Comunicação institucional: Para que serve e como usar?
A comunicação institucional é responsável por cuidar da imagem de uma empresa. Para isso, ela deve promover tanto o diálogo externo (fornecedores, imprensa, acionistas, comunidade) como interno (funcionários). A ideia é apresentar quais são os interesses e a filosofia de um negócio.
É por meio dessa comunicação que uma organização pode mostrar como age, como atua no mercado, quais são os seus objetivos, valores e missões. Essa forma de comunicar tem caráter social e informativo, e entender melhor sobre esse assunto é importante para a sua empresa consolidar a marca.
O que é a comunicação institucional?
A comunicação institucional (também conhecida como comunicação corporativa) é um processo de transmitir mensagens e informações de uma organização para o público externo ou interno. Esse conceito engloba todos os meios usados para se comunicar, seja como mídias sociais, publicidade, campanhas, revistas, entre outros.
Esse tipo de comunicação visa o fortalecimento de uma marca. A ideia principal é transmitir para a sociedade e também para os colaboradores aquilo que a empresa faz, ou seja, em qual área ela atua, quais seus objetivos e quais são sua missão e valores.
Para que serve?
A comunicação institucional serve para que uma empresa estabeleça uma identidade sólida no mercado. Por meio dessa abordagem uma organização pode transmitir mensagens e informações de forma clara para as pessoas. Várias ações podem ser realizadas para promover o diálogo e interação com o público.
Principais objetivos da comunicação institucional
Os objetivos da comunicação institucional são voltados para o fortalecimento de uma marca. Em outras palavras, tornar uma empresa consolidada, reconhecida no mercado. Tecnologia, projetos e ações podem ser usados como canais de informações entre a instituição e seus stakeholders.
Os stakeholders são partes interessadas de um negócio. Eles podem ser fornecedores, consumidores, órgãos públicos, parceiros e concorrentes. Os principais objetivos da comunicação corporativa incluem o estabelecimento de imagem, promoção de relacionamento e a transmissão de informações. Veremos, a seguir, sobre cada um detalhadamente.
Estabelecer imagem da organização
Estabelecer a imagem de uma organização é um dos principais objetivos da comunicação institucional. Ao transmitir seus valores para o público, a empresa fortalece sua reputação e ganha credibilidade. Isso inclui utilizar canais e redes de relacionamento para a confiança e a simpatia de stakeholders.
Promovendo relacionamento com stakeholders
A comunicação corporativa ajuda a promover a interação da empresa com todos aqueles que possuem algum interesse nos assuntos de uma empresa; sejam acionistas, funcionários, clientes, fornecedores, e a sociedade em geral. É válido estabelecer canais de comunicação transparentes e abertos.
Transmitir informação
Por meio da tecnologia é possível transmitir informação de vários modos. Ferramentas como o YouTube, por exemplo, podem ser usadas para compartilhar com a sociedade aquilo que a organização vem realizando e para mostrar quais os seus diferenciais no mercado.
A comunicação corporativa é muito importante. Uma empresa não precisa somente de um nome e um logotipo para ser conhecida; é necessário estabelecer uma identidade e imagem diante do público.
Como usar a comunicação institucional?
Para uma empresa usar a comunicação institucional é preciso entender primeiro quais são os elementos envolvidos e como funciona esse processo. Em outras palavras, quais são as etapas que devem ser realizadas para transmitir com sucesso as informações e mensagens institucionais.
A comunicação corporativa é composta por elementos que devem ser minuciosamente planejados e executados. São eles: identidade visual (logotipo, cores, etc.), mensagem (conteúdo que será comunicado), canais de comunicação e relações públicas. Com esses elementos definidos, a empresa pode usar a comunicação corporativa por meio dos seguintes estágios:
- Diagnóstico: trata-se da análise da situação atual da empresa. Isso inclui a identificação do público e definição de objetivos;
- Planejamento estratégico: a empresa define quais estratégias usará para se comunicar, ou seja, quais os canais serão adotados para fazer uma comunicação;
- Execução: é a implementação do plano de comunicação. Aqui, temos o envio de materiais e informações para mídias, redes sociais ou imprensa;
- Monitoramento: é a etapa de acompanhar os resultados gerados pelas ações de comunicação.
Uma comunicação eficaz contribui para o alcance dos objetivos estratégicos de um negócio. Esse processo, quando bem realizado, ajuda a disseminar informações importantes sobre a empresa, auxilia na promoção de produtos e serviços, engaja os colaboradores e cria uma relação de proximidade com a sociedade.
Estratégias de comunicação institucional de sucesso
Algumas estratégias de sucesso para a comunicação corporativa incluem a definição de objetivos para todas as campanhas. Além disso, é preciso definir mensagens claras e que estejam alinhadas aos valores da empresa. Conhecer bem o público-alvo também é importante para uma estratégia bem sucedida.
Uma dica importante é usar a rede social corporativa para emitir comunicados para as partes interessadas. Promover o diálogo interno entre os diferentes setores da empresa também é importante.
Vantagens da comunicação institucional na sua empresa
A comunicação institucional oferece muitos benefícios para as organizações: uma aproximação maior com o público, melhor divulgação da marca e o aumento de engajamento entre os colaboradores da empresa. Outras vantagens são o fortalecimento de parcerias e transparência nas comunicações.
A comunicação corporativa pode contribuir para uma maior produtividade e eficiência. Comunicações bem sucedidas eliminam ruídos, erros e mal entendidos que poderiam ocorrer em virtude de informações equivocadas.
Relações públicas com comunicação institucional
Em um negócio, a área de relações públicas é responsável pelas atividades que estabelecem e mantém um relacionamento entre a empresa e o seu público. Esse setor ajuda a construir a reputação da marca por meio de estratégias de comunicação.
Um trabalho de relações públicas bem definido e executado permite que o público entenda com clareza o que uma empresa tem para oferecer. As organizações se beneficiam conforme transmitem suas mensagens.
Comunicação externa e comunicação institucional: diferença
A comunicação institucional se divide em externa e interna: a primeira representa a forma como a empresa se comunica com os clientes, órgãos públicos, fornecedores, concorrentes, acionistas e outros stakeholders externos. A interna diz respeito aos colaboradores e parceiros, que estão inseridos dentro do ambiente organizacional.
A comunicação corporativa é um conceito abrangente, que inclui as comunicações externas e internas de uma empresa. Uma é voltada para que os funcionários compreendam a missão e valores da organização e a outra mostra para a sociedade as funções, ações, objetivos, compromissos e princípios do negócio.
Principais desafios da comunicação institucional
Os principais desafios da comunicação corporativa incluem o gerenciamento de crises, a manutenção das mensagens e a adaptação às novas tecnologias. Quando acontecem falhas de produtos ou problemas de reputação, é preciso que a empresa adote uma comunicação transparente para reduzir os impactos à imagem da empresa.
Uma comunicação eficaz precisa transmitir uma mensagem consistente. As comunicações, sejam internas ou externas, devem estar alinhadas e se manterem constantes no decorrer do tempo. Além disso, a tecnologia sempre cria novos meios de comunicação. Desse modo, as empresas precisam acompanhar as tendências tecnológicas para adaptar suas campanhas e estratégias.
Um ponto importante da comunicação é ter uma base de dados com informações atualizadas de contato dos clientes e empresas. Isso assegura o sucesso no envio e no recebimento de mensagens e de materiais publicitários.
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