Slogan: o que é e os mais famosos
Frequentemente usado em campanhas publicitárias para engajar e fortalecer a marca, o slogan conquista a atenção do público-alvo e aumenta as chances de conversão. Para as empresas, estes são aspectos benéficos e que vão fazer diferença, porque as fazem ficar mais fortes contra a concorrência, além de as tornarem as favoritas das pessoas.
É possível que você tenha visto slogans famosos, como o da Omo: “Porque se sujar faz bem”, ou da Sucrilhos: “Desperte o tigre que há em você”. Outro caso famoso é o da Hellmann’s: “A Verdadeira maionese” e da Rexona, “Não te abandona”. Com um estudo mais criterioso, você consegue associar essas mensagens com o dia a dia e com as qualidades da sua marca.
O que é um slogan e para que serve?
O slogan é uma frase de impacto desenvolvida por uma marca para atrair e reter atenção do público-alvo com mais praticidade. Ele serve para fazer os clientes se lembrarem e identificarem a empresa em segundos, assim como pensar na forma que ela pode ser aplicada no dia a dia, além de auxiliar na construção de um relacionamento.
Qual o objetivo?
Tem por objetivo se aproximar mais do público-alvo com chamadas breves, mas fáceis de se lembrar e que podem permanecer na mente dos clientes por muito tempo, como já acontece com marcas famosas. É de intenção da empresa demonstrar a oferta de valor, impactar positiva ou negativamente, com a divulgação de produtos e se diferenciar da concorrência.
Importância
É importante porque facilita o reconhecimento rápido do público quando escutam uma palavra ou melodia relacionada ao slogan. A frase ajuda a criar memória afetiva, pode aumentar as chances de conversão por divulgar produtos, e transmite a mensagem de visão e missão da empresa para aumentar o interesse de compra nos alvos.
5 Elementos de um bom slogan
Empresas que trabalham com os slogans, desenvolvem estratégias com elementos para construir um conteúdo exclusivo, chamativo e que faça o público se lembrar da frase mesmo após anos. A mensagem não pode ser longa – caso contrário, existem chances de fazer pouco sucesso até mesmo na estreia e ser esquecida em semanas.
Frases curtas e fáceis de repetir
As frases precisam ser curtas, para serem lembradas; e práticas de se repetir, ao mesmo tempo em que mantêm a originalidade. Empresas como a Marisa, uma das lojas mais populares no Brasil, possui um slogan curto, mas que milhares de pessoas ainda lembram, que é: “de mulher pra mulher, Marisa!” e ajuda no reconhecimento da empresa.
Afirmar a identidade da empresa
Desenvolver uma mensagem composta pelo valor, missão e a visão da empresa faz com que o público consiga identificar com praticidade o tipo de posicionamento da marca. A frase desenvolvida não é feita apenas para engajar, mas mostrar o que representa e o que move essa empresa.
Se destacar da concorrência
Apresentar a proposta de venda é uma maneira que as empresas usam para se diferenciar e se destacar cada vez mais da concorrência. Com o valor acrescentado à marca, os clientes que consomem o slogan se sentem mais atraídos pela mensagem, por conta do significado e de seu peso.
Definir a oferta do produto
O slogan auxilia o público-alvo a entender qual produto ou serviço é oferecido pelas empresas, com a ajuda de uma frase de efeito e curta. Geralmente, as companhias optam por este método de criação de campanhas quando os clientes sentem dificuldade de compreender o que é comercializado pela marca, e usam uma mensagem objetiva para explicar o que é vendido.
Criar emoção no público
Uma marca pode causar sentimentos positivos às pessoas, como felicidade e alegria, e também proporcionar nostalgia e até mesmo emocionar. O Boticário é um dos principais exemplos de campanhas emotivas e que fazem o público chorar – como aconteceu no dia das mães de 2024.
Como criar um slogan?
Em publicidade, a equipe se encarrega de desenvolver campanhas para reconhecer a identidade da marca com facilidade.
Os profissionais estudam os slogans famosos para se inspirarem, conhecerem as principais tendências do mercado e desenvolverem conteúdos exclusivos para a empresa conquistar os clientes potenciais.
Conhecer bem o público-alvo
Parece simples conhecer o público-alvo, mas isso vai mais além do que saber sobre informações básicas: é ter uma persona definida e composta por uma linguagem. Com o personagem, você consegue direcionar a frase diretamente para os seus potenciais clientes e causar o impacto desejado na apresentação do slogan.
Saiba no que a empresa se diferencia das outras
Quais são as características que tornam a sua empresa diferente das concorrentes? Anote todas as informações referentes a esta questão para conseguir definir o conteúdo e convencer o público a comprar só de você. A marca Bayer usa o seguinte slogan: “se é Bayer, é bom”, o que visa fortalecer a imagem da empresa perante a concorrência e os clientes, com os dizeres de que os produtos são os melhores do mercado.
Se posicionar
Ter um posicionamento indica aos clientes quais as vantagens de comprar o seu produto e como pode ser usado na rotina. Demonstrar a utilidade e o custo-benefício são aspectos que podem fazer o seu público comprar com a sua empresa e se esquecer da concorrência.
Observe esse slogan de marcas famosas, Nescafé e SBP: 1. “Bons momentos pedem um bom café”, 2. “Terrível contra os insetos. Contra os insetos”. Veja que ambas as empresas especificam qual a finalidade de seus produtos e como podem ser usados na rotina para tornar a vida dos clientes mais prática.
Monte listas de palavras e faça combinações
Construa uma lista de palavras e combine com adjetivos, substantivos e verbos que harmonizem com o que a sua empresa faz. Prefira usar palavras pouco complexas, porque são mais fáceis de memorizar e as pessoas podem se lembrar com mais facilidade, como no caso da Kibon, que usa o slogan: “É gostoso e faz bem”.
Ser transparente na mensagem
Evitar fazer promessas que os produtos e serviços não possam cumprir previne problemas como decepção das pessoas e reclamações. Quando você for desenvolver o seu slogan, seja claro e corresponda com as expectativas do seu público para fortalecer a sua base com clientes qualificados.
Ser marcante
Use palavras fortes, mas simples, e que sejam práticas de serem repetidas, para gravar a frase na mente dos potenciais leads. Em conjunto disso, use a logo durante o slogan para fortalecer os valores e a missão da marca e também fazer com que os clientes reconheçam visualmente a empresa.
Como usar o slogan?
O slogan pode ser usado no marketing digital B2B e nas campanhas de publicidade, para chegar a um público-alvo mais amplo. Trabalhar com as redes sociais, os streamings, rádios e até mesmo as televisões são possibilidades que a sua empresa deve considerar durante a construção da frase, bem como atuar com dados assertivos para saber quais meios de comunicação são mais usados por seus potenciais clientes.
Contar com a Data Stone para obter informações relevantes a respeito do seu público pode ajudar a construir a frase com mais eficiência, além de direcionar a mensagem com clareza. Enriqueça os seus dados, obtenha novos e use conforme orientação da LGPD para impactar os nomes certos.
Como o Slogan pode ajudar no marketing digital?
No marketing digital, o slogan de campanhas auxilia ao público entender o que é a empresa e qual o tipo de produto comercializado com uma frase curta e impactante. É mostrado na propaganda o motivo pelo qual os clientes devem escolher essa empresa em vez da concorrente, por meio de benefícios rápidos.
Slogans famosos são fortes exemplos em que a sua empresa pode se inspirar e aplicar internamente para ter sucesso. A sua marca vai ser apresentada a um público mais abrangente e deve se diferenciar da concorrência para chamar mais atenção, fortalecer-se e se consolidar.
Devido a estes aspectos, enriquecer os dados do seu público com a Data Stone é indispensável para realizar um estudo criterioso para desenvolver o slogan e chamar atenção. Quanto mais informações relevantes você tiver, maiores são as possibilidades de construir uma persona completa que se assemelha às pessoas que você quer atingir e conquistar!