de e-mails e a partir desse ponto, sua equipe de vendas pode aplicar abordagens ao apresentar seus serviços ou produtos. A melhor parte é que para contratá-la basta preencher o formulário no site com todas as informações pertinentes sobre sua empresa e objetivos.
Após o envio do formulário é marcada uma reunião para discutir algumas questões importantes para a empresa poder te ajudar a alcançar um público que se alinhe às soluções oferecidas por sua empresa. No geral, a prospecção B2B realizada com a Data Stone funciona do seguinte modo:
Definição de cliente ideal
A primeira etapa da prospecção feita com a Data Stone é a definição do cliente ideal para a sua empresa. Normalmente, essa etapa, quando feita sem o auxílio de uma empresa de prospecção, é bem mais complicada, visto que exige o mapeamento dos potenciais clientes interessados em um tipo de serviço ou produto.
Dessa forma, faz-se indispensável contar com a Data Stone para contribuir com essa etapa, a qual é uma das mais difíceis, especialmente para empreendimentos que ainda estão na fase inicial.
Entrega de lista de leads
A Data Stone entende a importância de contar com uma lista de clientes em potencial. Por este motivo, a empresa se destaca no que se refere a prospecção de clientes por oferecer uma lista completa de leads para negócios de diferentes setores.
Esse fator contribui para uma comunicação mais assertiva e uma abordagem mais ineficiente, sem preocupações se o provável cliente ficará interessado ou não nas soluções que tem a oferecer.
O processo de contratação da Data Stone é totalmente seguro, e isso pode ser o que faltava para que a equipe de vendas e de marketing da sua empresa direcione mensagens aos alvos certos.
Vantagens de investir na Prospecção B2B com a Data Stone
A prospecção B2B pode contribuir para o aumento do faturamento da empresa a longo prazo, ou seja, pode atrair clientes interessados e fidelizá-los, caso a equipe de vendas utilize abordagens eficazes.
Quando conduzida de maneira correta, a prospecção B2B pode trazer uma série de vantagens. Para que isso seja possível, basta compreender as necessidades de cada cliente e oferecer soluções adequadas para seus problemas. As principais vantagens de investir na prospecção com Data Stone englobam:
Potencial de maior rentabilidade
Diferentes de simples compras, esse método pretende a concretização de vendas maiores por cada pacote de serviços ou produtos. Com o potencial da Data Stone de oferecer leads qualificados, a sua equipe pode empregar técnicas de e-mail marketing e outras para o público-alvo.
Visto que sua empresa é uma fornecedora, os valores por cada item ou serviço não é baixo. Nesse sentido, sua empresa estará cada vez mais próxima de alcançar o sucesso desejado a cada venda.
Possibilidade de conquistar clientes fixos
Com a contribuição da Data Stone em prover um mailing list para as empresas, fidelizar clientes se torna ainda mais fácil e mesmo que continue vendendo seus serviços e produtos para determinada empresa, seu negócio ainda pode conquistar novas compras.
Receita recorrente
Nesse cenário, é muito comum que o cliente retorne mais vezes para realizar mais compras, resultando em uma receita recorrente, ideal para empresas que necessitam de lucros previsíveis para continuar a funcionar.
Em muitos casos pode ser necessário contar com uma empresa para facilitar o processo de prospecção. A Data Stone, que atua no mercado há anos e possui uma equipe altamente qualificada, é a opção mais confiável para ajudá-lo a encontrar possíveis clientes em empresas de diferentes portes e segmentos
A prospecção B2B é o processo que consiste na aquisição de clientes para determinado negócio. No entanto, para obter sucesso e impulsionar o crescimento da sua empresa, é necessário realizar uma abordagem bem estruturada e organizada. Entre em contato com a Data Stone para fazer um orçamento!