Ganhar inscritos no YouTube: como aumentar seu público
Avaliar estratégias para ganhar inscritos YouTube é a base para aumentar seu engajamento e garantir visibilidade para o seu canal. Trabalhar com estratégias de otimização, roteirização e edição são diferenciais que podem enriquecer o seu conteúdo e o tornar mais atraente para a audiência.
Saiba que, além de realizar essas importantes etapas, você precisa ter conhecimento sobre quais são as redes sociais mais usadas para se comunicar com o público-alvo regularmente. Estar ativo apenas no YouTube não é o suficiente, afinal, você precisa frequentar onde os seus usuários se encontram para poder construir uma comunidade engajada e apaixonada pelo seu trabalho.
Importância de ter mais inscritos no YouTube
Ter mais inscritos no YouTube faz com que o seu conteúdo se torne famoso e procurado pela audiência, melhora o engajamento e ajuda na construção da marca no meio digital.
O público que segue, comenta, ativa as notificações e assiste aos vídeos até o final, são os responsáveis por fazerem com que o canal cresça.
Como os inscritos impactam o seu canal
Os inscritos fazem com que o seu material chegue a um número amplo de possíveis novos seguidores, por meio de comentários, compartilhamentos e curtidas. O YouTube entende que os vídeos são interessantes devido às qualificações positivas e sobe posições nas buscas da mesma forma que acontece no Google.
Benefícios de ter uma audiência engajada
Uma audiência engajada faz com que os seus vídeos tenham mais visualizações, likes, comentários e compartilhamentos, além de ajudar a melhorar o seu posicionamento. Saiba também que, quanto mais horas de vídeos forem assistidas, maiores são as chances do seu conteúdo:
- Atingir a etapa de monetização;
- Possibilidade de receber uma placa prata, ouro, diamante ou diamante vermelho;
- Canal verificado;
- Ganhos melhores;
- Estabelecimento no seu nicho;
- Conteúdo pode ser uma referência para outros criadores.
A verificação do canal no YouTube é um dos marcos mais aguardados pelos criadores, justamente pelo trabalho feito ser reconhecido. Essa também pode ser uma maneira de atrair atenção de um público mais abrangente, que tem interesse no tipo de conteúdo desenvolvido por aprender informações novas e ser inspirado por você.
Como para criar um conteúdo atraente
Para ganhar inscritos YouTube, você precisa desenvolver conteúdos relevantes, atraentes e que correspondam ao que o seu público quer ver. Atualmente, os usuários estão muito mais exigentes e cabe a você entender a minutagem de vídeo ideal e a melhor maneira de se comunicar e explicar informações para chegar a mais pessoas.
Conhecer seu público-alvo
Conhecer o seu público é essencial para desenvolver roteiros de vídeos com base no que os usuários pesquisam no seu canal, ou de acordo com o número de visualizações. O YouTube fornece insights relevantes sobre o gênero que vê o seu canal, faixa-etária, localização e o tempo de exibição dos conteúdos, o que pode ajudar no desenvolvimento de materiais robustos.
Qualidade de produção e edição
O processo de produção exige um roteiro detalhado com todas as informações que precisam ser apresentadas no decorrer do vídeo. A imagem de qualidade e o som no volume correto também fazem muito a diferença, bem como a construção de um cenário compatível com o assunto que você aborda.
A etapa de edição é indispensável, pois é o momento que você vai assistir ao vídeo para encontrar pequenos erros, remover ruídos e realizar cortes. Incluir filtros, efeitos, trilha sonora e até mesmo uma legenda são diferenciais que podem tornar o conteúdo completo e mais relevante não apenas ao público, mas ao YouTube também.
Criar um calendário de publicações
Desenvolva um calendário para realizar as publicações e conseguir ganhar inscritos YouTube por manter a regularidade em postagens. Estabeleça os dias que você vai gravar e editar para subir o material e agendar as datas, como segunda, quarta e sexta-feira, juntamente do horário de 14h, que é quando a sua audiência está mais ativa, por exemplo.
Técnicas para aumentar a visibilidade dos vídeos
Criar conteúdo, apesar de ser agradável e divertido, exige o uso de técnicas e estudo da plataforma para elevar a visibilidade dos vídeos. Não adianta somente querer ganhar inscritos YouTube, é preciso ser um diferencial entre tantos outros criadores para ter a chance de aumentar as visualizações, ter mais engajamento e crescer na internet.
SEO para YouTube: otimização de títulos e descrições
Adote as estratégias de SEO para otimizar os títulos, descrições e obter palavras-chave, de acordo com o tipo de conteúdo que você tem pretensão de gravar. Lembre-se de descrever as informações presentes no seu vídeo para especificar o que vai ser falado e deixando também os contatos das redes sociais.
Uso eficaz de miniaturas (thumbnails)
As thumbnails pedem uma fonte legível, clara e chamativa, postas em uma imagem em 1.280 px por 720 px, desenvolvida com cores compatíveis com a sua logomarca. Em relação à capa, esta precisa ser de qualidade e correspondente ao vídeo – evite usar os click baits, pois pode ser passível de receber penalizações -, podendo ser combinada com elementos gráficos que chamem atenção.
Chamadas à ação (CTAs) eficazes
Se a sua intenção é direcionar o seu público para outros vídeos do canal, não use o termo “clique aqui” ou similares. Opte por, antes de finalizar o conteúdo, trabalhar com a menção breve do assunto, como “Para se relacionar mais com os leads, você deve trabalhar com o Módulo de Prospecção B2B da Stone Station, que abordamos nesse seguinte vídeo. Tudo sobre e como pode te ajudar na segmentação”.
Neste caso, se você abordou sobre como se relacionar melhor com os potenciais clientes, essa chamada para ação sugerida pode ser uma maneira de fazer a sua audiência ficar ativa no seu canal por mais tempo. O objetivo é ser sutil nessa CTA para manter os leads mais interessados e propensos a clicar na sugestão mencionada.
Estratégias de promoção nas redes sociais
As redes sociais são importantes para também ganhar inscritos YouTube, pois você consegue promover o seu conteúdo para um número mais abrangente de leads.
Com o Facebook e Instagram, você tem a possibilidade de se relacionar mais e melhor com o público-alvo, tirar dúvidas, criar campanhas e melhorar o crescimento na plataforma de vídeos.
Compartilhamento em plataformas como Instagram e Facebook
O Facebook e o Instagram são redes ideais para compartilhar os seus vídeos, sobretudo nas páginas feitas para se relacionar melhor com os leads. Coloque prévias nas redes sociais, faça posts sobre o mais novo assunto e use os Stories para melhorar a visualização e facilite a navegação ao incluir um botão de redirecionamento para o conteúdo.
Colaboração com outros criadores de conteúdo
Colabore com outros criadores de conteúdo que possuem a mesma quantidade de inscritos ao trabalhar com o marketing de influência. Participar dos vídeos do parceiro pode ser uma maneira de ganhar inscritos YouTube, aumentar o seu nível de autoridade e se tornar mais conhecido em seu nicho.
Como utilizar as ferramentas do YouTube para crescer
Todas as ferramentas fornecidas pela plataforma para ganhar inscritos YouTube precisam ser utilizadas, pois é por meio delas que você consegue verificar as informações sobre alcance e rejeição do público. A partir desses dados, é possível tomar decisões diferentes para melhorar os resultados, reformular os materiais, elaborar novos roteiros e avaliar os dias e horários mais adequados para postar.
Análise de métricas e insights
Ao analisar as métricas e insights, você compreende como o público recebeu o vídeo, o nível de alcance, quantidades de comentários e curtidas. Deste modo, é possível refinar a estratégia para atingir os usuários ideais e ter mais engajamento, o que pode elevar as chances de ganhar inscritos YouTube que gostam do seu conteúdo.
Uso de Cards e telas finais para aumentar inscrições
Trabalhe com os cards ao selecionar o modelo mais adequado ao seu vídeo e implemente as telas finais para gerar engajamento e elevar as possibilidades de ganhar inscritos YouTube. Sugerimos que, a depender da quantidade de conteúdos no canal, você crie uma playlist para organizá-los e recomendar aos usuários no meio ou final do assunto.
Erros comuns que afastam inscritos
Se você notou que não consegue ganhar inscritos YouTube organicamente, significa que alguns erros foram cometidos. O correto é verificar o que foi feito, de acordo com as especificações presentes na métrica da plataforma, pois pode te ajudar a corrigir o problema e melhorar a recepção dos alvos aos seus vídeos.
Falta de foco no conteúdo
Não ter um foco para gravar o vídeo, ficar perdido no assunto e não conseguir desenvolver bem o conteúdo faz com que a audiência abandone o conteúdo logo no início. O roteiro é fundamental, pois você sabe o que precisa ser falado a cada minuto, evitando incluir informações que não agregam e são mais do mesmo.
Negligenciar a interação com os inscritos
Esquecer de interagir com os seus inscritos demonstra que você não se importa e apenas tem o interesse de obter mais público. Opte por se manter ativo na aba “Comunidade” e faça publicações constantes para perguntar sobre tipos de conteúdos que podem ser gravados, além de realizar votações, responder comentários e publicar nos shorts.
Para entender o que a sua audiência procura, é muito importante ter uma lista de informações com os dados dos potenciais inscritos. Com base nesse material, você pode ter chances melhores de desenvolver vídeos específicos, robustos, interessantes e que atendam às expectativas dos usuários.
O uso de dados tem se tornado cada vez mais importante e com o enriquecimento de dados da Data Stone você pode desenvolver vídeos únicos tendo como base as informações obtidas. Atualize a sua lista de maneira prática, rápida e segura e comece a interagir com mais frequência junto à sua audiência para poder crescer no YouTube!