Aumento de vendas: 7 dicas de como melhorar e como colocar em prática

Aumento de vendas: 7 dicas de como melhorar e como colocar em prática

Diversos negócios querem ter um bom aumento de vendas, mas encontram dificuldades para melhorar e colocar em prática boas estratégias. Isso se deve ao fato de que muitas dessas companhias podem atuar com métricas que não estejam mais adequadas ao mercado.

O desenvolvimento de e-mail marketing, por exemplo, com pouco ou nenhum dado relevante, é um aspecto que resulta em apenas 23% das aberturas das mensagens por parte dos clientes. Em contrapartida, uma companhia que investe em estratégias eficientes, como o desenvolvimento de um bom site responsivo e de qualidade, pode ter a chave para o aumento de vendas. 

Além disso, 94% dos potenciais clientes fazem pesquisas em páginas para decidirem comprar, e podem tomar essa decisão ao encontrar o seu conteúdo. Com isso, as vendas B2B podem ocorrer com maior eficiência na empresa, e, assim, você conquistará o desejado aumento e retenção de público.

Como aumentar suas vendas

Para ter sucesso com o aumento de vendas, é preciso realizar treinamentos constantes com a equipe comercial e de marketing, para garantir que os profissionais estejam motivados e confiantes de se comunicarem com os potenciais clientes. Com reuniões para apresentar pontos fortes e fracos, os especialistas sabem onde precisam melhorar e poderão proporcionar maior vantagem competitiva entre a concorrência.

Defina metas realistas

A definição de metas realistas tem a função de manter os profissionais concentrados no que precisam fazer. Por isso, é indispensável proporcionar equilíbrio com objetivos possíveis, para deixá-los encorajados ao seguir o desempenho atingido anteriormente por cada colaborador, além de trabalhar com as tendências de mercado e adaptá-las ao seu modelo de negócio.

Conheça e segmente o seu público-alvo 

Ter sucesso no aumento de vendas exige o conhecimento e a segmentação do seu público-alvo antes de montar as campanhas. Ao fazer isto, você pode ter maiores chances de possuir um alcance maior e melhor de potenciais clientes que viram o anúncio, clicaram e gostaram do produto. 

No entanto, imagine a seguinte situação: uma empresa que não segmenta e desconhece o público-alvo, decide fazer a publicação de uma campanha sem definir alguns dados, como o porte da companhia de interesse, quadro de funcionários e nicho, podendo alcançar leads indesejados ou não encontrar ninguém que queira comprar. Dessa forma, ocorre desperdício de tempo e investimentos, e essa marca não consegue fazer boas vendas, não retém bom público e perde a autoridade entre a concorrência.

Estabeleça um plano de vendas

Para ter sucesso com o aumento de vendas, estabeleça um bom plano para conseguir vender ainda mais. O adequado é definir por etapas as funções dos colaboradores, que estratégias devem ser seguidas para aprimorar o ciclo de vendas com base nas tendências do mercado e nas necessidades dos potenciais clientes. 

Invista em SEO

O SEO é uma das principais maneiras de conquistar o aumento de vendas organicamente, e pode ser aplicado em seu negócio. Por mais que trabalhar com este plano de ação seja eficiente, é preciso ter atenção quanto à qualidade dos conteúdos desenvolvidos, para conseguir ter bom ranqueamento nos principais mecanismos de buscas. 

Esta é uma maneira de se destacar da concorrência, mostrar que a empresa tem autoridade sobre determinado assunto e consegue atingir um bom público. Com um blog, você pode falar a respeito dos serviços ou produtos vendidos em sua loja, explicar brevemente a função deles e como podem mudar a vida dos leads que comprarem, por exemplo.

Foque na experiência do usuário

Com o fortalecimento da era do cliente, as companhias precisam ter atenção redobrada na experiência do usuário e garantir que o lead qualificado acesse o site e encontre o que precisa de maneira rápida e simples. Entenda o que pode ser considerado como má experiência por parte dos clientes, segundo pesquisa estatística do Baymard:

  • 48% custos altos relacionados a frete, impostos ou taxas;
  • 26% exigia que o cliente criasse uma conta;
  • 25% não confiou no site dados de cartão de crédito;
  • 23% entrega lenta;
  • 22% checkout muito demorado;
  • 21% dificuldade de calcular o custo do pedido;
  • 17% o site estava com erros ou travou;
  • 13% falta de opção de pagamento;
  • 9% cartão de débito ou crédito recusados.

Se o público-alvo quiser fazer compras em uma loja e encontrar dificuldades em efetuar o pagamento ou simplesmente ter problemas para colocar produtos ou serviços no carrinho, ele fechará a página. A próxima pesquisa dele será relacionada ao concorrente, que pode ter um site mais prático e agradável de se navegar, o que aumenta as chances de conversão para outra marca.

Explore canais variados de marketing digital

Não é necessário apostar exclusivamente nos canais de marketing digital como uma forma de divulgar produtos e serviços. É possível trabalhar com e-mail marketing, redes sociais, mídias pagas, marketplace e desenvolver conteúdos exclusivos para o blog, usando o SEO como aliado para fortalecer a relação com os leads e clientes fidelizados.

Conheça a concorrência e defina a persona

Ter sucesso com o aumento de vendas exige conhecimento pleno da concorrência, do que é vendido e o tipo de preço praticado. Com estas informações em mãos, é possível saber exatamente o que o concorrente faz para se destacar no mercado, quais produtos chamam atenção e, assim, identificar oportunidades que podem ser atingidas por sua companhia.

Com essas informações, você tem mais segurança em definir a sua persona com base no comportamento de compra. Através da análise dos detalhes do “personagem”, você consegue estruturar as estratégias de marketing para o público certo e assim ajudá-lo a resolver o que for preciso com os seus produtos ou serviços exclusivos.

Como saber se minha empresa está preparada para aumentar minhas vendas?

Ao seguir as dicas, fazer as análises necessárias de público-alvo, concorrência e trabalhar ainda mais com o marketing digital, a sua empresa poderá estar melhor preparada para ter o aumento de vendas desejado. Em conjunto, é igualmente essencial proporcionar treinamentos constantes para que a equipe consiga entender os pontos fortes e fracos a fim de se aprimorar e vender cada vez mais.

aumento de vendas
Fonte/Reprodução: original.

O exemplo de uma empresa não preparada é aquela que não fez a segmentação, não realiza modificações pontuais no site e conta com apenas uma alternativa de comunicação. Com estes fatores, é quase impossível que essa companhia fictícia consiga um bom aumento de vendas, e pode até mesmo lidar com despesas pela falta de organização.

Principais cuidados para gerenciamento de vendas

Para o negócio ter o crescimento de vendas tão aguardado, é essencial ter cuidados relacionados ao gerenciamento de vendas, para não ter problemas. Entenda o que precisa ser feito para prevenir problemas e ter sucesso no mercado:

  • Lidar bem com os clientes e suas diferentes necessidades;
  • Conhecer muito bem o cliente e saber o que ele precisa;
  • Usar a tecnologia a favor próprio;
  • Fazer a definição de KPIs e metas;
  • Apresentar feedbacks regulares.

Sem definir as metas, por exemplo, não é possível realizar essas vendas adequadamente, o que resulta na perda de lucros e um péssimo desempenho no mercado. Com isso, a companhia pode ter dificuldades de crescer e até mesmo se preocupar com a possibilidade de falência.

Como a Data Stone pode te ajudar com o aumenta de vendas?

Para ter sucesso, é essencial contar com os especialistas da Data Stone para te auxiliar a aumentar as vendas de forma eficiente. Atuamos com a prospecção terceirizada, um serviço em que a nossa equipe prospecta ativamente os leads e os entrega prontos, com reuniões agendadas para o seu executivo de vendas.

Como a Data Stone pode te ajudar com o aumenta de vendas?
Fonte/Reprodução: original.

O aumento de vendas pode acontecer através de um serviço feito exclusivamente para o seu negócio, pois os nossos especialistas sabem o que considerar no momento de fazer a prospecção. Eles removem os nomes que não têm nada a ver com a sua empresa e fornecem apenas os potenciais clientes que têm maiores chances de serem convertidos. 

Saiba que mais de 40% do time de vendas afirma que prospectar é desafiador tanto pela dificuldade de se comunicar com os leads quanto pela falta de retorno ou poucos dados disponíveis. Com os nossos especialistas, você não precisa se preocupar com esse tipo de questão, pois todos os leads prospectados já estão prontos para a conversa ser iniciada. 

A Data Stone é a única no Brasil que pode te auxiliar com o aumento de vendas por meio de um serviço qualificado, robusto e que entregará o que você precisa. Entre em contato com a nossa equipe para apresentarmos você as nossas soluções!