5 V’s do Big Data: saiba o que são e para que eles servem

5 V’s do Big Data: saiba o que são e para que eles servem

Os 5 Vs do Big Data são conceitos fundamentais para que essa tecnologia tenha uma abordagem consistente no tratamento de grandes volumes de dados. Bilhões de pessoas acessam a internet pelo mundo e deixam os seus rastros digitais, que servem como fontes para empresas conhecerem o comportamento dos seus consumidores. 

O crescimento das informações disponibilizadas pelas pessoas em vários canais de comunicação torna o Big Data uma grande ferramenta para analisar e tratar grandes quantidades de dados. E, é justamente por trás do conceito dessa tecnologia que está o que chamamos de 5 Vs.

O que é os 5 vs do big data e para que serve?

Sabe-se que os 5 Vs do Big Data são características que, juntas, descrevem o que é e como funciona essa tecnologia. Volume, velocidade, variedade, veracidade e valor formam a base para implementar a análise de grande volume de dados em qualquer empresa, independentemente do seu porte.

Cada um desses 5 Vs nos permite entender como planejar e implementar uma solução de Big Data mais eficaz, que seja capaz de gerar informações que ajudem nas tomadas de decisões de um negócio. 

O que é Big Data?

Big Data é um processo que coleta, armazena, organiza, analisa e interpreta uma grande quantidade de dados. Ele serve para direcionar as empresas em suas tomadas de decisões e nas suas ações através da análise de dados, realizada por meio de ferramentas e tecnologias como mineração de dados, análise estatística e inteligência artificial. 

Quando falamos de Big Data, estamos falando de uma tecnologia que possui a capacidade de cruzar informações de diferentes fontes e gerar relatórios úteis, para serem usados pelas empresas. Para conseguir lidar com isso, essa tecnologia adota o conceito dos 5 Vs.

Quais os pilares do Big Data?

Os pilares de um Big Data são representados pelos 5 Vs: volume, velocidade, variedade, veracidade e valor. Unidos, eles mostram como o processo de análise de grandes quantidades de dados deve funcionar e como deve ser implementado. Cada pilar ajuda a lidar com o grande volume de informações, e facilita o entendimento sobre tudo isso. 

Quais os pilares do Big Data?
Fonte/Reprodução: original.

Inicialmente, essa tecnologia era representada por três pilares fundamentais: volume, velocidade e variedade. Depois, foram adicionados ao conceito as características de valor e veracidade e, assim, os 5 Vs do Big Data foram formados como conhecemos.

Qual o conceito dos os 5 vs do big data?

Os 5 Vs do Big Data mostram como essa abordagem deve atuar. Na internet circulam muitos dados, usuários realizam cadastros em sites, trocam mensagens em redes sociais, enviam e-mails e realizam diversas outras tarefas, que deixam rastros dos seus comportamentos. 

Um Big Data deve fazer análises em tempo real (velocidade), armazenar muitos dados (volume), tratar diferentes formatos (variedade), obter informações verdadeiras e relevantes (veracidade) e gerar resultados (valor). 

Quais os 5 vs do big data e por que entender cada um?

Os 5 Vs se referem às características que um Big Data deve ter. Não basta apenas coletar e guardar uma enorme quantidade de dados: é preciso existir uma estratégia bem qualificada para gerar informações importantes para um negócio. No entanto, é necessário fazer sentido para cada dado coletado. 

Quais os 5 vs do big data e por que entender cada um?
Fonte/Reprodução: original.

Assim, podemos dizer que o Big Data se divide nessas cinco características, chamadas de 5 Vs. Essa tecnologia deve proporcionar uma abordagem consistente no tratamento de dados, e os cinco pilares ajudam a alcançar esse objetivo.

Volume

A primeira característica que um Big Data deve ter é a velocidade, ou seja, a coleta, a organização e a análise devem ser ágeis. Desse modo, essa ferramenta deve ser capaz de fazer análises em tempo real. O volume é apenas uma ponta dos desafios que um Big Data enfrenta. 

Velocidade

A segunda característica é o volume  de informações. Todos os dias circulam grande quantidade de dados na rede, por meio de e-mails, transações bancárias, interações em redes sociais, cadastros em sites, entre outros. O Big Data deve ser capaz de operar com essa quantidade colossal de conteúdo.

Variedade

Variedade se refere aos diferentes formatos de informações. Um Big Data é capaz de lidar com dados estruturados, ou seja, aqueles armazenados e organizados em tabelas de banco de dados, semiestruturados, que misturam padrões de armazenamento e podem ser organizados em tabelas ou não e não estruturados, dados que vêm de fontes diversas, como áudio, imagens ou vídeos.

As informações dispersas pela internet apresentam uma variedade de formatos, e essa abordagem deve ser capaz de lidar com todas elas; ou seja, deve armazenar diferentes arquivos e fazer sua análise. 

Veracidade

Para colher bons frutos de um Big Data é preciso coletar dados verídicos, que estejam dentro da realidade. É necessário ter uma análise em tempo real, que seja constante para verificar as informações obtidas.

Valor

Quanto maior a riqueza de dados, maior será o valor agregado ao negócio. Ao obter os dados, o Big Data deve ser capaz de analisar e extrair informações importantes. O valor se refere aos insights e aos benefícios que uma empresa pode alcançar. 

Insights se referem ao conhecimento sobre algo. No contexto corporativo, um insight traz informações sobre o comportamento de um cliente. Isso ajuda a escolher ações e campanhas que a empresa deve usar. 

Os 5 Vs do Big Data mostram os pilares que essa tecnologia deve ter para conseguir analisar e extrair dados para gerar informações precisas, valiosas e relevantes para um negócio. 

Como aplicar os 5 vs do big data na minha empresa?

Para implantar os 5 Vs do Big Data nos processos da sua empresa é necessário usar softwares que possam fazer a extração de informações úteis. Existem ferramentas para minerar (limpar) os dados, para integrar fontes, analisar as informações e identificar comportamentos das pessoas, entre outros.

Como aplicar os 5 vs do big data na minha empresa?
Fonte/Reprodução: original.

O Big Data não é um software, mas um conceito, uma tecnologia, um processo, que usa outras ferramentas para implementar a análise de dados volumosos. Entre elas podemos citar, o Oracle Data Mining (para peneirar as informações mais importantes), Apache Hadoop (para armazenar dados), MongoDB (banco de dados semiestruturado e não estruturado), MindMiners (que usa IA e aprendizado de máquina).

Portanto, para o seu negócio aplicar os 5 vs do Big Data, você deve escolher as ferramentas para implantar todo esse processo. Contar com uma equipe qualificada faz toda a diferença. Ao contratar uma empresa especializada, é possível ter um direcionamento eficaz. 

Os os 5 vs do big data e a Data Stone: serviço de informação diferenciado

Os 5 Vs do Big Data, em conjunto, geram informações importantes para uma empresa. A variedade permite coletar diferentes formatos de arquivos, a veracidade garante que o conteúdo é verdadeiro e atualizado, a velocidade proporciona rapidez na análise, o volume possibilita um negócio lidar com muitos dados, e o valor permite que a empresa tome a decisão correta com base no comportamento dos seus clientes. 

A veracidade das informações é um dos pontos mais importantes. Com dados incorretos ou redundantes, não é possível ter resultados precisos. Nesse sentido, a Data Stone surge como uma grande aliada. 

Além de ajudar sua empresa a obter dados verídicos e atualizados para aplicar os 5 Vs do Big Data em seu negócio, a Data Stone disponibiliza também uma equipe especializada para te atender e oferecer a melhor solução no tratamento de informações. Se você precisa gerar dados relevantes e coletar informações precisas, conte conosco!