Crescimento do negócio: o que é e algumas dicas!
O crescimento do negócio é um fator importante para qualquer empresa. No mundo corporativo estagnação quase sempre significa quedas nas vendas, baixa na receita e ainda mais gastos, enquanto a tendência de todo o mercado é sempre crescer. Por isso o seu empreendimento deve estar sempre preparado para se expandir economicamente.
Crescer sua empresa significa aumentar sua expectativa de lucro, consolidar seu público e conseguir obter mais inteligência de mercado para lidar com os desafios corporativos. Este esforço deve ser consistente, estar presente em toda rotina corporativa e ter como principal objetivo aumentar as vendas, gerar mais leads e convertê-los.
O que é crescimento do negócio?
Crescimento de negócio significa a capacidade de sua empresa em se adaptar, buscar novas oportunidades, gerar leads, convertê-los e, por fim, retê-los. Esse processo aumenta as possibilidades da empresa, potencializa os lucros, torna sua receita mais previsível e pode até mesmo colocar os gastos sob controle.
A expansão de mercado é acompanhada de certos desafios e etapas específicas, que devem ser superados de maneira sistemática. Ampliar seus negócios deve levar em conta a captação de dados, a obtenção de ferramentas adequadas e o preparo profissional. Cada um desses elementos faz a diferença para o sucesso desse processo.
Para que serve?
Expandir o seu negócio tem como principal serventia fornecer um amplo espaço para a marca crescer e conseguir melhores resultados. Todo crescimento é acompanhado pela captação e geração de leads, além da capacitação profissional para entrar em contato com esses decisores e conseguir convertê-los para a condição de clientes B2B.
Por que o crescimento do negócio é importante?
Investir no crescimento do negócio oferece uma série de benefícios, vantagens, e é importante para que a empresa possa conseguir mais leads, gerenciá-los e otimizar ações de marketing e vendas. Todos esses elementos tornam esta expansão comercial fundamental para qualquer empresa.
Importância do Crescimento da Empresa | |||
Para as vendas | Para o marketing | Para seus clientes | Para seus parceiros comerciais |
Aumento do volume de vendas | Redução do churn | Mais possibilidades de serviços e produtos | Crescimento na produtividade da empresa |
Aumento da possibilidade de vendas | Mais possibilidades para o marketing | Aumento do catálogo oferecido pela empresa | Aumento dos colaboradores da empresa |
Vendas com maior volume | Foco nas novas necessidades do mercado | Aumento dos recursos e tecnologias utilizados pela empresa |
Todas essas razões mostram como é importante que a empresa cresça e forneça serviços mais variados ou com maior volume no mercado. Clientes, colaboradores e parceiros se beneficiam do crescimento do negócio e passam a aproveitar mais esta nova fase da empresa.
Quais as vantagens de usar o crescimento do negócio
Diversas vantagens estão associadas ao crescimento do negócio, como maior receita, aumento dos parceiros comerciais e possibilidades no geral para a empresa. Essas vantagens e benefícios se acumulam de maneira natural conforme seu negócio se expande e experimenta novas áreas do mercado:
- Aumento da receita;
- Maior retenção de clientes;
- Maiores possibilidades para empresa;
- Expansão dos negócios;
- Aumento na geração e retenção de leads.
Essas vantagens fazem do crescimento do negócio um objetivo interessante para qualquer empresa. Todos os profissionais, times, decisores da empresa e seus principais líderes devem estar comprometidos com este crescimento e trabalhar para garantir os melhores resultados possíveis em prol desse objetivo.
Principais etapas do crescimento do negócio
Durante o processo de crescimento do negócio há diversas etapas que devem ser respeitadas e garantem em certa medida o sucesso da estratégia. Empenhar a marca nestes passos com foco em concluir cada etapa auxilia bastante no crescimento a curto e longo prazo.
1ª Etapa – existência
Esta etapa é praticamente universal na vida de qualquer negócio e trata-se do surgimento da empresa e da análise sobre a viabilidade das vendas. Aqui os primeiros clientes são estudados, suas dores e necessidades são analisadas, e um serviço de qualidade é oferecido para todos esses clientes B2B.
2ª Etapa – sobrevivência
A sobrevivência é a etapa onde uma estrutura comercial é estruturada e se torna mais palpável. Toda viabilidade das vendas já passou a acontecer e a etapa é caracterizada pelo crescimento e expansão inicial da empresa e sua busca por novos leads B2B. Etapa marcada pelo baixo número de colaboradores e clientes, mas sempre com o aumento gradual desses números.
3ª Etapa – sucesso
O sucesso é a etapa onde a empresa conquista sua retenção de público e passa a ter uma base de leads e clientes B2B mais sólida. Aqui os frutos das negociações são colhidos e a empresa passa a utilizar a sua receita para investir em suas atividades, inclusive no crescimento do negócio.
4ª Etapa – impulsionamento
Aqui os investimentos da empresa em seu próprio crescimento recebem ainda mais foco e um impulsionamento passa a se tornar parte essencial do empreendimento. Os líderes e principais nomes por trás das decisões do negócio passam a organizar e gerenciar melhor sua receita líquida, controlar os gastos e investir em recursos.
5ª Etapa – Maturidade
Na fase da maturidade, a empresa obtém muito mais controle sobre o crescimento do negócio, passa a investir com maior responsabilidade, controlar os gastos, gerar leads e reter clientes B2B com maior eficiência. Além disso, otimiza suas estratégias de marketing, vendas e define um objetivo mais sério para a empresa.
6ª Etapa – Declinio
Embora a palavra possa trazer uma conotação ruim, o declínio nada mais é do que o ponto onde a empresa para de crescer. O crescimento deve ser sempre buscado, mas invariavelmente o negócio chegará a um teto e terá pouca possibilidade de expansão. Nessa fase a empresa deve buscar se reinventar, buscar novas possibilidades ou versões diferentes de serviços e produtos.
Quais os principais fatores para o crescimento do negócio?
Diversos fatores agregam ou pesam para o crescimento do negócio. Entre eles se destacam o marketing, capacitação profissional e investimentos em vendas. Cada um desses elementos deve ser trabalhado e adaptado para cada empresa em busca da sua própria expansão. Veja quais são esses fatores:
Fatores comuns para o crescimento do negócio | ||||
Objetivos e metas | Métricas e análise | Busca por novos clientes B2B | Recursos e ferramentas | Material humano |
Principais metas da empresa | Análises periódicas | Geração de leads | Investimento em ferramentas e recursos | Capacitação profissional |
Objetivos menores para cada time | Aplicação de métricas | Conversão de leads | Atualização tecnológica | Treinamento e profissionalização dos colaboradores |
Os fatores acima fazem total diferença na hora de buscar por novos clientes B2B. Quanto mais a empresa estiver consciente de cada elemento e trabalhar de maneira ativa para atingir mais eficiência em cada ponto, melhor será o seu crescimento. Expandir o mercado é uma tarefa que exige objetivo, análises, clientes, recursos e capacitação profissional.
Como fazer o crescimento do negócio na minha empresa?
Para realizar o crescimento do negócio em sua empresa é fundamental contar com recursos, ferramentas, dados, capacitação profissional e a integração de diversas equipes. Uma empresa deve investir em tecnologia, estratégias e capacitação profissional de qualidade que ofereça um crescimento consciente e vantajoso.
Durante todo o processo de crescimento da empresa é fundamental contar com ferramentas e parceiros comerciais respeitáveis, capazes de fornecer um serviço de qualidade. A plataforma Stone Station, da Data Stone, oferece uma série de ferramentas e recursos importantes, como o Módulo B2B, que pode pavimentar um caminho para que sua empresa busque o seu crescimento.
O Módulo B2B permite que seu negócio prospecte e pesquise mais de 23 milhões de CNPJs e obtenha o contato corporativo de diversos decisores e leads B2B; tudo de maneira prática, com filtros avançados e muito mais inteligência de negócio. Tenha a possibilidade de um crescimento mais seguro com a Data Stone, com maiores chances de obter maior retorno do seu investimento.