Marketing digital B2B: como se destacar no mercado?
O marketing digital B2B é a evolução das campanhas e propagandas em mídias digitais, focadas exclusivamente nesse nicho comercial. Hoje, investir no marketing B2B se torna pilar chave para negociar com outras empresas, especialmente quando se trata de empresas focadas no e-commerce.
Somente no Brasil, cerca de 84% das pessoas têm acesso às redes, são quase 156 milhões de pessoas. Ainda, em nossa população, há mais de 20 milhões de CNPJs ativos, empresas prontas para comprar com outras e que podem ser convertidas em clientes B2B por meio das ações de marketing virtual.
O que é marketing digital B2B?
Marketing digital B2B é o método mais eficiente de gerar campanhas e propagandas que engajam com seu público-alvo, mesmo para estabelecimentos que ainda têm muita demanda presencial. A internet é capaz de unir empresas de todo o Brasil, aumentar significativamente o número de leads e proporcionar novas maneiras de oferecer o seu produto ou serviço.
Neste contexto, é possível aplicar diversas estratégias diferentes, como campanhas por e-mail, criação de landing pages ou vendas por e-commerce, de forma totalmente remota. Todos esses recursos são vantagens para o mercado B2B, que proporcionam o aumento do ROI, impactam na performance e no desempenho do time de vendas.
Como funciona o marketing digital B2B?
Toda a estratégia de marketing digital B2B funciona por meio do engajamento virtual com outras empresas, voltadas especificamente com o objetivo de gerar leads e convertê-los para clientes B2B. Dentro desta dinâmica, há diversos elementos amplamente utilizados e que consolidam as práticas mais tradicionais deste tipo de marketing, como, por exemplo:
- Uso do e-mail;
- Criação de campanhas e conteúdo digital;
- Uso de landing page;
- Criação de método de atendimento virtual;
- Sites e páginas online;
- Criação de aplicativos e plataformas.
O marketing digital ainda abre margem para criação de conteúdos ricos e com possibilidade de converter muito mais, com alto potencial de engajar novos leads, além de contar com serviços exclusivos. Sem dúvidas, é um método eficiente e importante para que empresas possam crescer e otimizar seu pipeline de vendas.
Quais estratégias de marketing digital B2B usar?
Dentro do marketing digital, chamam a atenção as diversas estratégias que uma empresa pode criar para gerar e nutrir leads, como o já citado e-mail marketing, o marketing de conteúdo e a criação de landing pages, por exemplo. Cada um desses métodos pode ser abordado isoladamente ou realizado em conjunto, como uma macroestratégia. Outras estratégias de marketing digital, envolvem:
E-mail marketing
O e-mail marketing é uma das formas mais clássicas de realizar marketing digital B2B. Embora tenha caído em desuso como método de comunicação primário entre pessoas físicas, empresas ainda utilizam com frequência o e-mail para suas atividades, em especial para iniciar contato e até mesmo negociar.
Este é um método direto de informar novas empresas sobre seu negócio, gerar leads e até mesmo nutri-los por meio de campanhas e mensagens periódicas. O e-mail marketing ainda conta com a vantagem de ser facilmente segmentado e personalizado.
Marketing de conteúdo
Marketing de conteúdo é uma das formas mais eficientes de criar um vínculo entre sua empresa e as empresas leads. A estratégia consiste em criar conteúdo útil e de qualidade que pode ser consumido por seu público-alvo.
Geralmente, este conteúdo vem na forma de blog com instruções, tutoriais ou informações. Mas também pode ser gerado através de vídeos, podcasts, webinários e por meio de diversos outros métodos de comunicação digital.
Landing Pages
Landing Pages são excelentes para o marketing digital, esta metodologia consiste em criar uma página onde seu público-alvo pode colocar algumas credenciais e contatos que os tornarão leads. É muito comum que uma Landing Page seja acompanhada do marketing de conteúdo, disponibilizado somente com o preenchimento de um cadastro.
Como exemplo, podemos sugerir um novo podcast que é enviado para o e-mail do seu público-alvo. Porém, para que esse conteúdo seja de fato enviado é necessário disponibilizar o contato em uma página e preencher com diversas informações. No futuro, a equipe de marketing utiliza esses dados para criar uma estratégia de marketing.
SEO
Estratégias SEO – Search Engine Optimization – são muito eficientes para o marketing digital B2B. Por meio deste método, uma empresa consegue projetar seu site ou página para ser recomendada pelo Google, tornando o seu negócio mais acessível para o público que pesquisar por palavra-chaves que se relacionam com seus serviços e produtos
Ads
Outra estratégia de marketing virtual que vale a pena conhecer são os Ads, anúncios digitais fornecidos por grandes plataformas como o Google. Os Ads são geralmente personalizados e disparados para leads específicos que podem ser convertidos com maior facilidade.
Vale mencionar que todas essas estratégias podem ser reforçadas pelas ferramentas da Data Stone, como o Módulo B2B criado para que empresas possam conhecer melhor o mercado e que oferece:
- Mais de 20 milhões de empresas para consultar e analisar;
- Nomes e contatos de mais de 4 milhões de decisores B2B;
- 6 milhões de endereços e redes sociais de empresas em todo Brasil.
- 20 milhões de contatos corporativos para prospectar;
- Aproximadamente 1 milhão e meio de WhatsApp para entrar em contato.
Por meio dessas informações todo marketing digital B2B pode ser aprimorado e elevado ao próximo nível. Toda estratégia de propaganda online com alto potencial de conversão de leads pode ser realizada com nossa plataforma, que ainda conta com filtros avançados que auxiliam sua pesquisa.
Benefícios do marketing digital B2B
O marketing B2B oferece grandes benefícios para sua empresa, em especial o aumento da sua base de clientes B2B, enriquecimento de dados e alta possibilidade de conversão. Essas vantagens estão em praticamente todas as formas e estratégias deste tipo de marketing e podem ser aproveitadas por seu negócio.
- Conversão de clientes B2B;
- Geração e nutrição de leads;
- Alcance da sua empresa e marca;
- Maior base de clientes B2B;
- Aumento do pipeline de vendas.
Todas essas vantagens podem ser identificadas em uma estratégia de marketing digital de qualidade, e certamente serão importantes para o crescimento de suas vendas. Esta atividade significa bastante para qualquer empresa a longo prazo.
Como se destacar no mercado de marketing digital B2B?
O espaço para o marketing no ambiente digital é bastante disputado e empresas necessitam de criatividade e foco para gerar os melhores resultados e colher os leads com maiores potenciais. É preciso obter algumas informações para concentrar suas atividades na parcela de público que mais interessa à sua empresa.
Contar com conceitos bem definidos de público-alvo, ICP e até mesmo business persona auxilia bastante na criação de marketing virtual de qualidade. Para isso, aposte no Módulo B2B da Stone Station e veja como os dados contribuem diretamente para o sucesso do seu marketing digital.
Principais desafio do marketing digital B2B
Dentro do contexto do marketing virtual há certos desafios inescapáveis para qualquer empresa, como compreender a rotina de geração de leads e identificar as necessidades do seu público-alvo. Também é fundamental notar quais as principais plataformas e mais recomendadas para orientar seu marketing.
O uso de dados se torna crucial para solucionar esse imenso quebra-cabeças, de forma que sua equipe pode estudar melhor o mercado e personalizar suas estratégias. Quanto mais personalizada for suas atividades dentro do marketing B2B, mais fácil será superar os principais desafios da área.
Conte com a ajuda da Data Stone para melhor resultado
O Módulo B2B da Stone Station, é o serviço perfeito para conseguir otimizar seus resultados e aumentar a performance de sua equipe. Os dados disponibilizados pela Stone Station podem impactar positivamente qualquer empresa e especializar o seu marketing.
Além de desmistificar o mercado e oferecer os dados mais precisos e qualificados para que sua empresa possa funcionar, nossa plataforma é acessível e fácil de ser utilizada. É a ferramenta mais recomendada para extrair o máximo potencial do marketing digital.
O marketing B2B é uma estratégia que deve estar presente em qualquer empresa que atua neste tipo de mercado. São tantas vantagens que é fundamental que seu negócio aproveite essa área para gerar mais leads e converter em clientes B2B. Conte com a Data Stone nesta empreitada.