Crescimento do negócio: o que é e algumas dicas!

Crescimento do negócio: o que é e algumas dicas!

O crescimento do negócio é um fator importante para qualquer empresa. No mundo corporativo estagnação quase sempre significa quedas nas vendas, baixa na receita e ainda mais gastos, enquanto a tendência de todo o mercado é sempre crescer. Por isso o seu empreendimento deve estar sempre preparado para se expandir economicamente. 

Crescer sua empresa significa aumentar sua expectativa de lucro, consolidar seu público e conseguir obter mais inteligência de mercado para lidar com os desafios corporativos. Este esforço deve ser consistente, estar presente em toda rotina corporativa e ter como principal objetivo aumentar as vendas, gerar mais leads e convertê-los. 

O que é crescimento do negócio?

Crescimento de negócio significa a capacidade de sua empresa em se adaptar, buscar novas oportunidades, gerar leads, convertê-los e, por fim, retê-los. Esse processo aumenta as possibilidades da empresa, potencializa os lucros, torna sua receita mais previsível e pode até mesmo colocar os gastos sob controle. 

O que é crescimento do negócio?
Fonte/Reprodução: original.

A expansão de mercado é acompanhada de certos desafios e etapas específicas, que devem ser superados de maneira sistemática. Ampliar seus negócios deve levar em conta a captação de dados, a obtenção de ferramentas adequadas e o preparo profissional. Cada um desses elementos faz a diferença para o sucesso desse processo.

Para que serve?

Expandir o seu negócio tem como principal serventia fornecer um amplo espaço para a marca crescer e conseguir melhores resultados. Todo crescimento é acompanhado pela captação e geração de leads, além da capacitação profissional para entrar em contato com esses decisores e conseguir convertê-los para a condição de clientes B2B. 

Por que o crescimento do negócio é importante?

Investir no crescimento do negócio oferece uma série de benefícios, vantagens, e é importante para que a empresa possa conseguir mais leads, gerenciá-los e otimizar ações de marketing e vendas. Todos esses elementos tornam esta expansão comercial fundamental para qualquer empresa. 

Importância do Crescimento da Empresa
Para as vendasPara o marketingPara seus clientesPara seus parceiros comerciais
Aumento do volume de vendasRedução do churnMais possibilidades de serviços e produtosCrescimento na produtividade da empresa
Aumento da possibilidade de vendasMais possibilidades para o marketingAumento do catálogo oferecido pela empresaAumento dos colaboradores da empresa
Vendas com maior volumeFoco nas novas necessidades do mercadoAumento dos recursos e tecnologias utilizados pela empresa

Todas essas razões mostram como é importante que a empresa cresça e forneça serviços mais variados ou com maior volume no mercado. Clientes, colaboradores e parceiros se beneficiam do crescimento do negócio e passam a aproveitar mais esta nova fase da empresa. 

Quais as vantagens de usar o crescimento do negócio

Diversas vantagens estão associadas ao crescimento do negócio, como maior receita, aumento dos parceiros comerciais e possibilidades no geral para a empresa. Essas vantagens e benefícios se acumulam de maneira natural conforme seu negócio se expande e experimenta novas áreas do mercado: 

  • Aumento da receita; 
  • Maior retenção de clientes; 
  • Maiores possibilidades para empresa; 
  • Expansão dos negócios;
  • Aumento na geração e retenção de leads. 

Essas vantagens fazem do crescimento do negócio um objetivo interessante para qualquer empresa. Todos os profissionais, times, decisores da empresa e seus principais líderes devem estar comprometidos com este crescimento e trabalhar para garantir os melhores resultados possíveis em prol desse objetivo. 

Principais etapas do crescimento do negócio

Durante o processo de crescimento do negócio há diversas etapas que devem ser respeitadas e garantem em certa medida o sucesso da estratégia. Empenhar a marca nestes passos com foco em concluir cada etapa auxilia bastante no crescimento a curto e longo prazo. 

1ª Etapa – existência

Esta etapa é praticamente universal na vida de qualquer negócio e trata-se do surgimento da empresa e da análise sobre a viabilidade das vendas. Aqui os primeiros clientes são estudados, suas dores e necessidades são analisadas, e um serviço de qualidade é oferecido para todos esses clientes B2B. 

2ª Etapa – sobrevivência

A sobrevivência é a etapa onde uma estrutura comercial é estruturada e se torna mais palpável. Toda viabilidade das vendas já passou a acontecer e a etapa é caracterizada pelo crescimento e expansão inicial da empresa e sua busca por novos leads B2B. Etapa marcada pelo baixo número de colaboradores e clientes, mas sempre com o aumento gradual desses números. 

3ª Etapa – sucesso

O sucesso é a etapa onde a empresa conquista sua retenção de público e passa a ter uma base de leads e clientes B2B mais sólida. Aqui os frutos das negociações são colhidos e a empresa passa a utilizar a sua receita para investir em suas atividades, inclusive no crescimento do negócio. 

4ª Etapa – impulsionamento

Aqui os investimentos da empresa em seu próprio crescimento recebem ainda mais foco e um impulsionamento passa a se tornar parte essencial do empreendimento. Os líderes e principais nomes por trás das decisões do negócio passam a organizar e gerenciar melhor sua receita líquida, controlar os gastos e investir em recursos. 

5ª Etapa – Maturidade

Na fase da maturidade, a empresa obtém muito mais controle sobre o crescimento do negócio, passa a investir com maior responsabilidade, controlar os gastos, gerar leads e reter clientes B2B com maior eficiência. Além disso, otimiza suas estratégias de marketing, vendas e define um objetivo mais sério para a empresa. 

6ª Etapa – Declinio

Embora a palavra possa trazer uma conotação ruim, o declínio nada mais é do que o ponto onde a empresa para de crescer. O crescimento deve ser sempre buscado, mas invariavelmente o negócio chegará a um teto e terá pouca possibilidade de expansão. Nessa fase a empresa deve buscar se reinventar, buscar novas possibilidades ou versões diferentes de serviços e produtos. 

Quais os principais fatores para o crescimento do negócio?

Diversos fatores agregam ou pesam para o crescimento do negócio. Entre eles se destacam o marketing, capacitação profissional e investimentos em vendas. Cada um desses elementos deve ser trabalhado e adaptado para cada empresa em busca da sua própria expansão. Veja quais são esses fatores: 

Fatores comuns para o crescimento do negócio
Objetivos e metasMétricas e análiseBusca por novos clientes B2BRecursos e ferramentasMaterial humano
Principais metas da empresaAnálises periódicasGeração de leadsInvestimento em ferramentas e recursosCapacitação profissional
Objetivos menores para cada time Aplicação de métricas Conversão de leadsAtualização tecnológica Treinamento e profissionalização dos colaboradores

Os fatores acima fazem total diferença na hora de buscar por novos clientes B2B. Quanto mais a empresa estiver consciente de cada elemento e trabalhar de maneira ativa para atingir mais eficiência em cada ponto, melhor será o seu crescimento. Expandir o mercado é uma tarefa que exige objetivo, análises, clientes, recursos e capacitação profissional. 

Como fazer o crescimento do negócio na minha empresa?

Para realizar o crescimento do negócio em sua empresa é fundamental contar com recursos, ferramentas, dados, capacitação profissional e a integração de diversas equipes. Uma empresa deve investir em tecnologia, estratégias e capacitação profissional de qualidade que ofereça um crescimento consciente e vantajoso. 

Como fazer o crescimento do negócio na minha empresa?
Fonte/Reprodução: original.

Durante todo o processo de crescimento da empresa é fundamental contar com ferramentas e parceiros comerciais respeitáveis, capazes de fornecer um serviço de qualidade. A plataforma Stone Station, da Data Stone, oferece uma série de ferramentas e recursos importantes, como o Módulo B2B, que pode pavimentar um caminho para que sua empresa busque o seu crescimento. 

O Módulo B2B permite que seu negócio prospecte e pesquise mais de 23 milhões de CNPJs e obtenha o contato corporativo de diversos decisores e leads B2B; tudo de maneira prática, com filtros avançados e muito mais inteligência de negócio. Tenha a possibilidade de um crescimento mais seguro com a Data Stone, com maiores chances de obter maior retorno do seu investimento.