Comunicação organizacional: o que é e quais os tipos?

Comunicação organizacional o que é e quais os tipos

Entende-se a comunicação organizacional como o conjunto de práticas capazes de auxiliar organizações a transmitirem informações. Para isso, ela se divide em alguns tipos, a fim de atender demandas diferentes de cada companhia, como a comunicação interna e mercadológica. 

Saber transmitir informações adequadamente é um processo extremamente importante e exigido por qualquer empresa que deseja crescer de forma saudável e proveitosa no mercado. Sem uma boa comunicação organizacional, portanto, os negócios tendem a perder cada vez mais oportunidades de evolução e melhorias nos seus processos.

O que é Comunicação Organizacional?

A comunicação organizacional é a reunião de diversas práticas que permitem o negócio interagir com o público que influencia diretamente a organização. Dessa forma, clientes, fornecedores e investidores são alguns exemplos de público que a comunicação organizacional abrange.

Qual o objetivo?

O objetivo da comunicação organizacional é facilitar a comunicação da empresa com os agentes que podem alterar o seu funcionamento. Por isso, utiliza-se de ferramentas de instituições e do mercado com a ideia de adequar as interações para formar a imagem que a companhia deseja ao seu público.

Conceitos de Comunicação organizacional

Os principais conceitos a respeito da comunicação organizacional são relacionados ao público que ela abrange, as empresas, fornecedores e clientes, e seus 4 tipos principais. Além disso, existem as funções que a estratégia realiza, como garantir que os profissionais tenham menos conflitos, melhorando o clima no empreendimento.

Importância

A importância da comunicação organizacional é proporcionar aos participantes do negócio a sensação de utilidade, juntamente da comunicação melhorada. Assim, os colaboradores tendem a não achar que as suas funções são inúteis, fator responsável por ajudá-los a se manter dedicados no trabalho.

Diferença entre comunicação organizacional e empresarial

A comunicação organizacional possui um foco muito grande na criação de ganhos, tanto para as equipes como para a empresa, clientes e fornecedores. Por outro lado, a comunicação empresarial tem a proposta de obtenção de lucros para a companhia, com base nos objetivos estabelecidos internamente, a exemplo da produtividade.

Diferença entre comunicação organizacional e empresarial
Fonte/Reprodução: original

Outro ponto de diferença é que a comunicação organizacional se divide em 4 formas de comunicação para atender a proposta. A empresarial, por outro lado, é pautada nos objetivos de mercado estabelecidos, para que os resultados da empresa possam ter uma melhoria proveitosa.

Principais funções da Comunicação organizacional

Assegurar que os profissionais estejam conscientes a respeito de sua importância na empresa é uma das funções mais conhecidas da comunicação organizacional. Junto a elas, também é possível conferir outras que fazem completa diferença na atuação de qualquer negócio que tome cuidado com esse tipo de comunicação:

  • Aumentar engajamento de profissionais;
  • Manter expectativas alinhadas;
  • Menor circulação de notícias falsas na empresa;
  • Criação de comportamentos positivos;
  • Garantir o entendimento da cultura da empresa.

Com essas funções, o negócio pode desenvolver mais a sua forma de atuação e proporcionar um ambiente mais adequado para seus profissionais aprimorarem suas habilidades. Um destaque deve ser feito para o aumento de engajamento, já que a comunicação organizacional interfere diretamente na maneira com a qual o profissional enxerga a companhia.

Melhorar o engajamento é um fator essencial em qualquer empresa, e outra forma de aprimorá-lo é com o módulo de prospecção B2B da Stone Station. Por meio dele, seu negócio poderá encontrar os decisores do empreendimento com os quais deseja interagir, o que pode proporcionar maior determinação para o seu time entender melhor como realizar as vendas e, consequentemente, engajar a equipe.

Tipos de comunicação organizacional

A comunicação interna e a administrativa são alguns dos tipos de comunicação organizacional mais conhecidos entre as companhias. Porém, existem outros além desse que precisam ser compreendidos com maior cuidado, para que sua empresa seja capaz de estabelecer a imagem desejada.

Comunicação administrativa

Com a comunicação administrativa, é possível assegurar que todos os profissionais tenham noção de quais são os valores defendidos pela empresa além da missão. Por isso, essa estratégia é utilizada para o alinhamento do negócio, e tem a proposta instrumental para uma maior funcionalidade.

Comunicação interna

A comunicação interna é a forma com a qual a companhia se comunica com os participantes daquele empreendimento, como os profissionais que atuam na empresa. Por meio de estratégias, a exemplo dos feedbacks 360º, pode-se avaliar de uma maneira mais completa o colaborador, permitindo que ele melhore cada vez mais na companhia.

Comunicação mercadológica

Comunicação mercadológica é o tipo que trata essencialmente da comunicação dos produtos e serviços de um negócio, com a ideia de vendê-los. Com isso, essa é a área que cuida de práticas que promovam a venda do que sua companhia oferece, como a publicidade, os anúncios e as promoções.

Comunicação institucional

A comunicação institucional se define como a maneira como a empresa se porta diante da sociedade, investidores e clientes. Dessa forma, essa área precisa criar estratégias com o objetivo de deixar claro ao público os valores que aquela companhia possui e a identidade que ela tem.

Como posso melhorar a Comunicação organizacional?

Por meio da realização de reuniões frequentes e eficazes há a maior possibilidade de a sua empresa melhorar a comunicação organizacional com maior precisão. Junto a essa opção, pode-se destacar outras práticas interessantes que permitem o desenvolvimento adequado para a companhia:

  • Observe as demandas dos funcionários;
  • Bom uso de ferramentas comunicativas;
  • Faça reuniões eficazes;
  • Mantenha bons feedbacks;
  • Monitore constantemente.

Com a checagem regular desses pontos, o seu negócio pode observar cuidadosamente os que precisam ser aprimorados, para que a comunicação fique cada vez mais adequada, eficiente e objetiva. No longo prazo, essas práticas tendem a fazer os profissionais se adaptarem mais às atividades realizadas pela empresa e entender melhor a proposta que ela apresenta. 

Como posso melhorar a Comunicação organizacional
Fonte/Reprodução: original

Caso a sua companhia conte com profissionais mais engajados, torna-se necessário assegurar que há maiores chances de conseguirem executar o processo de vendas com mais qualidade. Se eles estiverem acompanhados de um serviço adequado para checar os contatos corretos, como o módulo de prospecção B2B da Stone Station, seu empreendimento tende a apresentar melhores probabilidades de melhorias nas vendas.

Como aplicar?

A aplicação da comunicação organizacional ocorre quando sua companhia delimita um corpo de profissionais responsável pelo direcionamento dos profissionais para a estratégia. Após isso, basta promover a conexão entre os objetivos do negócio com a atuação dos colaboradores, incentivar boas relações entre os funcionários e alinhar as expectativas com o acréscimo de lideranças.

Ter a garantia desses processos permite que sua empresa seja capaz de atuar de uma maneira mais competente e com maior cuidado no mercado. Desse modo, caso ela conte com um serviço que a ponha diante dos contatos mais qualificados do mercado, como o módulo B2B da Stone Station, é possível aprimorar ainda mais a qualidade das negociações e possibilitar uma melhoria completa no cenário da companhia.

Vantagens da comunicação organizacional

Melhorar a maneira com que se resolvem os problemas e reduzir a quantidade de conflitos existentes na empresa são algumas vantagens muito relevantes da comunicação organizacional. Dessa forma, pode-se reunir as principais vantagens dessa prática, quando bem aplicada em sua companhia:

  • Aprimorar a resolução de problemas;
  • Diminuição de conflitos;
  • Aceitação de feedbacks;
  • Melhorar a cultura da empresa;
  • Diminuir a taxa de rotatividade.

Por meio desses pontos, a empresa em geral pode crescer adequadamente quanto à sua maneira de atuar e lidar com as questões enfrentadas. Além disso, a diminuição de conflitos é uma vantagem de destaque pelo fato dela auxiliar a melhorar o clima entre os colaboradores e evitar o crescimento das saídas de talentos do negócio.

Investir em uma boa comunicação organizacional exige bastante cuidado e entendimento, tanto das características de seus funcionários como do público, que pode se interessar pela companhia. Dessa forma, ter o suporte que a Data Stone fornece para você, com conteúdos de qualidade, permite que sua companhia se porte melhor no mercado em que está posicionada, fator que auxilia categoricamente na melhoria da obtenção de resultados.