Infoproduto: como criar um produto de qualidade?
Um infoproduto, conhecido por ser um produto digital disponibilizado para a venda, pode ser a chave para o sucesso do seu negócio e, para criar o seu, é preciso conhecer informações a respeito sobre o seu público-alvo e entender quais são suas necessidades. Assim, será possível fazer a criação de conteúdos relevantes para seus leads.
Consequentemente, como esses recursos são capazes de transmitir informações e conhecimentos por meio da internet, é possível utilizar essas características para divulgar a empresa em diferentes ambientes. Mesmo que o uso desses recursos seja essencial para a criação de um marketing de conteúdo eficaz, a dificuldade em obter dados relevantes para construir os infoprodutos é uma dificuldade enfrentada por muitas companhias.
Esse ponto, por sua vez, pode ser solucionado com o enriquecimento de dados da Data Stone, que auxilia o seu empreendimento a obter informações relevantes para a composição de estratégias. Saiba como criar um infoproduto de qualidade e conte conosco para acertar em sua estratégia!
5 Exemplos de infoprodutos para vender
Ferramentas, como planilhas e aplicativos, junto com o e-book são exemplos bem famosos de infoprodutos que sua empresa pode criar. Além deles serem bastante relevantes, ambos conseguem melhorar a visão que os clientes possuem da empresa, devido ao conteúdo e pelas suas funcionalidades. Os exemplos de infoprodutos para vender envolvem:
E-book
O E-book é um excelente exemplo de infoproduto, já que se trata de livros que possuem o formato digital e podem ser lidos por diferentes dispositivos eletrônicos, como computadores e celulares. Apostar no e-book é muito interessante para fornecer um conteúdo atrativo, útil e que seja facilmente acessível para o cliente B2B, de forma que a sua empresa ganhe autoridade através do marketing de conteúdo.
Whitepapers
Whitepapers se tratam de documentos responsáveis por transmitir soluções detalhadas a respeito de um determinado problema. Para isso, esse conteúdo digital precisa ser cuidadosamente detalhado e possuir o caráter informativo, características essas muito aproveitadas pelas empresas B2B.
Curso digital
Fornecer um curso online digital é uma ótima opção de infoproduto devido ao grande interesse que os clientes possuem em obter conteúdos de qualidade e com estrutura. Como os cursos permitem a execução de quizzes, vídeos e locais para discussão, essa opção de produto digital é excelente para engajar os clientes e educá-los adequadamente.
Podcasts
Os podcasts se tratam de áudios que podem ser ouvidos pelo cliente em qualquer momento do dia. Além deles transmitirem informações bastante relevantes de determinado assunto, o podcast é fundamental para ajudar o seu cliente a se engajar mais com a proposta de sua empresa, facilitando assim futuras negociações e no aprimoramento da bagagem de conhecimentos do ouvinte.
Ferramentas
Planilhas específicas ou aplicativos são ótimos exemplos de ferramentas que podem ser infoprodutos para as empresas. Eles se destacam por permitir que os clientes realizem práticas relevantes como automatização de tarefas ou mapeamento de informações para aumentar a precisão das decisões tomadas, fatores estes muito importantes, principalmente no contexto B2B.
Como um infoproduto enriquece o marketing digital?
Um bom infoproduto pode fornecer maior autoridade para sua empresa e expandir o alcance dela para outros públicos que possam se interessar, pontos esses fundamentais para a melhoria tanto do marketing digital como de conteúdo. Além disso, esses recursos podem aumentar consideravelmente a lucratividade do negócio, principalmente se forem de alto interesse pelos clientes, o que poderia proporcionar uma maior quantidade de vendas.
Basta pensar em uma empresa que utiliza um podcast para explicar as principais tendências de estratégias para o seu próprio setor. Além dela demonstrar autoridade, a companhia fornece um conteúdo bastante relevante que contribuirá para a bagagem do possível cliente, fator este que contribui muito para a satisfação dele e abre caminho para prováveis negociações futuras.
Crie seu infoproduto em 5 passos!
Fazer um excelente estudo a respeito do público-alvo e elaborar uma ótima estratégia para o marketing da criação são exemplos de passos essenciais para a criação do infoproduto. No entanto, existem outros passos indispensáveis para que sua empresa possa compor um infoproduto adequado – conheça todos os passos:
Estude o seu público-alvo
Estudar o público-alvo da sua empresa é fundamental para mapear as características do que os prováveis clientes daquele infoproduto podem desejar. Assim, o seu negócio tem mais chances de fazer uma criação mais interessante e relevante para os possíveis clientes e, dessa forma, ganhar um ótimo destaque.
Escolha o seu infoproduto
Delimitar qual será o formato do seu infoproduto é uma escolha muito importante que deve ser baseada nas necessidades que seu público-alvo apresenta. Para fazer isso, também é recomendado que sua empresa observe o que os concorrentes já fizeram com a ideia de verificar o que funciona e as práticas que podem ser modificadas para a obtenção de melhores resultados.
Assim, caso o seu público sinta falta de explicações detalhadas a respeito de determinado conteúdo, os whitepapers e os podcasts podem ser ótimas opções de infoproduto para seu negócio aplicar. Dessa forma, é possível satisfazer a necessidade de seus possíveis clientes e obter um diferencial em relação à concorrência.
Crie conteúdo
A criação do conteúdo de qualidade é um passo indispensável para que seu infoproduto tenha o sucesso desejado. É por meio de materiais de qualidade como postagens em blog e em redes sociais que o seu produto digital chegará para os possíveis interessados de uma maneira eficaz e que atraia os observadores a conhecerem a criação de sua companhia.
Também vale mencionar que o conteúdo criado pelo seu produtor digital precisa satisfazer tanto as demandas do público-alvo como também as exigências que o SEO estabelece. Assim, há maiores chances do material da sua empresa ser bastante relevante e, simultaneamente, ter um excelente posicionamento nos motores de busca.
Elabore a estratégia para o seu marketing
Com uma boa estratégia de marketing, o seu produto digital pode atingir o público que apresenta maior interesse em conhecê-lo. Por isso, planeje cuidadosamente quais serão os canais utilizados para divulgação e utilize algumas técnicas conhecidas, como a segmentação para chegar em grupos mais específicos de contatos.
Quando se trata das vendas B2B, a presença de um infoproduto pode fazer total diferença na qualidade e capacidade de atingir novos públicos no mercado. Devido a isso, é preciso que sua equipe tenha os cuidados necessários para que se proporcione uma melhora considerável nos relacionamentos e qualidade das negociações entre empresas.
Invista no lançamento do infoproduto
Fazer um bom lançamento do produto digital através de anúncios, uso de redes sociais e campanhas de email são ótimos exemplos de investimentos para o lançamento ocorrer da maneira desejada. Junto a isso, é preciso que seu negócio faça um monitoramento constante e use boas ferramentas de criação de conteúdo para garantir uma melhor eficácia nos funis de vendas e observar os graus de satisfação dos clientes para melhorias.
Como divulgar o infoproduto pelo e-mail marketing?
O uso de listas de email é uma ótima opção de estratégia para divulgar o seu infoproduto com o e-mail marketing. Entretanto, muitas empresas ainda apresentam dificuldades para fazer o uso dessa ferramenta da maneira correta, o que prejudica muito no aproveitamento de oportunidades do mercado.
Dessa forma, o serviço de mailing list da Data Stone pode cumprir com essa lacuna e permitir que seu negócio explore o mercado em busca dos contatos mais interessantes para a campanha de seu infoproduto. Basta informar qual é seu público-alvo e explorar, por meio de nosso ambiente, as opções que se encaixam no perfil desejado.
Nota-se como criar infoprodutos para a sua empresa faz total diferença na maneira que o público enxerga e trata o seu empreendimento. Com toda a quantidade de funcionalidades que eles podem oferecer aos possíveis interessados no negócio, aproveitar o potencial que os produtos digitais apresentam é fundamental para sua empresa poder ter destaque.
Os serviços da Data Stone se tornam peça-chave para ajudar o seu negócio na criação dos infoprodutos. Com nossa experiência com dados relevantes do mercado, sua empresa pode não só compreender quais são as características dos possíveis interessados no seu negócio como também enriquecer a base de dados para executar as estratégias com mais precisão e chances de melhor eficiência!