7 Dicas para escolher o seu disparador de email

7 Dicas para escolher o seu disparador de email

Uma estratégia essencial para investir em sua empresa está no disparador de email, uma ferramenta sistematizada de envios de mensagens para o público-alvo ativo em sua base. Dessa forma, a solução consegue fazer o disparo de diversos emails simultaneamente para leads e clientes com conteúdos personalizados, responsivos e que ofereçam algum tipo de benefício, como infográficos e e-books.

Investir na ferramenta auxilia na organização dos contatos, permite que as comunicações aconteçam em menos tempo e é uma opção assertiva para enviar conteúdos a uma grande lista de prospects. Uma empresa que opta por não automatizar este processo, pode lidar com perda de tempo ao enviar manualmente os emails e ter menos chances de acompanhar o desempenho da estratégia para realizar melhorias.

Como funciona o disparador de email?

O disparador de email envia mensagens programadas para os leads e clientes fidelizados, com o objetivo de estreitar os laços e manter esses contatos ativos. As informações inseridas podem ser a divulgação de um serviço novo da marca, promoções, compartilhamento de um material exclusivo feito pela própria empresa ou convite para um evento online.

Como funciona o disparador de email
Fonte/Reprodução: original

Com o disparo de emails, você consegue acompanhar os resultados e pode refinar as estratégias para aumentar as taxas de abertura e leitura, caso necessário. Como todo o processo é automatizado, não é preciso realizar manualmente o envio de e-mails para os leads, pois levaria muito tempo devido ao volume de contas cadastradas e a equipe não teria uma boa produtividade.

Por que investir no disparador de email?

Devido à sua praticidade, o disparador de email pode prevenir erros de comunicação, auxiliar na redução de produtividade e evitar dificuldades para se comunicar com o público-alvo, porque você tem informações atualizadas dos leads por meio da mailing list da Data Stone

A sua base é enriquecida com dados relevantes e organizados, o que pode aprimorar cada vez mais a sua comunicação com os nomes certos. Não só isso como, também, há diversos outros motivos para investir na estratégia – tais como:

Praticidade de envio

Os envios de mensagens são feitos para milhares de clientes simultaneamente, pois o disparador de email é prático e ágil. Isso permite ao público-alvo visualizar as informações, consumir newsletter, receber e-books gratuitos, conferir listas de produtos e conhecer novidades da marca.

Mais produtividade da equipe

A equipe consegue ter um desempenho melhor na empresa, pois o disparador de emails realiza os envios em massa, sem a necessidade do time de marketing e comercial realizarem o mesmo processo. Com a automatização interna, os colaboradores se concentram em novas atividades como desenvolver materiais para nutrição e conversão de leads, evitando distrações.

Melhora a comunicação com o público-alvo

Ter uma base ativa é muito importante para as empresas porque previne a perda de bons leads ou clientes fidelizados para a concorrência. O disparador de email auxilia a melhorar a comunicação com o público-alvo, pois são enviadas regularmente informações exclusivas e que interessam a estes nomes.

Análise de resultados

O disparador de emails permite que os resultados estatísticos sejam visualizados para a equipe compreender quantos leads abriram as mensagens, quais links receberam cliques e que nomes solicitaram o descadastramento. A partir dessas informações, é possível desenvolver estratégias que auxiliem a aprimorar as características do email, como o assunto do conteúdo, corpo do texto e imagem responsiva.

Possibilidade de segmentação

A segmentação pode ser feita antes de realizar o disparo de emails marketing para enviar conteúdos personalizados a cada perfil. Fatores como localização, empresa, nicho e tamanho da empresa são fundamentais para isso.

Comunicação mais rápida

Fundamental para as empresas, a etapa de comunicação acontece com mais eficiência porque os disparos são massivos e os leads e clientes recebem as mensagens instantaneamente e em horários estratégicos. Neste caso o envio de emails, quando feito com base no tempo disponível do público-alvo, pode aprimorar a relação e os manter ainda mais interessados na empresa.

Como escolher a ferramenta ideal de disparador de email?

Há métodos práticos para escolher a ferramenta ideal de disparos de email e que pode auxiliar a sua empresa a se comunicar cada vez mais com o público-alvo. Envie mensagens regularmente com informativos, infográficos e promoções para aumentar o engajamento da marca e manter os leads e clientes nutridos. 

Entender o volume de disparos ideal

Em sua escolha, para definir o disparador de email ideal, é preciso mapear as necessidades de envio, conforme o porte da agenda de contatos. A ferramenta precisa ser capaz de corresponder ao fluxo de envios para ter como garantia a entrega das mensagens para as pessoas certas.

Segmentação de contatos

Para trabalhar com os disparos de email marketing, verifique se a ferramenta permite a segmentação dos contatos e qual a capacidade de personalização. Esta é uma maneira de melhorar os resultados e os tornar cada vez mais eficazes sempre que forem disparados para os leads e clientes.

Análise de resultados

Os disparos de e-mails devem ser capazes de fornecer dados estatísticos para te auxiliar na mensuração de resultados. Saber quantos leads abriram as mensagens, quantos clicaram nos links e permaneceram lendo o conteúdo por mais tempo, mostra se existe a necessidade de corrigir ou aprimorar as estratégias para reter o público com menos dificuldades.

Recursos extras

Recursos extras do disparador de email fazem a diferença, principalmente o lembrete de abandono de carrinho que envia mensagens aos leads relembrando que deixaram itens para trás. Os informativos de melhorias também devem estar incluídos na ferramenta, pois podem auxiliar na tomada de decisões e a melhorar as campanhas de email marketing.

Análise anti-spam

Esta é uma funcionalidade que mostra as chances do email ser enviado diretamente para a caixa de spam. Além disso, também é uma informação indispensável, pois te auxilia a compreender o que deve ser refinado no conteúdo para ser enviado ao público-alvo e ter a garantia de que vai ser aberto.

Função de re-envio

É normal algumas mensagens não serem abertas pelos leads e um disparador de email que oferece a função de re-envio, possibilita que o conteúdo seja enviado para manter a comunicação com o alvo. Se necessário, é possível alterar o assunto para o tornar mais chamativo, ao construí-lo com até 50 caracteres porque pode resultar em taxas 12% maiores.

Sistema de pontuação de leads

Durante a sua escolha por um excelente disparador de email, verifique se é oferecido o sistema de pontuação de leads, que vai te ajudar a identificar os mais envolvidos com a sua empresa e quais precisam de uma atenção maior. Dessa forma, a equipe vai desenvolver materiais diferentes para melhorar os pontos para ter a possibilidade de converter os prospects.

Quais são os disparadores de email disponíveis no mercado?

O mercado possui opções de disparadores de emails que oferecem muitos ou poucos recursos. Por isso, você deve analisar as opções antes de fazer a sua escolha e realizar comparativos entre as características das seguintes ferramentas para ter assertividade:

  • MailChimp;
  • NitroNews;
  • Drip;
  • AWeber;
  • Keap.

No caso do Keap, a ferramenta oferece recursos para auxiliar na etapa de follow-up, pagamentos e registros. Facilmente, você mantém os contatos ativos ao enviar mensagens automatizadas, além de poder enviar cotações, links, lembretes e faturas, seja para um único cliente ou mais nomes.

Por que escolher a Data Stone para enriquecer sua mailing list?

A Data Stone conta com uma ampla base de dados que passa por atualizações constantemente, para te garantir sempre qualidade. Dessa forma, você consegue incluir novas informações de seus contatos e atualizar os mais antigos por meio do enriquecimento.

Por que escolher a Data Stone para enriquecer sua mailing list
Fonte/Reprodução: original

É importante atuar com dados assertivos para prevenir erros em comunicações e não ter leads inativos entre os contatos. Conosco, você tem a praticidade de solicitar informações, como CNAE, localização, faturamento estimado, situação cadastral e quadro social e definir o formato de arquivo que quer receber o conteúdo.

Manter a base com dados organizados e enriquecidos é fundamental porque a equipe consegue desenvolver conteúdos robustos e personalizados para serem enviados pelo disparador de email. Com a Data Stone, você tem a praticidade de solicitar pela mailing list para aprimorar as informações já obtidas e incluir novas que podem fazer diferença no processo de nutrição, conversão e fidelização!