Segmentação Psicográfica: saiba tudo sobre
A segmentação psicográfica é o modo mais aprimorado e preciso de segmentar seus leads e contatos B2B. O método vai além dos padrões habituais de segmentação e qualificação e aborda uma série de informações, hábitos, atividades, conceitos e dados comportamentais.
Criar grupos e perfis psicográficos da parcela de mercado que sua empresa atende pode auxiliar suas vendas e marketing a atingirem maior performance. Com alvos bem definidos, é possível personalizar mensagens que atinjam em cheio seu público e trabalhar em soluções atrativas para seu mercado.
O que é Segmentação Psicográfica?
Segmentação psicográfica é uma maneira de segmentar os seus contatos, leads e todo o mercado B2B que sua empresa atende segundo características comportamentais, culturais, atividades básicas e de política interna.
Com isso, a metodologia pode ser aplicada:
- No desenvolvimento de produtos;
- Na criação de marketing;
- No desenvolvimento de técnicas de vendas;
- Na produção de novas soluções.
Criar a buyer persona por meio da segmentação psicográfica é útil para otimizar as diversas atividades da empresa descritas acima. Sendo, em última análise, uma forma de possibilitar um aumento da receita e performance em toda a empresa. Veja mais sobre as principais características deste tipo de segmentação abaixo:
Objetivos
O principal objetivo da segmentação psicográfica é criar um perfil de cliente com base em diversos dados e com sólidas informações. A diferença deste para outros métodos de segmentação é que sua aplicação é extremamente abrangente, o que torna a personalização mais versátil, profunda e eficiente.
Conceito
Boa parte do conceito da segmentação psicográfica vem do entendimento sobre a buyer persona, a criação de um cliente B2B fictício que serve como base para a sua empresa prever padrões de comportamentos e de interesse pela sua marca. Uma concepção útil e que pode auxiliar seu negócio em diversas atividades.
Importância da segmentação psicográfica
Investir na segmentação psicográfica é importante para que sua empresa conheça de fato seus clientes e possa estabelecer em um relacionamento duradouro. Sem o uso deste tipo de segmentação, seu time de vendas e marketing pode se tornar cada vez mais ineficiente em conseguir leads e converter clientes.
Os 5 tipos de Segmentação Psicográfica
Tradicionalmente a segmentação psicográfica pode ser divida em 5 grupos principais: estilo de vida, personalidade, atitudes, status e atividades. Cada um deles tem uma importância em suas vendas e marketing, onde diferentes empresas têm uma inclinação natural a adotar um ou mais desses perfis em suas atividades. Veja quais são e como utilizá-los ao seu favor.
Estilo de Vida
Estilo de vida é um dos tipos de segmentação psicográfica mais abrangentes. Ele lida especialmente com a forma como determinado cliente B2B vive, quais suas ações de rotina, comportamentos habituais e o que pode afetar o seu dia a dia.
O perfil estilo de vida é ideal para empresas que buscam vender produtos ou soluções com foco em solucionar problemas diários e comuns do dia a dia. Serviços de tecnologia, financeiros ou com foco nos colaboradores são favorecidos por este modo de segmentar.
Personalidade
Empresas têm tipos distintos de personalidades que podem ser investigadas e utilizadas para criar perfis psicográficos. A personalidade lida com valores, motivação e está ligada de modo íntimo com os decisores dos seus clientes B2B. Decisores são os profissionais que estão por trás de suas compras, geralmente os responsáveis por dar o tom da persona.
Atitudes
A segmentação que leva em conta as atitudes da empresa é uma das mais úteis e palpáveis. Excelentes para empresas que desejam investir em um marketing e estratégias de vendas mais seguras, pois é mais fácil estudar o histórico do lead B2B e passar a utilizar essas informações e integrá-las em sua rotina.
Status Social
Outro segmento mais palpável é o do status social, que dentro da perspectiva B2B pode ser traduzido como receita média, número de colaboradores e até mesmo de filiais. Esta segmentação é importante para que sua empresa planeje o seu ticket médio e possa precificar seus produtos e serviços.
Atividades, interesses e opiniões (AIO)
Atividades, interesses e opiniões – AIO – é um dos tipos de segmentação psicográfica mais interessante. Este grupo leva em consideração os gostos e preferências de uma empresa, além de fatores culturais, de política interna e outros elementos que fundamentam a sua opinião geral e suas principais atividades.
Ferramentas para a Segmentação Psicográfica
Para um empreendimento tão vasto e importante como a segmentação psicográfica, é importante ter as ferramentas certas. Quanto mais recursos e ferramentas uma empresa tiver, mais eficiente pode ser a sua segmentação e os resultados colhidos, como:
- Entrevistas com seus leads e clientes;
- Histórico de compras dos clientes B2B;
- Pesquisa de mercado;
- Consultas em banco de dados públicos;
- Plataforma de consulta de dados;
- Stone Station da Data Stone;
- Módulo B2B da Stone Station.
Todas essas ferramentas são importantes para que a segmentação psicográfica aconteça, sobretudo os recursos oferecidos pela Data Stone. A plataforma Stone Station é uma fonte de inúmeros dados sobre o mercado B2B disponíveis para a sua consulta, com informações relevantes e que podem gerar inúmeros perfis segmentados.
O Módulo B2B complementa as funções da Stone Station, sendo um recurso indispensável para uma segmentação ainda mais profunda. Com nossas ferramentas é possível obter contatos B2B já qualificados, conhecer os decisores do mercado, iniciar uma análise de dados e realizar a segmentação psicográfica.
Vantagens da Segmentação de Psicográfica
Aplicar a segmentação psicográfica traz diversas vantagens e benefícios para uma empresa, como melhora no marketing, personalização e até mesmo o aumento da receita da empresa. Tantas vantagens mostram como esse tipo de segmentação é fundamental para uma empresa moderna.
Aumenta a personalização
Personalização é uma tendência cada vez mais crescente no mercado e otimiza inúmeras ações de sua empresa. Diversos elementos das atividades de uma companhia podem ser personalizados, como as vendas, marketing e até mesmo seus produtos e soluções ofertadas.
A segmentação psicográfica permite a personalização de ofertas, mensagens de e-mail, anúncios e estratégias de vendas. Até mesmo roteiros de vendas podem ser criados de maneira personalizada, aumentando a eficiência de abordagens e do time comercial da empresa.
Experiência do cliente
Diversos elementos presentes na segmentação melhoram a experiência do cliente, como a já citada personalização e adaptações da empresa em diversos níveis. Inclusive as soluções oferecidas por sua empresa, como serviços e produtos, que agora podem ser criados com base nos dados psicográficos.
Maior ROI
O Retorno Sobre Investimento, ROI, é otimizado com o uso da segmentação. Empresas que desejam lucrar mais podem utilizar a segmentação psicográfica para alcançar este objetivo. Estratégias personalizadas rendem mais e evitam uma série de desperdícios típicos de estratégias que não levam esses dados em consideração.
Cria vínculo com o cliente
Clientes que foram impactados pela segmentação psicográfica se sentem muito mais próximos da empresa. Este é um benefício considerável que pode ser utilizado para aumentar a base de clientes B2B e conseguir aumentar a autoridade de sua empresa no mercado.
Diversifica o marketing
Os conhecimentos a respeito dos clientes e do mercado como um todo diversificam o marketing e aumentam as possibilidades da aplicação de anúncios, propagandas e outras técnicas como o marketing de conteúdo. Desta forma seu time pode obter cada vez mais performance em suas atividades.
Aumenta a receita da empresa
Todas as vantagens já mencionadas a respeito do uso da segmentação psicográfica podem resultar no aumento da receita da empresa. O contato com os clientes B2B gera cada vez mais leads, permite que a empresa crie serviços e soluções com mais eficiência e tenha um retorno financeiro mais previsível.
Com todas essas vantagens e benefícios, fica claro que a busca pela segmentação psicográfica é importantíssima. Vale a pena procurar e adquirir as ferramentas da Data Stone para consultar os dados do mercado e construir os perfis psicográficos que interessam à sua empresa.