Novidade no Instagram: quais as principais!

Novidade no Instagram quais as principais!

Umas das maiores redes sociais recebeu atualizações recentes, por isso é essencial se manter atualizado sobre a novidade no Instagram para tirar o máximo de proveito possível dos recursos. Essa rede é de grande popularidade e se configura como uma das principais no uso diário da maioria dos brasileiros.

O Instagram é uma plataforma popular, porque desenvolve a criatividade dos usuários, que podem compartilhar vários conteúdos, além de servir como ferramenta de trabalho para muitas empresas e criadores. 

O que há de novidade no Instagram atualmente?

Uma grande novidade do Instagram é o uso de uma marcação para indicar se um determinado conteúdo foi criado por meio de inteligência artificial (IA). Isso permite que os usuários identifiquem se os conteúdos foram desenvolvidos de fato por pessoas. 

O que há de novidade no Instagram atualmente
Fonte/Reprodução: original

Mas a ferramenta conta com outras novidades, que permitem criar conteúdos mais atrativos e também otimizar o perfil do usuário. Alguns recursos lançados recentemente são apresentados a seguir.


Principais recursos lançados recentemente

O Instagram lançou diversas novidades em 2024 e trouxe recursos para facilitar as interações entre os usuários. Desde a desativação das confirmações de leitura até o preview de fotos no feed, temos várias atualizações:

  • Uso de inteligência artificial para criar fundos de Stories;
  • Resumo de fotos no feed;
  • Carrosséis com a colaboração dos seguidores;
  • Desativar a confirmação de leitura de mensagens;
  • Editar mensagens diretas (DM);
  • Fazer comentários públicos nos Stories;
  • Maior visibilidade para conteúdos originais (o Instagram destaca o original nas recomendações);
  • Adicionar vídeo nas notas (permite compartilhar momentos curtos nos Stories).

Sempre há alguma novidade no Instagram, que busca atualizar ou adicionar novas funcionalidades para melhorar a experiência dos seus usuários, pois a rede social tem como objetivo a otimização constante dos seus recursos.

Atualizações nas funcionalidades existentes

Grande parte das redes sociais buscam enriquecer a experiência do usuário. O Instagram realizou atualizações em algumas funcionalidades já existentes, como a ordenação cronológica no feed, para que as pessoas vejam as publicações na ordem em que foram publicadas. Outras melhorias aplicadas são:

  • Otimização na busca, que ficou mais inteligente (com resultados mais relevantes e específicos);
  • Mensagens editáveis, o que permite que usuários corrijam ou adicionem mais conteúdos em suas mensagens em até quinze minutos após o envio;
  • Novas Abas na Exploração, nas quais foram incluídas abas na seção “Explorar”, que permitem a descoberta de novos conteúdos e criadores.

Além disso, uma outra novidade Instagram é a inserção de novos filtros. Depois de muito tempo sem atualizar algum filtro, a rede social lançou mais de vinte opções novas para os usuários usarem em suas edições. 


Mudanças no algoritmo e como isso impacta o conteúdo

O algoritmo do Instagram é constantemente atualizado para garantir que os conteúdos relevantes sejam exibidos. Mudanças como prioridade para postagens originais, medidas contra repostagens e estratégias para verificar se um texto é original, impactam os criadores de conteúdo. 

O Instagram vem ajustando o seu algoritmo para promover maior visibilidade para pequenos criadores de conteúdo. Isso serve para incentivar a criação de postagens originais, com o uso de textos, filtros e efeitos.

Como utilizar as novas funcionalidades?

Você pode usar as novas funcionalidades para editar e gravar Reels de forma direta no Instagram, e para isso basta acessar a opção ‘Editar Reels’ e explorar esse novo recurso. É possível ajustar a velocidade, escolher músicas e usar vários filtros disponíveis. 

Mais uma novidade no Instagram é a possibilidade do usuário personalizar seus Stories. Isso pode ser feito por meio da figurinha ‘sua vez’, que permite criar trends próprias. As figuras criadas podem ser usadas por outros usuários. 

O Reels é um recurso que permite que o usuário crie e publique vídeos curtos, que tenham até noventa segundos de duração. Ele pode incluir efeitos visuais, músicas, entre outros elementos. 

Como otimizar seu perfil com as novidades

Para usufruir das novidades do Instagram você pode criar conteúdos originais e aproveitar os recursos de textos, vídeos e fotos. Além disso, os Reels curtos com menos de noventa segundos ajudam a otimizar o seu perfil nessa rede social. 

Como criar conteúdo atrativo utilizando as novas ferramentas

Defina uma estratégia de conteúdo relevante, que esteja alinhada com a sua profissão ou com o seu negócio. Faça uso de Reels, carrosséis e vídeos. Explore os filtros e crie uma variação dos seus conteúdos. 

Recursos para engajamento, como enquetes e perguntas

No Instagram foram implantados recursos de enquetes e perguntas, que servem para coletar dados e criar um engajamento com o público. Por meio de uma enquete é possível descobrir as preferências de produtos de um usuário ou obter feedback sobre lançamentos. A caixa de perguntas, por sua vez, pode ser adicionada em um Story.

Vale ressaltar que usuários de Android e iOS devem sempre manter o aplicativo do Instagram atualizado, para obter as funcionalidades mais recentes. Desse modo, é possível desfrutar de todos os recursos lançados pela plataforma. 

Impacto das novidades no marketing digital

O Instagram conta com vários recursos que podem impactar no marketing digital e ajudar na obtenção e qualificação de leads. Dentre eles podemos citar o Reels, Feed, Stories e Live. Além disso, o uso de links nos Stories com um conteúdo relevante otimiza o tráfego de um site.

Em qualquer estratégia de marketing um bom conteúdo e a visibilidade de uma marca são fatores essenciais, e as redes sociais são ótimas aliadas para fazer divulgações, compartilhar produtos, entre outros. 

Estratégias de marketing para aproveitar as mudanças

A rede social possui um algoritmo que prioriza os conteúdos que estejam de acordo com o interesse dos usuários, com base nos seus comportamentos recentes. Por isso, é fundamental adotar como estratégias de marketing a segmentação de anúncios, a elaboração de conteúdos atrativos e realizar lives interativas com o público. 

Cases de sucesso: marcas que se destacaram com as novas ferramentas

No setor de calçados, em uma pesquisa realizada com a análise de dados, a Havaianas destacou-se em um case de sucesso como uma das marcas mais engajadoras no Instagram. Isso graças aos recursos usados para criar campanhas criativas e colaborações com influenciadores. Já a Rider obteve um engajamento forte com seus seguidores por meio de colaborações estratégicas e com campanhas interessantes e criativas.

O Instagram é uma rede social que pode colaborar de forma eficaz com as estratégias de marketing de qualquer empresa. É possível obter visibilidade e ganhar engajamento com vários públicos. 

Impacto das novidades no comportamento dos usuários

Uma novidade no Instagram afeta não somente empresas, como também o comportamento dos usuários. Isso porque as mudanças nessa rede social mudam a forma como os consumidores interagem com a plataforma para ler ou publicar um conteúdo. 

Impacto das novidades no comportamento dos usuários
Fonte/Reprodução: original

Os novos recursos que o Instagram lança promovem mudanças na forma como consumimos determinado conteúdo. Hoje em dia, muitos usuários consomem conteúdos audiovisuais por meio de Reels ou vídeos curtos. Além disso, o algoritmo da rede social hoje em dia adapta o feed de acordo com aquilo que cada usuário tem mais interesse de saber. 

Como as mudanças influenciam o engajamento

As novas formas de interação como as mensagens diretas, Stories e lives permitem uma conexão mais ampla e direta de uma marca com os seus seguidores. Com isso, o engajamento melhora consideravelmente. 

As novidades do Instagram moldam não apenas a forma como usamos a plataforma, mas também como nos relacionamos com o mundo ao nosso redor. É fundamental estar atento aos impactos dessas mudanças e utilizar a plataforma de forma consciente e equilibrada.

O que esperar das futuras atualizações?

A tendência é que o Instagram estreite cada vez mais a sua integração com as outras redes sociais do grupo Meta, como o WhatsApp e o Facebook e talvez surja, em breve, a possibilidade de centralizar um login para todas essas contas. 

O uso de tecnologias como a realidade aumentada (RA) também ganha espaço. Com isso, o Instagram pode criar novos filtros com RA e imergir cada vez mais o usuário no mundo da realidade virtual. 

Tendências do Instagram para o próximo ano

O Instagram deve investir em recursos como, a realidade aumentada para compras específicas, assistentes de inteligência artificial para atuar na otimização de conteúdos, sugestões de postagens de terceiros e a implementação de ferramentas de edições avançadas dentro do aplicativo.  

O papel do feedback dos usuários nas atualizações

É com base no retorno dos usuários que o Instagram identifica aquilo que funciona ou não dentro das estratégias de conteúdo. Para obter o feedback das pessoas, o Instagram usa recursos interativos, como os Stories, além de comentários feitos por consumidores. Cada ano pode surgir uma novidade no Instagram e o objetivo será sempre melhorar a experiência dos usuários e promover maior engajamento das empresas e consumidores.

Dicas para aproveitar as novidades do Instagram

O Instagram conta com muitas funcionalidades e conhecê-las é o primeiro passo para você aproveitar os recursos. Com essa rede social é possível criar conteúdos de textos, vídeos e fotos, fazer Reels, lançar produtos e compartilhar coisas de interesse público. 

Em meio a tantas atualizações e inclusões de novas funcionalidades, o Instagram se torna muito dinâmico, sendo preciso que os criadores e consumidores de conteúdos estejam sempre atentos a essa rede social. Algumas dicas para aproveitar todas as novidades são:

  • Acompanhar o blog do Instagram para manter-se atualizado;
  • Explorar as ferramentas que você ainda não conhece (Reels, Stories, lives, compras);
  • Criar conteúdo original que agregue valor.

Não tenha medo de fazer testes com todas as funcionalidades da plataforma. Vale ressaltar que para aproveitar ao máximo essa plataforma é preciso ficar sempre atento às notícias sobre essa rede social. 

Como se manter informado sobre as novidades do Instagram?

Você pode acompanhar novidades do Instagram por meio de blogs, como o blog da Data Stone, que traz sempre novos conteúdos. Além disso, é possível se manter atualizado por meio do blog ou do site oficial do Instagram, ou pelo perfil da plataforma nas redes sociais.

Para usuários de dispositivos móveis, é essencial manter o aplicativo sempre atualizado, para baixar os novos recursos que estiverem disponíveis. Com isso você pode aproveitar todas as funcionalidades. 

Fontes e canais de informação confiáveis

O site ou o perfil oficial do Instagram é sempre a melhor fonte de informação. Para se manter atualizado sobre as novidades da plataforma é preciso obter informações de fontes confiáveis. As redes sociais oficiais trazem notícias verdadeiras e seguras, com as últimas tendências. 

Como participar de grupos e comunidades para troca de informações

O Instagram permite que usuários criem grupos nas mensagens diretas. Assim, é possível compartilhar conteúdos atualizados. O WhatsApp também pode ser utilizado, para criar grupos para interação e compartilhamento de informações. 

O Instagram é uma rede social poderosa, capaz de aproximar empresas e consumidores, de modo ágil e fácil. As empresas de marketing ganham maior produtividade com essa ferramenta. 

Para saber mais sobre qualquer novidade no Instagram ou outros temas relacionados, continue acompanhando o blog da Data Stone. Você pode se manter atualizado e aproveitar ao máximo o mundo da tecnologia, além de descobrir soluções para sua empresa em serviços de dados que só a Data Stone possui.