Pesquisa de mercado: como realizar da maneira correta?

Pesquisa de mercado: como realizar da maneira correta?

Para fazer uma boa pesquisa de mercado é preciso tomar bastante cuidado com a coleta de dados e determinar antecipadamente um objetivo para o estudo. Assim, a sua equipe tem o entendimento necessário do que deve ser priorizado e como as práticas devem ser feitas para uma composição proveitosa e esclarecedora do cenário.

A presença de dados relevantes, portanto, é uma parte central para a composição de ótimas pesquisas de mercado, independentemente do objetivo destinado. Para ter essas informações em seu empreendimento, portanto, conhecer o enriquecimento de dados que a Data Stone oferece é indispensável para que seu negócio possa potencializar a precisão das ações e possibilitar uma compreensão profunda do mercado.

O que é pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é a prática na qual se estuda todo o cenário do mercado no qual seu negócio está inserido. Todo esse processo é feito por meio da obtenção e avaliação de uma boa quantidade de dados relevantes, junto do monitoramento constante das práticas executadas e checagens das mudanças que o contexto apresenta.

Para que serve?

Por meio da pesquisa de mercado, seu negócio consegue avaliar com maior precisão as possibilidades que o contexto apresenta junto dos desafios que sua companhia vai encarar. Dessa forma, as estratégias podem ser adaptadas para se adequar a essas demandas e ajudar o negócio a diminuir as chances de insucesso na competição.

Qual a importância da pesquisa de mercado?

Ajudar na tomada de decisões e obter informações mais precisas a respeito do contexto são alguns dos pontos que reforçam a importância da pesquisa de mercado. Com eles, a empresa tem maior noção de quais estratégias podem ser ideais e como adaptá-las para terem maior potencial de proporcionar bons resultados naquele contexto.

Tomada de decisões

Com uma excelente pesquisa de mercado, o seu negócio pode conseguir uma tomada de decisões bem mais assertivas. Isso é possível por conta da presença dos dados de qualidade, que auxiliam o seu empreendimento a avaliar todo o potencial daquele mercado, juntamente da possibilidade de mapear melhor as características dos clientes.

Determinar tamanho do mercado

Determinar o tamanho do mercado é outro ponto muito importante de quando se faz a pesquisa com a cautela recomendada. Com esse saber, sua empresa consegue entender se há tendência de crescimento ou retrocesso para o cenário e como o negócio pode se portar para utilizar o contexto a seu favor.

Investimento empresarial

Fornecer informações para determinar qual o investimento empresarial ideal para aquele momento também é consequência de se pesquisar o mercado com cuidado. Assim, esse conhecimento consegue guiar adequadamente o uso dos recursos do empreendimento e auxilia na identificação de oportunidades de crescimento.

Informações precisas

A obtenção de informações precisas e de qualidade é um fator crucial que a pesquisa de mercado permite. Com a presença delas, o seu empreendimento consegue montar estratégias com maior grau de precisão, o que pode permitir a obtenção de resultados cada vez mais proveitosos, mesmo com as mudanças que o mercado possa ter.

Pesquisa de mercado e marketing

Com o alinhamento da pesquisa de mercado e marketing, é possível deixar a divulgação do negócio bem mais precisa e direcioná-la para o público correto. Desse modo, seu empreendimento consegue aumentar consideravelmente a visibilidade para os contatos com maiores chances de se interessar e ainda saber como se comunicar com eles, devido à busca de dados que a pesquisa exige.

Tipos de pesquisas de mercado

Pesquisa qualitativa e quantitativa certamente são as primeiras que costumam aparecer quando se pensa nas maneiras de se pesquisar o mercado. No entanto, existem outras que possuem suas propriedades e que devem ser estudadas cuidadosamente por sua empresa, para que ela possa escolher o modelo que mais se adequar à sua necessidade do momento.

Pesquisa de mercado descritiva

A pesquisa de mercado descritiva tem a proposta de detalhar pontos do público que pode possuir interesse por sua empresa. Devido a essa definição, esse tipo de análise costuma ser utilizado quando o empreendimento precisa delimitar contatos para negociações.

Pesquisa de mercado exploratória

Esse tipo de pesquisa é utilizada para analisar com maior profundidade algum acontecimento do mercado. Optar por ela é muito interessante, principalmente quando o seu negócio precisa de informações sólidas para realizar mudanças na forma de atuar.

Pesquisa de mercado quantitativa

Pesquisas de mercado quantitativas são as mais utilizadas entre as companhias e são embasadas na coleta de dados numéricos para que análises sejam feitas depois. Dessa forma, esse tipo de pesquisa costuma guardar uma enorme quantidade de dados com a ideia de aumentar a precisão das conclusões.

Pesquisa de mercado qualitativa

A pesquisa qualitativa tem como ideia principal escolher dados que sejam extremamente relevantes para retirar as conclusões. Devido a isso, esse modelo de pesquisa não se importa muito com altos volumes de informações, mas mantém o foco em compreender os motivos de o cenário fornecer aqueles dados.

Como fazer pesquisa de mercado? Passo a passo

Definir o que se deseja explorar e coletar os dados são exemplos cruciais de passos que precisam ser seguidos antes da realização da pesquisa de mercado. Por meio de ambos, o empreendimento consegue focar especificamente na área que mais necessita e iniciar o processo de pesquisa de forma segura e aumentar as possibilidades de ações bem-sucedidas.

Defina o que deseja aprender

Ao definir o que se deseja aprender, é possível fazer uma pesquisa bem mais direcionada e aprofundada sobre o mercado. Com isso, além de mostrar quais são os dados mais relevantes a serem procurados para o objetivo, determinar um objetivo auxilia a manter os responsáveis pela pesquisa mais focados e engajados na prática.

Defina sua amostragem

Com uma boa amostragem, o seu negócio pode tirar conclusões a respeito do mercado por meio de um número limitado de contatos que fazem parte daquele cenário. Assim, o seu empreendimento terá noção de como tratar os perfis de clientes que mais costumam aparecer na empresa, devido à possibilidade de captar padrões e entender a maneira de se comunicar.

Definindo canais de pesquisa

Ao definir bons canais de pesquisa, o seu negócio consegue obter os dados mais relevantes para compor o estudo do cenário. Por conta disso, é preciso contar com excelentes ferramentas que permitam a obtenção de informações completas e seguras, para que suas estratégias não se baseiem em dados incorretos, comprometendo a eficiência.

Definindo canais de pesquisa
Fonte/Reprodução: original.

Devido à importância que os dados representam nas estratégias de negócios, a Data Stone oferece a possibilidade de você enriquecer a sua base por meio do nosso serviço. Dessa maneira, a sua empresa estará cercada com os dados mais qualificados do mercado e poderá tomar suas decisões com maior segurança para melhorar as chances de sucesso das estratégias escolhidas!

Coletando dados

Coleta de dados é uma etapa que deve conter bastante cuidado não só com as ferramentas escolhidas para o processo, mas também com o método selecionado para a aquisição das informações. Se sua empresa optar por entrevistas a outras companhias, por exemplo, tome cuidado para assegurar que as perguntas estejam de fácil compreensão, bem como a quantidade delas e o tempo de duração do momento.

Analisando os resultados

A análise de resultados da pesquisa vai mostrar para o seu negócio qual cenário sua empresa enfrenta no mercado. É por meio dessa conclusão que os colaboradores deverão formar as estratégias para romper os desafios e poder proporcionar a obtenção do crescimento desejado para a companhia naquele período.

Quais as vantagens de fazer pesquisa de mercado?

Identificar melhor a concorrência e mapear quais são as estratégias que o negócio pode executar são algumas das vantagens da realização de uma boa pesquisa de mercado. Ambas auxiliam o empreendimento a se portar adequadamente, juntamente de outras que também fazem bastante diferença na realização das atividades do negócio:

VANTAGENS DA PESQUISA DE MERCADODESCRIÇÕES DAS VANTAGENS
Identificar concorrentesCom uma boa pesquisa de mercado, seu negócio consegue explorar os concorrentes mais relevantes e entender os acertos e erros que eles cometem na área, informações cruciais para seu negócio.
Avaliar investimentos a serem realizadosAo entender o tamanho do mercado com a pesquisa, seu empreendimento consegue compreender como os recursos devem ser destinados para o melhor aproveitamento do cenário.
Possibilidade de criar estratégias mais precisasCriar estratégias mais precisas é uma consequência interessante da pesquisa de mercado, justamente por ela permitir a obtenção de dados cruciais que revelam práticas mais promissoras para aquele contexto.
Encontrar clientes mais promissoresO encontro de clientes mais promissores acontece pelo fato de a pesquisa informar aos profissionais as características dos que mais apresentam interesse no negócio, permitindo uma busca mais precisa e eficaz.
Melhorar a produtividade dos colaboradoresAprimorar a produtividade dos colaboradores é possível, pois a pesquisa de mercado auxilia bastante tanto na maneira correta de executar tarefas, como no encontro de clientes mais promissores.

Com essas vantagens, fica evidente como fazer uma pesquisa de mercado é uma prática decisiva para o negócio poder se aproximar do sucesso. Ela permite a exploração do cenário e fornecimento das bases para a composição de estratégias que possam solucionar os desafios daquele contexto, fatores essenciais para a melhoria do empreendimento.

Assim, para potencializar a obtenção de resultados promissores de maneira segura e saudável, os serviços da Data Stone são os mais indicados para o seu negócio. Por meio deles, você terá acesso à ampla experiência que temos com o uso de dados relevantes e, com isso, poderá aumentar as chances de o seu negócio atingir os resultados que tanto deseja.