Melhor horário para postar: maximizando o alcance nas redes sociais

Melhor horário para postar maximizando o alcance nas redes sociais

Descobrir qual é o melhor horário para postar em suas redes sociais é indispensável para alcançar boas métricas nas postagens e aumentar o seu engajamento. Ao entender o horário em que seus seguidores estão ativos, poderá impactar significativamente a visibilidade e aumentar o número de interações.

As mídias sociais são ferramentas indispensáveis para empresas e indivíduos que desejam alcançar seus objetivos online, portanto, adaptar a programação de postagens para atingir o público-alvo se torna fundamental. Atualmente, é possível utilizar ferramentas para analisar o comportamento dos usuários em relação às suas postagens, além de dispor de métricas para identificar os horários de pico das suas postagens e o alcance de cada uma delas.

Por que o horário de postagem é importante?

Uma postagem publicada em um horário em que a maior parte dos seus seguidores estão ativos possui mais chances de obter engajamento imediato. Esse fator é fundamental para que o algoritmo da rede social entenda que a postagem é relevante e melhora o alcance do conteúdo.

Por que o horário de postagem é importante?
Fonte/Reprodução: original

A definição de um horário fixo é outro ponto importante que pode fazer com que seus seguidores criem expectativas relacionadas às suas postagens. Assim, seus seguidores irão saber quando entrar no seu perfil para conferir um novo conteúdo.

Impacto no alcance e visibilidade

Ao escolher o melhor horário para postar de forma estratégica, você poderá aumentar a visibilidade das suas postagens de maneira significativa. Essa ação contribui para que um público mais amplo encontre as suas postagens.

Relação entre horário e engajamento

Definir um horário é fundamental para aumentar o engajamento das postagens e para a construção de um público fiel, que espera por novos conteúdos. Isso significa que a ação não apenas aumenta a visibilidade, como também melhoram as chances de obtenção de compartilhamentos, curtidas e comentários.

Como determinar o melhor horário para sua audiência

Há algumas maneiras de determinar o melhor horário para postar nas redes sociais e uma forma inteligente, é por meio de testes em momentos diferentes para entender quais são os horários em que os usuários mais interagem em suas postagens.

Vale lembrar que não existe um padrão de horário para postar em todos os perfis, visto que cada um conta com um público, com particularidades distintas e o que funciona para um determinado perfil pode não funcionar para outro.

Análise de insights e métricas

As redes sociais dispõem de insights e métricas valiosas sobre os perfis e páginas. Isso inclui número de visualizações, curtidas, compartilhamentos e comentários. Além disso, também é possível conferir os horários e dias com um maior número de interação nas postagens.

Assim, dá para identificar e determinar o melhor horário para postar nas redes sociais. É importante lembrar que cada uma das suas redes sociais podem mostrar horários diferentes para melhorar o engajamento.

Considerações sobre fuso horário

O fuso horário desempenha um papel fundamental para a visibilidade das postagens, especialmente se estiver em outro país ou região. Se você mora em outro país, mas o seu público mora no Brasil, em sua maioria, você deve considerar este fator.

Ao levar em conta o fuso horário, você poderá maximizar a visibilidade e engajamento das postagens, além de otimizar o tempo das suas postagens e construir uma relação próxima com o público.

Melhor horário para postar em diferentes plataformas

De acordo com o Hootsuite, ferramenta de gerenciamento de mídias sociais, os melhores horários para postar em diferentes plataformas são nas terças, quartas e quintas-feiras às 10h da manhã

Esse é o melhor horário geral para publicar nas redes sociais. No entanto, o Hootsuite também identificou o melhor horário em diferentes redes sociais, que podem variar mais que o horário geral.

Instagram: dias e horários mais eficazes

De acordo com o Instagram, cerca de 80% dos usuários da rede social seguem ao menos uma empresa. No entanto, o algoritmo do aplicativo diminui o alcance das marcas. Em geral, os melhores horários para postar nesta rede, instagram, estão entre 8h às 19h e, nas quinta-feiras, o horário pode se estender até às 21h.

Outro ponto importante a se destacar, é o engajamento maior em dias de quinta às 5h. Para quem não deseja perder a oportunidade de se destacar, pode utilizar ferramentas para agendar a postagem no horário certo.

Facebook: tendências de postagem

De acordo com uma pesquisa realizada pela Facebook Global Engagement, o melhor horário para postar na plataforma do Facebook é nas quartas-feiras das 12h às 13h e de 14h às 15 e nas quintas-feiras das 13h às 15h. No geral, os melhores horários para postar durante a semana são entre 8h às 13h.

Por outro lado, os finais de semana, sábado e domingo, especificamente, não possuem horários bons para publicar conteúdo no geral. Apesar de não haver um horário bom, determinou-se que definitivamente há um horário ruim que é após às 20h. Se passar dessa hora, o melhor é esperar para postar conteúdo relacionado à marca no dia seguinte. 

Twitter: momentos de maior atividade

Os melhores horários para postar no Twitter são na sexta-feira das 9h às 10h. Entre segunda e quarta, o engajamento é mais baixo, enquanto os dias de sexta e sábado possuem um maior potencial de interação.

O Twitter, ou X, apresenta as atividades do público em tempo real, o que torna a disponibilidade da sua marca indispensável para alcançar a viabilidade desejada na plataforma. A resposta em tempo real é essencial para se manter ativo na rede social e garantir o reconhecimento de marca.

Ferramentas para ajudar a identificar o melhor horário

Utilizar ferramentas para ajudar a identificar o melhor horário é essencial para publicar postagens nos dias e horários certos. Nesse sentido, saber qual é a melhor ferramenta é essencial e para isso, pode-se escolher entre algumas, como:

  • Instagram Insights: é uma ferramenta gratuita do Instagram que pode realizar análises de dados do perfil e mostra os seguidores mais ativos e para utilizar, é necessário converter a conta para comercial;
  • RD Station Marketing: possibilita a criação de postagens e programação de postagens para as redes sociais;
  • BuzzSumo: fornece dados e métricas relacionadas as postagens para comparar resultados com a concorrência;
  • LiveDune: ferramenta de análise que indica quantos seguidores estão ativos a cada hora da semana.

Ao escolher a ferramenta certa para verificar os melhores horários para publicar nas redes sociais, você pode planejar, organizar e publicar conteúdo de maneira mais informada e conquistar melhores resultados.

Testando e ajustando suas postagens

É importante experimentar diferentes horários para que possa ajustar suas postagens de modo inteligente e informado. Nesse sentido, é importante realizar várias postagens no decorrer do dia para identificar qual obteve uma maior visibilidade.

Testando e ajustando suas postagens
Fonte/Reprodução: original

O processo em questão, possibilita o ajuste do cronograma de postagem com base nas métricas obtidas como resultado das publicações. E, dessa maneira, você pode garantir um melhor alcance e maior engajamento.

Nesse contexto, o monitoramento contínuo contribui significativamente para o sucesso das suas postagens e entender como o público se comporta em relação aos conteúdos publicados. 

A importância de experimentar diferentes horários

Não é incomum que algumas postagens conquistem uma maior visibilidade que outras e normalmente o horário da publicação desempenha um papel significativo. É importante lembrar que o algoritmo das redes sociais valorizam conteúdo relevante e atualizado, o que torna a frequência indispensável.

Lembre-se de que não é preciso ter medo de realizar esses testes, pois elas são essenciais para que se possa entender quais são os horários mais indicados para a publicação de postagens na sua página ou perfil.

Analisando resultados e fazendo ajustes

A análise de resultados é um fator indispensável para quem deseja se destacar entre a concorrência e alcançar seus objetivos, além de definir o melhor horário para postar. Assim, você pode criar um calendário editorial e ajustar conforme identificar melhores horários.

Para empresas que desejam facilitar o encontro com o público-alvo, contar com os recursos da Data Stone, como a prospecção terceirizada, é fundamental para gerar leads de qualidade e entrar em contato com os clientes certos.

Identificar o melhor horário para postar nas redes sociais é fundamental para quem deseja melhorar o alcance das postagens e o engajamento. De acordo com o Hootsuite, os melhores horários para postar nas redes sociais no geral são terça, quarta e quinta-feira às 10h da manhã. Acesse a plataforma da Data Stone e entre em contato com um especialista!