10 dicas para um ramp up eficaz

Ramp up de vendas

O Ramp up de vendas é um conceito originalmente aplicado às linhas de produção de grandes indústrias. Sua ideia é iniciar um processo por baixo, com um número reduzido de produtos montados e, com o tempo, essa produção aumenta exponencialmente até chegar a um nível de produção maior e constante. 

Esta mesma filosofia pode ser aplicada às vendas, tornando o conceito muito mais amplo e funcional. Nas vendas, o ramp up tem praticamente o mesmo objetivo com uma concepção que se inicia em vendas mais tímidas até aumentar os esforços de todo o time comercial e criar um fluxo constante. 

O que é ramp up?

O ramp up, que significa aceleração em sua tradução, é uma métrica que serve para acompanhar a escalada ou alavancagem de um vendedor no momento que é contratado pela empresa até começar a entregar os resultados esperados. Essa etapa é concluída quando o profissional consegue bater a sua meta individual de vendas durante 3 meses seguidos.

Contextos em que o termo é utilizado

Determinados contextos, como contratação de novos vendedores, são usados pelas empresas para se referirem à escalada gradual dos colaboradores, ou quando produtos estão na linha de produção das manufaturas. Neste último caso, é uma etapa que inicia desde o processo de montagem do produto até chegar ao ponto de consolidação no mercado.

Importância do ramp up em negócios

Analisar o que é ramp up é importante porque pode ajudar a sua empresa conquistar bons lucros ao longo do tempo. Portanto, a observação dos contextos que o termo é usado pode te auxiliar na organização interna, bem como acompanhamento de produtos na linha de confecção, ou de vendedores recém-contratados que precisam se estabelecer na empresa.

Ramp up em startups

Nas startups, o termo é trabalhado quando novos vendedores chegam e a intenção é realizar o acompanhamento frequente para garantir que eles atinjam o nível de excelência desejado. Para isto, é feito o treinamento constante e os profissionais estudam não apenas o mercado que a empresa atua, mas também o produto e como deve ser oferecido aos potenciais clientes.

Ramp up em projetos e lançamentos

Em relação às manufaturas, essa é uma importante etapa da linha de montagem industrial que consiste em aumentar o processo de produção, realizar adaptações se necessário e realizar possíveis ajustes. Para ter sucesso, é preciso iniciar o planejamento eficiente em cada etapa do projeto a fim de evitar retrabalhos e ter controle dos gastos.

10 dicas para um Ramp Up eficaz 

Existem diversas dicas que podem auxiliar a criar um ramp up eficiente, que trazem mais vendas para sua empresa. Dentre elas, está criar conexões entre diferentes equipes e até mesmo realizar ajustes conforme necessário. Para isso, separamos 10 dicas abaixo que você pode implementar em sua empresa para um ramp up eficaz – confira! 

Crie conexões entre diferentes equipes

Equipes conectadas são muito mais fortes e podem criar planos de vendas otimizados. As principais dicas são unir o marketing com a equipe comercial, investir em estratégias que jogam em duas linhas diferentes para conseguir o mesmo objetivo. O marketing deve informar o cliente, enquanto o vendedor procura convertê-lo por meio de:

  • Estratégias focadas em gatilhos mentais; 
  • Investimento em canais de comunicação específicos;
  • Reuniões entre diferentes setores; 
  • Metas conjuntas. 

Essas são algumas das estratégias que podem ser criadas, com a integração de outras equipes. A depender do tamanho de sua empresa, o setor de logística também deve participar desta estratégia conjunta e até mesmo outros setores discretos como o RH da empresa. 

Forme bons vendedores

Ter bons vendedores é indispensável para realizar um ramp up de qualidade e mais do que contratá-los é dever da empresa formá-los. Ao integrar um novo colaborador no seu time de vendas, foque em formar e deixá-lo ciente de todas as políticas da empresa, quais são as metas, as estratégias e o que espera do profissional enquanto colaborador. 

Personalize o produto

Uma das grandes estratégias para um ramp up de qualidade é personalizar o produto para ter muito mais apelo ao seu público-alvo. Há diversos métodos que esse tipo de estratégia pode utilizar e destacamos o estudo do mercado como um dos mais eficientes. A personalização pode ocorrer com: 

  • Segmentação de público-alvo;
  • Estudo de qual o perfil de cliente ideal – ICP;
  • Criação de uma buyer persona;
  • Personalização dos meios de comunicação. 

Personalizar no geral é sinônimo de estratégias cada vez mais qualificadas e eficientes. Especialmente no início do lançamento de um produto, o qual é onde o ramp up se torna ainda mais necessário. Estude o mercado e oriente seus vendedores a fazerem o mesmo para personalizar seus produtos e serviços. 

Crie um plano de abordagem

Não adianta apenas ter o produto ideal para seu público-alvo, também é necessário criar um plano de abordagem interessante. O roteiro de vendas é uma ferramenta muito interessante para aplicar aqui, mas é preciso estruturá-lo de maneira inteligente e deixar aberturas para o vendedor poder adaptar a abordagem para cada cliente B2B. 

Invista em treinamentos

Os treinamentos são fundamentais para que o nível da equipe aumente cada vez mais, e com isso sua eficiência e qualidade das vendas. É importante que a equipe de RH e toda empresa invistam em excelentes treinamentos que visam identificar melhores oportunidades e aproveitar para converter cada vez mais leads. 

Pense em um funil de vendas

O funil de vendas é um conceito muito importante para uma empresa, ele identifica na forma de um funil o processo pelo qual uma venda B2B acontece. Por meio do funil fica mais fácil visualizar como ocorrem as vendas e negociações B2B e compreender o momento certo de realizar determinadas atividades. 

O cliente necessita desses estímulos no momento certo durante uma negociação, e é fundamental que os vendedores conheçam todos os processos do funil para aproveitar esses momentos. 

Tenha ferramentas para consultar o mercado

Ter as ferramentas certas faz total diferença na hora de lidar com o mercado, esses recursos possibilitam novas estratégias, fortalecem as antigas e renovam diversas operações. Entre algumas dessas ferramentas estão os serviços da Data Stone, que incluem: 

  • Módulo B2B: integrado à Stone Station, é capaz de oferecer detalhes diversos sobre os decisores do mercado e o público-alvo B2B;
  • Mailing: contatos entregues para sua empresa de forma segmentada e segundo critérios estabelecidos por seu time; 

Essas são algumas das ferramentas exclusivas da Data Stone que podem ser integradas em uma estratégia de ramp up e em diversos outros processos de vendas. Nossos serviços podem potencializar os resultados da sua empresa com um excelente custo benefício.  

Estabeleça metas razoáveis

Metas fazem parte da rotina de vendas e por isso são importantes para o Ramp Up. Como esta parte do processo de negociação tende a contar com vendas menores que crescem aos poucos, é fundamental que as metas sejam razoáveis e realistas, mas que, ao mesmo tempo, incentivam o time comercial a fechar boas vendas. 

Realize possíveis ajustes

Durante todo o processo de vendas e negociação é importante ficar de olho em oportunidades de melhorias. Diminuir desperdícios, otimizar certas estratégias e até mesmo revisar certos processos são pontos fundamentais para chegar ao melhor serviço de vendas possível que um time comercial pode oferecer. 

Ofereça pós-venda

Por fim, para fidelizar os clientes B2B do ramp up é interessante e válido que a empresa ofereça um pós-venda. O pós-venda pode fidelizar os clientes B2B e ainda contribuir para que a reputação da sua empresa cresça cada vez mais. Esse serviço auxilia todo comprador do seu serviço a utilizá-lo melhor e aproveitar bem todos os benefícios de um produto. 

Passos para um ramp up bem-sucedido

Entender o que é ramp up é necessário para essa etapa poder ser bem-sucedida na sua empresa e os resultados esperados surgirem gradualmente. Isso porque essa métrica pode variar entre cada tipo de companhia, como observamos, e é indispensável ter atenção em:

  • Capacitação de novos colaboradores;
  • Treinamento dos vendedores;
  • Conhecimento dos produtos e do mercado;
  • Compreensão sobre as melhores práticas de vendas;
  • Desenvolvimento da carteira de clientes;
  • Na manufatura, ocorre o planejamento;
  • Desenvolver o produto com poucos ajustes a fim de reduzir gastos;
  • Acelerar a criação, mas sem deixar a qualidade de lado.

Os vendedores, quando contratados, precisam realizar um estudo íntegro a respeito dos produtos que a empresa oferece aos clientes. Esse é um processo fundamental e pode permitir que, posteriormente, o profissional consiga realizar vendas de qualidade para os leads e os fidelizar na base. 

Para também poder ter sucesso nessa etapa, é importante possuir informações atualizadas a respeito do seu público-alvo. Segmente os dados que precisa por meio do Módulo de Prospecção B2B da Stone Station para enriquecer a sua ferramenta de gestão e possibilitar que a equipe consiga se relacionar adequadamente com os prospects.

Para que serve o Ramp Up?

A palavra Ramp Up significa uma rampa de produção, pois como dissemos a ideia veio inicialmente de linhas de produção e montagem. Hoje o ramp up é aplicado também em vendas e se trata especialmente das primeiras vendas de determinado produto, por isso é tão comum em lançamentos. 

O que significa ramp up e para que serve?
Fonte/Reprodução: original.

O conceito da rampa nas vendas leva em consideração esse ritmo crescente em que cada vez mais o lucro e volume das vendas aumentam até chegar a uma constante. Deste ponto em diante o time trabalha para otimizar certos pontos e manter o produto ou serviço sempre em alta. 

Como funciona o ramp up?

Todo o ramp up funciona na base da criação das diversas estratégias e aplicações das dicas que mencionamos até as vendas chegarem a um ritmo definitivo. Depois deste processo, outros lançamentos podem ser planejados para participar dessa mesma metodologia. 

Fique a vontade de utilizar as estratégias de ramp up em diferentes lançamentos, produtos e serviços. Quanto mais bem sucedidas forem suas vendas no início do ciclo da rampa de produção, melhores tendem a ser no futuro. 

Casos de sucesso de ramp up

Empresas que avaliaram o que é ramp up decidiram utilizar a métrica para tentar melhorar os resultados e se fortalecer no mercado. Há casos de sucesso por meio dessa inserção de estratégia que a sua companhia pode adotar para acompanhar os vendedores ou ter controle da produção.

BCredi

Repleta de desafios em comunicação com os potenciais clientes, a BCredi implementou o ramp up na empresa para tentar aprimorar os resultados. Gradualmente, a equipe conseguiu melhorar o foco e atingir os objetivos esperados pela credora, como aumento de ligações para potenciais clientes que buscam soluções financeiras.

Instalação de Moinhos

O objetivo desse projeto era o de instalar moinhos no circuito de remoagem em Minas-Rio e a inserção do ramp up foi feita para a equipe ter controle do início da produção até o seu término. Foi concluído que a operação ocorreu sem grandes problemas e cumpriu com os objetivos definidos pelos responsáveis.

Apesar de parecer que o ramp up é voltado unicamente para as empresas acompanharem os vendedores, o objetivo da métrica é também auxiliar as indústrias nas etapas de produção para evitar erros. No caso de sucesso da instalação de moinhos, um trabalho que exige o dobro de atenção e cuidado, foi bem-sucedido e forneceu os resultados esperados.

Utilizar dados assertivos, além de aprender o que é ramp up, é indispensável para agilizar processos e assim ter um acompanhamento pleno sobre o que deve ser feito para evitar gargalos. É com a Data Stone que você tem a possibilidade de obter as informações que precisa a respeito dos seus leads por meio do Módulo de Prospecção B2B, e com a sua equipe, realizar as comunicações necessárias para poder vender!

Principais benefícios do ramp up

Existem vários benefícios em adaptar uma estratégia de ramp up, como aumento das possibilidades da venda e garantia de um processo mais natural e orgânico. Ao utilizar o conceito da rampa é possível aproveitar diversas dessas vantagens e ter mais controle sobre suas vendas. 

  • Vendas mais previsíveis; 
  • Aumento orgânico do lucro; 
  • Negociações mais rápidas; 
  • Agilidade em oferecer novos serviços;
  • Metas batidas com mais facilidade.

Benefícios como estes são interessantes para qualquer empresa e podem ser aproveitados pelo seu negócio com um ramp up de qualidade. Com as ferramentas da Data Stone como mailing e o Módulo B2B da Stone Station, é possível realizar estratégias de vendas de curto a longo prazo. 

E não é apenas o ramp up que deve estar presente em sua empresa, há outras estratégias e práticas tão essenciais quanto. Conheça mais sobre a Data Stone e como atuar com uma empresa especializada em dados pode fazer a diferença nas suas conversões de vendas e negócios B2B.