Anunciar no YouTube quanto custa e como funciona?

Anunciar no YouTube quanto custa e como funciona

Conhecer em detalhes anunciar no YouTube quanto custa é muito importante para quem deseja fazer com que o seu negócio esteja próximo do público. Criar anúncios que agreguem valor ao seu produto, chame atenção do cliente e que possam ser vinculados à plataforma de vídeos é muito vantajoso para qualquer empresa. 

Hoje, o YouTube conta com 144,0 milhões de usuários brasileiros e pesquisas revelam que quase metade deles passaram o dia todo com o YouTube aberto ou, ao menos, acessam várias vezes por dia. Saber quais as redes mais acessadas no Brasil é fundamental para criar estratégias de marketing seguras e com muito mais eficiência. 

Qual o custo de anúncios no YouTube?

Os custos de anunciar no YouTube podem variar bastante,no entanto, geralmente o valor fica em média de 10 centavos e pode variar até 45 centavos, de acordo com as visualizações. Ainda, pode ser alterado de acordo com vários fatores como qualidade ou tamanho.

Fatores que influenciam o custo dos anúncios

Há vários fatores que influenciam diretamente o preço dos anúncios, como a qualidade do vídeo, tipo de anúncio, o seu tamanho e outros aspectos técnicos. A quantidade de visualizações que o anúncio tem, ou até mesmo os cliques dos clientes, também tem um papel fundamental nessa variação. 

Tipos de anúncios disponíveis no YouTube Ads

Dentro dos anúncios do YouTube existem vários modelos diferentes, como os ads in-stream, bumpers e até os “não-puláveis”. Conhecer e identificar cada um deles é importante, afinal, a sua empresa deve entender qual o melhor para seus produtos, serviços e marcas. Veja qual o melhor anúncio do YouTube para você:

  • Anúncios in-stream puláveis: ads que podem ser pulados, mas que tem tempo para contar uma história para o cliente caso o mesmo se interesse e deseje seguir com o ad até o final; 
  • Anúncios in-stream não puláveis: ads que não podem ser pulados, contam a sua história inteira sem cortes, o que garante para sua empresa mais contato com o espectador; 
  • Anúncios bumpers: ads rápidos que não podem ser pulados, pois têm pouquíssimos segundos de duração; 
  • Mastheads: ads que ficam na parte superior do YouTube na página inicial, contato frequente com o espectador assim que o mesmo abre o aplicativo ou entra no site. 

É muito importante entender os detalhes e todos os principais aspectos de cada um desses anúncios, pois permite que a sua empresa invista no mais eficiente, naquele com maior possibilidades de atrair e converter clientes. Escolher o anúncio perfeito traz vários benefícios e vantagens para o marketing de sua empresa. 

Como calcular o orçamento para YouTube Ads?

Para calcular o seu orçamento para anúncios no YouTube, é preciso levar em consideração alguns fatores, como se o método de cobrança é CPC ou CPM. Anunciar no YouTube quanto custa deve ser sempre analisado conforme o método de cobrança, para que assim seu marketing possa separar um orçamento equilibrado.    

Custo por clique (CPC) e custo por mil impressões (CPM)

O primeiro aspecto que deve ser compreendido pelo marketing da empresa é conhecer os métodos de pagamento, o CPC (Custo por Clique) e CPM (Custo por Mil Impressões). Como o nome deixa claro, o CPC só é cobrado quando o espectador clica no anúncio, quando engaja de fato com o que é oferecido. 

Custo por clique (CPC) e custo por mil impressões (CPM)
Fonte/Reprodução: original

Já o CPM está ligado às impressões, que é o número de visualizações, mais especificamente por mil. A cada mil espectadores o ad é cobrado, calcular bem esses dois valores é importante para definir o orçamento exato dos seus anúncios no YouTube. 

Estabelecendo um orçamento diário e total

Saber anunciar no YouTube quanto custa é importante para que o orçamento diário e total seja definido. É por meio deste estabelecimento de orçamento que as metas podem ser criadas e gerenciadas de maneira clara pelo seu time de marketing, desta forma os custos do ad são controlados e seu retorno é sempre analisado de modo crítico. 

Quais são os formatos de anúncios mais populares?

Investir no YouTube exige que a equipe de marketing conheça os principais formatos de ads da plataforma, como os anúncios em vídeo e display. Esses são alguns dos principais formatos que devem ser conhecidos pelos anunciantes que pretendem investir e ter sucesso com ads na plataforma. 

Anúncios em vídeo

Os anúncios em vídeo são os mais famosos e o que as empresas mais procuram. Eles criam uma conexão rápida com os clientes impactados em vídeo por meio do ad. Esse anúncio permite uma comunicação direta, rápida e que pode ser enriquecida com um roteiro, humor e demais elementos que enriquecem seu marketing. 

Anúncios display

Anúncios em display funcionam em forma de banners e são muito comuns no YouTube. Geralmente ficam menos escondidos, porém são pouco intrusivos e chamam a atenção de usuários que se interessam por produtos pontuais. É ótimo para empresas que desejam anunciar promoções. 

Anúncios em overlay

Já os anúncios em overlay flutuam e podem vir tanto no próprio vídeo do usuário, quanto no início do YouTube. São excelentes e cumprem o seu papel sem necessariamente causar grande incômodo. Grandes marcas preferem utilizar esse tipo de anúncio para ficar entre o meio-termo da intrusão e discrição. 

Novo formato Picture-in-Picture (PiP)

O Picture In Picture ,PiP, é um novo formato de ver vídeos e até mesmo anúncios no YouTube, este tipo de vídeo aparece em miniatura e geralmente facilita a visualização do usuário. Esta pode ser uma forma de fazer anúncios de maneira mais discreta e sem atrapalhar a usabilidade do espectador. 

Embora seja discreto, este tipo de anúncio pode chamar atenção quando orientado para públicos segmentados. Além do YouTube, esse tipo de anúncio pode ser utilizado em outras plataformas como a Twitch. Entender como anunciar no YouTube quanto custa também pode incluir estudar os valores em outras plataformas. 

Dicas para otimizar seus anúncios no YouTube

Segmentação de público e ser criativo no anúncio são formas de otimizar os anúncios em sua plataforma. Estes detalhes são o diferencial de uma campanha comum para um marketing de sucesso. Para além de anunciar no YouTube quanto custa, há também outros cuidados que tornam sua campanha muito mais técnica. 

Segmentação de público-alvo 

Segmentar o público-alvo é muito importante para que uma empresa possa atingir mais eficiência com seu marketing. A segmentação dá a orientação necessária para que seu anúncio chegue até os clientes que mais importam, e com maiores chances de conversão. Vale a pena segmentar na hora de investir em anúncios. 

Criatividade e qualidade do conteúdo

Criar anúncios criativos e divertidos é parte interessante do sucesso de criar um bom anúncio. A criatividade é uma peça chave para o resultado de suas campanhas e do marketing em geral. Por menor que seja o anúncio no YouTube, ele pode ter qualidade o suficiente para converter o espectador.

Quando não é recomendado investir no YouTube Ads?

Para certas empresas não é tão interessante investir no YouTube, como é o caso de negócios com alta segmentação de mercado e com produtos extremamente específicos. O YouTube é uma plataforma onde anúncios com maior volume de público têm muito mais vantagens. 

Quando não é recomendado investir no YouTube Ads
Fonte/Reprodução: original

Embora o YouTube seja uma das plataformas mais acessadas de todo o Brasil, há certos públicos que não tem aderência e nem estão entre os seus espectadores mais comuns. Neste caso, de pouco adianta saber anunciar no YouTube quanto custa, e é preferível segmentar os seus anúncios para outros públicos e meios de comunicação. 

Como medir o retorno sobre o investimento (ROI) dos anúncios?

Medir o ROI dos seus anúncios é fundamental para garantir a qualidade e resultado dos anúncios. Anunciar no YouTube quanto custa é um conhecimento que se relaciona diretamente com o ROI, já que a fórmula do retorno sobre investimento é Receita / Custos. Este cálculo deve ser realizado sempre que o marketing investir em anúncios. 

Ferramentas e métricas de avaliação

É preciso que a empresa e equipe de marketing utilizem as ferramentas que colham informações e dados de cada ad. No caso do YouTube, o próprio Google fornece essa tecnologia e até mesmo métricas que auxiliam na análise dos resultados de seus anúncios, como taxas de clique e quantos espectadores vira seu ad. 

Ajustes estratégicos com base nos resultados

Durante a aplicação da estratégia de ads é necessário que a equipe de marketing realize ajustes estratégicos, especialmente com as ferramentas e métricas que a plataforma oferece. Esses ajustes fazem total diferença para o resultado de sua campanha e enriquecem a consciência da sua empresa sobre seus anúncios e público. 

Os dados cada vez mais fazem parte da rotina do marketing, inclusive para ter sucesso no YouTube. Saber anunciar no YouTube quanto custa é o primeiro passo para aplicar os dados em suas estratégias e com a Data Stone e nossas ferramentas exclusivas, como o Módulo B2B da Stone Station, é muito mais fácil segmentar e orientar seus anúncios no YouTube e outras estratégias. Conte com nossos serviços para otimizar seu marketing!