Sistemas de Marketing: como otimizar suas estratégias

Sistemas de Marketing como otimizar suas estratégias

Conhecer os sistemas de marketing é uma das maneiras mais eficientes de otimizar suas estratégias. Os sistemas existem justamente para otimizar as suas atividades de marketing, de forma a oferecer mais desempenho e performance – portanto, todo profissional de marketing digital deve conhecê-los e passar a utilizá-los em sua rotina. 

A implementação de sistemas de marketing permite a automação de processos, e facilita a coleta e análise de dados. A integração desses sistemas não só melhora a eficiência, mas também oferece insights valiosos que ajudam nas estratégias em tempo real, garantindo que as ações estejam sempre alinhadas com as necessidades e comportamentos do consumidor. 

O que são sistemas de marketing?

Os sistemas de marketing são plataformas, ferramentas e recursos que permitem uma série de funcionalidades e atividades para as estratégias de marketing do seu time.

O que são sistemas de marketing
Fonte/Reprodução: original

Essas ferramentas são extremamente importantes, pois trazem soluções para o time e, muitas vezes, somente elas são capazes de solucionar problemas específicos. 

Importância dos sistemas

Eles são importantes, pois servem para solucionar problemas, oferecer novas funcionalidades e integrar novas funções no seu marketing. É certo dizer que sistemas de marketing têm alto potencial de melhorar as estratégias da sua empresa. 

Como se diferenciam de outras ferramentas

Dessa forma, os sistemas de marketing se diferenciam de outras ferramentas porque integram várias soluções diferentes dentro de um mesmo campo, área ou assunto. Na verdade, um só sistema pode oferecer várias ferramentas de uma vez, assim como possibilitar que o seu negócio tenha muitos outros recursos. 

Tipos de sistemas de marketing

Existem vários sistemas de marketing diferentes, cada um focado em atender um tipo de necessidade em específico, como sistemas de automação ou integração de dados. Veja como cada um funciona e entenda melhor os recursos e ferramentas que fazem parte do pacote de soluções que oferecem. 

Sistemas de automação de marketing

O primeiro dos sistemas de marketing a ser abordado é o de automação, um dos mais relevantes e importantes para o marketing atual. Esse sistema disponibiliza ferramentas que realizam ações automatizadas de marketing, como envio e mensagens, gerenciamento de Ads, criar anúncios com base em dados segmentados, assim como outras atividades automáticas. 

Sistemas de gerenciamento de relacionamento com clientes (CRM)

Um sistema mais antigo, mas extremamente importante, e por isso muito utilizado, é o de relacionamento com o cliente, o famoso CRM – Customer Relationship Manager. O CRM integra os dados e informações sobre seus clientes B2B e possibilita o seu uso no marketing e até mesmo na venda. 

Sistemas de análise de dados e métricas

Métricas são essenciais, e sistemas de métricas e KPIs (Key Performance Indicator) são muito importantes para refinar o seu marketing e analisar dados e resultados. A análise de dados, seja automatizada ou facilitada por sistemas de métricas, também é fundamental para conseguir bons relatórios, diagnósticos e corrigir suas estratégias. 

Sistemas de gerenciamento de redes sociais

Outro sistema de marketing famoso é o de gerenciamento de redes sociais, geralmente disponibilizado por meio de aplicações e APIs (Application Programming Interface), capazes de integrar várias soluções com as redes sociais. Elas geram relatórios de seguidores, interações, Ads nas redes sociais, e contam com outras funções importantes. 

Sistemas de e-mail marketing

Sistemas de marketing para e-mail são fundamentais para empresas que desejam estreitar seus laços com seus seguidores. Esses sistemas permitem a criação e otimização de e-mails, contam com funções de mala direta e possibilidade de disparar várias mensagens segmentadas de uma só vez! 

Para otimizar as suas estratégias e uso de cada um desses sistemas de marketing, conte com as soluções da Data Stone, que possibilita um melhor aproveitamento de diversas ferramentas que são disponibilizadas por cada um deles. Do e-mail marketing até o CRM, a Data Stone tem serviços e recursos para te auxiliar!

Como escolher o sistema de marketing ideal?

Para escolher os melhores sistemas de marketing para a sua empresa, é necessário conhecer bem suas dores, o público-alvo, as necessidades e várias outras informações relevantes sobre como ela atua no mercado. Mas lembre-se de que não há concorrência entre esses diferentes sistemas de marketing, e você pode utilizar vários dentro de seu negócio. 

Avaliação das necessidades específicas do negócio

Saber as necessidades específicas do seu negócio, do seu time de marketing e os obstáculos para chegar até o seu público-alvo é importante. Desta forma, é possível selecionar o sistema de marketing para se conectar com o seu cliente B2B de forma mais eficiente e que renda mais ROI. 

Funcionalidades e integração com outras ferramentas

Outra forma de conseguir escolher os melhores sistemas de marketing é analisar quais se integram com as ferramentas que a empresa mais usa ou que irá utilizar. Desta forma, você garante uma eficiência maior com seus recursos e otimiza as atividades que já fazem parte da rotina do seu negócio. 

Custo e escalabilidade do sistema

O custo dos sistemas de marketing também podem ser preponderantes para a escolha daqueles que sua empresa irá usar. Também, veja o quanto esse sistema pode escalar e render para o negócio, de forma a criar um ROI baseado no retorno oferecido pelas novas ferramentas. 

Principais sistemas de marketing no mercado

Alguns sistemas de marketing são tradicionais e muito conceituados no mercado, como Marketo, HubSpot, Salesforce, e muitos outros.

Principais sistemas de marketing no mercado
Fonte/Reprodução: original

São excelentes portas de entrada para o conhecimento das ferramentas mais eficientes de marketing, e oferecem várias funcionalidades e recursos interessantes para sua empresa. Conheça os principais sistemas para potencializar o seu marketing.

HubSpot

O HubSpot se destaca como uma das melhores ferramentas de CRM do mercado, muito tradicional e utilizada no mundo todo. Ela conta com uma variedade de serviços diferentes que enriquecem as atividades da empresa e o modo como lidar com seus clientes, como softwares de automação, gestão de conteúdo e atendimento. 

Salesforce

Salesforce é um sistema de marketing com diversos conteúdos diferentes, como um sistema exclusivo de rastreio de leads. Há, ainda, funções avançadas mas extremamente interessantes, como gestão de oportunidades de vendas e integração com Inteligência Artificial. 

Mailchimp

Como o nome já dá a entender, o Mailchimp é um dos sistemas de marketing onde o foco é o e-mail. O sistema fornece algumas ferramentas interessantes, como automatização do envio de e-mails, formulários e relatórios que auxiliam na criação de e-mail marketing, assim como um sistema vasto de gerenciamento e segmentação de contatos.

Marketo

A Marketo é uma ferramenta disponibilizada pela Adobe que traz várias funcionalidades diferentes, que vão desde a automação do marketing até o gerenciamento de redes sociais. Esta é uma plataforma bem completa que permite análise de desempenho de vendas, gestão de contatos e até mesmo gerenciamento financeiro. 

Buffer

O Buffer é um sistema cujo foco é o gerenciamento de redes sociais, e pode ser combinado com várias diferentes, como Facebook, Instagram e até mesmo o LinkedIn. O serviço permite o agendamento de postagem, o acompanhamento do seu desempenho, interações e fornece relatórios e análises certeiras sobre suas estratégias. 

Dicas para implementar um sistema de marketing eficaz 

Implementar sistemas de marketing novos em sua empresa pode ser trabalhoso, mas com algumas dicas e adaptações, como a escolha das ferramentas que mais interagem com o seu público, essa integração fica mais fácil. O ideal é sempre estudar bem tanto a plataforma quanto as suas necessidades. Portanto, siga as principais dicas: 

  • Estude suas necessidades e quais as plataformas que podem te atender; 
  • Invista em treinamento para os colaboradores; 
  • Compare preços e custos dos diferentes sistemas;
  • Leia com atenção o relato dos clientes dessas plataformas; 
  • Busque referências de usuários desses sistemas. 

Todas essas dicas podem ser colocadas em práticas de uma só vez, e serão um excelente trunfo na hora de implementar os serviços que foram aqui mencionados. Os sistemas de marketing têm muito em que nos ajudar, mas é preciso inteligência e estratégia para utilizá-los corretamente. 

O futuro dos sistemas de marketing

Sistemas de marketing também interagem com o futuro e tendências disponíveis no mercado, como IA, personalização, automação e outras atividades. Os sistemas devem se integrar e acompanhar cada uma dessas novidades e possibilitar que sua empresa possa usufruir delas em sua rotina. 

Tendências em automação e inteligência artificial

Uma das ferramentas que mais interagem com a automação do marketing é a Inteligência Artificial. A IA é capaz de realizar por si uma série de atividades interessantes, que permitem que a automação do marketing seja elevada para o próximo nível, gerar relatórios, criar campanhas e analisar dados diferentes de sua empresa. 

Personalização em larga escala

Personalizar é uma das grandes novidades do marketing, talvez o futuro desta área junto com a automação. Clientes já esperam o marketing personalizado, e cerca de 65% preferem esse serviço. Portanto, o seu time deve buscar sistemas capazes de compreender e utilizar essa tendência. 

Integração com novas tecnologias e plataformas emergentes

Quanto mais integrados os sistemas de marketing estiverem com outras ferramentas tão importantes quanto, melhor. E, entre as melhores ferramentas, aquelas que fornecem dados são as melhores, pois podem integrar diversas estratégias de automação e personalização. Portanto, conte com as ferramentas da Data Stone para isso:

  • Stone Station: plataforma de consulta com um banco de dados com mais de 20 milhões de empresas; 
  • Enriquecimento de dados: atualização dos dados que sua empresa já tem sobre o mercado B2B; 
  • Plataforma Zeus: aumento da segurança financeira para sua empresa; 
  • Prospecção de novos negócios: prospecção terceirizada capaz de trazer leads já qualificados para perto do seu negócio. 

Esses serviços exclusivos da Data Stone são disponibilizados por nossos profissionais e ferramentas! Ter um sistema de marketing capaz de integrá-los é excelente, para que seu marketing tenha muito mais desempenho. 

Se você deseja ter um marketing de melhor qualidade, opte por nossos serviços e integre seus sistemas de marketing com nossos dados. Desta forma, a sua empresa poderá conhecer mais sobre o mercado B2B, seus leads, potenciais clientes e refinar suas estratégias para conseguir converter com mais facilidade.