Dados de vendas: onde obter dados confiáveis e sua importância

Dados de vendas: onde obter dados confiáveis e sua importância

Lidar bem com dados de vendas é essencial para que o seu negócio consiga melhorar a eficácia das estratégias montadas, afinal, eles são a base para a criação de práticas e tomadas de decisões. Com isso, é necessário que a obtenção e a forma de interpretar os dados seja a melhor possível para que seu negócio aproveite as oportunidades existentes no mercado.

O módulo B2B da Stone Station é um serviço muito importante para a obtenção de dados de vendas. Ele permite que sua equipe obtenha informações essenciais para uma atuação mais precisa, a exemplo dos cargos dos profissionais presentes no negócio, essencial para o time montar abordagens mais precisas e adequadas aos possíveis clientes dentro do B2B. 

O que são dados de vendas?

Os dados de vendas são todas as informações que possuem ligação com operações relacionadas às negociações feitas em sua empresa, a exemplo do desempenho de estratégias, previsibilidade de demanda e padrões de compra. 

O que são dados de vendas?
Fonte/Reprodução: original.

A análise cuidadosa de todos esses pontos pode revelar quais são os detalhes que exigem solução mais urgente para que o empreendimento consiga explorar o seu máximo potencial. Vale ressaltar que esses dados precisam ficar armazenados em um local seguro e de fácil acesso para que sua equipe possa analisá-los e entender como está o cenário atual do empreendimento com base neles. 

Onde obter dados de vendas confiáveis e sua importância?

Para obter dados de vendas confiáveis, é preciso contar com ferramentas e recursos qualificados, como é o caso do Módulo B2B da Stone Station. Através das informações na plataforma, sua empresa consegue chegar aos decisores da companhia desejada, aumentando assim a agilidade e eficiência de todo o processo de vendas – assim como as chances de conversão.

Nesse cenário, obter dados de vendas confiáveis é indispensável para as estratégias de seu negócio terem maiores chances de sucesso. Dessa forma, o serviço de enriquecimento de dados que a Data Stone oferece também é uma escolha ideal, já que possibilita acesso a um rico banco de informações para você acrescentar na sua base e garantir a melhora de suas práticas!

Como otimizar as vendas com a análise de dados

O estudo cuidadoso desses dados oferece o entendimento do cenário que sua empresa se encontra, através da possibilidade de analisar pontos importantes para o aumento das vendas. Assim como, também, é possível identificar os seus leads e diferentes pontos de conversão. No entanto, para isso, é necessário:

  • Detectar padrões de preferência;
  • Identificar oportunidades;
  • Monitorar resultados;
  • Melhorar uso dos recursos;
  • Previsibilidade.

Esses pontos podem ajudar bastante no crescimento das estratégias utilizadas para as negociações. Como elas permitem visualizar as práticas que obtiveram melhores resultados e observar a possibilidade de existir erros que atrapalhem o avanço do empreendimento, é interessante compreender cada uma delas para potencializar as vendas B2B – conheça-os abaixo:

Detectar padrões de preferência

Captar os padrões de preferência de seus clientes é um ponto que a análise de dados de vendas permite que sua equipe faça. Em posse dessa informação, o seu time pode entender o que mais agrada os que negociam com seu empreendimento e, dessa forma, montar soluções que atendam a essas demandas.

Identificar oportunidades

O uso de dados de vendas ajuda muito o negócio a identificar maiores oportunidades existentes no mercado, pois mostra quem são os clientes mais promissores e que mais apresentam chances de contribuir com o crescimento da empresa. Consequentemente, esse fator é crucial para que seu negócio expanda a atuação e possa atingir resultados melhores.

Monitorar resultados

A análise de dados de vendas ajuda muito no monitoramento de resultados, pois ela faz com que sua equipe precise estudar como o negócio evoluiu no mercado naquele período. Dessa forma, é possível detectar a presença de erros com maior antecedência e corrigi-los para permitir que a empresa acesse o seu potencial máximo.

Melhorar uso dos recursos

Otimizar recursos que o negócio possui é outra aplicação interessante que a análise de dados de vendas possibilita. Isso não só é importante para aumentar as vendas como também para evitar que o negócio gaste com práticas que não possuem efeito, o que pode gerar muitos prejuízos financeiros e frustração aos profissionais.

Previsibilidade

A previsibilidade para as vendas é muito importante justamente por deixar a atuação da sua equipe mais organizada e tranquila. Este fator é proporcionado pela análise de dados, pois a prática permite que pontos importantes do cenário das vendas do negócio sejam analisadas e interpretadas, orientando a equipe nos possíveis resultados através das projeções feitas, o que auxilia a tomada de decisões futuras.

Principais fontes de dados de vendas

A Big Data e os feedbacks de clientes são excelentes fontes de dados que permitem a atuação do empreendimento com base em informações mais precisas, além de possibilitar a adaptação de práticas para maior satisfação dos clientes. Conhecer cada uma delas profundamente se torna de grande importância para expandir os horizontes de atuação que sua empresa pode atingir.

Big Data

Big Data é uma fonte muito importante de dados de vendas justamente por reunir um conjunto de informações muito numeroso e de grande complexidade. Assim, as marcas dessa fonte são a velocidade, variedade e volume, o que ficou conhecido no mercado como “Três Vs” e é responsável pelo aumento de precisão de inúmeras estratégias.

Também é importante ressaltar a importância da veracidade e valor dos dados que podem ser obtidos com o Big Data. Ao considerar esses pontos, é notável como essa fonte é responsável por aprimorar a atuação de várias empresas, sendo a base para a confecção de novos produtos ou serviços, por exemplo.

Base de dados interna

Uma base de dados interna é de extrema importância justamente para otimizar a obtenção de informações para atuar sem a necessidade de contar com dados externos. Além disso, o banco interno permite que você personalize quais informações vão estar lá, garantindo maior segurança e personalização de dados mais relevantes para a atuação do seu negócio.

A composição de uma base de dados se destaca como uma fonte indispensável para o sucesso de um empreendimento, recurso este que o serviço de enriquecimento de dados oferecido pela Data Stone te auxilia a criar. Toda a nossa experiência com dados nos permite reunir informações muito qualificadas e que podem ser acrescentadas à sua base para aprimorar a atuação de seu negócio!

Feedbacks de clientes

Feedbacks de clientes são outra fonte de dados muito relevante por expressar a experiência que eles tiveram especificamente com a sua empresa. Dessa maneira, o seu negócio pode avaliar cautelosamente quais são os pontos que os negociantes de sua empresa apontaram e observar as maneiras de aplicá-los no futuro do empreendimento.

Por exemplo, caso o seu negócio observe que vários clientes reclamaram de determinada parte do serviço oferecido, é preciso orientar os profissionais para reparar o problema apontado. Também é válido ressaltar que esses dados precisam ser facilmente acessíveis para que os possíveis problemas possam ser detectados o mais cedo possível.

Como o Módulo de Prospecção B2B pode te auxiliar

O módulo de prospecção B2B te ajuda a chegar nos decisores da empresa que você deseja entrar em contato com mais facilidade e precisão. Essa ferramenta oferecida pela Stone Station disponibiliza para o seu time informações muito importantes a respeito dos leads B2B, como a quantidade de profissionais existentes, os decisores e os cargos de cada um.

Como o Módulo de Prospecção B2B pode te auxiliar
Fonte/Reprodução: original.

Assim, o seu time pode se preparar adequadamente para chegar até o potencial cliente através das informações disponibilizadas pelo Módulo B2B e, dessa forma, personalizar abordagens da maneira mais proveitosa possível. Caso você capacite bem os seus colaboradores para usar os dados do serviço, as chances de crescimento de vendas são bem maiores.

Os dados de vendas são muito importantes para uma atuação mais precisa de sua empresa, o que fará total diferença no andamento das negociações e possibilita a obtenção de resultados mais promissores. Entretanto, é preciso ter cuidado com as fontes que se obtém esses dados para que o seu time não atue com base em ideias errôneas e, assim, comprometa todo o cenário.