Tendências de vendas B2B: como se adaptar às principais tendências do mercado?

Tendências de vendas B2B: como se adaptar às principais tendências do mercado?

Se adaptar com as principais tendências de vendas B2B é fundamental para manter sua empresa ativa no mercado. Para isso, é necessário sempre avaliar as estratégias atuais e identificar o que pode ser alterado. Dessa forma, é possível encontrar novas exigências do mercado, expectativas do público-alvo e saber o que a concorrência tem feito de inovador para vender.

O uso de dados para tomada de decisões é um pilar para as tendências, e a sua empresa pode atuar com essas informações para mitigar quaisquer erros. Estudar muito bem o perfil de cada um dos leads tem ficado cada vez mais importante, o que exige da companhia atenção durante a etapa de prospecção para obter os dados do público-alvo necessários a fim de ter êxito nas conversões.

Como se adaptar às tendências do mercado?

Para se adaptar, a empresa precisa estar pronta para as mudanças e sempre estar flexível para alterar as estratégias desenvolvidas. Situações inesperadas podem surgir a qualquer momento, porém, uma companhia preparada consegue contornar os problemas com eficiência e mais segurança. Por isso, em qualquer adaptação, é necessário:

  • Avaliar plano de negócio;
  • Incluir ferramentas tecnológicas, como a Stone Station;
  • Acompanhar as novidades do mercado;
  • Fazer adaptações de preços em todas as soluções;
  • Se preparar para mudanças no futuro.

Com a volatilidade do mercado, as empresas precisam se reinventar, acompanhar as modificações e seguir as tendências de vendas B2B para não perder os clientes mais antigos e gerar leads qualificados. Educar o público-alvo é um dos métodos mais válidos quando o assunto é manter a base ativa e bem nutrida para não serem pegos pela concorrência.

Principais tendências e mudanças do mercado B2B

O mercado sofreu muitas mudanças e possui novas tendências de vendas B2B que as empresas devem analisar antes de implementá-las. Com o estudo completo das alterações, é possível construir estratégias que sigam as exigências e que tragam os resultados esperados em um determinado período. Nesse sentido, as principais tendências do mercado para o ano envolvem:

Inteligência Artificial

Verificar a volumetria de dados agilmente é uma das principais tendências de vendas B2B proporcionadas pela inteligência artificial em 2024. Com os insights obtidos, as companhias conseguem entender mais a fundo o comportamento dos leads, as preferências, em quais canais eles ficam mais ativos e que tipos de soluções eles buscam, além de proporcionar:

  • Análise de dados eficiente;
  • Automação de processos;
  • Experiência do cliente aprimorada;
  • Obtenção eficaz de insights;
  • Segmentação personalizada;
  • Suporte ao cliente;
  • Conteúdos exclusivos.

Chatbots, por exemplo, são vistos com mais frequência nos sites e no WhatsApp para ajudar os potenciais clientes a tirar dúvidas rapidamente, ao mesmo tempo que são coletados dados relevantes. Com isso, o time comercial garante mais confiança durante as comunicações com os leads e consegue apresentar a oferta ideal com base nas informações obtidas.

Sistemas de recomendação são feitos pela inteligência artificial para mostrar aos leads quais conteúdos podem ser do interesse deles. Esta é uma maneira de agilizar a busca e garantir que eles passem mais tempo no site ou na loja, consumindo conteúdos e informações relevantes.

O uso da IA é voltado também para os treinamentos regulares, em que ocorre a análise de problemas mais comuns na empresa que precisam de correção. Com a identificação de pontos mais fortes e fracos, é possível desenvolver uma atividade em conjunto ou individual para ajudar a equipe a aprimorar cada vez mais as habilidades e reduzir os erros.

Automação

Ao invés dos colaboradores realizarem atividades repetitivas, a tecnologia se encarrega de automatizar processos cansativos. Com isso, o grupo comercial consegue se concentrar em converter os leads e construir uma relação de longo prazo com o público.

Com os profissionais focados, aumenta-se a produtividade e o tempo é otimizado, o que permite a realização de serviços importantes para a empresa. A rotatividade dos colaboradores também é diminuída, enquanto os processos internos passam por uma padronização e o marketing digital pode ser trabalhado com mais eficiência devido ao enriquecimento de dados feito com a Data Stone.

Avanços na análise de dados

Entre as principais tendências de vendas B2B, a análise de dados é uma das mais importantes para as empresas porque auxilia a entender o que os leads precisam. Deste modo, fica mais prático desenvolver estratégias que auxiliem na prospecção e na conversão dos potenciais clientes. Conheça algumas marcas que trabalham com a análise de dados para fornecer o melhor ao público alvo:

  • Google;
  • Amazon;
  • Netflix;
  • W30.

Se basear em dados é fundamental para prevenir erros e ter mais assertividade, sendo uma maneira de também ter uma boa vantagem perante a concorrência. Com informações completas, a empresa pode se expandir, inovar com metodologias únicas, encontrar oportunidades de negócios melhores, lidar com menos gastos e mitigar erros. 

Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA)

Pense como exemplo uma empresa de construção disponibiliza um menu interativo no site para o potencial cliente montar a sala de estar com os materiais que ele quiser. É possível mover a tela para os lados, apagar os modelos escolhidos e incluir novos para fazer um design de interiores exclusivo proporcionado pela realidade aumentada.

As companhias também podem trabalhar com a realidade virtual para fornecer uma experiência inovadora ao público-alvo. Um passeio digital pela loja, testes ou visualização de produtos são métodos eficazes de incluir a RV na empresa para aumentar a relevância e crescer no mercado.

Vendas responsáveis e humanizadas

Vendas humanizadas são fortes tendências no B2B que precisam ser trabalhadas diariamente na empresa. A experiência de compra deve ser especial e marcante para cada um dos clientes, o que conta desde o momento que os leads são contatados e segue até a fidelização. O acompanhamento no pós-venda é importante para garantir que todos estejam satisfeitos com a compra e estejam tendo bons resultados.

Uma empresa que adota medidas sociais responsáveis para não afetar o meio ambiente e seguem a ética, têm oportunidades melhores de vender aos clientes potenciais. E, internamente, os colaboradores trabalham com mais positividade, produzem muito mais, talentos são conquistados e funcionários de peso ficam mais satisfeitos com a responsabilidade da marca.

Tecnologia para vendas

Para otimizar o tempo e encontrar dados assertivos de potenciais clientes, a Stone Station é uma das melhores tendências de vendas B2B. A plataforma é robusta, oferece filtros para segmentar os leads ideais e em instantes desenvolve um arquivo completo com os dados solicitados para serem trabalhados no seu CRM.

Tecnologia para vendas
Fonte/Reprodução: original.

Além desta opção, o Módulo B2B da Stone Station pode ser incluído na rotina da empresa para obter informações eficientes rapidamente. Você faz a segmentação como desejar a fim de encontrar leads qualificados para prosseguir às demais etapas com segurança e confiança por saber que os dados estão corretos.

Com o CRM, você consegue analisar os dados coletados para ter uma tomada de decisões baseada em informações atualizadas. Desta forma, você repassa o conteúdo para a equipe de vendas prosseguir com os contatos iniciais que poderão ser feitos com mais foco e segurança.

Mantenha-se atualizado com a Data Stone

Acompanhe as principais tendências com a Data Stone e analise as novidades para aplicar no seu negócio e ter a oportunidade de realizar boas vendas B2B, através da inclusão de novas estratégias que podem auxiliar a marca crescer cada vez mais.

O fato de acompanhar as tendências de vendas B2B é também uma maneira de se destacar da concorrência e ter a possibilidade de ter um bom crescimento de vendas. Com a crescente disputa das empresas para se estabelecerem no mercado, é de extrema importância se destacar positivamente por meio de soluções exclusivas, atendimento humanizado e loja personalizada.

Além das tendências de vendas B2B, a Data Stone conta com serviços exclusivos que podem auxiliar a sua empresa a realizar um bom fechamento de vendas. Somos referência em inteligência de dados e ao trabalhar conosco, você conseguirá obter com garantia informações relevantes de seus leads para trabalhar com ainda mais assertividade!