Estratégias para Vender Mais: Dicas Práticas

Estratégias para Vender Mais Dicas Práticas

Implementar dicas práticas para criar ou refinar as estratégias para vender mais, como o uso do marketing digital e da criação de conteúdo relevante, pode auxiliar a empresa a ter resultados melhores. Para aumentar as chances de ter sucesso, é essencial compreender quais são os leads de que a companhia necessita, bem como o perfil comportamental e as principais dores.

Para que as vendas B2B ocorram adequadamente, dependem de estudo de clientes e suas demandas, assim como análise das tendências do mercado. As equipes de marketing e vendas precisam se reunir regularmente para discutir ideias, alinhar as estratégias, verificar métricas e analisar KPIs que podem fazer a diferença para vender mais e melhor.

O que é uma estratégia de vendas?

A estratégia de vendas é o planejamento e organização das vendas desenvolvido por líderes ou gestores da empresa.

O que é uma estratégia de vendas
Fonte/Reprodução: original

Nesta etapa, ocorre o estabelecimento de metas e prazos que os resultados devem atingir para cumprir com objetivos definidos, como o aumento de lucros e a retenção de mais clientes.

A importância da estratégia de vendas bem definida

Dessa forma, é importante investir nelas por aumentar o fluxo de clientes qualificados e a possibilidade de fechar bons negócios. Se bem desenvolvida, as estratégias podem fazer com que a equipe consiga vender muito mais, melhorar os fechamentos de contratos e conquistar mais receita para a companhia.

Como uma boa estratégia impacta os resultados

Boas estratégias para vender mais auxiliam na organização dos objetivos e definição de metas que devem ser alcançadas em determinado prazo. Assim, o planejamento pode evitar que as companhias corram o risco de falir, além de direcionar toda a equipe por um mesmo caminho.

Conheça seu público-alvo

Conhecer muito bem o público-alvo faz parte das estratégias para vender mais, pois com este entendimento você tem uma segurança e confiança maiores para interagir com os potenciais clientes. As conversas acontecem com mais naturalidade e as soluções ideais são apresentadas persuasivamente para resolver as dores dos contatos.

Segmentação de mercado

Segmentar o mercado, fazer análise do que a concorrência faz e quais são as necessidades do seu potencial público-alvo te auxilia a desenvolver estratégias eficientes que podem ser usadas no funil de vendas. Este estudo pode ser realizado também com o Módulo de Prospecção B2B da Data Stone, que possibilita refinar as pesquisas com ajuda de filtros completos e organizados para obter as informações necessárias.

Construção de personas

A persona é a representação do seu cliente ideal. Para criá-la, você deve coletar dados qualitativos e quantitativos do seu público-alvo, analisar as informações e estruturar este conteúdo. A melhor maneira de conhecer plenamente o personagem é desenvolver uma história dele interagindo com algum produto ou serviço da sua empresa, pois pode te ajudar a entender exatamente quais são as dores dos seus potenciais clientes.

Importância da pesquisa de mercado

As pesquisas de mercado são importantes porque te ajudam a compreender como se encontra o cenário atual, quais são as tendências, preços praticados e o que a concorrência faz de inovador. Por meio dessa análise, você também consegue descobrir qual o comportamento dos seus alvos, que tipos de soluções procuram e como as abordagens dos concorrentes são feitas.

Utilize técnicas de marketing digital

O marketing digital é uma das principais estratégias para vender mais, porque usa técnicas eficientes, que podem ajudar a sua marca a se consolidar no meio digital e a encontrar mais leads. 

Utilize técnicas de marketing digital
Fonte/Reprodução: original

Para ter sucesso, é fundamental contar com o Módulo de Prospecção B2B da Stone Station pela possibilidade de obter informações atualizadas e assertivas a respeito, assim como desenvolver metodologias eficientes de prospecção e conversão. Conheça as principais técnicas de marketing digital:

Estratégias de SEO

Conhecido por ser um conjunto de estratégias eficientes, o Search Engine Optimization tem a finalidade de melhorar o posicionamento de sites nos buscadores. Desenvolver conteúdos exclusivos, informativos, atraentes e que seguem as exigências do Google, são formas de subir posições nas pesquisas e chegar aos leads que a sua empresa necessita para poder vender mais.

Uso de redes sociais para engajamento

Redes sociais como Facebook, Instagram e LinkedIn são ideais para obter engajamento, além de você encontrar o seu público-alvo com ajuda da segmentação de publicações. Interagir diretamente com os leads é uma maneira de conectar a sua marca com eles, além de aumentar as possibilidades de conversão. 

E-mail marketing eficaz

O E-mail marketing é uma estratégia mais antiga, mas que gera resultados às companhias e consiste no envio de mensagens aos potenciais clientes, com ofertas de valor, como e-books gratuitos, promoções, boletins informativos, newsletters e infográficos. Com a mailing list da Data Stone, você tem a praticidade de montar a sua lista com contatos atualizados e iniciar a comunicação em menos tempo para poder convertê-los.

Fortaleça o relacionamento com o cliente

Fortalecer a relação com o cliente é de grande importância nas estratégias para vender mais, pois faz este contato se sentir especial e não se ver apenas como um número. Ser um diferencial na vida desse nome é extremamente importante e você pode implementar, também:

  • Programas de fidelidade para atrair e reter os clientes;
  • Oferecer customer success para acompanhar os clientes no pós-venda e coletar feedbacks;
  • Desenvolver uma comunidade própria para a marca e deixar os leads interagirem;
  • Proporcionar excelente atendimento aos clientes;
  • Obter feedbacks e implementar as melhorias nas soluções gera sentimento de validação nos clientes.

Se você não sabe o que fazer para vender muito, estas são estratégias que podem ajudar a sua empresa a conquistar mais lucros. O adequado é conversar com a sua equipe para definir estratégias assertivas que auxiliem na conversão dos leads e gere aumento progressivo de receita.

A importância da formação e capacitação da equipe

Apostar na formação e capacitação de sua equipe faz parte das estratégias para vender mais e possibilita que os colaboradores tenham mais segurança de atuar na prospecção, conversão e fidelização de clientes. Isto somente é possível, caso você trabalhe com feedbacks constantes para os ajudar e mostrar o que pode ser melhorado por meio de incentivos.

Treinamentos em vendas e atendimento

Uma das dicas para vender mais é fornecer treinamentos constantes em vendas para a sua equipe, explicar sobre as necessidades do cliente e orientar sobre o estudo das soluções da empresa. 

O processo de atendimento exige o dobro de atenção, e você pode guiá-los no desenvolvimento de roteiros, com base em informações dos leads, para desenvolverem diálogos confiantes e persuasivos.

Desenvolvimento de habilidades de persuasão

A persuasão ocorre com o aprimoramento da reciprocidade, aplicação de escassez, autoridade e coerência na fala. É fundamental o vendedor demonstrar que tem conhecimento pleno sobre as soluções da empresa, não demonstra medo ao falar e transmite segurança ao cliente, que pode se sentir mais interessado nos produtos ou serviços.

Incentivos e motivação para a equipe de vendas

Incentivar e motivar a sua equipe de vendas demonstra que gestores e líderes se preocupam com o bem-estar físico e mental de todos. Você tem a possibilidade de fornecer recompensas pelo cumprimento de metas, levar a equipe para um happy hour – caso grandes contratos sejam fechados -, e os bonificar pelo alcance de objetivos.

Análise de dados e métricas de vendas

O acompanhamento das métricas de vendas e verificação de dados regularmente te auxilia entender o que precisa ser aprimorado, descartado e iniciado. Atuar com informações assertivas faz a diferença, principalmente na tomada de decisões e definição de estratégias para vender mais. 

Monitoramento de KPIs importantes

KPIs como o custo por aquisição, retorno sobre investimento, taxa de abandono de carrinhos, taxa de cliques e de conversão são alguns dos principais que precisam ser monitorados constantemente. Com as informações fornecidas nos painéis, você consegue entender plenamente sobre o que precisa ser melhorado com urgência e o que deve ser mantido por dar bons resultados.

Ajustes baseados em dados

Se ajustes forem necessários, sempre se baseie em dados para realizar as modificações, evitando impressões aproximadas e pouco objetivas. As informações precisam estar atualizadas e corretas para as estratégias para vender mais serem melhoradas e cumprirem com os objetivos definidos por você.

Uso de CRM para gestão de leads e vendas

O CRM é uma das principais ferramentas para gerenciar leads, checar informações, atualizar dados e acompanhar as abordagens feitas por seus vendedores. Etapas de follow-up podem ser consultadas quando você quiser para saber como foi a conversa, e a resposta dos potenciais clientes em relação às ofertas.

Nesta ferramenta, você tem a praticidade de verificar a quantidade de vendas feitas, quais leads estão próximos da conversão e que contatos precisam de uma nutrição maior, para se tornarem aptos a seguirem às seguintes etapas do funil. Isto evita retrabalho, previne desorganização em informações e auxilia a validar o que já foi feito e concluído por sua equipe.

As estratégias para vender mais exigem o uso de dados assertivos e atualizados, e obtê-los para atuar em marketing digital, redes sociais e SEO demanda ferramentas robustas como as da Data Stone. Com o Módulo de Prospecção B2B e a mailing list, você segmenta informações com a ajuda de filtros e obtém o que precisa para poder interagir com ainda mais confiança junto de seus clientes!