Campanhas de marketing: principais tipos e por que fazer? Confira!

Campanhas de marketing: principais tipos e por que fazer? Confira!

Investir e saber como elaborar as campanhas de marketing é fundamental para que as empresas possam atingir um novo público, engajar seus leads e conquistar o mercado em que atuam. Há diferentes tipos de campanhas que podem ser elaboradas, representando os mais variados estilos de marketing, setores empresariais e nichos do mercado.

A aplicação das campanhas de marketing serve para abarcar as diferentes categorias comercializadas pelas empresas. Ainda assim, uma empresa pode utilizar diferentes modelos em momentos distintos e, por conta disso, conhecer melhor as campanhas pode fazer toda diferença na forma como seu negócio se relaciona com seus leads B2B. 

Quais os tipos de campanhas de marketing?

Existem vários tipos de campanhas de marketing, como as promocionais ou de lançamentos, nos quais a sua empresa pode adotar em diferentes momentos ao longo da geração, captação e conversão desses leads. 

Cabe aos profissionais de vendas e marketing identificarem as necessidades e oportunidades para aplicação e mudanças de cada uma dessas estratégias. Com isso em mente, saiba que os principais tipos de campanhas de marketing incluem:

Campanha Promocional 

As campanhas promocionais, conhecidas também como campanhas de vendas, servem para simplesmente chamar atenção para um produto ou serviço e colocá-lo na mira dos seus leads. É uma estratégia extremamente importante, e que faz total diferença na vida das empresas. 

Geralmente, esse tipo de estratégia é acompanhada por uma promoção ou desconto, até mesmo combos e estratégias de cross selling e up selling são muito utilizadas. É seguro dizer que este é o tipo de campanha mais comum no mercado B2B. 

Campanha de Oportunidade

Já as campanhas de oportunidade são muito mais específicas e dependem de determinado evento gatilho para ser gerada. Esse acontecimento pode ser uma personalidade em ascensão, um fato da mídia ou, até mesmo, uma nova tecnologia ou necessidade que surgiu. 

É muito comum que este estilo de campanha tenha algum tipo de teor satírico e tenha elementos lúdicos para chamarem atenção. Sem dúvidas, um dos métodos mais inteligentes de criar campanhas de marketing. 

Campanha de Lançamento

Um tipo comum de campanha é a de lançamento, que tenta emplacar um novo produto para seus clientes. Este produto não precisa ser necessariamente novo, sendo muitas vezes uma atualização, upgrade ou até mesmo um combo de outros serviços que já existem. Ideal para acessar novos leads B2B no mercado. 

Campanha de Sustentação

Ao contrário do que vimos no último tipo de campanha, as de sustentação têm como objetivo requentar e oferecer um produto ou serviço que já existe. Seu nome vem ao encontro do objetivo da campanha, que é sustentar a existência de um serviço já mais antigo em seu catálogo. 

Campanha de Produto

Uma campanha de Produto é aquela que tem como foco um principal produto, geralmente o carro-chefe da empresa que puxa não só outras vendas mas sua própria autoridade e reputação. Essas campanhas costumam ser bem extensas e recorrentes, semelhantes às campanhas de sustentação. 

Na verdade, há diversas maneiras de abordar essa campanha, e podemos até mesmo dizer que esse estilo de marketing é o mais variável, e pode ser modificado de acordo com as necessidades da companhia e do determinado produto. 

Campanha de Consciência de Marca

As campanhas de consciência de marca são cada vez mais comuns. Elas focam em trazer à tona fatores sociais como representatividade, sustentabilidade e demais elementos que atraem e engajam seus consumidores. Elas são fundamentais para causar identificação e mostrar um lado mais humanitário da marca. 

Campanha SEO

O mercado digital tem suas campanhas de marketing específicas, como as campanhas SEO, que focam em garantir com que a página da marca esteja com posicionamento nos principais mecanismos de buscas. O SEO tem como principal objetivo colocar seu site, página, Landing Page e domínio entre os primeiros resultados da SERP. 

Campanhas de E-mail Marketing

O e-mail marketing é um tipo de campanha tradicional, mas que ainda funciona muito bem. Com ele é possível atingir muitos clientes, especialmente no mercado B2B, e criar campanhas de marketing extremamente variadas. E, com a Stone Station da Data Stone, você tem o melhor caminho possível para iniciar suas estratégias. Com a plataforma, você pode contar com:

  • Dados qualificados sobre a empresa;
  • Mais de 20 milhões de CNPJs; 
  • Números de telefone corporativo;
  • Contato para WhatsApp Business;
  • E-mails corporativos já qualificados. 

Tudo isso você encontra na Stone Station e suas demais ferramentas, sobretudo o Módulo B2B, sempre com filtros avançados que permitem uma rápida busca e visualização de todas essas informações. Vale a pena aproveitar a plataforma e trazer para sua empresa o aprimoramento de suas campanhas B2B. 

Diferença entre campanha de marketing e uma campanha publicitária

Campanhas publicitárias costumam ser só mais um braço das campanhas de marketing. Elas se concentram em impactar um público específico de acordo com a disseminação de mensagens persuasivas em diversos meios de comunicação. Já o marketing pode ser definido como o relacionamento da empresa com o público de forma geral. 

campanhas de marketing
Fonte/Reprodução: original.

De certa forma, as campanhas publicitárias sempre estarão sujeitas ao marketing e são um dos seus instrumentos embora possa ser, em muitos casos, o seu principal método. Tudo depende do que a empresa deseja, quais seus métodos de negociação e seus leads B2B. 

Quais ações fazer em campanhas de marketing?

Existem ações indispensáveis na realização das campanhas de marketing, como definir seus objetivos e metas, assim como pesquisar extensamente o mercado e seus leads B2B. As campanhas devem estar condicionadas ao público sempre que necessário, e serem personalizadas na medida do possível. Com isso, é preciso:

  • Pesquisas o mercado;
  • Planejar estrategicamente;
  • Conhecer seus leads B2B;
  • Buscar as ferramentas necessárias;
  • Desenvolver conteúdo.
  • Avaliar os resultados. 

Por fim, avaliar os resultados é fundamental para saber o efeito das ações e da estratégia, propriamente dita. Tudo isso é fundamental para que as campanhas de marketing sejam devidamente aplicadas e tenham bons resultados. 

O que não esquecer ao fazer campanhas de marketing?

Existem erros que não devem ser cometidos em suas campanhas de marketing, sob risco de colocar todo esforço a perder. É muito importante que haja muita atenção e que os profissionais não caiam em armadilhas comuns na criação de suas campanhas. Entre os erros mais comuns, estão: 

  • Não investir em planejamento;
  • Deixar de arcar com os prazos;
  • Desconhecer o público-alvo;
  • Deixar de acompanhar as principais métricas;
  • Insistir em esforços que não apresentam ROI. 

É muito importante que esses erros sejam afastados de uma campanha de marketing, para que seus resultados sejam os mais positivos possíveis. Toda campanha deve ter como principal objetivo gerar mais resultado do que custos, e esse foco deve nortear os esforços de toda equipe. 

Quais vantagens da campanhas de marketing?

Realizar campanhas de marketing traz várias vantagens para uma companhia, como um melhor relacionamento com seu público, conversão de leads, atração de novos contatos e muito mais. Aproveitar todos esses benefícios é importante para os lucros e os resultados de qualquer companhia. 

  • Aumento da autoridade da marca; 
  • Geração de leads; 
  • Conversão de leads; 
  • Aumento das vendas e dos lucros;
  • Fidelização de clientes; 
  • Feedbacks para melhorias;
  • Alcance de novas áreas do mercado;
  • Aumento do ROI.

Todas essas vantagens podem ser aproveitadas por empresas, independentemente do seu porte e tamanho dos seus negócios. Vale a pena criar campanhas e passar a engajar cada vez mais leads e convertê-los para gerar vendas.

Conte com a Data Stone e nossa plataforma Stone Station para viabilizar suas campanhas de marketing e enriquecê-las. Nossos serviços e os dados entregues por nossas ferramentas podem tornar possível campanhas cada vez mais elaboradas e com alto poder de conversão.