Automação de marketing: o que é e como fazer? Guia completo
Ter a possibilidade de investir na automação de marketing é um dos grandes benefícios que a tecnologia trouxe para a rotina das empresas. O marketing não deve ser subestimado, e é a forma como a empresa se relaciona com seus leads que pode otimizar o processo de conversão do público em clientes.
Quando o marketing é automatizado, há muito mais facilidade de aplicar estratégias de conversão, seja com uma rotina automática de campanhas, por coleta de leads ou outras atividades essenciais sem a necessidade de que colaboradores a façam de maneira ativa. A automação é um serviço que cada vez mais chama a atenção e se torna essencial para as empresas que desejam crescer no segmento B2B.
O que é automação de marketing?
A automação de marketing é a criação de uma rotina capaz de ser realizada de maneira automática, dependendo estritamente da tecnologia, seja por softwares, plataformas ou uma série de outras aplicações que variam de empresa para empresa. Além disso, ter dados atualizados é outro elemento essencial para investir no marketing automatizado.
Quando as ferramentas digitais contam com os dados corretos e qualificados para trabalhar, ela pode se tornar automatizada com maior eficácia e acurácia. Nesse ponto, a rotina é baseada em uma série de elementos, como:
- Identificação de leads;
- Monitoramento de leads;
- Diagnóstico;
- Criação de campanhas;
- Envio de mensagens;
- Coleta de respostas dos leads.
Essas atividades estão no núcleo do que é o marketing automatizado e fornecem para empresa as melhores oportunidades de conversão. Além de garantir os benefícios de cada uma dessas e outras funções, ainda poupa tempo do seu time e otimiza diversas outras atividades da empresa.
Por que escolher automação de marketing para trabalhar?
Atualmente, a automação de marketing é quase uma necessidade para que a empresa possa acompanhar o mercado. A tecnologia e os recursos digitais fornecem essa e demais facilidades que devem ser abraçadas por empresas para se manterem competitivas em seus diferentes segmentos de mercado.
Esta necessidade não impacta somente as grandes empresas e multinacionais, na verdade, elas são ainda mais essenciais para pequenas e médias empresas. Empresas de menor porte devem adotar o quanto antes estratégias de facilitação do seu marketing, o que envolve especialmente a automação.
Muitas das pequenas e médias empresas nem mesmo mantém um time de marketing com um grande número de colaboradores. Isso aumenta a necessidade de utilizar ferramentas e recursos digitais para tornar a sua rotina de marketing mais rápida, ágil e produtiva. Nesses casos, a automação de marketing é a saída para otimizar os resultados de sua empresa.
Como ela melhora o trabalho em equipe?
A automação de marketing permite que diversos colaboradores possam produzir mais e se atentar a diversas atividades que complementam o marketing. Enquanto isso, o processo automático do marketing é realizado pelas plataformas.
A tecnologia é fundamental para que esse processo se torne prático e possa ser implementado para cada empresa individualmente. O uso de dados alimenta as ferramentas digitais como softwares e plataformas, e pode ser otimizado com o tempo.
Quanto mais experiência uma empresa tiver no uso da automação de marketing, melhor ele poderá ser para seus produtos, serviços e atividades em geral. Basta manter seu funcionamento durante toda a rotina e capacitar seus colaboradores para aplicá-los, com isso diminuir o gasto de tempo e até mesmo com outros serviços.
Como fazer um fluxo automatizado?
Para automatizar o marketing de sua empresa é necessário identificar um fluxo, estabelecê-lo e então contar com as ferramentas certas para colocá-lo em prática. Essas etapas são muito importantes e devem ser realizadas de maneira criteriosa para obter sucesso. Na prática, as etapas incluem:
Defina os objetivos
É fundamental que a automação de marketing tenha metas claras e esse fator é equivalente a qualquer ação na área. A empresa deve estabelecer seus objetivos, desde que sejam razoáveis e criados sob metas precisas e realistas.
Quanto mais precisão a empresa obter na declaração dos seus objetivos, melhor poderá ser a geração de leads e a sua nutrição que viabiliza a conversão. O que consequentemente melhora as vendas e lucratividade da empresa.
Identificação do público-alvo
Identificar o público-alvo e outros conceitos que se relacionam com o mercado em que a empresa mira é fundamental. Aqui pode ser introduzido a ideia de ICP – Perfil de Cliente Ideal – e até mesmo Business Persona, ambos visam compreender as empresas que necessitam da sua empresa e seus produtos no mercado B2B.
Para criar esses conceitos, explicitá-los e declará-los para sua equipe de marketing é fundamental ter os meios necessários para estudar o mercado B2B e conseguir esses dados. Para isso, a ferramenta Módulo B2B da Stone Station, disponibilizada pela Data Stone, é a melhor saída para sua empresa – com ela, é possível obter:
- Banco de dados com mais de 23 milhões de CNPJs;
- Mais de 4 milhões de decisores;
- 6 milhões de websites e endereços de empresas de todo o Brasil;
- Quase um milhão e meio de contatos corporativos pelo WhatsApp;
- Mais de 20 milhões de números de telefone corporativos.
O Módulo B2B enriquece qualquer estratégia de automação de marketing e se integra à sua empresa como uma ferramenta indispensável. Além disso, fornece tudo o que sua empresa precisa para se atualizar e ainda conta com filtros avançados para busca que torna ainda mais precisa a sua automação de marketing.
Estabelecimento das campanhas
Identificado o público e tendo os seus principais dados em mãos, cabe à equipe criar as principais campanhas e personalizá-las de acordo com cada um dos seus leads B2B. Nesse ponto, o Módulo B2B da plataforma Stone Station se prova como uma peça essencial para identificar os melhores leads.
Completado o passo, basta enviar as campanhas nos canais mais importantes, que devem ser previamente estudados. A partir daí, a automação de marketing se repete e as mensagens podem ser enviadas de maneira automática, assim como outras rotinas de atividades podem ser incluídas.
Quando usar automação de marketing no meu negócio?
A automação de marketing pode ser incluída na empresa em qualquer momento e quanto mais cedo melhor. Pequenas empresas no começo de suas atividades se enriquecem com o marketing automatizado, no entanto, empresas que já tem renome no mercado e desejam renovar seus leads podem crescer ainda mais com o serviço.
Não há restrição quanto ao tamanho da empresa ou até mesmo com o tipo de serviço ou produto comercializado. O mercado B2B é muito vasto e, quanto mais automatizado for o serviço de marketing, mais contato a empresa terá com os principais nomes para negociar.
Diferença entre automação de marketing e Inbound Marketing
Existem diferenças entre a automação de marketing e o Inbound Marketing, como escopo e até mesmo objetivo. Enquanto a automação de marketing é uma forma de automatizar as atividades do setor de marketing e ganhar tempo e produtividade, estratégias Inbound visam atrair o público-alvo.
O Inbound Marketing tem como principal objetivo criar mensagens que possam atrair os principais leads e fazê-los entrar em contato com a empresa. Por definição, a mensagem do Inbound Marketing deve ser atrativa, e ele não precisa ser necessariamente automatizado, como pode também ser incluído nas estratégias de automação – o que será uma grande vantagem.
Benefícios da automação de marketing
Vários benefícios são adquiridos quando uma empresa pratica a automação de marketing, como o ganho de produtividade e até mesmo maior volume nas atividades. O marketing automatizado é mais rápido, ágil e pode ser repetido sem maiores problemas pelas plataformas. Diante disso, seus principais benefícios variam entre:
- Aumento da produtividade;
- Mais eficiência;
- Ganho de ROI;
- Criação de atividades segmentadas;
- Mais rapidez na conversão de leads;
- Otimização no pipeline de vendas.
Quanto mais rica em dados for a automação de marketing, melhor serão seus benefícios. Por isso é essencial contar com o Módulo B2B e as diversas informações que podem ser reveladas para sua empresa. Esse aumento na inteligência de mercado B2B será refletida em lucratividade e produtividade.
Como fazer automação de marketing de sucesso?
Para realizar a automação de marketing de sucesso é fundamental definir seus objetivos e capacitar a equipe para produzi-lo. A capacitação envolve treinamentos, estabelecer as principais ferramentas e oferecer ao time os principais recursos, plataformas, softwares e muito mais.
Dentre todas essas ferramentas, novamente o Módulo B2B se destaca como outros recursos presentes na Stone Station e até serviços disponibilizados pela Data Stone. Automatizar o marketing pode ser mais fácil e prático do que sua empresa pensa.
Independente do porte do seu negócio, conte com o serviço de automatização do marketing e conte com a Data Stone para tornar essa rotina eficiente. Nossos serviços podem aumentar o ROI de suas estratégias, diminuir desperdícios, otimizar o time e finalmente estabelecer um marketing de qualidade ao seu negócio.