Aquisição de clientes: veja o que é as principais estratégias
Investir nas estratégias para a aquisição de clientes permite que a sua empresa consiga gerar leads qualificados para, então, obter negociações mais precisas e com maiores probabilidades de serem bem sucedidas. Para isso várias estratégias são utilizadas, como o e-mail marketing e o aumento da presença no meio online, muito aplicadas para aumentar os contatos com outros negócios.
Uma das estratégias mais proveitosas para a aquisição de clientes é a terceirização de vendas, serviço este que pode ser obtido com a maior qualidade através da Data Stone. Com todo o corpo profissional que disponibilizamos, permitimos que você tenha uma ótima quantidade de leads qualificados para você guiar as etapas restantes de negociação!
O que é a aquisição de clientes e qual o seu propósito?
A aquisição de clientes se define como as estratégias que visam atrair diferentes clientes para a empresa em determinado período. Consequentemente, o propósito dessa prática é justamente manter a quantidade de negociações da companhia em bom número, o que pode causar uma melhora de resultados considerável.
Dessa forma, para uma boa aquisição de clientes é necessário a definição de alguns parâmetros básicos, como o caso das metas. Junto a elas, o monitoramento constante de resultados, a identificação do público-alvo e a criação de um bom planejamento para os canais de comunicação são outras práticas necessárias para o processo ocorrer adequadamente.
Um destaque precisa ser feito para as metas, já que elas serão as responsáveis por guiar a sua empresa para um determinado caminho e vão auxiliar a manter os seus profissionais motivados a cumprir as etapas caso os objetivos estejam na realidade.
Qual é o custo de aquisição de clientes?
O custo de aquisição de clientes varia de acordo com a situação da empresa, junto das práticas executadas. Para avaliar essa medida, pode-se utilizar uma equação matemática que consegue fornecer uma visão geral do cenário de aquisição dos clientes.
CUSTO PARA AQUISIÃO DE CLIENTES (CAC)= | VALOR INVESTIDO NÚMERO DE CLIENTES OBTIDOS |
Essa equação fornece o quanto sua empresa gastou para adquirir cada cliente em determinado período. É interessante você ter os resultados dessa conta de diferentes meses para que se possa fazer uma comparação da qualidade da aquisição realizada pela sua equipe.
Analisando matematicamente, o que sua empresa mais deseja é que o número de clientes obtidos seja maior, enquanto o valor investido é o menor possível para que o resultado da conta seja pequeno.
Entretanto, se o contrário acontecer (o valor investido ser alto demais e a quantidade de clientes obtidos), é melhor rever como as negociações ocorrem, pois isso significa que sua empresa não aproveita as oportunidades de vendas.
5 estratégias de aquisição de clientes para usar
Aumentar a força de presença online de sua empresa junto de um excelente marketing de conteúdo são ótimas estratégias para fortalecer a sua aquisição de clientes. Com elas, seu negócio atinge mais leads que podem se interessar pela sua empresa e aumenta as chances de criação de materiais relevantes aos contatos.
Fortaleça sua presença online
O fortalecimento da presença online é essencial para aumentar a aquisição de clientes justamente pelo ambiente online que contém uma grande parte de leads. Assim, é possível chegar em um público bem maior e compreender mais padrões relevantes a respeito dos possíveis interessados em seu negócio.
Como maior cuidado para executar essa estratégia, é preciso observar quais são as redes que seus potenciais clientes mais se concentram. Por meio do ambiente online também é possível aumentar as taxas de engajamento com a escolha de conteúdos adequados e interações promissoras na rede social.
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma escolha muito proveitosa de estratégia pelo fato de utilizar da criação de postagens, materiais e outros tipos de conteúdos que interessem seus leads. Dessa forma, é possível complementar a bagagem de conhecimentos do seu público-alvo, ao mesmo tempo, potencializar as chances de conversão e permitir uma melhor segmentação de clientes.
Para essa estratégia, o principal ponto de atenção é alinhar tanto a satisfação do lead quanto o contato com o material com as exigências dos motores de busca para bons posicionamentos. Com esse cuidado, há uma maior possibilidade dos conteúdos chegarem em mais contatos justamente pelo melhor posicionamento e qualidade.
Enriquecimento de dados
Realizar o enriquecimento de dados em uma empresa é uma estratégia muito decisiva justamente por auxiliar na obtenção de informações relevantes. Dessa forma, a companhia que utilizar esse enriquecimento consegue compor práticas mais precisas e com maior chance de sucesso por meio de um excelente banco de dados de clientes.
Na atualidade, essa exigência é muito observada pelas empresas devido à maior competitividade e procura mais intensa por clientes promissores. Assim, contar com o serviço de enriquecimento de dados da Data Stone é uma escolha muito interessante justamente por oferecer um rico banco de dados de clientes para que você possa acrescentar novos dados para a atuação de seu empreendimento.
Terceirização de vendas
A terceirização de vendas é uma estratégia muito promissora para empresas que desejam chegar em leads qualificados de maneira mais promissora e com melhores probabilidades de sucesso. Essa prática exige que você contrate uma companhia adequada para encontrar os leads ideais para o seu negócio a fim de proporcionar negociações mais proveitosas.
Para fazer uma boa terceirização de vendas, portanto, o ideal é contar com a Data Stone, pois não só reunimos um time com profissionais extremamente capacitados como também asseguramos o entendimento de sua empresa antes de buscar os leads. Dessa forma, conseguimos mapear no mercado as opções mais interessantes para você conseguir aumentar os resultados de seu empreendimento e ainda economizar bastante.
Vale comentar que um dos destaques dessa estratégia é justamente a economia que se pode fazer em relação aos valores gastos. Enquanto um departamento de prospecção, em média, custaria R$25.000 por mês, contratar o serviço de terceirização de prospecção da Data Stone é uma excelente oportunidade de aplicar em uma estratégia promissora e acessível.
Email marketing
O e-mail marketing sempre se destacou entre as empresas e na atualidade é uma das mais utilizadas para a aquisição de clientes. Afinal, por meio dela é possível realizar ofertas promissoras e assegurar uma comunicação que seja objetiva e que atraia o lead para negociar com sua empresa.
De modo geral, todas as estratégias de aquisição de clientes exigem conhecimentos interessantes a respeito de como guiar as interações. Esses saberes podem ser obtidos através da leitura cuidadosa deste conteúdo que também vai te mostrar os passos para a prospecção ser realizada pelo celular.
Como posso medir a aquisição de clientes?
Para medir a aquisição de clientes, você pode avaliar se o seu custo para adquiri-los foi muito alto e tentar compreender os fatores que causaram esse resultado. Caso sua companhia não tenha utilizado abordagens adequadas ou esteja com algum problema nas negociações, por exemplo, esses fatores vão se refletir no valor do CAC.
Por exemplo, caso a sua segmentação de clientes não esteja em bom funcionamento, isso interfere diretamente na aquisição deles. Todo esse problema tende a ser refletido no valor do CAC, que não será agradável e exigirá que o seu time estude possíveis soluções rapidamente para cuidar da correção do cenário.
Assim, é bem perceptível como cuidar de todo o processo da aquisição de clientes é extremamente importante para que seu negócio consiga crescer e atrair os contatos desejados para se desenvolver adequadamente. Devido ao crescimento da competitividade entre as empresas, torna-se necessário ter cuidado com a maneira que se obtém os clientes para a companhia continuar relevante por bastante tempo.
Para te ajudar nesse objetivo, não deixe de contar com os serviços oferecidos pela Data Stone. Toda a nossa experiência com dados e qualidade de atuação no mercado nos permite oferecer soluções muito interessantes para as empresas que desejam crescer de maneira saudável e eficiente!