Blackhat O que é e suas Implicações no Marketing Digital

Blackhat O que é e suas Implicações no Marketing Digital

Seguir as boas práticas exigidas pelos buscadores é obrigação dos websites que, se não o fizerem, podem ser penalizados, ainda que desconheçam sobre blackhat o que é. Mesmo sem intenção da empresa, conteúdos com links desnecessários, informações ocultas ou o uso incorreto de keyword (KW) são passíveis de punição.

Para garantir que o marketing digital B2B tenha o sucesso esperado, é indispensável seguir as estratégias ideais para não perder posições no ranqueamento. Isso porque, se um site for pego descumprindo as exigências do Bing ou Google, vai perder pontos, e corre o risco de ser desindexado caso os problemas não sejam resolvidos.

O que é Blackhat?

O blackhat, ou chapéu preto, é a união de técnicas negativas que alguns sites recorrem para atingir o topo das pesquisas. Usar textos ocultos para passarem despercebidos pelos robôs e incluir palavras-chave sem conexão com o tema, são características praticadas por sites que querem apenas crescer na internet.

Diferença entre blackhat e whitehat

Whitehat, em português, chapéu branco, é o uso de técnicas positivas que servem para aprimorar a experiência do usuário e conquistar uma classificação positiva na SERP. Ao contrário do que vemos no blackhat, a sua finalidade é voltada especialmente para subir posições no mecanismo de busca por meio de atos inadequados, e que não seguem as exigências do Google.

Práticas Comuns de Blackhat

Entender as práticas comuns do blackhat o que é tem importância para evitar desenvolver conteúdos que sigam essa proposta, mesmo que sem intenção.

Práticas Comuns de Blackhat
Fonte/Reprodução: original

Um exemplo do que precisa ser controlado é o uso excessivo de palavras-chave ao longo de um artigo, pois se ultrapassar dos 2% recomendados, o conteúdo se torna difícil de ser lido pelo usuário, enquanto o Google enxerga o ato como apelativo.

SEO blackhat

No SEO, o uso de blackhat ocorre por meio da criação de conteúdos para subir posições na SERP, por meio de textos ocultos com keyword e o excesso deste – tanto nas imagens como ao longo do artigo. Usar também a KW sem relação alguma com o material abordado é mais um aspecto perigoso que pode ser passível de receber punição pelo buscador.

Marketing de conteúdo enganoso

O Sneaky Redirects são os usuários que veem um conteúdo péssimo ao acessar a página, enquanto os robôs visualizam um material bonito, completo e repleto de dados relevantes. Sem informações interessantes, o público opta por fechar o site para não perder tempo, e acaba acessando os concorrentes para tirar dúvidas a respeito de um tema em especial.

Spam e táticas de e-mail marketing

Caracterizado por comentários excessivos em diversos artigos de blogs, essa é uma prática de blackhat desagradável, com a intenção de obter backlinks. O mesmo também pode ocorrer com o e-mail marketing, em que são enviados materiais irrelevantes aos contatos, em horários inconvenientes, cujas mensagens sequer foram autorizadas pelos usuários. 

Uso de bots e automação não ética

Usar bots para agilizar processos de criação de conteúdo com o intuito de burlar os buscadores, sem considerar as necessidades do público-alvo, também é passível de receber punições. A automação que não segue a ética não cumpre com a segurança, responsabilidade e transparência, além de ser prejudicial aos usuários e ser vista como negativa.

Implicações e riscos do uso de técnicas blackhat

Entender sobre blackhat o que é, permite que você analise quais as implicações e riscos de usar essa técnica. Esse tipo de estratégia somente funciona no curto prazo, pois quando a página passa por uma análise e os robôs detectam anormalidades, o site para de funcionar, pode ser identificado como spam e perde posições no ranqueamento.

Penalizações pelos motores de busca

O Google é severo quanto às penalizações, e se o domínio não corrigir o que foi especificado, pode deixar de existir, se assim for decidido. Se ocorrer a desindexação, é muito mais difícil de conseguir resolver a situação, pois o buscador é muito exigente em relação à qualidade de material e experiência positiva do usuário. Entenda como funcionam as punições:

  • Queda de 30 posições no ranqueamento;
  • Queda de 50 posições;
  • Queda de 950 posições;
  • Desindexação do site no Google;
  • Desindexação do domínio no Google.

É essencial ressaltarmos que o site pode ser penalizado por ter conteúdo de má qualidade ou fazer publicações duplicadas. Portanto, ter atenção quanto ao tipo de material que vai ser publicado, para evitar similaridade com spam, é fundamental para manter a página ativa e conquistando o público-alvo, por meio de boas técnicas.

Danos à reputação da marca

Prejudicial para a marca, essa prática pode causar danos à imagem da empresa, pelos tipos de estratégias utilizadas para tentar crescer na internet. Analisar o blackhat o que é tem importância, porque é por meio dessa compreensão que se pode prevenir o problema e garantir que a página siga criteriosamente as exigências do buscador.

Consequências legais

Além de todos os problemas anteriores, a empresa pode lidar com consequências legais por conta de conteúdos relacionados ao plágio. Inclusive, plagiar é um crime por violar os direitos autorais do criador de conteúdo, como previsto no artigo 184 presente no Código Penal 3. 

Exemplos de técnicas blackhat no marketing digital

Existem algumas técnicas que, ao conhecer blackhat o que é, você consegue identificar e prevenir que aconteçam no seu marketing digital. Conversar com a equipe é indispensável para orientar o que deve ser feito nas publicações e o que precisa ser evitado, para não lidar com penalizações severas.

Cloaking

Uma tática comum, o Cloaking, tem a função de otimizar os sites para enganar os indexadores com conteúdos diferentes do que vão ser apresentados ao público-alvo. Isto é, o usuário recebe um material ruim, divergente do que é prometido, enquanto os robôs encontram artigos robustos e bonitos.

Keyword stuffing

O keyword stuffing consiste na prática de usar diversas palavras-chave em cada sentença de um texto com a intenção de ranquear mais rápido no Google. É comum você ver textos compostos por palavras similares para aumentar as chances de subir e atingir a posição 0. Entenda:

Marketing é o ato de desenvolver, se relacionar e entregar conteúdo de valor para o usuário. O marketing também é uma área do mercado que tem a função de estudar os produtos e serviços para construir estratégias de marketing de longo prazo com o público-alvo. Utilizar o e-mail marketing é também uma opção eficiente de manter a comunicação ativa com os leads em potencial.

Note como o uso do termo “marketing” foi utilizado incorretamente em todo o parágrafo visando ultrapassar os concorrentes de maneira rápida, mesmo que o criador do material não saiba a respeito de blackhat o que é. O conteúdo não fica compreensível, o leitor fica confuso quanto à explicação e pode simplesmente deixar a página para encontrar um artigo completo e coeso.

Link farming

Link farming é o que conhecemos por inserção de links para direcionar a outras páginas que não possuem ligação com o material. A criação de backlinks com essa única finalidade é também prejudicial e está ligada diretamente com o blackhat o que é. Se for analisado pelo Google, a página pode sofrer penalizações graves, como a perda de posição no ranqueamento.

Alternativas éticas: O que é whitehat?

Whitehat é a união de estratégias positivas que auxiliam as páginas a crescerem na internet, ao mesmo tempo que tem foco em aprimorar a experiência do público-alvo.

Alternativas éticas O que é whitehat
Fonte/Reprodução: original

Trabalhar com keywords relevantes e inseridas adequadamente no texto, assim como linkagens assertivas, são algumas das tarefas feitas por empresas que seguem as estratégias ideais.

Práticas recomendadas para SEO

Realizar a atualização regular do site para o manter agradável e intuitivo de navegar, bem como a velocidade e a inserção de um layout robusto são boas práticas de SEO. Da mesma forma que posts enriquecidos, únicos e com bom uso de palavras-chave fazem a diferença no ranqueamento; pois quanto mais úteis forem, maiores as chances de subir posições e conquistar a atenção do público.

Marketing de conteúdo de qualidade

Desenvolver materiais de alta qualidade, bem estruturados, com aplicação de imagens compatíveis com o assunto e inclusão de uma keyword adequada ao longo do texto, também fazem diferença para a estratégia de SEO. Por isso, fazer pesquisas sobre os possíveis temas que a sua audiência procura costuma auxiliar a equipe a ter um direcionamento assertivo para desenvolver artigos excelentes.

O Módulo de Prospecção B2B, da Stone Station, fornece as informações de que você precisa a respeito do seu público-alvo e, com base nos dados, a sua equipe pode desenvolver materiais robustos para as estratégias de marketing definidas. Este é também um método positivo de trabalhar na criação de conteúdo para conquistar mais autoridade.

Estratégias de engajamento genuínas

Estratégias como conteúdo útil, personalização e humanização são aspectos que podem ser aplicados em todos os seus materiais. Conectar-se com a audiência é indispensável para se manter forte no meio digital e também entregar exatamente o que os seus usuários querem consumir.

Como evitar técnicas blackhat em sua estratégia

Compreender sobre blackhat o que é pode auxiliar a evitar as técnicas ruins e orientar a equipe para ter o dobro de cuidado na produção de conteúdo. Ser criterioso e desenvolver estratégias positivas podem fazer muito a diferença para o crescimento do website e também da marca.

Importância de seguir diretrizes e melhores práticas

Seguir as diretrizes evita que você precise lidar com as penalizações do Google e possibilita o fortalecimento da relação da empresa com os leads. Portanto, possuir um site bem estruturado, veloz e repleto de informações relevantes pode auxiliar nas suas estratégias de obter mais engajamento e mais autoridade no segmento.

Avaliação de parceiros e fornecedores de marketing

Antes de fechar qualquer parceria ou assinar contratos, avalie rigorosamente quem são os possíveis fornecedores e parceiros e como é a reputação na internet. Caso você descubra reclamações de clientes anteriores, fique ainda mais exigente e criterioso com as suas buscas para ter sucesso no marketing.

Obter informações assertivas, que auxiliem na tomada de decisão e permitam a criação de materiais relevantes, é fundamental para a sua página poder se consolidar no meio digital. Dados muito antigos ou incompletos tendem a prejudicar as estratégias, impedem a comunicação direta com o público-alvo e a equipe pode estar mais propensa a cometer erros.

Com o Módulo de Prospecção B2B, da Stone Station, você tem a possibilidade de usar os filtros disponíveis para realizar uma busca segmentada a fim de encontrar o que precisa. Ao obter os dados completos, pode ser mais prático desenvolver táticas eficientes que auxiliem na construção de um relacionamento melhor com o público-alvo e na conquista de autoridade em seu nicho!