Nutrição de leads: um guia completo com passo a passo
Investir na nutrição de leads é um passo importante para qualquer empreendimento, afinal, é uma ação de marketing que vai além de simplesmente enviar e-mails aos contatos. O método em questão envolve manter um relacionamento com clientes em potencial, ou seja, aqueles que têm interesse, mas ainda não estão prontos para tomar a decisão de compra.
A estratégia visa, principalmente, aumentar a autoridade e credibilidade da empresa para um público interessado e potencializar sua conversão. Antes da decisão de compra de determinados produtos ou serviços, especialmente no mercado B2B, o interessado estuda tudo sobre o que a empresa oferece.
Essa é uma fase essencial, que funciona como uma oportunidade para criar um relacionamento com empresas parceiras e que, posteriormente, pode garantir uma parceria duradoura e lucrativa. Por isso, confira conosco como investir na sua nutrição de leads, um passo de cada vez!
O que é Nutrição de Leads?
A nutrição de leads é uma estratégia de inbound marketing que visa estabelecer um relacionamento sólido com clientes em potencial ao compartilhar informações de qualidade. Por meio do método, é possível aumentar a conversão de leads fornecendo um conteúdo interessante e valioso. No entanto, para uma implementação assertiva, é importante:
- Conhecer seus leads: é crucial entender as demandas dos seus leads para compreender em qual etapa de nutrição eles se encontram;
- Reconhecer o tempo de cada nutrição: a chave para o sucesso é a personalização. Portanto, é indispensável evitar a reutilização de um mesmo fluxo para a mesma segmentação;
- Automatizar a nutrição: a automação de marketing é uma realidade de muitas empresas e contribui para a redução de trabalho da equipe de marketing para poder focar em outras áreas do setor e otimizar o alcance do público-alvo.
É importante salientar que a nutrição de leads baseia-se no comportamento do cliente, possibilitando a personalização e a assertividade no conteúdo oferecido. Como consequência, a estratégia pode resultar na qualificação de leads. Essa é uma abordagem altamente precisa e essencial para o sucesso de negócios inseridos em diversas áreas, o que garante que cada um dos leads gerados sintam-se únicos.
Como fazer a nutrição de leads?
Para obter sucesso ao nutrir leads, é fundamental compreender todo o processo de segmentação e personalização. O principal passo é determinar quem é a persona bem como também em qual etapa ela se encontra para, então, seguir com:
- Determine quem é a persona e em qual etapa se encontra: o primeiro passo é categorizar cada lead que representa o cliente ideal para a sua empresa;
- Quais materiais serão utilizados e ordem: analise os materiais que a empresa já dispõe para definir quais serão compartilhados e qual a ordem;
- Crie um fluxo de e-mails: etapa crucial que determina se será necessário ou não prosseguir com o envio para determinados leads;
- Utilize a pontuação de leads: auxilia na compreensão da jornada de compra e leads que não engajaram;
- Monitore os resultados: processo contínuo para a análise de resultados e realização de ajustes, caso necessário.
Ao fornecer informações e recursos valiosos, os leads podem considerar o seu conteúdo como confiável e principal referência no setor. Assim, aumenta sua credibilidade e autoridade com o passar do tempo.
Qual a importância da nutrição de leads?
A nutrição de leads atua como um alicerce para a conversão de clientes em potencial em clientes fiéis. A estratégia aumenta significativamente a propensão de compra de cada lead qualificado ao fornecer conteúdo relevante, ou seja, que seja de fato interessante para quem o recebe.
Em uma jornada de compra, o primeiro passo, normalmente realizado por um cliente em potencial, é a pesquisa, onde posteriormente pode se interessar por um produto ou serviço. No entanto, por ainda não estar pronto para a decisão de compra, ele fornece seu e-mail em troca de um conteúdo, como um e-book, por exemplo.
Em geral, essa abordagem personalizada com a geração de leads B2B não apenas aumenta a possibilidade de conversões, mas também é uma oportunidade valiosa de fidelizar os futuros clientes.
Benefícios da nutrição de leads
Os principais benefícios de oferecer conteúdo qualificado e relevante para clientes em potencial incluem a redução de custos, automação, engajamento, fidelização, melhora de relacionamento e a geração de um relacionamento duradouro.
Essa é uma técnica utilizada para nortear possíveis clientes que não estão prontos ou ainda não tomaram a decisão de compra, afinal, apenas oferecer produtos e serviços não é uma ação inteligente. Oferecer conteúdo educativo e informativo pode convencer o cliente de que a sua empresa dispõe da solução para seus problemas.
Redução de custos
Um dos principais benefícios da implementação da estratégia, é a redução de custos, visto que a criação de conteúdo é mais barata ou até mesmo livre de custos. Dessa maneira, a equipe de marketing pode direcionar recursos para outras áreas.
Automação
Assim como a geração de leads B2B, a nutrição também pode ser automatizada, resultando na redução de fatores, como tempo, que no mercado atual é bastante significativo para garantir uma maior lucratividade. À medida que o envio de conteúdo é devidamente agendado, o setor de marketing e de vendas pode focar em outras demandas de mercado.
Engajamento
O e-mail marketing é uma das ferramentas mais valiosas para empresas de diferentes portes e segmentos, pois promove e incentiva um maior engajamento pelos interessados no produto ou serviço que oferece.
Fidelização
À medida que recebe conteúdo de qualidade, o cliente em potencial se sente cada vez mais confiante de que seu serviço ou produto é a resposta correta para solucionar um possível problema. Com isso, a fidelização pode se tornar uma realidade.
Capacidade de educar o cliente
Ao focar na educação de clientes em potencial, empresas podem estabelecer autoridade e transparecer confiança durante o processo de compra. A abordagem em questão não apenas contribui para informar o valor dos produtos e serviços, mas também ajuda a promover relacionamentos de longo prazo.
Comunicação relevante
Diferente da abordagem via mensagens de aplicativo ou chat, a comunicação relevante promovida pela nutrição de leads, destaca-se pela segmentação e personalização. Isso envolve muito mais que mensagens genéricas, que podem ser ignoradas facilmente. Essa estratégia visa o fornecimento de conteúdo personalizado conforme interesses e necessidades particulares de cada um dos leads.
Como implementar a Nutrição de Leads?
Ao implementar a nutrição de leads em sua empresa, é fundamental contar com um plano bem elaborado. O primeiro passo é planejar como será feita a abordagem, considerando fatores como conteúdo e frequência, assim como também:
- Definição de público alvo;
- Construção de lista de leads;
- Análise de informações dos contatos;
- Segmentação de lista;
- Criação de conteúdo de valor;
- Monitoramento de resultados.
A implementação da nutrição de contatos requer uma abordagem personalizada e acima de tudo, bem estruturada. Com auxílio da Data Stone, você tem acesso a um mailing list abrangente com leads qualificados para uma segmentação minuciosa. Essas incluem perfis de clientes com base em fatores específicos.
Isso possibilita que os setores de venda e marketing da sua empresa enviem conteúdo para os contatos certos e mantenham o foco em outras demandas essenciais para melhorar a produtividade e alcance.
O que evitar na nutrição?
Para uma nutrição eficaz existem alguns erros que devem ser evitados. É importante ser cauteloso em relação ao número de ofertas que envia e evitar fazê-las o tempo todo. Outros erros bastante comuns incluem:
- Falta de palavras-chave relevantes;
- Não considerar o funil de vendas;
- Não conhecer o cliente;
- Deixar de lado o monitoramento contínuo.
Cada um desses aspectos são cruciais para alcançar o sucesso e obter os resultados esperados. O monitoramento de resultados, permite saber se existem erros a serem corrigidos e se a estratégia concede bons resultados.
A nutrição de leads é um método bastante popular do marketing que visa gerar relacionamentos duradouros ao prover conteúdo qualificado para clientes em potencial, que posteriormente, pode tornar-se um cliente fiel à sua empresa. Conte com as habilidades da Data Stone de prospecção de clientes para alcançar seu público-alvo!