Gestor de Marketing Digital: habilidades essenciais para o sucesso
O gestor de marketing digital é, talvez, o personagem com maior escopo de habilidades, funções e recursos dentro de toda uma equipe de marketing. O seu papel é fornecer tudo o que o time precisa, direcioná-lo para determinada estratégia e criar, ele mesmo, planos de sucesso para atender os seus clientes ou empresas e cumprir com suas necessidades.
Todo gestor de marketing deve estudar o desconhecido, ser curioso por natureza, pró-ativo e extremamente dedicado às suas atividades. Esse tipo de comprometimento é o que forma grandes gestores de marketing, capazes de atuar em diferentes negócios e criar estratégias finas que levam seus clientes rumo ao sucesso.
O que faz um gestor de marketing digital?
Podemos dizer que um gestor de marketing digital faz diversas atividades, como: criar estratégias de marketing, direcionar uma equipe, estudar o mercado e orientar o seu cliente até o caminho mais vantajoso e rápido ao seu público-alvo. Tudo isso deve estar presente na atuação do profissional gestor.
Principais responsabilidades
O gestor de marketing está em uma posição de liderança dentro da sua empresa: logo, tem ampla responsabilidade pelo o que acontece com sua equipe. Em última instância, o gestor pode até ser responsabilidade pelo sucesso de suas estratégias, por isso deve criar, cuidar, estabelecer e ficar de olho em todo o andamento do seu marketing.
Diferença entre o gestor e outras funções
É preciso diferenciar o gestor de outros profissionais dentro do marketing, especialmente com o diretor. Enquanto o gestor está mais preocupado na execução e transposição das estratégias para o campo da ação e atividade, o diretor teoriza a direção e aponta para onde a marca ou empresa deseja seguir. Juntos, formam a teoria e a prática da estratégia.
Qual a média salarial de um gestor de marketing?
A média do gestor de marketing digital no Brasil fica entre R$3.164,00, mas o gestor pode quase duplicar esse salário. Não é incomum encontrar grandes profissionais deste mercado com salários próximos aos R$7.000,00, o que mostra como é um setor aquecido e cheio de possibilidades e oportunidades.
Habilidades essenciais do gestor de marketing digital
Como qualquer profissional, o gestor de marketing deve ter uma série de habilidades essenciais, conhecer diversos assuntos e saber aplicar as suas capacidades. Existem diversos elementos importantes, como o conhecimento de SEO, ferramentas de análise de dados, e muito mais. Veja as principais habilidades deste profissional:
Conhecimento em SEO e SEM
Conhecer o SEO (Search Engine Optimization) e o SEM (Search Engine Marketing) é essencial para o gestor de marketing. O primeiro se refere especialmente à forma como determinados assuntos relacionados à empresa acabam por aparecer na SERP, a página de busca de plataformas como o Google.
Já o SEM é uma visão ainda mais integral deste mesmo conceito, que identifica como está a posição do marketing de sua empresa nestes mecanismos de busca, como os anúncios pagos, o próprio marketing orgânico e de conteúdo e algumas métricas do SEO.
Domínio de ferramentas de análise de dados
Ter domínio das ferramentas de análise de dados é crucial para o marketing de uma empresa. O gestor precisa conhecer a maioria delas, saber como interpretá-las, aplicá-las, colher seus resultados e integrar os dados em suas estratégias. Entre as principais estão:
- KPIs de marketing;
- Relatórios de ROI;
- Taxa de conversão;
- Pesquisas de opinião;
- Avaliações em plataformas;
- Relatórios de Ads.
Essas são algumas das ferramentas que o gestor de marketing deve dominar, conseguir aprender e trazer para sua rotina. Também é interessante que o mesmo ensine e mostre para seus colaboradores como devem utilizar essas ferramentas na prática.
Habilidade em gerenciamento de redes sociais
O gestor deve conhecer ao menos um pouco e a base de como funciona o gerenciamento das redes sociais voltado para o marketing. Como é possível tirar proveito da relevância das redes sociais, dos seus números nessas plataformas e qual é o caminho para converter seguidores em clientes B2B fiéis.
Capacidade de criação de conteúdo
Uma das formas de marketing que mais cresce atualmente é o marketing de conteúdo. Portanto, hoje o gestor deve entender também como se cria um conteúdo de qualidade, útil e que consiga atrair a atenção dos seus leads e clientes B2B. Conhecer seus leads e público-alvo é essencial para criar conteúdo de qualidade na internet.
Conhecimentos em automação de marketing
O marketing automatizado e personalizado é o futuro da área, então é interessante que o gestor conheça bem esta nova realidade. Para que o marketing automatizado funcione, é importante selecionar parâmetros com dados sobre seu público-alvo, com todas as segmentações de mercado necessárias. Para ter esses dados, conte com a Data Stone, que oferece:
- Plataforma Stone Station com opções de consultas de empresas leads;
- Oportunidade de segmentar de modo terceirizado seus clientes;
- Enriquecimento de dados para seu marketing.
Esses são alguns dos serviços e ferramentas oferecidas pela Data Stone que você pode aproveitar. Utilize-os para tornar o seu marketing otimizado e com maior capacidade de atingir clientes, sempre de maneira personalizada e automatizada.
A importância do gestor de marketing digital para as empresas
Hoje em dia a maior parcela do marketing talvez esteja no ambiente digital, e nesse contexto o gestor de marketing tem uma importância imensa para estudar o mercado e definir as estratégias.
É muito importante ter um gestor cuidando do marketing digital de sua empresa, de forma a diversificar as atividades, e focado no seu gerenciamento.
Impacto no crescimento e na visibilidade da marca
Ter um gestor de marketing digital é fundamental e traz visibilidade e impacto para a marca da sua empresa. O gestor é capaz de selecionar as estratégias que de fato trarão crescimento em vendas, geração de leads e por fim sua conversão. Sua atuação é imprescindível para qualquer empresa.
Como um gestor eficaz pode aumentar as vendas
Estratégias de marketing digital são importantes para o aumento das vendas. Uma pesquisa de 2024 revelou que 75% dos consumidores compraram em lojas online ou e-commerces. Isso significa que quanto mais o marketing digital impactar seu público-alvo, maior o interesse do mercado em seus produtos e maiores chances de sua empresa ser escolhida.
Adaptação às tendências do mercado
O gestor no marketing digital tem a difícil, mas necessária, tarefa de conseguir adaptar as estratégias para as tendências do mercado. E são várias tendências, como a personalização do mercado, a automação do marketing e até mesmo os anseios e dores do seu público-alvo que a empresa deseja solucionar.
Como se tornar um gestor de marketing digital?
É necessário estudar a área para tornar-se um gestor de marketing digital, formar-se em algum curso especializado e conhecer as ferramentas, como as oferecidas pela Data Stone. Veja outras dicas importantes que te auxiliarão a ser um profissional mais capacitado em sua atuação na área.
Formação e cursos recomendados
Um gestor de marketing digital pode se formar na área de marketing, e com isso ter bastante possibilidade de atuar no mercado. Porém, também há a possibilidade de realizar cursos técnicos e formações que não são de ensino superior e com isso também aprender bastante. O importante é conseguir uma formação e conhecimento de qualidade.
Importância da experiência prática
A teoria é importante, como ressaltamos na área de cursos, mas também é essencial acumular experiência. Todo profissional de marketing deve começar nos degraus de baixo, e com isso galgar novas oportunidades. Acumule de maneira sistemática conhecimento e experiência empírica e prática.
Networking e construção de um portfólio
Não podemos subestimar a importância de um networking para quem atua na área de marketing digital. O gestor de marketing deve ter um excelente networking, contatos capazes de auxiliá-lo a encontrar novas oportunidades. Um bom portfólio é o par ideal para uma rede de contatos úteis.
Desafios enfrentados por gestores de marketing digital
Gestores de marketing tem um mercado de oportunidades pela frente, mas também devem se preparar para uma série de desafios, como mudanças no mercado e setor, dificuldade em garantir o ROI de suas atividades, entre outros obstáculos. Tomar conhecimento de cada um deles é o passo inicial para se preparar e solucioná-los.
Manter-se atualizado com as mudanças do setor
Mudanças no setor devem ser imediatamente captadas pelo gestor de marketing digital, que deve trabalhar estrategicamente para alinhar essas transformações nas atividades do time. Esta compreensão deve estar presente em todo profissional, que deve ter raciocínio rápido e proatividade para integrá-las em suas estratégias de imediato.
Medir o ROI das campanhas
O ROI deve ser constantemente medido durante as campanhas de marketing, e esta é uma atividade que deve ser realizada pelo gestor de marketing digital, ou ao menos garantida por esse profissional. Entender como funciona e as melhores formas de calcular o ROI faz parte de suas atividades.
Gerenciar equipes e recursos
Também é necessário que o gestor saiba como gerenciar toda a sua equipe, os seus recursos, produtos e serviços. O gestor deve trabalhar o cronograma de sua equipe, definir as atividades de cada membro do time e, então, direcioná-los diariamente às suas atividades.
Futuro da gestão de marketing digital
Há um futuro promissor e cheio de oportunidades para o marketing digital onde se destacam 3 estratégias: automatização, personalização e o uso da IA. De certo modo todas elas se interligam e interagem entre si, cada uma de uma maneira diferente. Veja abaixo o que o mercado aguarda para o futuro dos gestores.
Novas tendências
Duas das tendências que mais encontram-se em alta neste mercado são a automatização e a personalização. É algo que aos poucos já é compreendido pelo público, segundo pesquisas recentes, pois 65% dos consumidores preferem o marketing personalizado, e a automação permite que profissionais possam oferecer esse serviço com praticidade.
A influência da inteligência artificial
Outra influência que deve ser citada é a da Inteligência Artificial, as famosas IAs que já integram nosso mercado. A IA possibilita o tratamento e análise de dados de maneira rápida, com mais acuracidade e ainda possibilita a automação do seu marketing, até mesmo dando orientações de como personalizá-lo.
E, para aproveitar todas essas tendências e aumentar o seu potencial como gestor de marketing digital, lembre-se de utilizar as ferramentas da Data Stone. Nossos produtos e serviços permitem que sua atuação como gestor seja mais eficiente, com dados qualificados, segmentados e importantes sobre todo o mercado digital B2B.