Infográfico redes sociais: como funciona?

Infográfico redes sociais como funciona

Investir no infográfico redes sociais para o seu perfil é uma estratégia muito útil, uma vez que é um tipo de postagem bem explicativo e didático, bastante utilizado para transmitir informações valiosas sobre o tema desejado. Atualmente, empresas e criadores de conteúdo criam infográficos para atrair e obter um maior engajamento nas postagens e passar mensagens rápidas.

Hoje, independentemente do nicho ou área de mercado em que se atua, os infográficos se tornam cada vez mais importantes para melhorar o alcance da marca nas mídias sociais, além de instruir o público sobre um assunto específico.

O que é um infográfico redes sociais?

O infográfico redes sociais é um conteúdo informativo, que utiliza textos e elementos visuais para tornar o processo de entendimento da mensagem ainda mais fácil e rápido, independentemente da complexidade do tema.

O que é um infográfico redes sociais
Fonte/Reprodução: original

Essa é uma maneira amplamente utilizada de fazer com que o público absorva o tópico abordado.

Propósito dos infográficos

A principal função de um infográfico é agregar enriquecimento ao texto e possibilitar que o leitor compreenda mais sobre o assunto em questão. Com o uso de elementos visuais, como mapas, gráficos, fotos, ilustrações ou tipográficos, é possível explicar determinado assunto aos leitores.

Tamanhos ideais para diferentes plataformas

Antes de publicar um infográfico redes sociais, é importante entender quais são os tamanhos ideais para cada plataforma. Essa ação desempenha um papel crucial para a melhor visualização da postagem, e também pode desempenhar um papel fundamental para o alcance do conteúdo. Saiba quais são os tamanhos ideais:

  • Pinterest: 1000 x 1500 pixels com proporção de 2:3;
  • Facebook: 1200 x 630 para a timeline e para a capa 851 x 315;
  • Instagram: 1080 x 1920 pixels para os Stories, 1080 x 1080 para reels e IGTV e para o feed, 1080 x 566 horizontal.

Para o X, as dimensões ideais para imagens in-stream são de 600 x 335 pixels, e elas podem ser aumentadas pode até 1.200 x 675 pixels quando os usuários clicam na imagem. É importante reconhecer que cada rede social possui sua dimensão adequada.

Estratégias de promoção e engajamento

Não basta só publicar o infográfico redes sociais. Utilizar ferramentas para promover o conteúdo, como o botão de impulsionar as postagens, também é fundamental para melhorar suas métricas. Para melhorar o engajamento, uma ótima estratégia é responder aos comentários e dúvidas dos usuários.

Benefícios do uso de infográficos nas redes sociais

Há uma diversidade de benefícios na criação de infográfico redes sociais e um dos principais motivos é o sucesso que o tipo de conteúdo faz online, ao unir ilustrações e outros elementos visuais com textos. Outros benefícios envolvem:

  • Informações que chamam a atenção;
  • Auxiliam em guias online;
  • Confere autoridade para a marca;
  • Fazem com que os usuários entendam o texto.

Atualmente, muitas marcas estão presentes online, e utilizam o marketing de conteúdo para atrair clientes. O conteúdo de blog é um dos maiores exemplos e, ao escrever conteúdos em texto com um tema específico – como quais são as mídias sociais mais utilizadas – o infográfico sobre redes sociais pode ajudar os leitores a absorver o conteúdo de maneira mais precisa.

Tipos de infográficos mais populares nas redes sociais

Existe uma variedade de tipos de infográficos bastante populares nas redes sociais. Normalmente, eles são divididos entre os interativos, estáticos ou animados, e a escolha desempenha um papel crucial para o alcance. Além disso, eles podem ser compartilhados nos seguintes formatos:

Infográficos informativos

Os infográficos informativos são criados para transmitir uma mensagem importante sobre determinado assunto. Eles podem conter uma lista com etapas de como utilizar um ou mais produtos além de informar sobre diversos outros temas.

Infográficos de comparação

Os infográficos de comparação são amplamente utilizados para comparar produtos, serviços, marcas e empresas. No cenário empresarial, ele normalmente é utilizado para comparar determinada marca com a sua concorrência.

Infográficos de processos e etapas

Infográficos de processos e etapas são utilizados para instruir usuários em diversas situações. Alguns dos principais exemplos são instruções para se cadastrar em uma plataforma ou o processo para enviar uma atividade online.

Como criar um infográfico atraente para redes sociais

Um infográfico atraente para as redes sociais pode transformar temas complexos em conteúdo atrativo, cativante e mais fácil de entender com o uso de imagens relevantes e textos coesos. O primeiro passo é escolher o tema e os dados que devem estar presentes na publicação.

Escolhendo o tema e os dados relevantes

Escolha temas que se alinham com a marca e que sejam relevantes para o público. Em relação aos dados, é indispensável utilizar fontes confiáveis, dados relevantes e os organizar para que a imagem final faça sentido.

Ferramentas populares para criação de infográficos

Felizmente, existe uma diversidade de ferramentas populares que podem ser utilizadas para criar infográficos. Um dos principais e mais conhecidos pelos profissionais do marketing é o Canva, que conta com uma variedade de modelos, ilustrações e outros elementos. Outras ferramentas popularmente conhecidas incluem:

  • Visual.ly;
  • PiktoChart;
  • Inforgr.am;
  • Visme.co.

Outra ferramenta bastante conhecida é o Easel.ly, que possui uma interface amigável e fácil de se utilizar com uma ampla quantidade de templates prontos variados. Essa opção é excelente para quem não possui muito conhecimento em design e, embora não seja gratuita, a plataforma oferece um teste de sete dias grátis.

5 Dicas de como usar infográficos nas redes sociais

Ao criar um infográfico redes sociais é importante seguir algumas etapas para tornar a postagem atraente, independentemente da mídia social em que pretende publicar.

5 Dicas de como usar infográficos nas redes sociais
Fonte/Reprodução: original

Em primeiro lugar, é essencial organizar o infográfico para que os usuários possam interpretá-lo de forma correta. Siga o seguinte passo a passo:

Escolha um tema interessante

Escolha um tema interessante e que se alinhe à sua marca. Para isso, é necessário fazer uma análise de quais os temas que mais recebem a atenção do seu público, para que possa criar bons infográficos.

É válido ressaltar que, embora o principal objetivo do infográfico seja informar, eles também podem ser inspiradores, além de fazer com que o usuário acredite que seja interessante o suficiente para compartilhar com o público.

Crie um título atraente

O título de um infográfico redes sociais deve ser atraente, por ser a primeira coisa que um usuário vê, e pode determinar se o usuário irá ler ou engajar no conteúdo. Por isso, ao elaborar o título, é importante utilizar palavras-chave relevantes para o tema abordado.

Nesse sentido, é importante pensar em um título que chamaria a atenção dos usuários ao rolar a página inicial nas redes sociais. Mantenha o título o mais descritivo possível, mas ao mesmo tempo curto.

Certifique-se de que o conteúdo faz sentido

Ao criar o conteúdo, certifique-se de que o conteúdo faz sentido e se alinha ao seu nicho. Nesse contexto, é importante criar um infográfico que conte uma história coesa para transmitir a mensagem de maneira eficaz.

Além disso, evite encher o infográfico de textos ou elementos visuais que podem confundir o público. Se o conteúdo é sobre uma informação específica, é importante selecionar as imagens de acordo com o tema.

Utilize elementos visuais

Os elementos visuais são fatores essenciais para a criação de um bom infográfico. Esses elementos devem indicar o tema para melhorar a eficácia do conteúdo nas mídias sociais e capturar a atenção do público. Por este motivo, é fundamental selecionar elementos visuais alinhados ao assunto abordado, para tornar até mesmo as informações mais complexas, mais atraentes e entendíveis.

Apresente dados significativos

Ainda que um infográfico seja considerado um conteúdo chamativo, os dados contidos no mesmo devem ser interessantes e significativos o suficiente para cativar os usuários. Normalmente as pessoas são atraídas não apenas pelo visual, mas também pelo conteúdo, que pode fazer com que a postagem recebam o engajamento esperado, como:

  • Comentários;
  • Compartilhamentos;
  • Curtidas.

Implemente dados, estatísticas e informações significativas pode estabelecer credibilidade, envolver e incentivar seu público-alvo a compartilhar e interagir na postagem em sua rede social.

Empresas que desejam alcançar seu público-alvo de maneira inteligente, devem contar com ferramentas valiosas. Com a Data Stone, a sua empresa tem acesso a informações valiosas do seu público-alvo, para direcionar mensagens de maneira assertiva ao trabalhar com dados relevantes!

O infográfico redes sociais é um tipo de conteúdo que pode compartilhar informação valiosa de maneira rápida e fácil de entender. Por se tratar de conteúdo informativo, os usuários podem facilmente compartilhar, comentar e curtir. Acesse a plataforma da Data Stone e entre em contato com um especialista!