Crescimento de vendas: 8 dicas de como aumentar o seu crescimento

Crescimento de vendas: 8 dicas de como aumentar o seu crescimento

Com o amplo desenvolvimento do mercado, as marcas podem encontrar dificuldades para ter o crescimento de vendas esperado no ano. Isto pode acontecer pelas tendências, que mudam anualmente, assim como também por modificação de preços e surgimento de mais concorrentes dispostos a serem autoridades.

Companhias que não fazem melhorias internas em busca do crescimento, dificilmente terão bons resultados lucrativos. O Bureau of Labor Statistics, em pesquisa, menciona que 20% das empresas falharam nos anos iniciais pois tiveram dificuldades em obter capital e conquistar clientes. Isso, inclusive, pode ser evitado através das soluções que a Data Stone oferece para o seu negócio!

Dicas para obter um crescimento nas vendas

Para obter crescimento de vendas, é essencial manter o contato regular com os seus clientes mais antigos, porque é através deles que novas compras podem acontecer com mais facilidade. Saiba que clientes fieis gastam, em média, 67% mais do que os recém-chegados, fator fundamental para investir em estratégias que estimulem o crescimento em vendas.

 crescimento de vendas
Fonte/Reprodução: original.

Uma empresa que tem aumento de 5% de retenção de clientes, tem maiores chances de elevar os ganhos entre 25% a 95%. Sua companhia pode encontrar as oportunidades de vendas através da Data Stone, que conta com o Módulo B2B, para auxiliar na obtenção de dados de potenciais clientes de forma precisa assim como, também, seguir as principais dicas – que incluem:

Faça o planejamento de vendas com antecedência

O planejamento é fundamental para definir o que precisa ser feito, o que deve ser evitado na conversa com os leads e quais estratégias seguir durante as negociações para atingir a meta de crescimento de vendas estabelecida dentro de um determinado prazo.

Saiba as especificidades do seu mercado

Por meio do levantamento de informações, você consegue definir os próximos passos que a sua marca deve seguir e o que precisa ser evitado para ter sucesso com o crescimento de vendas. Estude o mercado para entender algumas informações como as tendências do momento, se concorrentes de peso podem aparecer e quais as exigências mais comuns. 

Defina bem os seus leads

Definir os leads auxilia no desenvolvimento de estratégias qualificadas para os captar com menos dificuldades. Após entender quem é o seu público-alvo, é fundamental trabalhar com informações assertivas, obtidas com a segmentação robusta do Módulo B2B, que fornece dados completos, incluindo porte das empresas, quadro de funcionários e decisores.

Invista em treinamento e motivação

Para ter o crescimento de vendas B2B esperado, a empresa precisa investir no treinamento dos colaboradores para garantir que todos estejam motivados. A Forbes afirma que treinar a equipe é uma maneira eficaz de aumentar a retenção de talentos já existentes, e também de conquistar a atenção de novos profissionais igualmente capacitados.

Atuar com um time engajado e satisfeito auxilia na redução de gastos, e as atividades necessárias são feitas com mais foco e qualidade, pois os funcionários sentem que o trabalho feito por eles tem valor real. Com treinamentos constantes, a companhia pode diminuir problemas relacionados a erros, falta de engajamento, tédio e desmotivação.

Comunicação personalizada

Conversar com os leads e clientes fidelizados é muito importante para mantê-los ativos na base e totalmente centrados no que a sua marca faz. Para o crescimento de vendas ocorrer, é importante que o time de marketing faça envios regulares de materiais relevantes e de qualidade, como newsletter, ofertas, promoções e cupons de desconto.

Comunicar-se com o público deve ser feito através de uma mensagem breve e personalizada. Trabalhar com parágrafos mais curtos e incluir vídeos ou imagens responsivos para um determinado cliente é uma maneira de fazê-lo se sentir especial e aumentar as chances dele comprar novamente.

Metodologia de vendas qualificadas

O crescimento de vendas requer uma metodologia que direcione os colaboradores ao processo de vendas adequadamente. É definida uma estratégia com instruções que a equipe pode seguir para conversar com os leads qualificados e apresentar exatamente o que eles precisam.

Invista em um CRM

Em uma pesquisa, 92% das empresas afirmaram que o CRM tem um papel essencial para atingir um bom crescimento de vendas, e 74% das companhias dizem que o software auxilia na análise rigorosa de informações dos clientes para entendê-los melhor e vender.

Com o CRM, você consegue verificar os dados adquiridos através do Módulo de Prospecção B2B, como o contato dos decisores. Em vez de perder tempo conversando com profissionais não relacionados com a compra, você tem a possibilidade de iniciar o contato com o nome de interesse da sua marca e iniciar o processo de negociações. 

Estratégias de cross-selling e upselling

Trabalhe com a estratégia de cross-selling, que consiste em oferecer um complemento para um serviço ou produto que o seu cliente comprou. Como exemplo: uma loja vendeu um secador de cabelo e pode fazer a venda de um óleo para manter o cabelo protegido contra a fonte de calor.

O up-selling tem a função de fazer o cliente realizar um upgrade de um serviço ou produto que já possui, e você pode trabalhar com esta possibilidade. Neste caso, determinada companhia vendeu um plano básico de assinatura, mas depois de alguns meses o time comercial nota que o cliente precisa de mais recursos. Então, oferece uma opção mais robusta para fazer a troca e ele obter a versão completa.

Relacionamento de confiança com leads

Desenvolver um relacionamento de confiança com os leads é uma maneira de aumentar as chances de convertê-los e vender. Para conquistar o seu público, é preciso oferecer recursos exclusivos, manter a equipe comercial disponível para tirar dúvidas e mostrar que a sua empresa se preocupa muito com todas as necessidades dele.

Como um bom Relacionamento de confiança com leads pode ajudar?

Construir uma relação baseada na confiança ajuda os leads a confiarem mais na sua empresa e no que é dito pelos vendedores nas conversas; e pode aumentar as chances de os potenciais clientes fecharem a negociação. Através dessa atenção, a sua marca pode conquistar ainda mais relevância no mercado e atingir o crescimento de vendas.

Como um bom Relacionamento de confiança com leads pode ajudar?
Fonte/Reprodução: original.

Trabalhar com o atendimento empático é mais um método que pode ser utilizado pelos vendedores no momento de dialogar com os leads. Saber ouvir as necessidades dos potenciais clientes com calma e focar nas suas demandas para ajudá-los faz muita diferença, e pode ser apreciado como um dos motivos para a negociação caminhar.

Como calcular corretamente o crescimento de vendas da minha empresa?

Para calcular, colete o valor da receita do período anterior e trabalhe com a seguinte fórmula: “[(receita atual – receita anterior) / receita anterior] x 100 = %. Ao fazer a conta, você deve multiplicar por 100, para obter o percentual do crescimento de vendas.

Os lucros podem apresentar baixas ou altas, pois é um fator que depende das tendências do mercado e flutuação de preços. A melhor forma de elevar as vendas é através da definição de novas estratégias, e também do agendamento de uma reunião com a equipe da Data Stone, que poderá te auxiliar ao entender as demandas da sua marca.

Como a Data Stone pode te ajudar com suas vendas?

A Data Stone conta com o serviço de prospecção terceirizada, por meio da qual o nosso time de especialistas se encarrega de selecionar ativamente os leads de qualidade para a sua marca, nutrir e realizar o devido agendamento de reuniões. O seu executivo, com os contatos obtidos, iniciará os diálogos para poder concluir as vendas e a empresa ter a possibilidade de atingir a meta estabelecida para o crescimento de vendas.

Com a terceirização de prospecção, o seu negócio consegue reduzir custos relacionados a contratações de uma equipe completa para fazer o mesmo processo. É possível também diminuir erros e melhorar a gestão de tempo com ajuda dos nossos especialistas.

 O crescimento de vendas é fundamental para as marcas. Desenvolver estratégias e trabalhar com novas técnicas na companhia pode ser uma forma de obter resultados melhores no longo prazo. Por meio da Data Stone, é possível conquistar melhores resultados com os nossos serviços exclusivos e realizar bons fechamentos de vendas!