Segmentação de clientes: o que é e como criar a melhor segmentação

Segmentação de clientes: o que é e como criar a melhor segmentação

Investir na segmentação de clientes é de extrema importância para o seu negócio, já que ela permite que a sua equipe de vendas se concentre em grupos semelhantes à sua persona, com suas características distintas. No entanto, uma boa segmentação depende da quantidade de informações que seu negócio consegue mapear para determinar quais os padrões que serão analisados.

A melhor forma de criar uma segmentação de clientes com qualidade é através do Módulo B2B da Stone Station. Por meio de todos os dados qualificados presentes no serviço, a sua equipe consegue separar excelentes grupos de decisores e aumentar as chances de melhores negociações acontecerem ao seu negócio! Saiba como criar a melhor segmentação com os serviços da Data Stone!

O que é a segmentação de clientes?

A segmentação de clientes é um processo voltado para a divisão entre os contatos que fazem parte de seu público-alvo em diferentes grupos com base em suas características comuns. Com isso, é possível focar em parcelas menores do público, mas que apresentam um potencial bem maior de fechar negociações mais positivas.

Segmentação de clientes
Fonte/Reprodução: original.

Para visualizar melhor a segmentação de clientes, suponha uma empresa que atua com soluções tecnológicas para outras companhias. Uma segmentação para esse grupo consideraria os pontos de interesse das empresas que mais solicitam por esses tipos de soluções, enquanto outra segmentação poderia considerar padrões de comportamento.

Quais os tipos de segmentação de clientes?

Segmentação geográfica e psicográfica são alguns exemplos mais conhecidos entre as empresas. Basicamente, o tipo de segmentação vai se diferenciar conforme os dados utilizados como critérios para a separação dos grupos. De forma geral, os 4 tipos de segmentação incluem:

  • Segmentação psicográfica;
  • Segmentação geográfica;
  • Segmentação comportamental;
  • Segmentação demográfica para o B2B.

Com toda essa variedade de opções para segmentação de clientes, cabe ao seu negócio escolher qual delas consegue selecionar os melhores contatos para negociações futuras. Sempre que possível, utilize mais de um tipo de segmentação para aumentar o campo de atuação de seu negócio.

Para fazer a segmentação, é necessário mapear alguns padrões e conseguir buscar por perfis que se adequem ao cliente ideal de sua empresa. Assim, contar com o Módulo B2B é uma escolha extremamente proveitosa já que, com esse serviço da Stone Station, o seu negócio tem acesso a dados bem ricos e atualizados para permitir uma atuação mais precisa com os decisores de seus contatos!

Benefícios da segmentação de clientes

Promover uma equipe de vendas mais produtiva e auxiliar na organização do processo de vendas são alguns dos benefícios relevantes que dão maior destaque às empresas que fazem a segmentação de clientes. Com eles, o negócio consegue ter um maior engajamento dos profissionais e realizar as etapas das vendas de forma mais harmoniosa e eficiente.

Além desses dois, existem outros benefícios muito relevantes que a segmentação proporciona e que fazem total diferença no decorrer das atuações do negócio, principalmente as partes de marketing e vendas – como, por exemplo:

Maior produtividade da equipe

A maior produtividade da equipe é consequência direta da segmentação de clientes justamente pela prática de separar adequadamente os contatos com base em critérios em comum. Dessa forma, o time consegue determinar a melhor maneira de se comunicar com eles, potencializando assim as probabilidades de ótimas negociações acontecerem com mais frequência.

Basta pensar como a qualidade das abordagens pode subir completamente através da segmentação de clientes. Ao separar o público em pequenos grupos, o seu time pode se preparar cuidadosamente para cada um dos que receberão interações, o que aumenta bastante o potencial da comunicação acontecer de maneira proveitosa, potencializando as negociações promissoras.

Melhora na geração de Leads

Gerar uma maior quantidade de leads é um benefício muito relevante da segmentação de clientes pelo processo auxiliar a separar adequadamente contatos promissores através de critérios específicos. Dessa forma, a sua equipe consegue observar com maior organização os contatos presentes e melhorar muito a aquisição de novos leads relevantes.

Quando se trata de obter leads qualificados, muitas empresas sentem dificuldades ou não têm a possibilidade de explorar melhor o mercado, perdendo assim grandes oportunidades de negociações promissoras. Por isso, ter um serviço capaz de cuidar dessa etapa é uma saída muito interessante para não perder as chances de melhorias em sua empresa.

Para isso, a terceirização de prospecção da Data Stone é a sua melhor escolha! Nesse serviço, você terá à disposição um time muito capacitado para mapear o mercado e selecionar os melhores contatos para que o seu time entre em contato e invista na conversão.

Campanhas mais eficazes

As campanhas de marketing mais eficazes são consequências muito positivas da segmentação de clientes pelo fato da prática auxiliar o seu negócio a atuar em partes do público-alvo. Como essa parcela já terá uma tendência a ter interesse no que sua empresa oferece, as campanhas ficam com um grau de precisão bem maior do que se atuassem no mercado inteiro, por exemplo.

Esse benefício é de extrema importância, principalmente ao considerar que campanhas mais eficazes significam menos gastos para outros processos como a geração de clientes, por exemplo. Dessa forma, o uso dos recursos da empresa ficam bem mais precisos e diminui as chances de desperdícios em medidas que não vão surtir efeitos.

Aprimorar a obtenção de clientes relevantes

A obtenção de clientes em ótimas quantidades com a segmentação é um ponto bastante observado e muito relevante aos negócios. Acontece que o processo auxilia a sua equipe a escolher cuidadosamente quais são os negócios que mais merecem atenção e tem maiores probabilidades de terem boas interações.

A taxa de retenção de clientes também é outro fator que recebe muitas melhorias. O fato de sua equipe conseguir se comunicar melhor com os contatos de seu empreendimento é responsável por aumentar o desejo deles de continuarem negociando com a empresa, ponto este excelente para o crescimento da experiência do cliente e melhora da relação dele com o negócio.

Previsibilidade de sua empresa

A previsibilidade da empresa é muito importante pelo fato da segmentação gerar maior segurança aos negócios. Isso se dá justamente porque o processo ajuda a aumentar o potencial de negociações mais positivas, o que permite que a parte financeira de seu empreendimento, por exemplo, se prepare melhor para o futuro.

Nota-se como os benefícios da segmentação de clientes é bastante vasto, exigindo o conhecimento de algumas formas de realizar uma excelente prospecção por meio de diferentes canais, como o celular. 

Como segmentar clientes?

Para segmentar clientes, você precisa ter acesso a um ambiente que permita separar os contatos conforme as características desejadas. Assim, é possível fazer uma segmentação mais criteriosa e conforme os padrões que sua equipe necessita para negociações mais promissoras.

Como segmentar clientes?
Fonte/Reprodução: original.

Logo, para obter esse ambiente, conte com o módulo B2B da Stone Station. Com ele, você conseguirá mapear no mercado as informações essenciais das empresas que seu negócio deseja entrar em contato e realizar uma interação única. Alguns exemplos das informações que podem ser obtidas são o número de profissionais existentes e a renda da companhia.

É perceptível como a segmentação de clientes consegue mudar completamente a qualidade da atuação da sua empresa. Com a separação de grupos proporcionada pela prática, o seu empreendimento pode se destinar para pequenas parcelas no público-alvo e aprimorar a qualidade de suas negociações.

Caso você deseje aproveitar todo o potencial que a segmentação de clientes apresenta para o seu empreendimento, não deixe de entrar em contato com a Data Stone e interagir com suas soluções. Por meio de toda a qualidade devido ao tempo de mercado e presença de dados qualificados, o seu negócio poderá potencializar as interações com possíveis clientes e, assim, auxiliar bastante no crescimento!