Como solicitar e analisar referências comerciais de clientes?
Referências comerciais são documentos que declaram a confiabilidade de uma empresa por meio de um cliente ou parceiro que já negociou com o mesmo. Portanto, solicitá-las é fundamental para garantir maior autoridade em seu nicho de atuação. Isso, no entanto, exige que a companhia seja capaz de interagir com o negociante que fornecerá o documento.
Além disso, é preciso analisar as referências comerciais que o seu empreendimento recebe para colaborar com os contatos que oferecem maior segurança no mercado. Desse modo, pode-se estabelecer uma relação de confiança e auxiliar no desenvolvimento de ambos os empreendimentos.
Entretanto, encontrar negócios para abordar e solicitar o pedido da referência comercial não costuma ser uma tarefa simples, o que exige a presença de um serviço especializado para auxiliar na tarefa. Por isso, o módulo de prospecção B2B da Stone Station é a opção mais indicada, ao permitir que seu negócio encontre empresas por meio de filtros como tamanho, quantidade de funcionários e seus cargos.
Quais elementos as referências comerciais devem conter?
Uma estrutura de informações claras, como uma carta de recomendação ou e-mail, são ótimos exemplos de elementos que as referências comerciais devem conter. Entretanto, os itens que vão ser priorizados no material dependem totalmente do objetivo que aquela empresa tem com o documento.
Assim, caso a companhia deseje obter crédito, é preciso acrescentar na referência comercial dados que comprovem a sua confiança. Desse modo, o grau de inadimplência e o histórico de crédito se destacam dentre os elementos que precisam estar presentes no documento para esse objetivo.
É obrigatório ter referências comerciais?
Não é obrigatório ter referências comerciais, mas é bom ter maneiras de obter esse documento para os momentos em que a companhia precisar de soluções urgentes ou se desenvolver. Com uma boa garantia de crédito, pode-se ter mais segurança e evitar os problemas pela falta de recursos suficientes para o andamento das atividades da companhia.
Além disso, quando a empresa colabora com outras para a formação de referências comerciais, pode ser uma ótima maneira de estabelecer vínculos mais fortes. Desse modo, ambos os empreendimentos podem se sentir mais confiantes para realizar negociações mais promissoras.
Por isso, contar com o módulo de prospecção B2B da Stone Station pode ser a opção ideal para o seu negócio mapear as opções mais interessantes de empresas. Com nosso serviço, você pode saber informações a respeito das companhias, como o tamanho e número de funcionários, essenciais para a composição de estratégias mais precisas.
Como solicitar referências comerciais?
Uma dica para solicitar referências comerciais é escolher os clientes que sua empresa possui melhor relação e estudá-los para fazer uma abordagem que seja objetiva, mas não invasiva. Ou seja, é necessário solicitar com calma e clareza.
Após isso, é preciso que você selecione uma ocasião adequada para pedir ao contato as informações necessárias para compor a referência. Evite pressioná-los demais, para não gerar incômodo, e explique como o documento será utilizado para transmitir mais confiança ao cliente que fornece os recursos necessários para a criação do documento.
Caso você deseje que os clientes ou parceiros respondam perguntas para compor a sua referência comercial, é necessário disponibilizar o formulário com uma boa antecedência. Por meio disso, é possível garantir a presença do máximo de informações necessárias, além de otimizar a realização do processo.
Quem pode solicitar?
Empresas que desejam conseguir crédito e possuem bom histórico podem ser as mais beneficiadas com as solicitações de referências comerciais. Por isso, caso sua companhia tenha problemas nessa área, é recomendado que resolva essas demandas antes de buscar os clientes mais engajados para auxiliar no momento.
Buscar por clientes costuma demandar muitos cuidados, principalmente na escolha do canal em que se irá realizar o contato. Quando a prospecção é feita pelo celular, por exemplo, torna-se necessário ter cuidado com a maneira que se faz a comunicação, para possibilitar que o possível cliente tenha interesse na proposta de sua companhia.
Quando as referências comerciais devem ser solicitadas?
As referências comerciais geralmente são solicitadas quando as empresas querem fazer algum tipo de parceria ou possibilidades de colaborações entre outros negócios. Por meio do documento, o seu time pode verificar se aquela companhia realmente é de confiança e, assim, dar sequência às negociações.
Dessa forma, suponha que você tenha um negócio que deseja fazer uma parceria muito promissora e que promete trazer resultados extremamente interessantes ao futuro. Para atestar o grau de confiabilidade de seu possível parceiro, você pode solicitar uma referência comercial, analisar a política de crédito da companhia e estudar se aquela interação vale a pena.
Tomar cuidado com a realização dessa etapa é fundamental para evitar que o seu negócio entre em contato com empresas incompetentes e que estejam com problemas relacionados ao crédito. Além de esses empreendimentos duvidosos apresentarem riscos de provocar prejuízos financeiros, há as chances deles corromper a imagem de seu empreendimento, o que exige muito cuidado.
Como analisar referências comerciais de clientes?
Observar o histórico do cliente referenciado juntamente da relação que ele apresenta com o seu negócio são excelentes maneiras de avaliar as referências comerciais que os clientes podem enviar ao seu negócio. Como esse processo exige bastante cuidado e detalhamento, é interessante que você analise os seguintes pontos antes de colaborar com o documento para os seus contatos:
Veja o histórico do cliente | Observe se o cliente tem o costume de se endividar ou apresenta outros problemas relacionados ao lado financeiro antes de fornecer a referência comercial. |
Observe a relação do cliente com sua companhia | Note se esse cliente possui boa relação com a sua companhia, por meio da avaliação de suas negociações e comunicações. Isso precisa ser feito de maneira prévia para uma avaliação mais calma e precisa. |
Analise os objetivos do cliente | Veja quais são os objetivos que o cliente tem com a solicitação de referência comercial e analise se isso está de acordo com a proposta da empresa dele. Também verifique se eles apresentam a mesma consistência do que falam com a prática que executam nos negócios. |
Busque por outras empresas que já negociaram com o cliente | Procurar outras empresas que já negociaram com o cliente é uma forma de verificar se outros negócios acham o contato confiável antes de fornecer a referência. Com mais fontes, pode-se tomar decisões mais assertivas. |
Mantenha uma boa transparência com o cliente | Garantir um excelente grau de transparência é essencial para assegurar que as duas partes tenham noção da situação da solicitação. Esse ponto é fundamental para ter certeza de que aquele cliente é de confiança para negociações. |
Estude a maneira que o cliente se comunicou com sua empresa | Observar a forma de comunicação utilizada do cliente a respeito da empresa revela bastante sobre os objetivos dele e sua maneira de atuação, fatores fundamentais para saber se vale a pena auxiliar com a referência comercial. |
Com todos esses pontos, a sua empresa consegue estudar cuidadosamente se vale a pena auxiliar o contato com a composição da referência comercial. Além disso, é válido ressaltar que esses pontos serão avaliados caso o seu negócio necessite solicitar o documento, o que exige bastante atenção e cuidado.
Dessa forma, percebe-se como as referências comerciais se destacam entre os documentos mais importantes, para garantir a possibilidade de obter crédito e passar credibilidade para a empresa. Por isso, somar essa possibilidade com os serviços da Data Stone é ideal para a sua companhia conseguir atuar melhor no mercado e poder encontrar as empresas que mais apresentam confiabilidade para futuras negociações e referências!