Persona do cliente: 4 tipos e como definir a sua! Guia completo
Definir a persona do cliente exige conhecimento sobre as características do público-alvo e entendimento de qual tipo se deseja montar. O que torna isso tão complexo é que alguns dos critérios para definir uma Buyer persona são diferentes dos necessários para criar uma Brand persona, mesmo que existam pontos em comum.
Após definir a persona de seu cliente, é possível aprimorar consideravelmente a procura por clientes mais promissores ao empreendimento. Para seguir com essa busca, contar com o módulo B2B da Stone Station é fundamental para fornecer a sua equipe um ambiente bastante proveitoso para a obtenção de dados essenciais para melhorar as negociações!
O que é a Persona do cliente?
A persona do cliente é um conceito que representa, de modo fictício, o seu cliente ideal. Dessa forma, esse recurso exige conhecimento do seu público-alvo e abordagens que se encaixem com as preferências e padrões dos que se interessam em negociar com sua empresa, o que demanda um ótimo trabalho de pesquisa e a aquisição de dados qualificados.
Para a montagem de uma persona é preciso utilizar dados demográficos, comportamentais, psicológicos, renda e outras informações que mostrem com quem a sua empresa negocia. Cada uma das personas, por sua vez, exige modificações na forma de abordagem, fator este que exige bastante atenção de sua equipe para assegurar o aproveitamento do recurso.
Quais os tipos de Persona do cliente?
A Buyer persona e a Website persona são alguns exemplos bastante conhecidos de persona do cliente justamente por aparecer mais vezes no cotidiano das empresas. Além disso, esses dois exemplos são responsáveis por definir critérios muito importantes para a formação dos produtos e serviços, como preferências e ideias para o site ser o mais atrativo possível ao potencial negociante.
Uma empresa pode lidar com diferentes personas ao mesmo tempo. Por isso, o ideal é ter conhecimento sobre cada uma para garantir uma maior segurança para a atuação de sua equipe de vendas. Caso contrário, erros podem ser cometidos que prejudicaram toda a jornada de compras pela falta do mapeamento necessário dos interessados em sua empresa.
Buyer Persona
A Buyer persona é a mais conhecida e é responsável por representar as características do negociante ideal para sua empresa. Dessa forma, ela ajuda a sua equipe no mapeamento de quais soluções e produtos são mais relevantes e entender melhor que motivos levam os contatos a interagirem com o seu negócio, possibilitando a criação de uma excelente experiência do cliente.
Website persona
A Website persona é aquela voltada para representar qual seria o tipo de visitante ideal para o seu site. Com essas informações, o seu time terá noção de como estudar os comportamentos de usuários e compreender como o site precisará se adaptar para atender as demandas e potencializar os resultados no local.
User persona
User persona é a responsável por representar os usuários do que sua empresa fornece, seja um produto ou solução, por exemplo. Assim, esse tipo de persona serve para sua empresa mapear o que os possíveis clientes mais desejam encontrar no que o negócio oferece.
O mapeamento de informações é um ponto indispensável de todas as personas, o que exige que sua empresa tenha acesso a ótimos dados qualificados para compor as práticas. Com isso, entender o enriquecimento de dados que a Data Stone oferece pode ser a sua melhor saída para conseguir montar as personas de sua empresa e, dessa forma, aprimorar a atuação de sua equipe.
Brand persona
A Brand persona representa tanto as características do cliente ideal como também da personalidade que sua empresa apresenta ao mercado. Com isso, essa persona permite que seu time define tanto as características padrões dos que negociam com seu empreendimento como também a imagem que este apresenta aos potenciais clientes.
Na Brand persona, inclusive, há a possibilidade de utilizá-la para gerar maior conexão com os clientes, já que ela utiliza bastante dos sentimentos como base para a montagem do personagem. Dessa forma, é possível organizar todo o processo das vendas e conferir mais humanização nas abordagens.
Como criar estratégias para Persona do cliente?
Estudar as características de cada persona e adaptar as práticas de vendas para elas são os fatores principais que auxiliam na criação de estratégias para personas de clientes. Com esses dois pontos em mente, o seu time conseguirá selecionar as práticas mais adequadas e agir da maneira mais apropriada para aumentar as chances de obter bons resultados.
Basta observar que a abordagem para Buyer persona e Website Persona são diferentes justamente por conta do contexto em que cada uma se encontra. Por isso, é preciso instruir sua equipe para avaliar esses fatores antes de iniciar as estratégias para que estas fiquem mais personalizadas e eficazes.
Ter o conhecimento das informações também é uma exigência para a criação de estratégias voltadas para a persona do cliente. Por isso, o módulo B2B da Stone Station é uma excelente opção para sua equipe compor práticas extremamente eficientes para as empresas que podem se interessar pelo seu negócio.
O serviço oferece uma série de informações relevantes como o número de sócios na companhia e seus cargos, por exemplo. Assim, seu time conseguirá mapear quem são os decisores e, dessa forma, guiar abordagens mais precisas para aumentar as chances de excelentes resultados acontecerem com mais frequência.
Para que serve a Persona do cliente?
A persona do cliente serve para o seu time conseguir organizar as melhores abordagens possíveis para aquele tipo de perfil traçado. Dessa forma, as estratégias de venda vão tender a apresentar maior grau de eficiência e permitir que a sua empresa consiga trazer resultados melhores como maior retenção de clientes e aprimorar a maneira que as vendas acontecem.
Para ter noção da importância do uso da persona do cliente, suponha que uma empresa apenas tenha o público-alvo para trabalhar na busca de novas negociações. Como a quantidade de possibilidades é gigante, o seu time de vendas terá muito mais dificuldades de montar processos padronizados e organizados, o que impede a maior previsibilidade dos negócios e desgasta bem mais o corpo profissional.
O entendimento de personas também se mostra muito útil para a aplicação de formas de prospecção, como o caso da que é realizada pelo celular. Desse modo, o seu time consegue aumentar o potencial de conversão dessa abordagem tão utilizada e reduz as chances de rejeição, tão observados quando se aplica esse tipo de estratégia.
Como definir a minha Persona do cliente?
A definição da persona do cliente exige, inicialmente, conhecimento sobre o público-alvo de seu negócio. Com esse saber, você entenderá qual é o campo de possibilidades de interessados que sua empresa pode atingir dentro daquele tipo de mercado.
Depois disso, é preciso estudar quais são as preferências que esse público têm em comum e observar quais são os que sua empresa mais consegue atingir, passo esse essencial até mesmo para outros processos como segmentação de clientes e captação. Para exemplificar, suponha que você tenha um empreendimento de marketing e deseje contratar mais mulheres que tenham de 18 até 40 anos no setor.
Um exemplo de persona, portanto, seria a Nathalia, que tem 25 anos e já tem experiência no setor de análise de dados para campanhas de marketing. Com base nesse perfil, sua empresa precisaria buscar por outras profissionais que mais se aproximam das características desse perfil. Lembre-se de fazer as devidas adaptações para uma escolha mais precisa.
Assim, fica bem claro como definir a persona do cliente é uma etapa extremamente importante para uma empresa e, por isso, exige bastante cuidado do time. Com os serviços da Data Stone, portanto, seu negócio poderá aproveitar a definição da persona e seguir os outros passos necessários para a obtenção de resultados cada vez mais decisivos e que posicionem bem a sua empresa!