Segmentos de Clientes Exemplos: Como Identificá-los

Segmentos de Clientes Exemplos e Como Identificá-los

Para poder se destacar em um amplo e concorrido mercado, analisar os segmentos de clientes exemplos é indispensável para direcionar as estratégias aos alvos corretos. Sua identificação ocorre por meio de informações variáveis, como o comportamento, localização e preferências de compra.

Cada um desses exemplos estão englobados em categorias que podem ajudar as empresas a estudarem os respectivos perfis dos leads, antes de tomarem uma decisão. A partir da verificação de todos os critérios, os colaboradores também podem realizar o desenvolvimento de materiais de qualidade, tendo como intenção a de converter os prospects em clientes fiéis e engajados.

O que são segmentos de clientes?

Segmentar clientes é o ato de dividir os leads em grupos que possuem as mesmas necessidades e preferências, separando-os dos prospects que não compartilham as mesmas características. 

O que são segmentos de clientes
Fonte/Reprodução: original

A intenção é satisfazer as demandas do público-alvo com o envio de materiais relevantes, bem como aprimoramento de recursos no blog, site ou aplicativo para facilitar as buscas por serviços ou produtos que possam ser interessantes e similares com o que procuram.

Importância da segmentação no marketing

A segmentação no marketing é importante para melhorar a relação com os leads, principalmente porque o time de vendas e marketing tem compreensão do que eles procuram e querem adquirir. 

A partir desses dados, os profissionais conseguem personalizar o atendimento e o deixar ainda mais humanizado, próximo e empático, tanto para melhorar as vendas, como tornar positiva a experiência do cliente qualificado.

Exemplos de segmentos de clientes

No marketing e vendas, é muito comum que os segmentos de clientes exemplos sejam compostos por diversas divisões. O objetivo de cada estratégia apresenta variações que as empresas precisam analisar antes de considerar como opção ideal para ter a certeza de que os resultados esperados vão surgir gradualmente – portanto, exemplos de segmentos envolvem:

Segmentos demográficos

A segmentação demográfica é feita por meio de informações como número de funcionários de uma companhia, CNAE, localização, número de decisores e e-mail. Estes são dados que você consegue filtrar no Módulo de Prospecção B2B da Stone Station, uma plataforma completa que oferece recursos eficientes para poder te auxiliar na obtenção de materiais relevantes e assertivos.

Segmentos psicográficos

Os segmentos de clientes exemplos, como o psicográfico, fornece informações referentes a valores, preferências, opiniões e estilo de vida. Estes são elementos um pouco mais desafiadores de analisar, mas que podem ser observados por meio do fornecimento de conteúdos gratuitos e de qualidade para os leads, como infográficos e newsletter.

Segmentos geográficos

Este agrupamento é voltado para a segmentação de bairro, região, cidade e estado em que os potenciais leads vivem. A partir desses dados, a equipe consegue direcionar conteúdos informativos e compatíveis com o que já estão acostumados a ver, sobretudo se for um comércio local que quer melhorar a experiência dos clientes com campanhas ou promoções.

Segmentos comportamentais

Preferências, gostos pessoais e hábitos são os tipos de segmentos de clientes exemplos que, embora sejam mais desafiadores de mensurar, têm forte relevância e podem auxiliar a empresa a entender exatamente o que a audiência procura. Ao reconhecer os padrões de interesse dos contatos, é possível enviar materiais relevantes que ajudem a equipe a os encaminhar pelo funil de vendas e converter.

Como identificar segmentos de clientes em seu negócio?

Identificar os segmentos é importante porque pode auxiliar a melhorar o fluxo de vendas, enriquecer a base com leads qualificados e ter chances maiores de enviar conteúdos de qualidade ao público. A segmentação permite direcionar as estratégias corretamente para a audiência ao ter como base o que é procurado para não cometer erros.

Pesquisa de mercado

Realize a pesquisa de mercado ao abrir formulários a respeito de um produto ou serviço que você queira lançar. Com o resultado obtido, você consegue verificar quais as necessidades reais dos seus leads para fornecer uma solução eficiente, que abrange um bom público-alvo, ao mesmo tempo que verifica possíveis falhas para as corrigir durante as campanhas de marketing.

Segmentos de clientes exemplos: com a pesquisa de mercado, você pode desenvolver uma estratégia direcionada à audiência que quer acompanhar o desenvolvimento de produtos ou tem preferência por testes de conceitos. Essa é uma das maneiras de se envolver mais com os leads e entender com eficiência exatamente o que eles procuram. 

Análise de dados de clientes

Com a análise de dados dos leads, você consegue avaliar o comportamento e as respectivas necessidades que eles possuem. Ao fazer isto, você consegue se reunir com a sua equipe a fim de desenvolver estratégias para poder prospectar, nutrir e convertê-los para clientes ativos e defensores da marca.

Criação de personas

Desenvolver personas é uma forma de saber o que os leads realmente procuram e de que maneira a sua empresa pode melhor atendê-los para tornar a experiência agradável e satisfatória. Por meio dos segmentos de clientes exemplos, você tem a possibilidade de obter as informações que necessita para ter uma visão clara sobre o público-alvo e fornecer exatamente o que é procurado.

Benefícios de segmentar seus clientes

Para as empresas, os segmentos de clientes exemplos é fundamental para garantir mais propriedade na comunicação com os leads. Isso porque a intenção é sempre proporcionar o melhor atendimento e garantir que o público esteja satisfeito com as informações, promoções ou ofertas especiais enviadas por e-mail, WhatsApp ou SMS – conheça os principais benefícios:

  • Otimização de recursos;
  • Redução de erros;
  • Comunicação mais assertiva;
  • Possibilidade de fidelizar mais clientes;
  • Maior produtividade.

A partir do momento que os segmentos de clientes exemplos são feitos da maneira correta, os colaboradores podem ter uma produtividade maior e melhor, pois possuem informações a respeito dos leads. Dessa forma, é possível prevenir erros e melhorar a comunicação ao enviar conteúdos ricos e repletos de dados relevantes.

Benefícios de segmentar seus clientes
Fonte/Reprodução: original

Se diferenciar da concorrência para vender mais pode ocorrer com a segmentação de leads feita por meio dos filtros do Módulo de Prospecção B2B da Stone Station. Encontre o que você necessita para se relacionar com os leads e ter ainda mais segurança no desenvolvimento de estratégias eficientes.

Estratégias para atender diferentes segmentos de clientes

O atendimento a diferentes segmentos deve ser feito por meio de estratégias qualificadas, desenvolvidas com base nas informações obtidas. Com o uso correto dos dados, a sua equipe tem a possibilidade de se relacionar melhor com os clientes e proporcionar um atendimento empático e de qualidade.

Personalização de produtos e serviços

Com os segmentos de clientes exemplos, você e o seu time conseguem personalizar os produtos e serviços para conquistar a atenção dos leads, tornar a experiência deles especial e gerar valor. Esta também pode ser uma maneira de elevar as chances do seu público indicar a sua empresa a outros que possuem características similares e com grandes chances de serem convertidos em clientes.

Campanhas de marketing direcionadas

Direcionar as campanhas de marketing para os leads é uma das possibilidades de obter mais destaque no mercado por se comunicar com o público correto. Deste modo, os conteúdos são visualizados, acessados e podem ser adquiridos em um tempo menor.

Atendimento ao cliente segmentado

Os leads possuem as próprias necessidades e precisam de um atendimento único, mas que seja agradável e os auxiliem na retirada de dúvidas. Por isso, os segmentos de clientes exemplos são indispensáveis para as empresas conseguirem se relacionar adequadamente com o público e oferecer o que eles precisam.

Além disso, o fato de possuir informações completas a respeito dos leads é um forte diferencial competitivo. Com uma equipe que se relaciona com os potenciais clientes, é possível desenvolver uma relação duradoura, mais próxima e antecipar necessidades das quais a concorrência pode ter tido dificuldades de descobrir pela falta de comunicação, pode fazer com que a empresa conquiste mais autoridade e relevância no mercado.

Construir um relacionamento com a audiência é muito importante para não ser passado para trás e perder boas oportunidades de vendas. Portanto, com o Módulo de Prospecção B2B da Stone Station, você tem a possibilidade de analisar os segmentos de clientes exemplos e filtrar as informações que precisa para poder manter os seus potenciais leads sempre engajados!