Comunicação interna: o que é e qual sua importância

Comunicação interna o que é e qual sua importância

A comunicação interna é tão importante para uma empresa quanto a externa, afinal, são os funcionários que fazem tudo funcionar. Não adianta investir em marketing e fazer as melhores campanhas para o público, se de um lado há colaboradores desmotivados e improdutivos. Por meio da comunicação interna é possível estreitar o relacionamento entre diferentes setores, de forma que os funcionários se alinhem aos objetivos organizacionais.

Uma comunicação interna eficaz é capaz de criar um ambiente de trabalho mais colaborativo e transparente, onde os feedbacks são bem-vindos e a resolução de problemas é muito mais ágil. Uma equipe motivada é mais propensa a contribuir com ideias criativas e a assumir um compromisso mais forte com os objetivos e metas da empresa, resultando em um desempenho mais robusto.

O que é comunicação interna?

A comunicação interna é a área que atua com foco na troca de conhecimentos e dados entre os colaboradores de uma companhia. A troca de mensagens dentro do ambiente corporativo pode ser feita entre empregados do mesmo nível hierárquico, superiores e subordinados (e vice-versa).

O que é comunicação interna
Fonte/Reprodução: original

As informações compartilhadas internamente podem ser abrangentes, como a disseminação da missão da empresa, dos valores, objetivos e estratégias de mercado. Podem ser mais específicas, como o compartilhamento de metas entre equipes ou o feedback de um grupo de funcionários.

Objetivo da comunicação interna

A comunicação interna tem entre seus objetivos melhorar o ambiente interno, porque permite que informações relevantes circulem entre as equipes. Além disso, educa os colaboradores quanto às condutas e normas da empresa e promove a motivação dos funcionários no ambiente corporativo. Outros objetivos da comunicação interna são:

  • Compartilhar dentro da empresa o conhecimento adquirido entre funcionários e superiores;
  • Divulgar as ações da companhia;
  • Criar engajamento dos líderes e liderados e envolvê-los nas metas do negócio;
  • Assegurar que todos cumpram as normas da empresa, isso inclui valores e condutas éticas;
  • Promover inclusão social;
  • Garantir que todos os colaboradores estejam de fato alinhados com as metas e políticas da empresa.

Se de um lado a comunicação externa busca consolidar a marca e identidade da empresa, a interna atua para promover produtividade e motivação dentro da mesma. A falta de informação dentro do ambiente corporativo gera desinformação e falta de alinhamento estratégico.

Principal importância da comunicação interna

A comunicação interna é importante porque permite que a companhia interaja com os seus colaboradores. Essa interação contribui para reduzir fofocas, cria um ambiente transparente, promove relacionamento entre superiores e subordinados, reduz os efeitos de uma crise e ajuda a integrar novos funcionários.

Qualquer empresa que queira assegurar um bom relacionamento entre as equipes e alinhar seus colaboradores com os objetivos do negócio, precisa adotar a prática da comunicação interna. 

Endomarketing: o que é?

Endomarketing é uma estratégia de marketing institucional que foca nas ações internas de uma organização. O objetivo é melhorar a imagem da companhia para os funcionários, além de desenvolver um bom ambiente de trabalho. 

Uma estratégia de endomarketing pode incluir pesquisas de satisfação, definição de planos de carreiras, disponibilização de treinamentos e feedback ao time, para mantê-lo informado sobre o cumprimento de metas.

Tipos de comunicação interna

Existem cinco tipos de comunicação interna em um ambiente empresarial, que são: oral, vertical, diagonal, horizontal e escrita. Cada um deles apresenta características diferentes, mas o objetivo é o mesmo: proporcionar a interação entre os funcionários, gestores e líderes da empresa.

Vamos explicar quais são os cinco tipos de comunicação usados para trocar mensagens e informações entre os colaboradores. Assim, você pode entender qual tipo podem usar em cada situação.

Comunicação oral

A comunicação oral ou verbal é aquela que a empresa coloca em prática por meio de reuniões, palestras, eventos e confraternizações. É voltada para a interação entre funcionários, gestores e líderes. Serve para informar algo que seja de interesse dos colaboradores. 

Comunicação vertical

Esse tipo acontece entre níveis hierárquicos diferentes. A comunicação vertical pode ser classificada como descendente, ou seja, de cima para baixo (superiores se comunicam com subordinados) ou ascendente, de baixo para cima (nível inferior se comunica com parte superior).  

A comunicação ascendente inclui o esclarecimento de dúvidas por parte de um colaborador, reclamações, iniciativas e outras situações nas quais um funcionário se comunica com alguém de nível hierárquico superior. 

Comunicação diagonal

A comunicação diagonal envolve todos os níveis hierárquicos, ou seja, todos os membros de uma empresa, sejam gestores, funcionários ou diretores, ou de qualquer outra função, recebem o mesmo tipo de informação ou comunicado. Trata-se de um modo interdepartamental de se comunicar. 

Comunicação horizontal

A comunicação horizontal se dá entre funcionários do mesmo nível hierárquico, pode ser a troca de mensagens e informações entre funcionários de um mesmo departamento ou não. Ela pode ocorrer em todos os setores, desde que não exista relação de superioridade entre as partes comunicantes. 

Esse tipo de comunicação é muito útil para partilhar conhecimentos, promover coloração entre os funcionários e trocar informações entre si, desde que estejam dentro do mesmo nível hierárquico.

Comunicação escrita

A comunicação escrita é o meio de transmitir uma mensagem ou informação por meio de textos. Isso inclui contratos, relatórios, e-mails, propostas comerciais, informativos e qualquer tipo de documento que possa ser lido por uma pessoa. A vantagem dessa forma de se comunicar é que as mensagens ficam registradas e podem ser consultadas posteriormente. 

Quais são os instrumentos de comunicação interna e como usar?

Alguns instrumentos de comunicação dentro do ambiente corporativo são a intranet, e-mail, rede social da empresa, painel ou mural de recados, aplicativos de mensagens instantâneas, jornais ou revistas com informativos da organização e aplicativos empresariais de comunicação. 

Quais são os instrumentos de comunicação interna e como usar
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Essas ferramentas ou canais de comunicação permitem trocar mensagens e informações de forma ágil entre todos os departamentos da empresa. Confira mais detalhes de cada um desses instrumentos:

  • Intranet: é uma rede de computadores privada, assemelha-se a qualquer página da internet que usamos no dia a dia, mas a página de uma intranet só pode ser acessada dentro do domínio da empresa; 
  • E-mail: é o método para fazer o envio de mensagens com informações sobre algo de interesse dos colaboradores;
  • Rede social corporativa: a empresa pode usar um perfil em rede social para compartilhar novidades, projetos e demais comunicados;
  • Mural de recados: é a instalação de painéis ou quadro com recados informativos, sobre algum evento que vai ocorrer, algum projeto que será desenvolvido, entre outros; 
  • Aplicativos de mensagens instantâneas: a empresa pode fazer uso de WhatsApp ou chats online específicos para uso dos colaboradores, para que os mesmos troquem informações em tempo real; 
  • Jornais ou revistas impressas: os informativos da empresa podem ser disponibilizados via impressos e distribuídos entre os colaboradores;
  • Aplicativos empresariais de comunicação: uma empresa pode desenvolver seu próprio aplicativo com acesso restrito aos funcionários, para enviar notificações e trocar mensagens. 

Todos esses canais possibilitam o relacionamento eficaz com o público interno. Desse modo, a empresa pode se comunicar e transmitir seus valores, objetivos e informações para todos os membros.   

Vantagens da comunicação interna

A comunicação entre o público interno de uma empresa gera muitas vantagens, como a baixa rotatividade de funcionários, a construção de um clima agradável para trabalhar, otimiza a resolução de problemas, promove feedbacks e evita conflitos entre membros. A troca de informações entre o público interno é muito importante. Confira alguns exemplos de benefícios que uma boa comunicação dentro de uma empresa pode gerar. 

  • Fortalece a cultura corporativa;
  • Promove baixa taxa de rotatividade;
  • Melhor o clima da empresa;
  • Otimiza a resolução de problemas;
  • Traz feedbacks para mudanças;
  • Evita conflitos internos;
  • Aumenta a produtividade.

A comunicação dentro da empresa gera uma série de vantagens tanto para superiores como para os demais funcionários. A organização que se comunica internamente consegue fazer com que seus colaboradores foquem na mesma direção. 

Quais os exemplos de comunicação interna?

Um exemplo de comunicação entre membros da equipe é a implantação de canais para os colaboradores fornecerem feedbacks sobre suas tarefas, opinar sobre processos ou compartilhar preocupações, ou dificuldade na realização do trabalho. 

Outro exemplo de comunicação com o público interno de uma empresa é o lançamento de informações pela intranet corporativa, para informar aniversariantes, data de pagamento, lançamento de projetos, etc. Essa forma de comunicação prevê que todos os colaboradores recebam informações úteis da empresa com rapidez e com fácil acesso, além de criar uma proximidade e tornar mais versátil o uso do sistema.
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