Estratégia de Inbound Marketing: Como Atrair e Converter Clientes

Estratégia de Inbound Marketing Como Atrair e Converter Clientes

Uma estratégia de inbound marketing é uma das melhores formas de fidelizar e converter clientes hoje em dia. Cada vez mais o estilo inbound chama a atenção, por conta de sua sutileza e capacidade de se relacionar com o público-alvo da empresa, sem usar técnicas apelativas e um marketing mais ostensivo. 

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma forma de se relacionar com o cliente, e cujo foco é atraí-los por meio da entrega de conteúdo. É uma comunicação que se baseia em permissão, onde a empresa passa a integrar o universo do seu público-alvo de maneira orgânica, sem estratégias de marketing agressivas. 

Conceitos básicos e definições

A estratégia de inbound marketing vem do conceito de compartilhar conteúdo, apresentar uma série de soluções que interessam seu público-alvo e que, ao mesmo tempo, têm ligação com o que é oferecido pela empresa. Portanto, o marketing comunica os produtos e serviços enquanto já mostra as vantagens de se relacionar com a marca. 

Diferenças entre Inbound e Outbound Marketing

O outbound marketing é uma abordagem mais comum de propagandas, onde a empresa parte em busca de seus clientes de modo direto. Entre os outbound marketing exemplos podemos citar anúncios de TV, cold calling (ligações telefônicas), e-mail marketing e outros tipos de propaganda que não exigem tanta interação ou interesse do público. 

Por que investir em uma estratégia de Inbound Marketing?

91% das empresas B2B usam estratégia de inbound marketing, e os próprios clientes aprovam, já que 80% dos consumidores no mercado preferem esse tipo de conteúdo para conhecer seus parceiros comerciais.

Por que investir em uma estratégia de Inbound Marketing
Fonte/Reprodução: original

Isso mostra como investir neste cenário é importante, traz benefícios, e oferece uma perspectiva ampla a respeito do mercado de marketing. 

Benefícios a longo prazo

Um dos grandes benefícios da estratégia inbound marketing é a possibilidade de funcionar a longo prazo. Conforme o marketing por conteúdo cria raízes a empresa conquista seu respeito e confiança. Isso gera mais vendas, reflete na conversão de clientes e na criação de um relacionamento mais duradouro. 

Casos de sucesso e exemplos práticos

Dentre alguns cases de sucesso na estratégia de inbound marketing há diversos nomes conhecidos da indústria, como o Nubank, Nestlé e Friboi. Veja alguns deles e como conquistaram sua audiência e clientes com conteúdo útil. 

  • Nubank: dentre os anos de 2019 até 2022, a fintech Nubank aumentou os acessos à sua página em mais de sete mil porcento! Chegou acumular a mais de 6 milhões de acessos mensais aos seus sites, todos orgânicos e com altas chances de conversão; 
  • Nestlé: uma das maiores responsáveis por popularizar o marketing de conteúdo foi a Nestlé, já que a empresa consolidou um dos grandes cases de sucesso e chegou a ter mais de 230 milhões de visualizações no YouTube e mais de 2 milhões em outras redes sociais; 
  • Friboi: fidelizou diversos clientes com seu marketing de conteúdo, que contava com chefes e astros. O foco da marca era disponibilizar receitas e dicas de churrasco, algo que consagrou seu nome no imaginário popular. 

O inbound marketing é uma das estratégias mais interessantes para ser colocada em prática na empresa, e pode fornecer diversos benefícios, desde os mais tradicionais, como gerar receita, até a fidelização de clientes a longo prazo. 

Elementos fundamentais de uma estratégia de Inbound Marketing

Para criar a estratégia de inbound marketing de qualidade é preciso ter em mãos alguns elementos sobre seu público-alvo, o mercado e até mesmo os requisitos técnicos que fazem de uma ação de marketing dar certo. Vejamos quais esses elementos considerados fundamentais e como são importantes:

Buyer Personas

Buyer persona é o perfil de consumidor do seu cliente B2B, como ele age, qual a sua “cultura”, características sociais e demais elementos.

Buyer Personas
Fonte/Reprodução: original

Geralmente a empresa estrutura esses conceitos na imagem fictícia de um cliente, o que auxilia a ter uma perspectiva mais palpável das melhores ações de marketing. Para criar esse conceito é preciso ter: 

  • Dados atualizados e qualificados sobre os clientes; 
  • Conhecimento sobre o segmento de mercado em que atua;
  • Compreensão sobre quem são os decisores; 
  • Estudo de lead. 

Todas as informações citadas são essenciais para criar a base da buyer persona e conseguir compreender melhor seus clientes. Para isso, conte com os serviços da Data Stone, sobretudo nosso Módulo B2B, ferramenta da Stone Station. Com nossos recursos e plataformas a sua empresa tem uma base de pesquisa com mais de 20 milhões de CNPJ! 

Jornada do Cliente

Ter ciência e controle de como é a sua jornada de cliente e de como otimizar é importante para conseguir aplicar uma estratégia de inbound marketing. A empresa deve procurar conhecer o seu pipeline de vendas desde a aquisição de leads, sua qualificação, abordagem, negociação e o fechamento do negócio. 

Conteúdo relevante e de qualidade

Uma das melhores maneiras de aplicar o inbound marketing é por meio de marketing de conteúdo, que deve ser disponibilizado aos clientes e criar uma relação amigável baseada na confiança e eficiência do mesmo. Esta é uma das formas mais seguras de conseguir tornar o seu nome no mercado mais relevante e ainda gerar autoridade. 

Como criar um conteúdo eficaz para Inbound Marketing?

Criar um conteúdo eficaz de inbound marketing exige certas técnicas, cuidados e um preparo para oferecer infoprodutos de qualidade, como blogs, artigos, webinars e outros. Entre as opções estão: 

  • Blogs da empresa; 
  • Artigos de qualidade;
  • Vídeos em plataformas como YouTube;
  • Webinários. 

Essas são formas consagradas de se relacionar com seu cliente e fidelizá-lo ao seu conteúdo, ao nome da empresa e apresentar de modo amigável, com autoridade, o seu serviço e produto. 

Dicas para otimização de SEO

O SEO é uma das práticas mais importantes para conseguir fazer com que seu conteúdo fique no topo das páginas de buscas como o Google. SEO são regras que tornam o seu conteúdo elegível para ser recomendado pelos mecanismos de buscas. Veja algumas dicas:

  • Sempre utilizar uma palavra-chave relacionada ao conteúdo;
  • Evitar repetições de termos e da própria palavra-chave;
  • Utilizar elementos visuais como listas, tabelas e imagens; 
  • Ter um título chamativo, mas nunca apelativo; 
  • Gerar backlinks para seu site ou sites parceiros. 

Com o SEO, seu inbound marketing pode ir ainda mais longe, então vale a pena aplicá-lo em seu conteúdo. São as regras de SEO que irão otimizar as chances do seu conteúdo relevante chegar até os clientes e público interessado. 

Ferramentas e plataformas para implementar Inbound Marketing

Dentro de uma estratégia inbound marketing há algumas ferramentas interessantes que auxiliam na implementação, CRM e KPIs são alguns desses recursos que auxiliam na sua aplicação. Veja a sua relevância e importância para o inbound marketing, e como seu uso faz a diferença no processo. 

CRM e automação de marketing

CRM – Customer Relationship Manager – é uma metodologia e ferramenta que congrega e utiliza dados dos seus clientes, leads e público-alvo para fornecer uma perspectiva mais ampla sobre eles. 

Análise de métricas e KPIs

Métricas e KPIs são essenciais para medir os resultados do seu marketing. Existem diversas KPIs importantes e interessantes, como a de churn que mede o número de leads não convertidos, a LTV – Lifetime Value – que visualiza o tempo de vida de um cliente e o ROI, que controla os resultados dos investimentos da empresa. 

Como medir o sucesso da sua estratégia de Inbound Marketing?

Medir o inbound marketing é necessário para ter controle sobre suas estratégias e para entender os resultados algumas técnicas são recomendadas, como o uso já dito das KPIs, testes e otimizações. Não se conformar com o cenário atual e ser caprichoso com o acompanhamento da estratégia inbound marketing é importante. 

Principais métricas a serem acompanhadas

Certas métricas são interessantes para serem acompanhadas, que são as KPIs que devem estar presentes em seu negócio e outros conceitos que podem ser mensurados. Cada empresa pode ter os seus principais, mas entre os mais recomendados e usados estão: 

  • Pontuação de lead; 
  • MQL e SQL; 
  • Taxas de clique. 

Aplique essas métricas e acompanhe elas para ter um controle maior sobre sua estratégia de inbound marketing. Elas fazem a diferença e ainda mostram na prática o avanço e sucesso de seu marketing, indispensáveis para conseguir bons resultados. 

Ajustes e otimizações contínuas

É possível e recomendado ajustar o marketing e realizar otimizações, isso não é desvirtuar a estratégia principal, mas cuidar para que ela seja melhor aplicada. Realize, se necessário e possível, testes A/B, use ferramentas e plataformas de pesquisas e incremente seu marketing com dados B2B. 

Na Data Stone você tem algumas das melhores ferramentas para isso. Nossos recursos exclusivos podem trazer para sua empresa o melhor dos dados B2B, já qualificados e organizados, prontos para serem utilizados em seu negócio. Conte com a Data Stone e nossos serviços para otimizar sua estratégia de inbound marketing.